Ana Maria Moretzsohn: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Daviddenis (discussão | contribs)
m
Linha 55: Linha 55:
=== Momento Record na Carreira ===
=== Momento Record na Carreira ===


Em 2006 se transfere para a [[Rede Record]] onde escreve [[Luz do Sol]], que até agora é sua única novela na emissora. Estavam anunciando que a novela que substituira [[Chamas da Vida]] de [[Cristianne Fridman]] seria um novela dela com titulo provisório de "Corpos Partidos" que a tematica seria o roubo de orgãos. Acabou não entrando na emissora, e no lugar estreou [[Poder Paralelo]].
Em 2006 se transfere para a [[Rede Record]] onde escreve [[Luz do Sol]], que até agora é sua única novela na emissora. Estavam anunciando que a novela que substituirá [[Chamas da Vida]] de [[Cristianne Fridman]] seria um novela dela com titulo provisório de "Corpos Partidos" que a temática seria o roubo de orgãos. Acabou não entrando na emissora, e no lugar estreou [[Poder Paralelo]].


=== Supervisão de textos ===
=== Supervisão de textos ===

Revisão das 16h35min de 31 de janeiro de 2014

Ana Maria Moretzsohn
Nome completo Ana Maria Coelho Moretzsohn
Nascimento 7 de novembro de 1947 (76 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Ocupação escritora, novelista

Ana Maria Coelho Moretzsohn (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1947) é uma escritora e autora de telenovelas brasileira. É mãe do ator Guga Coelho, da também escritora Patrícia Moretzsohn e também do ator e diretor Alexandre Moretzsohn.

Nascida no bairro carioca de Copacabana, na juventude estudou jornalismo, actividade que começou por exercer. A partir de 1985, começa a escrever telenovelas, profissão que exerce até hoje. Entrou na Rede Globo através da Casa de Criação de Janete Clair, projeto criado em homenagem à autora pelo viúvo Dias Gomes e com o objetivo de criar novos novelistas.

Não escreveu apenas para a Rede Globo. Em momentos de sua carreira como autora, transferiu-se para outras emissoras brasileiras como Rede Bandeirantes e Rede Record. Em 2001, supervisiona o texto da novela A Senhora das Águas em Portugal.

Recentemente junto com a sua filha, escreveu o livro Bonita Luz, logo após ter finalizado Luz do Sol. Ela viajou para a Bahia onde escreve seu romance policial.

Biografia

Início da carreira

Nascida no ano de 1947, Ana Maria cursou jornalismo e trabalhou em alguns jornais como Jornal Extra e Folha de S. Paulo. Em 1984 entra na Casa de Criação de Janete Clair, e consegue entrar na Rede Globo. Estreia na tv em 1985 quando escreve um Caso Verdade. No ano seguinte escreve um episódio para o Teletema. Em 1987 é colaboradora de Walther Negrão na novela Direito de Amar, no mesmo ano colabora com Daniel Más a novela Bambolê e no seguinte com Lauro César Muniz em O Salvador da Pátria.

Em 1989/1990 escreve com Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares a novela Tieta adaptação da obra de Jorge Amado. Ainda com Aguinaldo escreve a minissérie Riacho Doce também uma adaptação. No mesmo ano escreve no horário das 7 com Ricardo Linhares e Maria Carmem Barbosa a novela Lua Cheia de Amor(adaptação da novela das 6 Dona Xepa, de Gilberto Braga, sob a supervisão do mesmo. Uma trama baseada na peça teatral de Pedro Bloch).

No ano seguinte com Ricardo Linhares e o mestre Aguinaldo Silva mais uma vez, escreve mais um sucesso Pedra sobre Pedra (1992). E volta a trabalhar com os dois em 1993 e 1994 na autoria da novela Fera Ferida.

Momento Bandeirantes na Carreira

Em 1996 se transfere para a Rede Bandeirantes. Nessa emissora no mesmo ano da transferência, escreve sua primeira novela solo, Perdidos de Amor, que conseguiu obter uma otima audiência. Em 1998 escreve a adaptação literária Serras Azuis, que foi duramente criticada, devido ao seu roteiro fraco e cheio de clichês. Se recupera no mesmo ano, quando escreve a adaptação da obra Meu Pé de Laranja Lima, ainda no mesmo ano em dezembro escreve a série Contos de Natal seu ultimo trabalho na emissora.

