Saltar para o conteúdo

Detonautas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 205: Linha 205:
* <nowiki>''O Morro Mandou Avisar (feat. Flávio Renegado)''</nowiki> (2016)
* <nowiki>''O Morro Mandou Avisar (feat. Flávio Renegado)''</nowiki> (2016)
* "Nossos Segredos" (2017)
* "Nossos Segredos" (2017)
* "Dias Assim (feat. Leoni)" (2017)


== Premiações ==
== Premiações ==

Revisão das 12h53min de 24 de agosto de 2017

Detonautas Roque Clube
Informação geral
Origem Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Rock Alternativo
Período em atividade 1997 - atualmente
Gravadora(s) Warner Music Brasil
Sony Music
Coqueiro Verde Records
Afiliação(ões) Gabriel O Pensador
ConeCrewDiretoria
DMN
Integrantes Tico Santa Cruz
Renato Rocha
Fábio Brasil
Cléston
Philippe
Macca
Página oficial www.detonautas.com.br

Detonautas Roque Clube é uma banda brasileira de rock formada em 1997 na cidade do Rio de Janeiro, geralmente as letras de suas canções referem-se a amor, violência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda. Já abriram Shows de diversas bandas internacionais como: Spy vs Spy, Silverchair, Red Hot Chilli Peppers, Evanescence, System of a Down, Guns N' Roses, Marky Ramone e The Offspring.

Em 2004 a banda lançou seu primeiro DVD, Roque Marciano - Ao Vivo lançado pela gravadora Warner Music Brasil, em 2009 a banda gravou no Pólo de Cinema e Vídeo, o segundo DVD, "Detonautas Acústico" (2009), lançado pela Sony Music e em 2012 a banda lança seu terceiro dvd, Ao Vivo no Rock in Rio pela MZA Music.

História

Início

A história dos Detonautas Roque Clube se mistura com a popularização da Internet no Brasil. Em 1997, os jovens Luis Guilherme e Eduardo Simão se encontraram em uma das inúmeras salas de bate-papo do precário início da internet discada no Brasil. E a simples pergunta de Luis ("Alguém aí toca algum instrumento?"), respondida em seguida por Eduardo, foi a semente para a transformação total da vida de ambos – Tico Santa Cruz (Luiz Guilherme) morava em Copacabana (RJ) e o mineiro Tchello (Eduardo Simão) administrava uma pousada em Ilhéus (Bahia) – esse bate papo foi a senha para a formação da banda que ficou conhecida sob o nome de Detonautas Roque Clube.

Após o encontro dos dois precursores no Rio de Janeiro, a banda passou por várias formações, o fato de como a banda foi formada repercutiu no seu nome: Detonautas = detonadores + internautas. Neste mesmo ano, Renato Rocha entrou na formação com a intenção de tocar teclado, mas logo migrou para a guitarra. O início pela Internet virou notícia e no mesmo ano o Detonautas começou a se apresentar. Em 1999 o guitarrista Rodrigo Netto entra para banda, em 2000 o baterista Fábio Brasil, e em 2001 o DJ Cléston, e os Detonautas chegaram à sua escalação clássica.

Graças à insistência principal de Tico Santa Cruz e à providencial ajuda de seu amigo, Gabriel, O Pensador, a quem DJ Cléston chamou de "nosso padrinho" [1], os Detonautas foram conseguindo seu espaço, primeiro nas rádios e depois amadurecendo na estrada que serviram de experiência para a banda. Depois de algum tempo e trabalho, que incluiu a busca de gravadoras com o sua demo (que incluía canções como "Eu Nunca Mais Vou Sem Cueca Para a Praia", "100 Critério", "Você Vai Pagar", "Terra Estranha" e "Rota da Vida"), a banda foi contratada pela Warner Music Brasil, que lançou o disco Detonautas Roque Clube em 2002.

Detonautas Roque Clube

Em 2002, os Detonautas lançam o seu primeiro álbum, o homônimo Detonautas Roque Clube, canções de destaque como a polemica "Ladrão de Gravata", "Ei Peraê!!!", "Que Diferença Faz", "O Bem e o Mal", e embalado com os três hits "Outro Lugar", "Quando O Sol Se For" e "Olhos Certos", estas três músicas foram um grande sucesso nacional. No mesmo ano a banda abriu dois shows do Red Hot Chili Peppers, o primeiro no Rio de Janeiro para 10.000 pessoas, e o segundo em São Paulo para 50.000 pessoas no estádio do Pacaembu lotado.[2] Em 2003 os Detonautas venceram o premio VMB de banda revelação, ainda naquele ano abriram três shows da banda australiana Silverchair.[3]

Roque Marciano

Em 2004, foi lançado seu segundo álbum de estúdio, Roque Marciano, que rendeu o primeiro disco de ouro dos Detonautas, com influencias do Hardcore melódico americano, desta vez a banda teve quatro hits, "O Amanhã", "O Dia Que Não Terminou", "Tênis Roque" e "Só Por Hoje", destaque também para as canções "Mercador Das Almas" e "Nada Vai Mudar".

