Saltar para o conteúdo

Linhares (Espírito Santo): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.17.9.96, para a última versão por 201.78.250.144
Linha 68: Linha 68:


Em [[1930]], começam a chegar em Linhares os trabalhos de abertura de uma estrada, ligando-a a Vitória, para o sul e depois, ao norte, até [[São Mateus (Espírito Santo)|São Mateus]]. Este fato, somado ao trabalho de linharenses junto ao Governo do Estado, faz com que a situação do Município se transforme. No dia [[31 de dezembro]] de [[1943]], por decisão do Governo do Estado, o município de Linhares foi restabelecido e desligado do município de Colatina. O fato foi muito festejado pelos linharenses, que passam a contar com seu primeiro prefeito nomeado: Dr. Roberto Calmon. A partir de 1943, a escalada do desenvolvimento de Linhares não é mais detida.
Em [[1930]], começam a chegar em Linhares os trabalhos de abertura de uma estrada, ligando-a a Vitória, para o sul e depois, ao norte, até [[São Mateus (Espírito Santo)|São Mateus]]. Este fato, somado ao trabalho de linharenses junto ao Governo do Estado, faz com que a situação do Município se transforme. No dia [[31 de dezembro]] de [[1943]], por decisão do Governo do Estado, o município de Linhares foi restabelecido e desligado do município de Colatina. O fato foi muito festejado pelos linharenses, que passam a contar com seu primeiro prefeito nomeado: Dr. Roberto Calmon. A partir de 1943, a escalada do desenvolvimento de Linhares não é mais detida.

Linhares é podre , vai ser detida pra nunca mais.


== Economia ==
== Economia ==

Revisão das 17h17min de 22 de fevereiro de 2011

Linhares
  Município do Brasil  
Regência, em Linhares.
Regência, em Linhares.
Regência, em Linhares.
Símbolos
Bandeira de Linhares
Bandeira
Brasão de armas de Linhares
Brasão de armas
Hino
Gentílico linharense
Localização
Localização de Linhares no Espírito Santo
Localização de Linhares no Espírito Santo
Localização de Linhares no Espírito Santo
Linhares está localizado em: Brasil
Linhares
Localização de Linhares no Brasil
Mapa
Mapa de Linhares
Coordenadas 19° 23' 27" S 40° 04' 19" O
País Brasil
Unidade federativa Espírito Santo
Municípios limítrofes São Mateus, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Governador Lindenberg, Marilândia, Colatina, João Neiva e Aracruz;
Distância até a capital 136,8 km
História
Fundação 1800
Administração
Prefeito(a) Guerino Zanon (PMDB, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 3 501,604 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 141 254 hab.
Densidade 40,3 hab./km²
Clima Tropical (Aw)
Altitude 33 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,757 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 2 910 803,262 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 22 236,68

Linhares é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Localiza-se a uma latitude 19º23'28" sul e a uma longitude 40º04'20" oeste, estando a uma altitude de 33 metros. Sua população em 2010 era de 141.254 habitantes. Possui uma área de 3502 km². Linhares é a cidade capixaba com maior extensão litorânea e maior extensão territorial.

Neste município há duas reservas florestais, a de Sooretama e a da Cia. Vale do Rio Doce. Esta última é o único local onde ainda é encontrada uma árvore rara da Mata Atlântica, a Buchenavia pabstii, em extinção.[5]

História

A vigilância ao tráfico de ouro através do rio Doce deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o Quartel Militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do Rio Doce. Os índios do grupo Botocudo, nação ou Tapuia, primeiros donos das terras, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área, até que sucubiram diante do poderio das armas às suas, sendo que os colonizadores os dizimaram totalmente.

O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a Dom Rodrigo de Sousa Coutinho, o conde de Linhares. O povoado ficava situado num platô em forma de meia-lua, às margens do rio Doce. No leste e no oeste do povoado ficavam situados dois quartéis militares para avisar a população de prováveis ataques dos indígenas: um quartel estava situado onde hoje é o Bairro Aviso (daí o nome). O outro, localizava-se nas proximidades de onde fica hoje o Colégio Estadual.

Em 1819, é feita, por ordem de Francisco Alberto Rubim, uma "Vista e Perspectiva do Povoado de Linhares", e nela, vê-se também a Primeira Igreja, construída sob o patrocínio de Rubim. O povoado foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado.

