NX Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nxzero)
NX Zero
NX Zero
NX Zero durante apresentação em 2009.
Informação geral
Origem São Paulo, SP
País Brasil
Gênero(s)
Período em atividade
  • 2001–17
  • 2023
Gravadora(s)
Integrantes
Ex-integrantes
  • Philip Peep
  • Yuri Nishida
Página oficial Página Oficial

NX Zero é uma banda brasileira de rock formada em 2001 na cidade de São Paulo.[2] Composta por Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra e vocal de apoio), Dani Weksler (bateria), Caco Grandino (baixo) e Fi Ricardo (guitarra). Na formação original, Yuri Nishida e Philip foram membros fundadores da banda ao lado de Caco, mas deixaram o grupo sendo substituídos por Gee Rocha e Di Ferrero.

Segundo a ABPD, a banda já recebeu 2 certificações de Diamante com um total de mais de 100 mil downloads pagos, somente no Brasil.[3]

A banda lançou seu álbum de estreia em 2004, pelo selo Urubuz Records, intitulado Diálogo?. Após este lançamento, a banda passou a aumnetar sua popularidade por casas de shows em São Paulo, chamando a atenção de grandes produtores como Rick Bonadio, e assinando contrato com a gravadora Universal Music por onde lançaram em 2006 o NX Zero, álbum que levou a banda ao sucesso nacional com sucessos como Razões e Emoções, Pela Última Vez e Além de Mim. Em 2008, lançaram seu terceiro álbum, Agora, que assim como o antecessor, foi certificado de platina pela ABPD, e emplacou os sucessos Cedo ou Tarde e Daqui pra Frente, e venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Sete Chaves, lançado em 2009, alcançou o topo das paradas brasileiras com e foi certificado de ouro pela ABPD [4] Em Comum, lançado em 2012 teve os sucessos de Ligação, Maré e Hoje o Céu Abriu, marcando o fim da parceria entre banda e a gravadora Universal e o produtor Bonadio.

Em 2014, a banda lançou, de forma independente, o EP Estamos no Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não, e em 2015, a banda lançou o seu sexto álbum de estúdio, intitulado Norte. Após a turnê do álbum Norte finalizada com o lançamento de um álbum ao vivo, a banda anunciou um hiato por tempo indeterminado. [5]

História[editar | editar código-fonte]

2001 - 2005: Criação da Banda e Diálogo?[editar | editar código-fonte]

A banda iniciou suas atividades oficialmente no dia 10 de abril de 2001, formada pelo guitarrista e vocalista Yuri Nishida. Na época, a banda era um power trio com apenas uma guitarra, um baixo e uma bateria. A banda se chamava NX Zero Granada. É por este motivo que hoje, o atual vocalista, Di Ferrero, tem uma tatuagem de uma granada com asas nas costas. O grupo se destacou em São Paulo, onde bandas como Hateen e CPM 22 tocavam. Com o passar do tempo, a banda foi criando várias composições e atraindo a atenção dos grandes empresários do mundo da música.

Em 2004, ainda com Yuri Nishida dividindo os vocais com Di Ferrero e Gee Rocha, a banda muda o nome para NX Zero (uma abreviação para Nexo Zero) e lança seu primeiro álbum de estúdio, Diálogo? pelo selo Urubuz Records.[6] Apesar do fato de ter sido gravado por uma produtora não tão conhecida, o disco foi um sucesso de vendas, alcançando a marca de sete mil cópias vendidas sendo um álbum independente.

2006 - 2008: NX Zero e Agora[editar | editar código-fonte]

NX Zero durante um show em 2007.

Em 2006, a banda assumiu as primeiras posições nas rádios do país. O NX Zero foi a primeira banda independente a conseguir alcançar a primeira posição do extinto programa musical Disk MTV. Após esse feito, a banda assinou com a Universal Music e lançou seu segundo álbum, o homônimo NX Zero. A primeira música de trabalho do álbum, Além de Mim, fez enorme sucesso e a banda conseguiu o prestígio nacional. O primeiro grande prêmio que receberam, foi o Prêmio Multishow de Música Brasileira 2007 na categoria "Revelação". Durante esse ano, a banda fez uma parceria com Armandinho no programa Estúdio Coca Cola, da MTV Brasil. O segundo single de trabalho foi Razões e Emoções, que foi o single de maior sucesso da banda. A banda também venceu o MTV Vídeo Music Brasil 2007 nas categorias "Hit do Ano" e "Artista do Ano". Então, foi lançado um clipe da canção Mais e Mais, extraída do DVD MTV ao Vivo: 5 Bandas de Rock, ganhando assim um videoclipe ao vivo, mas que acabou não virando single.

