Saltar para o conteúdo

Glândula suprarrenal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: gl:Glándula suprarrenal
Linha 46: Linha 46:
* '''Zona glomerulosa''': sintetiza [[mineralocorticoide]]s ([[aldosterona]]).
* '''Zona glomerulosa''': sintetiza [[mineralocorticoide]]s ([[aldosterona]]).
* '''Zona fasciculada''' e '''zona reticulada''': secretam [[glicocorticoide]]s, sendo o mais importante o [[cortisol]]. Secretam igualmente [[esteróide]]s sexuais, dos quais o principal é a [[testosterona]].
* '''Zona fasciculada''' e '''zona reticulada''': secretam [[glicocorticoide]]s, sendo o mais importante o [[cortisol]]. Secretam igualmente [[esteróide]]s sexuais, dos quais o principal é a [[testosterona]].



ÉEEE TUDO mintira essa pohaa


== Medula adrenal ==
== Medula adrenal ==

Revisão das 21h36min de 25 de março de 2012

Glândula suprarrenal

Esquema que mostra a relação das glândulas suprarrenais com os rins.
Detalhes
Vascularização A. suprarrenal superior,
A. supra-renal média,
A. suprarrenal inferior
Drenagem venosa Veia suprarrenal
Inervação Plexo celíaco, plexo renal
Drenagem linfática Gânglios lombares
Identificadores
Latim glandula suprarenalis
Gray pág.1278
MeSH Adrenal+Glands

Nos mamíferos, as glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais são glândulas endócrinas envolvidas por uma cápsula fibrosa e situadas acima dos rins. Nos humanos, a suprarrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda tem a forma de meia-lua. São principalmente responsáveis pela liberação de hormônios em resposta ao stress através da síntese e liberação de hormonas corticosteróides, como o cortisol, e de catecolaminas, como a adrenalina (ou epinefrina). Estimulam a conversão de proteínas e gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminuem a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras.

As suprarrenais afetam o funcionamento dos rins através da secreção da aldosterona, um hormônio envolvido na regulação da osmolaridade do plasma sanguíneo.

Anatomia e histologia

As glândulas suprarrenais, que têm um comprimento de cerca de 5 centímetros, estão localizadas na cavidade abdominal, anterosuperiormente aos rins. Encontram-se ao nível da 12ª vértebra torácica, e são irrigadas pelas artérias suprarrenais.

Cada glândula é composta por duas regiões histologicamente distintas, que recebem aferências moduladoras do sistema nervoso.

  • Córtex - Parte externa da glândula, com cor amarelada devido a grande quantidade de colesterol aí encontrada. Tem origem embrionária na mesoderme. Subdivide-se em três regiões, devido à diferença de aspecto histológico:
    • Zona glomerulosa, mais exterior. Apresenta cordões celulares dispostos em arcos.
    • Zona fasciculada, de localização intermédia. As células dispõem-se em cordões paralelos entre si, e perpendiculares à cápsula da glândula.
    • Zona reticular, mais interna. Apresenta cordões de células arranjadas em forma de rede, e é ricamente vascularizada.
  • Medula - Parte interna, de cor vermelho escuro ou cinza. Deriva da crista neural. As suas células secretoras são poliédricas e dispostas em rede.

Funções das glândulas suprarrenais

A glândula adrenal (ou supra-renal) é dividida em córtex e medula, e cada uma dessas partes secreta hormônios. O córtex produz corticoesteróides, e a medula catecolaminas.

A parte mais externa (córtex) é subdividida em três camadas: glomerulosa, fasciculada e reticulada. A camada superficial é a glomerulosa, e ela libera mineralocorticóides, dos quais o mais importante é a aldosterona. Após a camada glomerulosa vem a fasciculada, que libera os glicocorticóides (o principal é o cortisol), que são responsáveis pelo metabolismo dos carboidrados, gorduras e proteínas no organismo. A última camada do córtex adrenal é a reticulada, que produz hormônios androgênios.

A liberação do ACTH (corticotropina) pela adeno-hipófise estimula a secreção dos glicocorticóides. A estimulação da aldosterona é feita pelos níveis de angiotensina II e de potássio sérico (se o potássio está elevado, a aldosterona elimina potássio e reabsorve sódio e água).

As catecolaminas (dopamina, noradrenalina e adrenalina) são produzidas na parte medular da glândula.

Córtex adrenal

Ver artigo principal: Córtex adrenal

As várias zonas do córtex diferem nas substâncias que sintetizam. Assim:


ÉEEE TUDO mintira essa pohaa

Medula adrenal

Ver artigo principal: Medula adrenal

A crista neural está intimamente relacionada com o desenvolvimento do sistema nervoso, assim como da medula suprarrenal. Esta origem semelhante explica a função da medula, que consiste na síntese e libertação de neuromediadores, sobretudo a adrenalina e noradrenalina.

Doenças das adrenais

Ver também