Em abril de 1833, em execução a uma Provisão de Paço Imperial o povoado é elevado a condição de vila, sendo sede do município do mesmo nome - Linhares - sob a proteção de N. S. da Conceição. Provisão de Paço corresponde, hoje, a um decreto do Presidente da República. Em 22 de Agosto do mesmo ano, realizou-se a primeira sessão solene da Câmara de Vereadores do Município de Linhares, dando "início a sua vida político - administrativa". Nessa época, o Brasil era Império, o Espírito Santo uma Província, e era Vila, a sede dos municípios; não existindo Prefeito, os municípios eram administrados pela Câmara de Vereadores.

Vila de Linhares desenhada pelo imperador Dom Pedro II em 1860.

Naquela época toda área da região era coberta pela Mata Atlântica, que aos poucos, e no decorrer de um século, foi devastada dando lugar a povoamentos, pastoreio e agricultura.

O território do município de Linhares abrangia os que são hoje os municípios de Linhares, Rio Bananal, Colatina, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Sooretama e partes de Ibiraçu, Santa Teresa e Itaguaçu.

No final do século XIX, a Vila de Linhares entra em decadência e o povoado de Colatina, que pertencia ao município de Linhares, conhece rápido crescimento graças à colonização italiana com o plantio de café e a inauguração dos trilhos da Estrada de Ferro Vitória - Minas. Assim, por decreto de 30 de dezembro de 1921, ficou criado o município de Colatina, englobando a vila e o antigo município de Linhares. Esse fato contribuiu mais ainda com a decadência de Linhares verificada durante os 22 anos seguintes.

Em 1930, começam a chegar em Linhares os trabalhos de abertura de uma estrada, ligando-a a Vitória, para o sul e depois, ao norte, até São Mateus. Este fato, somado ao trabalho de linharenses junto ao Governo do Estado, faz com que a situação do Município se transforme. No dia 31 de dezembro de 1943, por decisão do Governo do Estado, o município de Linhares foi restabelecido e desligado do município de Colatina. O fato foi muito festejado pelos linharenses, que passam a contar com seu primeiro prefeito nomeado: Dr. Roberto Calmon. A partir de 1943, a escalada do desenvolvimento de Linhares não é mais detida.

Linhares é podre , vai ser detida pra nunca mais.

Economia

O município destaca-se por ser o maior produtor de Mamão do estado (como o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, que é o maior exportador de papaia do mundo, então Linhares está entre os maiores exportadores desse fruto para o mundo). Além disso, Linhares destaca-se por sua indústria moveleira, pela produção de álcool, pela produção de cacau, pela produção de confecções e pela produção de petróleo e gás natural. Ultimamente, a cidade tem recebido grandes investimentos de infraestrutura, devido aos recursos provindos da exploração de petróleo e gás. Isto tem atraído diversas empresas e modificado a economia que, até a década de 1990, tinha forte ligação à atividade agrícola. Linhares tem crescido acima da média estadual e nacional, tanto economicamente quanto populacionalmente. Segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Linhares é a 2ª cidade mais populosa do interior do estado do Espírito Santo, com 141.254 habitantes (IBGE - 2010). Até 2020, a população deverá saltar para mais de 200.000 habitantes. Devido ao rápido crescimento e desenvolvimento, a cidade tem expandido seu setor imobiliário, que tinham foco voltado somente para a região metropolitana (Grande Vitória). A construção de diversos hotéis e edifícios tem modificado aos poucos o skyline da cidade. Um hipermercado está sendo construído e diversas empresas da área de shoppings centers estudam a viabilidade da instalação de empreedimentos desse porte.

Clima

"O clima da região pode ser classificado de tropical quente e seco, com chuvas no verão e inverno seco".

Devido à grande modificação da paisagem, principalmente no que concerne as matas, o clima está descaracterizado, havendo ligeira diminuição das precipitações nos meses de inverno, por causa da penetração das massas polares vindas do sul. Antigamente a vegetação diminuía o ímpeto desta penetração e, agora, nota-se certo desequilíbrio na primavera e verão, quando são alternados os índices de maiores ou menores precipitações. Linhares foi inclusive incluida na Sudene por apresentar períodos consideráveis de estiagem o que prejudica imensamente a Pecuária e a Agricultura.

De acordo com os dados fornecidos pela Estação Experimental Filogônio Peixoto, Linhares - ES, a temperatura média em 10 anos (1968-1978) e as precipitações pluviométricas, média em 10 anos, são as seguintes:

Temperatura:

  • Máxima: 32° s
  • Mínima: 19,6°
  • Média: 23,4°.
  • Recordes: 40 ℃ de máxima, 11 ℃ de mínima [6]

Precipitação pluviométrica: 1.193 mm/ano.

