Gráfico de barras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gráfico de barras.
Gráfico de colunas.

O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele apresenta. As barras podem ser desenhadas na vertical ou na horizontal.

Este tipo de representação utiliza barras horizontais para ilustrar comparações (quando utiliza-se retângulos verticais é conhecido como gráfico de colunas). Um eixo do gráfico mostra especificamente o que está sendo comparado enquanto o outro eixo representa valores discretos. Alguns gráficos de barra apresentam barras agrupadas em grupos (gráficos de barras agrupadas) e outros mostram as barras divididas em sub-partes para mostrar efeito acumulativo (gráficos de barras empilhadas).

Construção[editar | editar código-fonte]

Um gráfico de barras simples para um conjunto de dados pode ser construído utilizando os seguintes passos básicos:

  1. Determine um intervalo discreto;
  2. Examine seus dados para encontrar a barra com maior valor. Isto irá ajuda-lo a determinar a extensão do eixo vertical e o tamanho de cada incremento;
  3. Categorize o eixo vertical;
  4. Determine o número de barras;
  5. Examine seus dados para encontrar quantas barras seu gráfico irá conter. Ele pode ser único, agrupado ou empilhado;
  6. Use essa quantidade para desenhar e rotular o eixo horizontal;
  7. Determine a ordem das barras. As barras podem ser organizadas em qualquer ordem (um gráfico de barras organizado da maior para a menor incidência é chamado de gráfico de Pareto). Normalmente, barras que mostram frequência são organizadas em ordem cronológica de sequência;
  8. Desenhe as barras.

Se você estiver desenhando um gráfico de barras agrupado, lembre-se de apresentar as informações na mesma ordem em cada agrupamento. Se você estiver desenhando um gráfico de barras empilhadas, disponha a informação em cada barra na mesma sequência. Os gráficos de barras fornecem uma apresentação visual dos dados rotulados.[1] Dados rotulados, são um agrupamento de dados em grupos distintos, como meses do ano, idade de um grupo, tamanho de sapatos e animais.

Gráfico de barras também são usados para comparações mais complexas de dados com gráficos de barra agrupados e empilhados.[1] Em gráficos de barra agrupados, para cada grupo rotulado existem duas ou mais barras. Essas barras são coloridas para representar um grupo em especial. Por exemplo, o dono de um negócio que possui duas lojas pode querer criar um gráfico com barras coloridas para representar cada loja: o eixo horizontal pode mostrar os meses do ano e o vertical a receita. De forma alternativa, um gráfico de barras empilhado poderia ser usado. O gráfico de barras empilhado empilha barras que representam grupos distintos. A largura da barra indica a combinação resultante dos grupos. No entanto, os gráficos de barras empilhada não são adequados para os conjuntos de dados em que alguns grupos possuem valores negativos. Nesse caso o gráfico de barras agrupadas é mais recomendado.

O primeiro gráfico de barras surgiu em 1786 no livro The Commercial and Political Atlas, do autor William Playfair (1759-1823). Playfair foi pioneiro no uso de gráficos e escreveu extensivamente sobre eles.

Referências

  1. a b Kelley, W. M.; Donnelly, R. A. (2009) The Humongous Book of Statistics Problems. New York, NY: Alpha Books ISBN 1592578659

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gráfico de barras