No dia 6 de novembro do mesmo ano, na Usina Royal em Campinas, os Detonautas fizeram a gravação do seu primeiro DVD também intitulado Roque Marciano, que inclui duas músicas inéditas, "Diz Quanto é Então", e "D Maior" (esta conta a com participação do grupo de Hip hop DMN).

Em 2005, os Detonautas gravaram em parceria com Gabriel o Pensador a canção "Sorria", para o álbum Cavaleiro Andante do cantor rapper.

Psicodeliamorsexo&distorção

Em 2006, a banda lança seu terceiro álbum de estúdio Psicodeliamorsexo&distorção, marcado por um som mais pesado, denso, sombrio, e, ao mesmo tempo, psicodélico, além de uma forte presença da voz, utilizando influencias do Post-grunge, e do Hard rock[carece de fontes?], o disco proporcionou à banda suas turnês nacionais com recorde de público e turnês internacionais, destaque para canções como, "Não Reclame Mais", "Apague a Luz", "Assim Que Tem Que Ser", e "Insone" (música com mais de 18 minutos de duração), mas o grande hit foi a balada "Você Me Faz Tão Bem". O CD ainda contem a faixa bônus "The Wrong Life In The Right Way", cantada em espanhol por Tico Santa Cruz, a música também fez parte do documentário “Hijos de la guerra”, da diretora Brasileira Samantha Belmont. No entanto, a faixa mais marcante é a delicada "Tudo Que Eu Falei Dormindo", composta e cantada por Rodrigo Netto, que, em 4 de junho de 2006, aos 29 anos, morreu em um assalto.

Morte de Rodrigo Netto

Uma tragédia marca a trajetória da banda em 4 de junho de 2006. Aos 29 anos de idade, o guitarrista Rodrigo Netto foi assassinado ao passar com seu carro numa importante avenida da Zona Norte do Rio de Janeiro. Os assaltantes queriam o carro, mesmo sem ter reagido Rodrigo levou um tiro na axila que atingiu seu coração. Rodrigo morreu na hora. Além dele, no carro estavam sua avó e seu irmão Rafael da Silva Netto que também foi atingido por dois tiros, sem gravidade. Segundo investigações da Polícia Militar a ordem para o roubo do veículo partiu de traficantes de um morro próximo, entre os assaltantes estava um menor de idade, suposto autor dos disparos contra o carro.

Os integrantes tentam superar a dor da perda lembrando dos momentos bons e registrando isso em seus corpos, Tchello, o baixista da banda tatuou em suas costas uma imagem do rosto de Rodrigo como uma forma de homenagear o amigo e Tico Santa Cruz tatuou na costela a assinatura do amigo.[4] A morte abalou profundamente os integrantes da banda, fãs e o meio social. Foi um momento dificil em que os Detonautas se afastaram do palco e da mídia, Tico Santa Cruz passou por problemas que quase o fez sair da banda e acabar o seu casamento, ele relata sobre esse momento como "época perturbada", onde ele perdeu o sentido de viver. A banda passou por uma transformação ideológica e mais do que nunca se envolveu na política e em questões sociais. Para o lugar deixado por Rodrigo Netto, o guitarrista Philippe, que já vinha trabalhando com a banda desde o final de dezembro de 2005, passou a fazer a guitarra base no backstage do palco, em 2007 começou a estar presente junto a banda como músico contratado. E em Novembro de 2008 após um show recebeu o convite para fazer parte da banda.

O Retorno de Saturno

Dois anos após a morte do guitarrista Rodrigo Netto, a banda entrou em atrito com a então gravadora Warner Music Brasil, apos várias brigas, a gota d'água foi quando Tico Santa Cruz se recusou a lançar um álbum acústico, o que gerou em uma rescisão de contrato. Pouco tempo depois os Detonautas assinaram com a rival Sony Music. No mesmo ano, eles entraram novamente em estúdio para gravarem o seu quarto disco, O Retorno de Saturno. Ao contrário do disco anterior, este contém uma influência mais leve e voltada ao Pop rock. O disco contém os hits "O Retorno de Saturno" e "Verdades do Mundo" (uma homenagem ao guitarrista falecido), destaque também para as canções, "Eu Vou Vomitar Em Você", e "Oração Do Horizonte". O álbum recebeu indicação ao Grammy Latino. Este disco é considerado pelos fãs da banda como o marco da volta dos Detonautas.

