Embolada: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correção. Estava dizendo que denegrir a imagem do outro mas isso não estava certo
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 1: Linha 1:
'''Embolada''', '''Coco de embolada''', '''Coco-de-improviso''' ou '''Coco de repente''' é uma espécie de [[arte]] surgida no [[nordeste]], onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do [[pandeiro]], montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados onde um tenta "denegrir" a imagem do que lhe faz dupla com versos Rimados. O parceiro deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com [[repente|cantoria]] onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana.
'''Embolada''', '''Coco de embolada''', '''Coco-de-improviso''' ou '''Coco de repente''' é uma espécie de [[arte]] surgida no [[nordeste]], onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do [[pandeiro]], montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados a dupla com versos Rimados. O parceiro deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com [[repente|cantoria]] onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana.


O embolador é um [[repente|repentista]], assim como o são o violeiro ou o aboiador, que se utilizam de técnica e instrumentos diferentes.
O embolador é um [[repente|repentista]], assim como o são o violeiro ou o aboiador, que se utilizam de técnica e instrumentos diferentes.

Revisão das 18h43min de 27 de agosto de 2018

Embolada, Coco de embolada, Coco-de-improviso ou Coco de repente é uma espécie de arte surgida no nordeste, onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados a dupla com versos Rimados. O parceiro deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante. Não deve ser confundido com cantoria onde a música e a resposta são lentas, melodiosas e o tema principal é a vida cotidiana.

O embolador é um repentista, assim como o são o violeiro ou o aboiador, que se utilizam de técnica e instrumentos diferentes.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.