Vovó Donalda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Zorglub (discussão | contribs)
SieBot (discussão | contribs)
Linha 33: Linha 33:
[[da:Bedstemor And]]
[[da:Bedstemor And]]
[[de:Bewohner Entenhausens#Dorette Duck]]
[[de:Bewohner Entenhausens#Dorette Duck]]
[[en:Duck family#Grandma Duck]]
[[en:Duck family (Disney)#Grandma Duck]]
[[fi:Mummo Ankka]]
[[fi:Mummo Ankka]]
[[fr:Grand-Mère Donald]]
[[fr:Grand-Mère Donald]]

Revisão das 09h19min de 15 de junho de 2010

Predefinição:Info Personagem (Ficção)

Vovó Donalda (no original, Elvira Coot, ou Grandma Duck) é uma personagem que surgiu nas histórias em quadrinhos Disney. Esta simpática e bondosa senhora é avó do Pato Donald, e vive em um sítio nos arredores de Patópolis com seu sobrinho-neto Gansolino. É trabalhadora e uma ótima cozinheira.

O nome da Vovó Donalda foi mencionado pela primeira vez numa história de 1950, publicada originalmente no gibi Walt Disney’s Comics and Stories 121 com o título Grandma Duck. A trama, desenhada por Riley Thompson, inclui um quadrinho em que aparece um álbum de fotos com Elviry Duck (o nome original da Vovó). A Vovó “adulta” que nós conhecemos hoje foi criada por Al Taliaferro e estreou nas tiras de jornal do Pato Donald.

De acordo com a árvore genealógica da Família Pato, desenvolvida por Carl Barks e mais tarde aperfeiçoada por Don Rosa, a Vovó Donalda é filha de Cipriano Patus. Ela se casou com Tomás Reco, e com ele teve três filhos: Patoso (pai do Donald), Patolfo (pai do Peninha) e Patrícia (mãe do Gastão). Em histórias em quadrinhos Disney produzidas na Europa, a Vovó quase sempre é retratada como irmã do Tio Patinhas, mas isso não condiz com o que foi estabelecido nas histórias americanas. Seu avô paterno era Cornélio Patus, o fundador de Patópolis.

Ícone de esboço Este artigo sobre personagens, revistas ou outros assuntos da Disney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Portal BD