Boy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Boy (álbum))
Boy
Boy
Álbum de estúdio de U2
Lançamento 20 de outubro de 1980
Gravação Março – Setembro de 1980
Gênero(s) Pós-punk
Duração 42:14
Gravadora(s) Island
Produção Steve Lillywhite
Cronologia de U2
October
(1981)
Singles de Boy
  1. "A Day Without Me"
    Lançamento: 1 de agosto de 1980
  2. "I Will Follow"
    Lançamento: 1 de outubro de 1980

Boy é o álbum de estreia da banda de rock irlandesa U2, lançado em 20 de outubro de 1980. Produzido por Steve Lillywhite, o álbum recebeu resenhas positivas em geral. Os temas comuns entre canções do álbum são os pensamentos e frustrações da adolescência.[1] O álbum incluía o primeiro single de sucesso da banda no Reino Unido, "I Will Follow". A liberação de Boy foi seguida pela primeira turnê continental do U2, da Europa e nos Estados Unidos.[2]

Gravação e composição[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o produtor da banda pós-punk Joy Division, Martin Hannett (que também produziu o single do U2, "11 O'Clock Tick Tock"), deveria produzir o primeiro single da banda, mas estava muito abalado após o suicídio de Ian Curtis. Boy foi gravado no Windmill Lane Studios, em Dublin com o produtor musical Steve Lillywhite. Lillywhite veio à fama com seu trabalho em 1978 com o single de estreia da banda Siouxsie and the Banshees, "Hong Kong Garden", que inclui um gancho peculiar desempenhado por um glockenspiel. A banda, que já ouviu Siouxsie and the Banshees,[3] é usada por Lillywhite para adicionar capacidades de parte do glockenspiel distinta em "I Will Follow".

Algumas das canções, incluindo "An Cat Dubh" e "The Ocean", foram escritas e gravadas em estúdio. Muitas das canções foram retiradas de bandas dos anos 40 pelo repertório da música na época, incluindo "Stories for Boys", "Out of Control" e "Twilight".[4] The Edge gravou todas as suas músicas usando a sua guitarra elétrica Gibson Explorer.[5]

Grande parte das letras do álbum concentram pensamentos e frustrações de infância. Algumas canções, incluindo "I Will Follow", focam sobre a morte da mãe de Bono quando ele tinha 14 anos de idade. "I Will Follow", também foi amplamente percebida como uma canção religiosa, afirmando a fé cristã da banda, embora isso não fosse confirmado até 2007, em sua entrevista na revista britânica NME. O álbum também tem conotações de sexualidade.

A última faixa do álbum, "Shadows and Tall Trees", partilha o nome com um capítulo do livro Lord of the Flies, de William Golding.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Boy foi lançado originalmente em 20 de outubro de 1980.

O garoto da capa é Peter Rowen, irmão de Guggi (integrante da banda Virgil Prunes e amigo de Bono), e agora renomado fotógrafo irlandês.[6] Ele também aparece nas capas do EP Three, do terceiro álbum de estúdio War, da coletânea musical The Best of 1980-1990 e do EP Early Demos. O fotógrafo Hugo McGuinness, e o designer de manga, Steve Averill (um amigo do baixista Adam Clayton), passaram a trabalhar no álbum da banda com diversas capas. A imagem foi retirada para uma imagem distorcida da banda para o lançamento americano e canadense, devido ao registro da empresa a temer que a banda fosse acusada de pedofilia.[7] Sandy Porter é creditado como o fotógrafo da capa americana. No entanto, a foto de Rowen apareceu no encarte do álbum nos Estados Unidos e no Canadá. Em 2008, foi lançada uma edição remasterizada do álbum, junto com b-sides e raridades. Três formatos diferentes de remasterização foram disponibilizados.

Singles[editar | editar código-fonte]

"A Day Without Me" e "I Will Follow" foram lançados como singles. "I Will Follow" alcançou a posição de número #20 no Mainstream Rock charts, tornando-se um hit na rádio de faculdade e criou um burburinho em torno da estreia do grupo. O álbum foi precedido por Three, um EP com três canções do U2 com diferentes gravações de "Out of Control" e "Stories for Boys", bem como uma música chamada "Boy/Girl".

