Batmóvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batmóvel
O Batmobile como visto na capa de Detective Comics Vol.1 #266 (Abril de 1959). Arte por Curt Swan e Stan Kaye.
O Batmobile como visto na capa de Detective Comics Vol.1 #266 (Abril de 1959). Arte por Curt Swan e Stan Kaye.
Afiliação Batman
Primeira aparição Detective Comics #27 (Maio de 1939)
Última aparição The Batman (2022)
Fabricante Wayne Enterprises
Tripulação Batman
Robin
Portal Ficção Científica

O Batmóvel (Batmobile, no original) é o automóvel utilizado por Batman nas produções inspiradas nos quadrinhos da DC Comics, aparecendo como meio de transporte do herói desde os primeiros quadrinhos e seriados e ficando estacionado em uma das alas da Batcaverna, na Mansão Wayne.

O Batmóvel fez sua primeira aparição em Detective Comics #27, lançada em 1939, quando era um simples sedã e ainda não tinha nome definido, sendo chamado apenas de Carro. Posteriormente, o Batmóvel foi ganhando cores e tecnologia e passou a ser um dos veículos mais modernos e famosos da mídia.[1]

O batmobile, o carro utilizado por “Batman” na série de televisão norte-americana dos anos sessenta, foi vendido por 3,47 milhões de euros num leilão em Scottsdale, no Estado do Arizona, no 19 de Janeiro de 2013 e foi utilizado na primeira série de televisão, entre 1966 e 1968, sendo construído por Georges Barris (1925-2015) a partir de um Lincoln Futura comprado em 1955 num ferro-velho por apenas um dólar[2].

Na "Trilogia Batman", dirigida por Christopher Nolan, o super-herói morcego (interpretado por Christian Bale) pilota novos modelos de Batmóveis de alta tecnologia, similares a tanques de guerra.

O primeiro Batmóvel utilizado para a promover o Homem-Morcego no leste dos EUA, é um Oldsmobile 88 modelo 1956, customizada por Forrest Robinson e Len Perham, em 1963, para uso particular Robinson. Ao tomar conhecimento do sucesso que este carro fazia, a empresa Green Acres Ice Cream, ligada à DC Comics, alugou o veículo para divulgar a revista, utilizando-o para este fim, até 1966. Após a devolução, Robinson vendeu o veículo pelo valor de US$ 200.000,00[3].

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

Diversos fabricantes optaram por fabricar pequenas réplicas dos diversos Batmobiles ao longo dos tempos.

  • A Lego produziu uma versão do Batmóvel mais recente, o Tumbler. Ao todo este conjunto para ser construído conta com mais de 1869 pequenas peças de plástico.[4]
  • A Hot Wheels lançou uma versão baseada no modelo da década de 1960, assim como os modelos de Batman e Batman Returns.
  • Corgi Toys produziu uma gama alargada de Batmobiles desde o 'sedan' original até aos mais recentes Batmobiles dos últimos filmes. A Corgi produziu ainda o Batboat, o Red Bird & Jokermobile.
  • Mego produziu o Batmobile para a sua gama World's Greatest Super Hero nos anos 70. No interior destes pequenos modelos era possível sentar dois bonecos.
  • O Batmobile produzido pela Kenner's na sua coleção Super Powers Collection 
  • A editora Eaglemoss lançou uma revista 'Batman Automobilia' em que dá grande destaque a todos os modelos de Batmobiles ao longo dos tempos.

Referências

  1. Jimenez, Phil (2008). The DC Comics Encyclopedia. [S.l.]: Dorling Kindersley. p. 34-35. ISBN 0-7566-4119-5 
  2. Sol (21 de janeiro de 2013). «Batmobile vendido por mais de 3 milhões de euros». Consultado em 25 de setembro de 2014 
  3. Desconhecido, primeiro Batmóvel oficial será leiloado em dezembro - Vendido nos anos 60 por US$ 200 mil, carro usado para promover o Homem-Morcego nos EUA vai a leilão Portal IG - acessado em 20 de novembro de 2014
  4. +Motores (14 de agosto de 2014). «Lego oferece Tumbler, o carro do Batman». Consultado em 25 de setembro de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Batmóvel
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.