Volta a Globo

Em 2000 volta para a Rede Globo onde escreve a novela das seis Esplendor. Junto com a filha escreve a novela Estrela-Guia, protagonizada por Sandy e Guilherme Fontes. Em 2002/2003, escreve Sabor da Paixão, sua última novela na emissora.

Momento Record na Carreira

Em 2006 se transfere para a Rede Record onde escreve Luz do Sol, que até agora é sua única novela na emissora. Estavam anunciando que a novela que substituirá Chamas da Vida de Cristianne Fridman seria um novela dela com titulo provisório de "Corpos Partidos" que a temática seria o roubo de orgãos. Acabou não entrando na emissora, e no lugar estreou Poder Paralelo.

Supervisão de textos

Em 1995 Ana Maria supervisionou junto com Ricardo Linhares a 1ª temporada de Malhação de autoria de Andréa Maltarolli e sua filha. Em 2001 supervisiona A Senhora das Águas em Portugal. Em 2011 começou a supervisionar Malhação Conectados junto com Ricardo Linhares de autoria de Ingrid Zavarezzi.

Curiosidades na Carreira e Pessoais

Em 1975 nasce sua filha Patrícia Moretzsohn, que se tornaria também uma autora de novelas e co-autora de uma das suas em 2001. No mesmo ano nasce seu filho Guga Coelho, que desde a idade adulta trabalhou em seus trabalhos. Em 2009, sua novela Corpos Partidos foi rejeitada pela Rede Record. Recebeu um convite de Tiago Santiago e de Sílvio Santos para lançar esta novela no SBT. Porém, optou por voltar à Rede Globo, onde atualmente supervisiona o texto da 19ª temporada de Malhação ao lado de Ricardo Linhares. Além disso, escreveu quatro episódios para a série As Brasileiras, após receber o convite do diretor Daniel Filho[1].

Trabalhos na televisão

Telenovelas
Ano Trabalho Emissora Escalação Parceiros Titulares
2013 Malhação Rede Globo autora principal Patrícia Moretzsohn
2013 Saramandaia Rede Globo co-autora Ricardo Linhares
2012 Malhação Rede Globo supervisora de texto (1ª fase) Rosane Svartman Glória Barreto
2011 Malhação Rede Globo supervisora de texto (1ª fase) e autora (2ª fase) Ingrid Zavarezzi
2007 Luz do Sol Rede Record autora principal
2002
2003
Sabor da Paixão Rede Globo autora principal
2001 A Senhora das Águas RTP supervisora do texto
2001 Estrela-Guia Rede Globo autora principal Patrícia Moretzsohn
2000 Esplendor Rede Globo autora principal
1998 Meu Pé de Laranja Lima Rede Bandeirantes autora principal
1998 Serras Azuis Rede Bandeirantes autora principal
1996 Perdidos de Amor Rede Bandeirantes autora principal
1995 Malhação Rede Globo supervisora do texto Patrícia Moretzsohn
Márcia Prates
Andréa Maltarolli
Emanuel Jacobina
1993 Fera Ferida Rede Globo autora principal Aguinaldo Silva
Ricardo Linhares
1992 Pedra sobre Pedra Rede Globo autora principal Aguinaldo Silva
Ricardo Linhares
1990
1991
Lua Cheia de Amor Rede Globo autora principal Ricardo Linhares
Maria Carmem Barbosa
1989
1990
Tieta Rede Globo autora principal Aguinaldo Silva
Ricardo Linhares
1989 O Salvador da Pátria Rede Globo colaboradora Lauro César Muniz
1987 Bambolê Rede Globo colaboradora Daniel Más
1987 Direito de Amar Rede Globo colaboradora Walther Negrão
Alcides Nogueira
Minisséries e Seriados
Ano Trabalho Emissora Escalação Parceiros Titulares
2012 As Brasileiras Rede Globo autora de quatro episódios
1998 Contos de Natal Rede Bandeirantes autora principal
1990 Riacho Doce Rede Globo autora principal Aguinaldo Silva
1986 Teletema Rede Globo co-autoria
1985 Caso Verdade Rede Globo co-autoria Walther Negrão

Trabalhos como Jornalista

Referências

Ligações externas