Detonautas Acústico

Em 2009, a banda lançou seu segundo DVD, o CD e DVD Detonautas Acústico, a gravação aconteceu no Pólo de Cine e Vídeo no Rio de Janeiro. O repertório traz alguns hits da banda, além de duas músicas inéditas, “Só Nós 2” e “O Inferno São os Outros”, estas duas canções se tornaram grande sucesso nas rádios. O DVD também contém os covers "Até Quando Esperar" da Plebe Rude, e "Mais Uma Vez" do Renato Russo.

Mini turnê pelo Japão

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2010, os Detonautas embarcaram para o Japão, onde realizaram dois shows, o primeiro uma apresentação na casa noturna Young Adult, em Hamamatsu, Shizuoka, e o segundo em Toyohashi para um público de 30 mil pessoas.

RockWalk Brasil “A Calçada da Fama do Rock Brasileiro”

Em 14 de maio de 2011, na cidade de Ribeirão Preto, o Detonautas registrou suas marcas na calçada da Fama do Rock Brasileiro. Os integrantes de uma das mais importantes bandas brasileiras, representante do rock nacional, gravaram as impressões de suas mãos na RockWalk Brasil, estão eternizados ao lado de bandas como Sepultura, Capital Inicial, Dr. Sin, e entre outras.[5]

Combate e Rock in Rio

A banda esta gravando o seu quinto álbum de estúdio, desta vez de forma independente. A música "Sexo Tântrico", uma das canções que fará parte do álbum a ser lançado, foi frequentemente tocada em shows ao vivo, mas em fase de finalização foi deixada de lado pela baixa aprovação dos fãs da banda.

No dia 19 de julho de 2011, os Detonautas lançaram em seu website oficial o primeiro single do novo álbum da banda chamada "Combate", liberada para download. A música acabou virando a trilha sonora oficial do canal de lutas de artes marciais Combate (canal). E vira uma espécie de hino de revoluções mundiais, com o seu clipe que mostra conflitos pela democracia ao redor do mundo. Ela já é conhecida em outros países devido a isso.

No dia 8 de agosto, os Detonautas lançaram em seu site oficial o segundo single do novo álbum da banda chamada "Um Cara de Sorte" liberada para download, e chegando a tocar em várias rádios antes do lançamento. Além das músicas "Combate" e "Um Cara de Sorte", a banda também disponibilizou gratuitamente as músicas "Sua Alma Vai Vagar Por Aí!", "Conversando com o Espelho" e "Sabemos Fingir", formando o primeiro EP da banda, Detonautas Roque Clube EP, lançado em novembro de 2011.

Os Detonautas se apresentaram no Rock in Rio no dia 2 de outubro de 2011, no mesmo palco que Guns N' Roses, System of a Down, Evanescence e Pitty. E no ano seguinte lançaram o cd e dvd Detonautas Ao Vivo no Rock In Rio.[6]

Saída de Tchello

Para surpresa dos fãs, no dia 2 de Dezembro de 2013, em sua página oficial do Facebook e no site da banda, a saída de Tchello é anunciada.[7] Trecho da mensagem:

Logo depois a banda integra André Macarrão como baixista. Ele já tocava com alguns integrantes da banda no outro projeto chamado O Rebú. Em abril de 2014, Tico Santa Cruz anunciou por meio do seu Facebook que o disco novo "Detonautas Roque Clube, A Saga Continua" estaria chegando às lojas.[8]

