Circuito urbano de Nova Jersey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
New Jersey Street Circuit
Local Entre Weehawken e West New York, Nova Jersey, Estados Unidos
Principais eventos Fórmula 1
Comprimento
do circuito
5.14 km (3.19 mi)
Curvas 19
Pole (, , )
Volta mais rápida
na prova
(, , )

O Circuito Urbano de Nova Jersey ou de Nova Jérsei (português brasileiro) ou de Nova Jérsia (português europeu) (nome original: Port Imperial Street Circuit) é um circuito que viria a ser construído, localizado entre as cidades de Weehawken e West New York, no estado de Nova Jersey, perto da ribeira do rio Hudson, para sediar um Grande Prémio de Fórmula 1 em 2013, mas após ser adiado várias vezes, a sua construção acabou por não avançar. Abrigaria o Grande Prémio da América.

História[editar | editar código-fonte]

O circuito localiza-se nas ruas de Weehawken e de Nova Iorque

Após 5 anos do último Grande Prémio dos EUA, em Indianapolis, os Estados Unidos regressaram ao calendário da Fórmula 1 em 2012, no circuito de Austin.

Por volta de outubro de 2011, depois de muita discussão relativamente à calendarização de uma época que inicialmente teria 21 grandes prémios, na qual a data da realização do GP em 2012 foi alterada e posta em causa várias vezes até se chegar a um consenso num calendário com 20 corridas[1], surgiu a novidade de um segundo Grande Prémio, previsto para 2013, desta vez num circuito urbano, em Nova Jersey[2].

“Estou satisfeito em dizer que Nova Jersey será palco da Fórmula 1 no começo de 2013, trazendo um dos desportos mais populares do mundo para o nosso quintal”, afirmou o governador Chris Christie quando o GP foi anunciado.[3]

Mais tarde, a 18 de junho de 2012, num evento organizado pela Infiniti, Sebastian Vettel andou pelas ruas que viriam a integrar o traçado do circuito, tendo tecido elogios à pista.[4]

Entretanto, já em 2012, mesmo após a prova estar inscrita no calendário da temporada de 2013, o Grande Prémio acabou por ser adiado para 2014 devido a atrasos na preparação das ruas para a prova, e desde então a realização do GP tem sido adiada sucessivamente. Chegou a ser uma possibilidade para 2016, mas não foi anunciado quando o calendário para a mesma temporada foi lançado, não havendo, de momento, qualquer previsão de quando o GP virá a ser realizado, sendo até provável que já não se venha a concretizar.

A pista[editar | editar código-fonte]

Este circuito foi planeado pelo arquiteto Hermann Tilke, também responsável pelo desenho do circuito de Austin. Foi planeado com uma extensão de 5,14 Km e seria corrido no sentido horário.

Crê-se que seria um circuito desafiante para os pilotos, pois haveria zonas com poucas escapatórias e mudanças de elevação significativas. O seu enquadramento seria muito particular, uma vez que se esperaria que reunisse as características tradicionais de um circuito citadino com uma arquitetura moderna típica de Tilke, enquandrado pelo rio Hudson e com Nova Iorque como fundo.

Segundo os organizadores, todo o circuito percorreria estradas já existentes, o que faria com que o pit lane fosse uma das poucas estruturas a ser construída. Embora o circuito viesse a passar por zonas residenciais, planeava-se uma alternativa para que os moradores das 7 residências afetadas pudessem ficar em casa durante o grande prémio.

Referências

  1. FIA, Formula One (outubro de 2011). «2012 FIA Formula One World Championship Race Calendar». FIA. Consultado em 17 de novembro de 2011. 
  2. member, Boxster (27 de outubro de 2011). «Novo circuito citadino na F1 em 2013». Porsche Fans. Consultado em 28 de Outubro de 2011. 
  3. «Nova Jersey garante corrida em 2013, Austin sediará GP no ano que vem». O Repórter. 27 de outubro de 2011. Consultado em 28 de Outubro de 2011. 
  4. Press, Gazeta (11 de junho de 2012, às 21h53m). «Sebastian Vettel faz teste no circuito de Nova Jersey e elogia pista». Super Esportes. Consultado em 25 de junho de 2012.