Recepção[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 4 de 5 estrelas.[8]
The Austin Chronicle 4 de 5 estrelas.[9]
The Boston Globe (favorável)[10]
Robert Christgau (C+)[11]
Hot Press (11/12)[12]
Pitchfork Media (8.3/10)[13]
Rolling Stone 3.5 de 5 estrelas.[14]
Piero Scaruffi 7 de 10 estrelas.[15]
Sputnikmusic 4 de 5 estrelas.[16]

A posição mais alta de Boy na Billboard 200 foi de número #63, mas após o sucesso do U2 depois do material, reentrou nas paradas americanas por um longo período. No Reino Unido atingiu a posição de número #52. Apesar das críticas de seus shows ao vivo como previsíveis e Bono usando "muito eco",[17] esses primeiros concertos ao vivo, no entanto, ajudaram a demonstrar o potencial da banda, como os críticos observaram que Bono era um "carismático" e "apaixonado" showman, uma reminiscência da versão jovem de Rod Stewart.[17] Boy é o único álbum do U2 que todas as músicas (assim como os B-sides) foram tocadas ao vivo pelo menos uma vez.[carece de fontes?] O álbum terminou na #18 posição no "Melhores Álbuns" na lista da revista The Village Voice, dos críticos da enquete Pazz & Jop.[18]

Em 2003, o álbum ficou na #417 posição na lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos".[19] Três anos depois, a Uncut classificou-a no número #59 na sua lista dos "100 Greatest Debut Albums".[20]

Conotações sexuais do álbum levaram-no à aceitação entusiástica por clubes gays americanos logo após o seu lançamento. Bono comentou sobre esse fenômeno, dizendo: "Primeiro de tudo que começou e fez de Boy, que é um LP sexual, é que nós mudamos a capa nos Estados Unidos para evitar qualquer preocupação em relação a pedofilia e coisas do gênero, porque foi nossa primeira cópia do álbum. Mas a importação de cópias entrou e, como você sabe, na América, um monte de músicas estão quebrando em boates gays e, por isso, tivemos um público gay, um monte de pessoas que estavam convencidas de que a música era especificamente para eles. Então, houve um equívoco, como você preferir."[21]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas e compostas pelo U2, com letras de Bono.

Lado 1
N.º Título Duração
1. "I Will Follow"   3:36
2. "Twilight"   4:22
3. "An Cat Dubh"   4:47
4. "Into the Heart"   3:28
5. "Out of Control"   4:13
Lado 2
N.º Título Duração
6. "Stories for Boys"   3:02
7. "The Ocean"   1:34
8. "A Day Without Me"   3:14
9. "Another Time, Another Place"   4:34
10. "The Electric Co."   4:48
11. "Shadows and Tall Trees"   4:36
Duração total:
42:14

No início do vinil e algumas cópias do cassete do álbum não tem cotado e sem o título da segunda amostra instrumental do demo "Saturday Night", uma canção que se tornaria "Fire" (no álbum de 1981, October) no final do álbum, após "Shadows and Tall Trees". Este foi retirado da maioria das capas de vinil e das versões iniciais em CD. Foi restabelecida em 2008 em edições remasterizadas de Boy e apareceu pela primeira vez como "Saturday Night" na edição deluxe de CDs com B-sides incluídos com a versão remasterizada de 2008 de Boy. Até a versão remasterizada de Boy, presente nos 30 segundos da amostra foi pensada para ser "Fire".

Em algumas prensagens do álbum, principalmente na América do Norte, estão indexados a durações de faixas de "An Cat Dubh" e "Into the Heart" em "6:21" e "1:53", respectivamente. A edição remasterizada de 2008 do álbum original restabeleceu a duração europeia de 4:47 e 3:28. O primeiro compacto dos disco liberado (identificado por estar na Alemanha Ocidental pressionado e um digipak) é combinado a duas canções em uma única faixa de 8:14.

Edição 2008 remasterizada[editar | editar código-fonte]

Em 9 de abril de 2008, o site oficial U2.com anunciou que Boy, junto com mais três álbuns da banda, October e War, seria relançado em versões remasterizadas.[22] O álbum foi lançado em 21 de julho de 2008 no Reino Unido, com a versão dos Estados Unidos no dia seguinte. Tal como acontece com The Joshua Tree, a arte da capa foi padronizada para o lançamento original no Reino Unido. A remasterização foi lançada em três formatos diferentes:[22]

  1. Formato Padrão (Standard): Um único CD, remasterizado e áudio restaurado. Inclui um livreto de 16 páginas com fotos, letras completas e um encarte novo de Paul Morley. As 11 faixas correspondem a versão anterior do álbum.
  2. Formato Deluxe: Um CD acima do formato padrão e um CD bônus, incluindo B-sides, músicas ao vivo e raridades. Também inclui um livreto, porém essa, com 32 páginas com fotos inéditas, letras completas, encarte novo por Paul Morley, e notas explicativas sobre o material de bônus por The Edge.
  3. Formato Vinil: Um único álbum remasterizado de versão com embalagem "180gram" restaurado.

CD bônus (Edição Deluxe)[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas e compostas pelo U2.