Meses mais chuvosos: janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro; sendo que, a partir de 1979, vêm ocorrendo modificações, com maiores precipitações em: janeiro, fevereiro e dezembro, eles também são os meses em que o calor é maior.

Turismo

Está localizada no município de Linhares uma das maiores reservas naturais da mata atlântica, a reserva de Goitacazes, além da reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce, a Reserva de Sooretama. Devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 69 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão por 4 a 5 km de largura. As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente.

Linhares é de fácil acesso, pela proximidade da Capital (Vitória), dotada de porto e aeroporto.

A cidade é cortada ao meio pela BR 101, a principal rodovia brasileira. Por ter sido planejada, a cidade possui ruas amplas e longas, bem pavimentadas. As quadras são regulares. A cidade, como todo o município, é plana, com pequenas colinas levemente onduladas. Cercada de florestas, o centro da cidade é visitado por pássaros silvestres e outros animais.

Devido a seus recursos naturais e sua localização, a cidade está em pleno desenvolvimento. As praias, apesar da dificuldade de acesso (45 km da sede, em estrada parcialmente pavimentada), atraem turistas por serem ótimas para a prática de surf, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza. O litoral de Linhares possui uma unidade do Projeto TAMAR (tartarugas-marinhas), na vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais, especialmente da tartaruga de gigante. O Rio Doce, o maior do estado e um dos maiores da Região Sudeste, tem sua foz no município, e atravessa a cidade de Linhares. O Delta do Rio Doce forma um espetáculo natural que atrai a visita de muitos turistas. Outro atrativo do litoral de Linhares é a Praia de Barra Seca, onde é praticado o naturismo. Na área próxima existe infra-estrutura com pousadas para receber os visitantes.

Religião e cultura

Acontece em Linhares na primeira semana de junho a Festa de Caboclo Bernardo, herói que salvou 128 marinheiros de um naufrágio na foz do Rio Doce, no final do Século XIX. Convergem para a vila de Regência todos os anos tradicionais bandas de Congo do Estado com o intuito de prestar homenagens ao herói.

Grupos folclóricos:

  • Banda de Congo Mirim Caboclo Bernardo, de Regência;
  • Banda de Congo adulto São Benedito, de Regência;
  • Banda de Congo de Povoação, adulto e mirim;
  • Banda de Congo do Guaxe, adulto;
  • Grupo de Folia de Reis de Povoação;
  • Grupo de Folia de Reis de Bebedouro;
  • Grupo Musical Lira 8 de Dezembro.

Religião predominantemente cristã em suas sub divisões, além de algumas outras :

  • Católica Apostólica Romana
  • Protestante

Paróquias

  • Nossa Senhora da Conceição (Centro)
  • Bom Pastor (Interlagos)
  • Santíssima Trindade (BNH)
  • Santa Rita de Cássia (Araçá)
  • São Paulo Apóstolo (Bebedouro)

Esportes

No futebol profissional, hoje Linhares é representado na FCA pelo Linhares Futebol Clube,[2] com um centro de treinamento localizado no bairro Três Barras e buscando alcançar a série B do Campeonato Brasileiro. Atua na Série A do Campeonato Capixaba e já revelou vários talentos no Brasil e exterior.

Linhares se destaca também por diversas categorias desportivas com destaque para o Handebol Masculino e Feminino, exportador de talentos para seleções e referência capixaba.

  • Linhares Futebol Clube

Fundação: 16 de agosto de 2001
Mascote: coruja azul
Cores: azul e branco
Presidente : Jaíton Recla

Bairros e loteamentos

Centro; Colina; Conceição; Juparanã; Três Barras; Aviso; Araçá; Shell; BNH; José Rodrigues Maciel; Lagoa do Meio; Jardim Laguna I; Jardim Laguna II; Parque Residencial Exposição; Interlagos I; Interlagos II; São José; Linhares V; Boa Vista; Nova Esperança; Movelar; Planalto; Santa Cruz; Canivete; Vila Izabel; Palmital; Vila Betânia; Vila Capixaba.

Distritos: Bebedouro; Desengano; São Rafael; Córrego Japira; Farias; Rio Quartel; Guaxe; Regência Augusta;

Litoral: Pontal do Ipiranga; Povoação; Regência; Urussuquara

Bandeira

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. IUCN Red List
  6. [1]

Ligações externas

Predefinição:Centros sub-regionais do Brasil Predefinição:Mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense