Eleazar (sumo sacerdote)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eleazar
Morte 1100 a.C.
Terra de Israel
Progenitores
Filho(s) Fineias
Irmão(s) Itamar (filho de Aarão), Nadabe, Abiú

Eleazar (ou Eleázar[1]), (no hebraico אֶלְעָזָר " Deus ajuda"[1]), foi o terceiro filho de Aarão com Eliseba, levita, sacerdote e Sumo Sacerdote de Israel. Com sua esposa, filha de Putiel, teve um filho Finéias.[2] Tornou-se no chefe da família dos levitas. Com a morte de seus irmãos Nadabe e Abiú, foi nomeado para assumir o oficio do pai. Os seus irmãos não tiveram filhos.

Ele e o irmão mais novo, Itamar, deram descendência aos sacerdotes no santuário. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Aarão, poderiam ser elevados ao cargo de Sumo sacerdote.

No monte Hor, subiu juntamente com o pai, Aarão, e o tio, Moisés, altura em que as vestes de Sumo sacerdote foram transferidas de Aarão para Eleazar, sucedendo-se, então, a morte de Aarão. Subsequentemente, Eleázar passou a exercer as funções de Sumo Sacerdote de Israel, que tinham sido do pai.

Juntamente com Moisés, fizeram o recenseamento dos israelitas nas capinas de Moabe, próximo do rio Jordão, em frente a Jericó.

Eleázar morreu e foi sepultado em Gibeá, nos montes de Efraim.


Referências

  1. a b Infopédia. «Eleázar | Dicionário Infopédia de Nomes Próprios (Antroponímia)». infopedia.pt - Porto Editora. Consultado em 14 de dezembro de 2022 
  2. Êxodo 6:25

Árvore genealógica baseada na Bíblia.

Anrão
Joquebede
Aminadabe
Aarão
Miriã
Moisés
Eliseba
Naassom
Putiel
Nabade
Abiú
Eleazar
Itamar
esposa
Fineias



Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Aarão
Sumo Sacerdote de Israel Sucedido por
Finéias