Faísca (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faísca
Informações gerais
Primeira aparição New Mutants (2nd series) #8
Criado por Nunzio DeFilippis, Christina Weir e Keron Grant
Editora Marvel Comics
Informações pessoais
Nome completo Noriko "Nori" Ashida.
Codinomes
conhecidos
Fada
Características físicas
Espécie Humano Mutante
Família e relacionamentos
Parentes Seiji Ashida (pai), Suki Ashida (mãe), Keitaro Ashida (irmão).
Informações profissionais
Poderes Absorção e descarga elétricas, geralmente pela mão.

Precisa de seus braceletes para conter seu poder. Supervelocidade

Afiliações atuais X-Men, Novos Mutantes.

Faísca (Surge, no original) é um personagem ficcional, um mutante no Universo Marvel, faz parte do corpo de estudantes no Instituto Xavier e um membro do antigo esquadrão Novos Mutantes. Seu nome verdadeiro é Noriko "Nori" Ashida. Manteve seus poderes após o Dia M e é a líder dos Novos X-Men. Apareceu primeiramente em Novos Mutantes (volume 2) # 8.

História[editar | editar código-fonte]

Noriko tem se tornado uma líder natural formidável em relação à nova geração de mutantes, apesar dela não desejar poder.

Após o Dia-M, seu namorado perdeu os poderes. Porém, após um desbloqueio mental realizado pelas Irmãs Stepford, Prodígio (David Alleyne) conseguiu viver utilizando as informações que já tinha adquirido até antes do Dia-M (embora não podendo adquirir mais além daquelas), então ele e Noriko continuaram na ativa com os Novos X-Men.

Entre os vários eventos ocorridos envolvendo sua equipe, uma vez Noriko e Prodígio foram reconhecidos por Ciclope (Marvel Comics) após terem derrotado Nimrod (Marvel Comics) e salvado a vida de Forge. Assim, Ciclope os reconheceu como verdadeiros membros dos X-Men.[1]

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Faísca absorve a eletricidade em todas as suas formas: na estática do ar, em aparelhos elétricos, em tomadas etc. Não pode controlar a absorção, e por isso deve usar luvas específicas, projetadas para ajudá-la a regular seus poderes. Pode descarregar essa energia como um poderoso relâmpago, como rajadas ou canalizá-la em flashes de velocidade sobre-humana. Se absorver muita energia, causa sobrecargas mentais que faz com que fale muito rápido, disperse seus pensamentos e/ ou retire seu controle sobre as rajadas.

Referências