Integrantes

Formação atual

Ex-integrantes

Linha do tempo

Discografia

Demos

Álbuns de Estúdio

Álbuns ao vivo

DVDs

EPs

Coletâneas

Singles

  • "Outro Lugar" (2002)
  • "Quando o Sol Se For" (2003)
  • "Olhos Certos" (2003)
  • "Ei Peraê!!!" (2004)
  • "O Dia Que Não Terminou" (2004)
  • "Tênis Roque" (2004)
  • "Tô Aprendendo a Viver Sem Você" (2004)
  • "Só Por Hoje" (2005)
  • "O Amanhã" (2005)
  • "Não Reclame Mais" (2006)
  • "Você Me Faz Tão Bem" (2007)
  • "Dia Comum" (2007)
  • "O Retorno de Saturno" (2008)
  • "Verdades do Mundo" (2008)
  • "O Inferno São Os Outros" (2009)
  • "Só Nós Dois" (2010)
  • "Combate" (2011)
  • "Um cara de sorte" (2011)
  • "Vamos Viver" (2012)
  • "Quem é Você?" (2013)
  • "Acredite no Seu Coração" (2014)
  • "Seja Forte pra Lutar" (2014)
  • "Ela é Demais" (2015)
  • "Melhor Plantar o Bem" (2015)
  • ''O Morro Mandou Avisar (feat. Flávio Renegado)'' (2016)
  • "Nossos Segredos" (2017)
  • "Dias Assim (feat. Leoni)" (2017)

Premiações

Video Music Brasil (VMB)

  • 2003 - Vencedor na categoria Banda Revelação
  • 2004 - Vencedor na categoria Melhor Website, com site de Marcos Sketch e Ricardo Brautigam

Meus Prêmios Nick

  • 2003 - Vencedor na categoria Revelação Musical

Laboratório Pop

  • 2006 - Vencedor na categoria Melhor Disco Nacional por Psicodeliamorsexo&distorção
  • 2006 - Vencedor na categoria Nome do Ano - Tico Santa Cruz

Curiosidades

  • Os Detonautas são muito conhecidos pelos telespectadores do MTV Rockgol, o campeonato de músicos. Foram considerados bons jogadores, com um 3º lugar em 2003 (no qual Tico foi artilheiro). Os apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi apelidaram quase todos os jogadores, como Koala (Tico), Motoserra (Tchello), Crina (Renato Rocha), Brasil-sil-sil (Fábio Brasil), O Neto do Rodrigo (Rodrigo Netto), além do famoso DJ "Clééééston", veterano considerado pela dupla o maior craque do campeonato.
  • As canções Quando o Sol Se For, Verdades do Mundo, O Amanhã, Só por Hoje, e Dia Comum fizeram parte da trilha sonora da novela Malhação.
  • Durante a turnê dos Detonautas em 2002, Tchello acabou fraturando o braço, e foi substituído por Canisso baixista do Raimundos.
  • Os Detonautas aparecem tocando a música Ei Peraê!!! no filme Um Show de Verão lançado em 2004.
  • Em 2004 a banda partipou da série Família MTV Detonautas, a intimidade dos integrantes foi ao ar em seis episódios de 30 minutos.
  • O clipe da canção O Dia Que Não Terminou, que mostra cenas reais de acidentes de transito, e imagens de pessoas sendo atendidas por paramédicos, fez com que a banda fosse acusada por parte da mídia de sensacionalismo.
  • No ano de 2006 os Detonautas lançaram o livro Mais Além, que traz textos dos Blogs de todos os integrantes da banda, letras de músicas e curiosidades sobre o tempo na estrada.
  • Com a confirmação dos Detonautas no Rock in Rio de 2011, faz com que eles sejam a primeira banda do cenário musical independente, a tocar no palco principal do festival em toda historia do evento.

Referências

  1. «Detonautas Roque Clube, ufanistas da música». MTV Brasil. 7 de outubro de 2003. Consultado em 23 de setembro de 2012. Arquivado do original em 1 de janeiro de 2013 
  2. «Detonautas conquista público do Red Hot Chili Peppers em SP» (shtml). Folha Online(12 de outubro de 2002). Consultado em 31 de julho de 2011 
  3. «Detonautas abre show do Silverchair» (html). Correio do Brasil(9 de maio de 2003). Consultado em 31 de julho de 2011 
  4. «Morre guitarrista da banda Detonautas, no Rio, após tentativa de assalto» (html). Folha Online(4 de Junho de 2006). Consultado em 1 de Agosto de 2009 
  5. «Detonautas Roque Clube é eternizada na RockWalk Brasil – "A Calçada da Fama do Rock Brasileiro"» (html). RockWalk Brasil(16 de maio de 2011). Consultado em 12 de junho de 2011 
  6. Detonautas vai gravar DVD em show no Rock in Rio. Ouça música inédita EGO (23 de agosto de 2011). Página visitada em 20 de dezembro 2013.
  7. Baixista não faz mais parte do Detonautas Rock em Geral (2 de dezembro de 2013) Página visitada em 20 de dezembro de 2013
  8. «Detonautas: Tico Santa Cruz fala novamente sobre o novo álbum da banda; CD pode chegar às lojas em 30 dias». Dropsmusic. 10 de abril de 2014. Consultado em 10 de abril de 2014 

Ligações externas