Longe Demais das Capitais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Longe Demais das Capitais
Álbum de estúdio de Engenheiros do Hawaii
Lançamento outubro de 1986
Gravação 1986
Gênero(s) Pós-punk
Reggae
New Wave
Ska
Duração 36:38
Formato(s) LP e CD
Gravadora(s) BMG e RCA
Produção Reinaldo B. Brito
Cronologia de Engenheiros do Hawaii
A Revolta dos Dândis
(1987)

Longe Demais das Capitais é o álbum de estreia da banda de rock brasileira, do Rio Grande do Sul, Engenheiros do Hawaii, lançado em 1986 pela gravadora RCA [1] (posteriormente BMG e Sony BMG, atualmente Sony Music).

Revelada pela coletânea Rock Grande do Sul com as canções Sopa de Letrinhas (até agora, a única parceria entre Humberto Gessinger e Marcelo Pitz) e Segurança, a banda gaúcha lançou em fins de 1986 seu primeiro LP, puxado pelos sucessos Toda Forma de Poder (incluída na trilha sonora da novela Hipertensão, da Rede Globo), Segurança (incluída na trilha sonora da telenovela Corpo Santo, da Rede Manchete) e Sopa de Letrinhas. O disco se destaca pela visão crítica das letras do vocalista Humberto Gessinger, que versam sobre insegurança, falta de perspectiva e existencialismo, com toques políticos.

O disco foi recentemente relançado em vinil pela Sony Music na série Meu Primeiro Disco, que traz os relançamentos dos discos de estréia de vários artistas da gravadora, em vinil e também em CD, com versões demo.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas e compostas por Humberto Gessinger exceto onde indicado. 

N.º Título Compositor(es) Duração
1. "Toda Forma de Poder"     3:14
2. "Segurança (regravação de 1986 para a versão original do ano anterior)"     3:18
3. "Eu Ligo Pra Você"     3:36
4. "Nossas Vidas"     3:05
5. "Fé Nenhuma"     2:45
6. "Beijos Pra Torcida"     1:46
7. "Todo Mundo é uma Ilha"     2:45
8. "Longe Demais das Capitais"     4:07
9. "Sweet Begônia"     2:29
10. "Nada a Ver"     3:18
11. "Crônica"     2:45
12. "Sopa de Letrinhas (regravação de 1986 para a versão original do ano anterior)"   Humberto Gessinger; Marcelo Pitz 3:08
Duração total:
36:38

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Sopa de Letrinhas é, até agora, a única canção composta por Marcelo Pitz.
  • Apesar de terem sido lançadas anteriormente na coletânea Rock Grande do Sul, Sopa de Letrinhas e Segurança ganharam novas versões (leves alterações na letra e na instrumentalização) através deste álbum.
  • A foto da capa era originalmente em Preto e Branco, e recebeu coloração artificial no disco sem conhecimento da banda. A versão remasterizada em CD voltou a ser P&B, para espanto de alguns fãs.
  • Nos últimos shows da turnê do disco, a primeira parte da canção A Revolta dos Dândis foi incluída nos mesmos. O baixista Marcelo Pitz chegou a ensaiar para a gravação do novo disco, mas logo decidiu sair da banda, por não desejar uma mudança de rotina muito radical, com viagens, shows e autógrafos. O baterista Carlos Maltz chegou a declarar, em sua biografia, que "Pitz, que era um cara meio zen, não agüentou o estilo neurótico-maníaco-depressivo que os Engenheiros cantavam e viviam e caiu fora antes do começo das gravações".
  • Além de já ter estado na trilha sonora da novela global Hipertensão, exibida no mesmo ano do lançamento do disco (1986), Toda Forma de Poder também esteve, mais recentemente (2014), em Vitória da TV Record.
  • No fim da turnê que acompanhou o lançamento oficial de Longe Demais das Capitais, a chamada Toda Forma de Tour 86/87, eles tocavam uma música intitulada Facel Vega, que serviria de base para a canção A Revolta dos Dândis, que daria nome ao segundo disco da banda. Outras duas canções tocadas na turnê eram Sprayvo (que fez parte da demo do disco, mas nunca foi utilizada por Humberto Gessinger, nem mesmo em seus discos solo) e Carecas da Jamaica.
  • Ainda durante a Toda Forma de Tour 86/87, o músico Nei Lisboa chegou a cantar uma versão em inglês de Segurança que dizia: "You need someone / to make you feel safe / or else you go insane / or else you go insane".
  • Todo Mundo é Uma Ilha faz referência a um poema de John Donne, onde é afirmado o contrário: nenhum homem é uma ilha. O poema também é citado de forma similar no título do livro Por Quem os Sinos Dobram de Ernest Hemingway.
  • O refrão de Crônica (Você, que tem idéias tão modernas / É o mesmo homem que vivia nas cavernas) é uma citação do livro Segundo Diário Mínimo, do escritor italiano Umberto Eco.
  • Humberto Gessinger declarou que a história da canção Segurança é fictícia, porém, pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento.
  • A primeira fase beirava o amadorismo: nem a gravadora nem a banda apostavam em sucessos. O disco foi gravado e somente depois do estouro nacional de "Toda Forma de Poder" e "Segurança" o trio Gessinger, Pitz e Maltz assinou contrato com a RCA, hoje Sony Music.

Formação[editar | editar código-fonte]

Convidados[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Técnico de gravação: Walter Lima
  • Direção de arte: Miguel Plopschi
  • Coordenador de gráfico: Tadeu Valério

Referências

  1. «Longe Demais Das Capitais». AllMusic. Consultado em 05 de fevereiro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Engenheiros do Hawaii é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.