N.º TítuloVersão original Duração
1. "I Will Follow" (previamente um mix inédito)Previamente inédita 3:38
2. "11 O'Clock Tick Tock" (remasterizado)A partir do single "11 O'Clock Tick Tock" 3:47
3. "Touch"  A partir do single "11 O'Clock Tick Tock" 3:26
4. "Speed of Life"  Previamente um outtake inédito das sessões de "Boy" 3:19
5. "Saturday Night"  Previamente um outtake inédito das sessões de "Boy" 5:13
6. "Things to Make and Do"  A partir do single "A Day Without Me" 2:17
7. "Out of Control" (versão single remasterizado)A partir do EP Three 3:53
8. "Boy/Girl" (remasterizado)A partir do EP Three 3:23
9. "Stories for Boys" (versão single remasterizado)A partir do EP Three 2:42
10. "Another Day"  A partir do single "Another Day" 3:28
11. "Twilight" (versão single remasterizado)A partir do single "Another Day" 4:35
12. "Boy/Girl" (Live at The Marquee, Londres – remasterizado)A partir do single "I Will Follow" 3:26
13. "11 O'Clock Tick Tock" (Live at The Marquee, Londres)Previamente inédita 4:59
14. "Cartoon World" (Live at The National Stadium, Dublin)Previamente inédita 4:22
Duração total:
52:21

Gráficos e certificações[editar | editar código-fonte]

Equipe e colaboradores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henke, James (19 de fevereiro de 1981). «U2: Here Comes the "Next Big Thing"». Rolling Stone. Consultado em 26 de março de 2011 
  2. de la Parra (2003), pages 16,17
  3. McCormick, Neil (ed), (2006). U2 by U2. HarperCollins Publishers, pp. 56, 58 and 96
  4. «Kings of the Celtic Fringe». NME magazine. 14 de fevereiro de 1981. Consultado em 26 de março de 2011 
  5. «On the Edge of Success». U2 Magazine no.3. 1 de maio de 1982. Consultado em 26 de março de 2011 
  6. Interview with Peter Rowen
  7. U2: U2faqs.com - History FAQ - Three to Under a Blood Red Sky<!
  8. Erlewine, Stephen Thomas. «Boy – U2». Allmusic. Consultado em 26 de março de 2011 
  9. Moser, Margaret (30 de março de 2001). «Record Reviews – The U2 Catalog: Boy». The Austin Chronicle. Consultado em 26 de março de 2011 
  10. McAdam, Sean (5 de março de 1981). «Album review: 'Boy'». The Boston Globe 
  11. «U2 – Consumer Guide Reviews». Robert Christgau. Consultado em 26 de março de 2011 
  12. Lynch, Declan (11 de outubro de 1980). «Review of Boy». Hot Press 
  13. Tangari, Joe (24 de julho de 2008). «Albums Review: U2: Boy / October / War». Pitchfork Media. Consultado em 26 de março de 2011 
  14. Cohen, Debra Rae (16 de abril de 1981). «Music Review: Boy». Rolling Stone (341) 
  15. «U2: biography, discography, reviews, links». Piero Scaruffi. Consultado em 30 de dezembro de 2010 
  16. Sputnikmusic Review
  17. a b Morse, Steve (7 de março de 1981). «A new sound under pressure». The Boston Globe 
  18. «The 1981 Pazz & Jop Critics Poll». robertchristgau.com. Consultado em 26 de março de 2011 
  19. «The 500 Greatest Albums of All Time». Rolling Stone (937). 11 de dezembro de 2003. Consultado em 26 de março de 2011 
  20. «100 Greatest Debut Albums». Uncut (111). Agosto de 2006 
  21. «Bono Speaks». U2 Magazine No. 10. 1 de fevereiro de 1984. Consultado em 26 de março de 2011 
  22. a b «Boy, October, War: Remastered». U2.com. 9 de abril de 2008. Consultado em 1 de agosto de 2010 
  23. «Top 100 Longplay». Media Control Charts 
  24. Ultratop.be (Flanders)
  25. Ultratop.be (Valônia)
  26. «Search Results: Boy U2». RPM. 30 de maio de 1981. Consultado em 1 de agosto de 2010 
  27. Spanish charts
  28. «U2 Album & Songs Chart History». Billboard 200. 13 de junho de 1987. Consultado em 30 de abril de 2012 
  29. Dutch charts
  30. Charts.org.nz
  31. Boy. Chart Stats (05-09-1981).
  32. Swedish charts
  33. a b c d U2 Charts Classifiche
  34. a b «CRIA Certification Results: U2». Music Canada. 3 de dezembro de 1987. Consultado em 1 de agosto de 2010 
  35. «Gold and Platinum Database Search». RIAA. Consultado em 1 de agosto de 2010 
  36. BPI (01-08-1985)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]