Jornalismo de turismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bigs (discussão | contribs)
m
m nomes das editorias nos principais jornais brasileiros
Linha 14: Linha 14:
==Jornalismo de Turismo no Brasil==
==Jornalismo de Turismo no Brasil==
No [[Brasil]], alguns dos principais veículos (jornais e revistas) dedicados ao tema são a revista ''Viagens'' e o jornal ''Folha do Turismo'', no [[Rio de Janeiro]].
No [[Brasil]], alguns dos principais veículos (jornais e revistas) dedicados ao tema são a revista ''Viagens'' e o jornal ''Folha do Turismo'', no [[Rio de Janeiro]].

As editorias de turismo dos principais jornais diários brasileiros são chamadas de "'''Viagem'''" no ''[[Jornal do Brasil|JB]]'', "'''Turismo'''" na ''[[Folha de S.Paulo]]'', "'''Turismo'''" em ''[[O Estado de S.Paulo]]'', "'''Boa Viagem'''" em ''[[O Globo]]'', "'''Turismo'''" em ''[[O Dia]]'', "'''Viagem'''" no ''[[Zero Hora]]'', "'''Turismo'''" no ''[[Estado de Minas]]'', "'''Viagem'''" no ''[[Diário de Pernambuco]]'' e "'''Turismo'''" no ''[[Correio Braziliense]]''.


==Jornalismo de Turismo em Portugal==
==Jornalismo de Turismo em Portugal==

Revisão das 22h32min de 12 de maio de 2006

Chama-se Jornalismo de Turismo ou Jornalismo Turístico a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados ao Turismo, à Hotelaria, aos Transportes de longa distância e à indústria do Entretenimento.

Teoricamente, o Jornalismo de Turismo deveria ser feito com viagens ao local de cada matéria. Como isto é caro e pouco vantajoso para os veículos de imprensa, cada vez mais as reportagens sobre o setor têm sido feitas a distância, com a apuração do repórter realizada dentro da redação, por telefone ou internet.

Parte significativa das matérias produzidas para as editorias de Turismo é feita pelos correspondentes no exterior ou mesmo em outras cidades do país.

Temas

As pautas do Jornalismo de Turismo incluem a cobertura de eventos (festas, eventos típicos, folclore, cerimônias públicas, culturais ou religiosas, feiras, congressos, inaugurações de estabelecimentos), as instituições que geram produtos e fatos (hotéis, parques de diversões, agências de turismo, transportadoras, companhias aéreas, operadoras de cruzeiros), as políticas públicas para a área (ministérios, secretarias) e o dia-a-dia do setor.

Fontes

Como na maior parte das especializações jornalísticas, as fontes de Turismo são divididas entre protagonistas (agentes de turismo, empresários do ramo), autoridades (ministros, secretários, diretores de órgãos públicos, diplomatas, alfândegas, polícias), especialistas (pesquisadores) e usuários (turistas).

Jornalismo de Turismo no Brasil

No Brasil, alguns dos principais veículos (jornais e revistas) dedicados ao tema são a revista Viagens e o jornal Folha do Turismo, no Rio de Janeiro.

As editorias de turismo dos principais jornais diários brasileiros são chamadas de "Viagem" no JB, "Turismo" na Folha de S.Paulo, "Turismo" em O Estado de S.Paulo, "Boa Viagem" em O Globo, "Turismo" em O Dia, "Viagem" no Zero Hora, "Turismo" no Estado de Minas, "Viagem" no Diário de Pernambuco e "Turismo" no Correio Braziliense.

Jornalismo de Turismo em Portugal

Predefinição:Artigos relacionados

Ligações externas