Campus UnB Gama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Faculdade UnB Gama (FGA) é a extensão da Universidade de Brasília na região administrativa do Gama. É o maior entre os três campi da universidade situados fora do Plano Piloto de Brasília. Abriga cinco cursos da área de engenharia: aeroespacial, automotiva, eletrônica, energia e software.

O novo campus faz parte de um projeto de expansão das universidades federais, o Reuni.[1] Entrou em funcionamento no segundo semestre de 2008, tendo como sede provisória o antigo Fórum do Gama. Também foram ministradas aulas no estádio Bezerrão e no SESC Gama.[2] Em 2011 foi inaugurada a sede definitiva, localizada às margens da DF-480, composta por três prédios: Unidade Acadêmica (UAC), Unidade de Ensino e Docência (UED) e Módulo de Serviços e Equipamentos Esportivos (MESP).[3]

  1. História

No dia 28 de setembro de 2007, às 15h, reuniram-se no Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior a diretora do Professora Maria Ieda Diniz, a Coordenadora Geral de Desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior  Sandra Vidal, o Diretor de Tecnologias de Apoio à Aprendizagem Leonardo Lazarte e o Decano de Ensino de Graduação Murilo de Camargo. A reunião abordou a pactuação dos cursos ofertados no Campus do Gama durante a Fase I do Programa de Expansão das Instituições de Ensino Superior. Iniciados os trabalhos, foi analisado o Projeto Acadêmico, bem como planilhas relacionadas ao quantitativo de docentes, liberação de recursos da expansão referente ao orçamento de 2006 e 2007, investimentos e quadro de pessoal da instituição.

No segundo semestre de 2008, as aulas se iniciaram no antigo Fórum da cidade. Com uma estrutura adaptada para atender à demanda de 240 alunos, o prédio não continha ar-condicionado e nem laboratórios de química e informática. No semestre seguinte essas pendências foram sendo solucionadas. As aulas foram ministradas neste espaço até a inauguração do campus definitivo.

2. Como ingressar

A UnB-Gama conta atualmente com 3 formas de ingresso para Engenharia*:

  • Vestibular Tradicional: ocorre no meio do ano. Normalmente o edital de abertura é lançado em abril e a prova é em junho. Quem passa no vestibular tradicional começa as aulas no 2º semestre do ano. São 280 vagas para Engenharia*. O edital é lançado em: Vestibular UnB.
  • PAS (Programa de Avaliação Seriada): O PAS ocorre em 3 etapas. Ou seja, a primeira prova é feita durante o primeiro ano do ensino médio; a segunda prova durante o segundo ano do ensino médio; e a terceira prova durante o terceiro ano do ensino médio. São 140 vagas para o curso de Engenharia* e quem passa começa as aulas no 1º semestre do ano. Mais Informações: PAS UnB.
  • SiSU (Sistema de Seleção Unificado): Através da nota do ENEM o candidato concorre a 140 vagas para o curso de Engenharia* e quem passa na prova começa as aulas no 1º semestre do ano. Para mais informações: ENEM e SiSU.

*Engenharia: A opção de entrada aos cursos de Engenharia do Campus UnB – Gama é comum a todos os candidatos. A opção específica de cada candidato selecionado será feita ao longo do curso, entre as opções: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Software.

3. Estrutura

strutura Principal

Unidade Acadêmica (UAC): É onde se encontra a maior parte das salas de aula, bem como o Auditório, a Biblioteca da FGA e os espaços de convivência dos alunos.

Unidade de Ensino e Docência (UED): É onde ficam as salas dos professores, coordenadores e a direção do Campus. Também se encontram nesta unidade os principais laboratórios e a Enfermaria.

Módulo de Serviços e Equipamentos Esportivos (MESP): É onde se encontra o R.U.(Restaurante Universitário) e uma fotocopiadora. E tem como anexo uma quadra poliesportiva aberta a todos.

Fórum 

Lugar onde se encontram os principais laboratórios de Engenharia de Software e onde são ministradas as aulas de mestrado e especialização.

Galpão

Depósito de ferramentas, insumos de constução, peças e outros objetos. Também estão localizados lá os principais laboratórios de Engenharia Automotiva.

4. Contatos do Campus FGA

Secretaria da FGA +55 (61) 3107-8901 unbgama@unb.br

Posto Avançado do SAA - Gama +55 (61) 3107-8219 

Direção da FGA +55 (61) 3107-8907 direcaofga@unb.br

Serviço de Orientação ao Universitário +55 (61) 3107-8909 soufga@unb.br

Biblioteca Central dos Estudantes +55 (61) 3107-2676 +55 (61) 3107 2677 informacoes@bce.unb.br

Ouvidoria do DFTrans 156 opção 4

Referências