Estoy aquí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estoy Aquí)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"Estoy aquí"
Single de Shakira
do álbum Pies Descalzos
Lado B "Te espero sentada"
Lançamento 29 de dezembro de 1995 (1995-12-29)
Formato(s) CD single
Gravação 1995
Gênero(s) Pop latino
Duração 3:55
Gravadora(s) Sony Music, Columbia
Composição Shakira, Luis Fernando Ochoa
Produção Shakira, Luis Fernando Ochoa
Cronologia de singles de Shakira
"¿Dónde Estás Corazón?"
(1995)
"Pies Descalzos, Sueños Blancos"
(1996)

"Estoy aquí" é uma canção escrita por Shakira e Luis F. Ochoa para o terceiro álbum dela, Pies Descalzos (1996). Foi o primeiro single dela em espanhol a fazer sucesso mundial. Foi lançado como single no ano de 1996.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 1990, Shakira, que tinha treze anos de idade, assinou um contrato com a Sony Music e lançou ao ano seguinte seu primeiro álbum de estúdio, Magia, que consistia em grande parte das canções que ela havia escrito desde que tinha oito anos de idade. Comercialmente, o álbum foi um fracasso comercial, pois vendeu somente 1.200 cópias na Colômbia, seu país natal. Seu seguinte álbum, Peligro, foi publicado em 1993, e sofreu um fracasso similar. Depois disso, Shakira tomou um descanso de dois anos para completar sua educação secundária.

Em 1996, Shakira lançou seu primeiro álbum de estúdio em escala internacional, Pies Descalzos, através da Sony Music e Columbia Records, como uma tentativa de recomeçar sua carreira. Shakira coescreveu e coproduziu com Luis Fernando Ochoa cada um dos onze temas presentes no disco, incluindo "Estoy Aquí". A canção é baseada na história de um amigo que havia terminado com sua namorada. Musicalmente, a faixa é fortemente influenciada por elementos do pop latino, e faz uso de uma prominente guitarra em sua instrumentação. John Lannert, da revista Billboard, a descreveu como uma "canção estrondosa de rock acústico". Liricamente, seu tema fala de um desejo de modificar um relacionamento fracassado. De acordo com Carlos Quintana, do portal About.com, "Estoy Aquí" se define "pela simplicidade de sua letra e som". A obra foi lançada como o primeiro single de Pies Descalzos em 1995. Depois ser reconhecida pela versão original em espanhol, "Estoy Aquí" foi regravada em português intitulada "Estou Aqui" para o relançamento de uma edição exclusiva de Pies Descalzos no Brasil e o primeiro álbum de remixes de Shakira, The Remixes, publicado em 1997. Por fim também foi incluída na reedição de Pies Descalzos, subintitulada Colección de Oro, e na compilação da cantora Grandes Éxitos (2002). Ademais, existe também uma versão em inglês, "I am Here", que seria inserida em seu quinto álbum de inéditas Laundry Service (2001), mas por razões desconhecidas não apareceu no projeto.

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Dois videoclipes diferentes foram feitos para promover a canção. O primeiro deles foi dirigido por Simon Brand e foi lançado na América Latina. Este vídeo apresenta Shakira tocando seu violão e cantando numa fazenda durante inverno.

O outro videoclipe foi dirigido por Christophe Gstalder e foi feito para promover a canção nos países europeus. Este vídeo apresenta Shakira andando em volta de uma casa (a dela mesma, provavelmente) e cantando num sofá. Algumas imagens de um violão pegando fogo também aparecem neste videoclipe.

Sucesso comercial[editar | editar código-fonte]

A canção atingiu a posição de número 2 na lista dos singles em espanhol mais vendidos da Revista Billboard (Estados Unidos). A canção faria enorme sucesso na Europa também, mas é no Brasil aonde é conhecida como a canção mais relembrada de Shakira. Devido isso, Shakira gravou uma versão remixada da canção em português, intitulada "Estou aqui". A cantora incluiu tal versão da canção no que seria seu próximo álbum, The Remixes (1997).

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Chart (1996) Melhor
posição
 Estados Unidos - Hot Latin Songs[1][2] 2
 Estados Unidos - Latin Pop Songs[1][3] 1
Flag of Spain.svg Espanha - Spanish Singles Chart 5

Referências

  1. a b «Shakira songs - Estoy Aquí». Billboard. Consultado em 19 de Novembro de 2009 
  2. «Shakira Billboard Chart Positions - Latin Songs». Billboard. Consultado em 19 de Novembro de 2009 
  3. «Shakira Billboard Chart Positions - Latin Pop Songs». Billboard. Consultado em 19 de Novembro de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.