Estatília Messalina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Valéria Messalina.
Estatília Messalina
Imperatriz-consorte romana
Busto de Estatília nos Museus Capitolinos.
Reinado 669 de junho de 68
Consorte Marco Júlio Vestino Ático
Nero
Antecessor(a) Popeia Sabina
Sucessor(a) Galéria Fundana
Dinastia Júlio-claudiana
Nome completo
Statilia Messalina
Nascimento c. 35
Morte fl. 68 (33 anos)
Pai Tito Estatílio Tauro

Estatília Messalina (em latim: Statilia Messalina; c. 35 - 68) foi uma imperatriz-consorte romana, patrícia e terceira esposa do imperador Nero.

Família[editar | editar código-fonte]

As fontes antigas trazem pouca informação sobre sua família. Porém, Suetônio, em "Os Doze Césares", afirma que ela era tri-neta de Tito Estatílio Tauro, um general romano que conquistou um triunfo e foi cônsul por duas vezes. Ela era filha ou de Tito Estatílio Tauro Corvino, que foi cônsul em 45 e que estava envolvido no complô contra o imperador Cláudio em 46,[1] ou da irmã de Corvino, Estatília Messalina.[2]. A família dela era aparentada com a de Valéria Messalina, uma das filhas do senador romano Marco Valério Messala Corvino, cônsul em 31 a.C., que foi casada com Tito Estatílio Tauro, o cônsul em 11.

Vida[editar | editar código-fonte]

O primeiro marido de Estatília foi o cônsul Marco Júlio Vestino Ático, com quem ela pode ter tido um filho (que morreu em 88). Por volta de 65, ela se tornou amante de Nero e, depois da morte da segunda esposa do imperador, Popeia Sabina, Vestino foi forçado a se suicidar, em 66, para que o imperador pudesse se casar com sua esposa.

Embora esperta e ardilosa, ela era bem menos pomposa que sua predecessora e se manteve discreta perante o público. Ela foi uma das poucas cortesãs de Nero a sobreviver à sua queda. Otão havia prometido se casar com ela antes de ele também se suicidar em 69. Não se sabe o destino de Estatília depois disso.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Estatília Messalina
Nascimento: c. 35 Morte:  ?
Títulos reais
Precedido por:
Popeia Sabina
Imperatriz-consorte romana
66–69
Sucedido por:
Galéria Fundana

Referências

  1. LIGHTMAN, Marjorie; LIGHTMAN, Benjamin (2008). A to Z of Ancient Greek and Roman Women. Col: Facts on File (em inglês). [S.l.]: Infobase Publishing. p. 303. ISBN 9781438107943. Consultado em 29 de julho de 2013 
  2. SYME, R., Augustan Aristocracy, pg. 377

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]