Marcelo Pitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marcelo Pitz
Informação geral
Nome completo Marcelo Nascimento Fagundes
Origem Porto Alegre, RS
País  Brasil
Instrumento(s) baixo
Período em atividade 19851986
Gravadora(s) BMG
Afiliação(ões) Engenheiros do Hawaii

Marcelo Nascimento Fagundes, conhecido profissionalmente como Marcelo Pitz (Porto Alegre,[quando?]) é um baixista brasileiro, um dos fundadores e primeiro baixista do grupo gaúcho Engenheiros do Hawaii.[1]

Participou de dois discos com os Engenheiros; o primeiro foi a coletânea Rock Grande do Sul, onde se reuniam as bandas de rock de maior relevância do Rio Grande do Sul, tais como Garotos da Rua, Os Replicantes e TNT, entre outros.

Depois de duas músicas estouradas nas rádios (Sopa de Letrinhas e Segurança), Marcelo gravou o primeiro disco oficial da banda, intitulado de Longe Demais das Capitais, onde consta a clássica Toda forma de poder.

No disco Revolta dos Dândis, saiu da banda, deixando o baixo com Humberto Gessinger, que ensaiara todo o disco somente com bateria e baixo. Humberto mesmo diz que estava tocando guitarra e não baixo nesse disco. Graças à Pitz, Humberto aprendeu a tocar baixo.

Ao contrário da saída de Augusto Licks, que causou muita polêmica, inclusive com troca de acusações e ofensas via imprensa, a saída de Marcelo Pitz passou quase despercebida. A versão oficial, também proferida por Pitz, diz que ele não deu conta de acompanhar o novo padrão de vida imposto pelo sucesso dos Engenheiros do Hawaii. Mas reza a lenda que havia sérias divergências ideológicas entre ele e os companheiros de banda. Marcelo alardeava que era punk, e servia de chacota para Gessinger e Carlos Maltz. De tanto ser vítima dos mais infantis tipos de provocações, abandonou o barco. Marcelo ficou somente um ano na banda, porém seus arranjos ainda são lembrados e imortalizados pelos fãs.

Atualmente Marcelo é funcionário da Universidade Federal de Pelotas, onde é secretário do curso de Meteorologia [2].

Referências

  1. [h t t p://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/biografia/ Engenheiros do Hawaii - Biografia]
  2. «Faculdade de Meteorologia UFPEL - Corpo Administrativo». Consultado em 02 de agosto de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.