Ainda em 2007, a banda lançou o terceiro single do álbum homônimo, a canção Pela Última Vez. Também foi lançada no Brasil a nova versão da canção de Nelly Furtado, All Good Things (Come to an End), que contou com participação de Di Ferrero nos vocais.

Em 2008, é lançado o terceiro álbum do NX Zero, Agora, que teve como primeira música de trabalho a faixa Cedo ou Tarde, composta para o pai do guitarrista Gee Rocha e que alcançou o 1.º lugar nas paradas. Esse álbum conta com várias participações especiais; nas faixas Bem ou Mal e Além das Palavras, o rapper Túlio Dek, e um coro na faixa Cartas pra Você, com duas integrantes do extinto grupo Rouge, Aline Wirley e Karin Hils, além da faixa Silêncio, que foi escrita por dois membros da banda Fresno. Ainda em 2008, o vocalista Di Ferrero foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio Slime na festa de premiação do canal a cabo Nickelodeon e a banda venceu as três categorias nas quais fora indicada no prêmio mais popular de música brasileira, o MTV Vídeo Music Brasil.[7] O disco venceu o Grammy Latino de 2009 na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

2009 - 2010: Sete Chaves e Projeto Paralelo[editar | editar código-fonte]

Daniel tocando bateria durante show em João Pessoa, em 2009.

Em 2009, a banda lançou seu quarto álbum, Sete Chaves, que obteve êxito nas vendagens e no primeiro single, a canção Espero a Minha Vez que liderou as paradas de sucesso do Brasil, sendo a quinta canção da banda a alcançar a 1.ª posição nas paradas musicais.[8]

Ainda em 2009, a banda ganhou o prêmio "Melhor Banda do Ano" no especial de premiações Melhores do Ano de 2009, do programa Domingão do Faustão, exibido pela Rede Globo, graças ao álbum Sete Chaves e ao single Só Rezo.[9]

Em 2010, a banda lança seu primeiro álbum de remixes, Projeto Paralelo. No dia 28 de outubro, foi lançado o webclipe Só Rezo 0.2, que tem a participação dos rappers Emicida e Yo-Yo. O álbum foi produzido por Rick Bonadio, traz quatro músicas inéditas e dez regravações com nova roupagem e rappers dividindo os vocais com Di Ferrero. No álbum, participam entre os brasileiros, Chorão, Emicida, Rincon Sapiência, Rappin' Hood, Kamau, Gabriel, o Pensador e Negra Li. Entre os convidados estrangeiros estão Smoke Thugs, Aggro Santos, Freddie Gibbs, Kurupt e Yo-Yo, além de DJ King e outros nos scratches.

2011 - 2013 NX Zero Ao Vivo 10 Anos e Em Comum[editar | editar código-fonte]

"Começamos a abrir o leque de notas, de composições. As músicas foram feitas com base no lance de você pensar mesmo no que está acontecendo hoje em dia e nas coisas que se passam. Depois de 10 anos, a banda toda estava com a ideia de querer somar, crescer e evoluir."

— Gee Rocha sobre a evolução das composições e sonoridade da banda.

Em 2011, é lançado o primeiro álbum ao vivo da carreira da banda, Multishow ao Vivo: NX Zero - 10 Anos. Trata-se do registro ao vivo em comemoração aos seus dez anos de carreira, que aconteceu no Via Funchal, em São Paulo. No DVD, estão incluídas as músicas que mais fizeram sucesso na história da banda, como Só Rezo, Além de Mim, Daqui pra Frente, Cedo ou Tarde, Pela Última Vez e Razões e Emoções, incluindo até mesmo algumas versões em 0.2 lançadas no álbum Projeto Paralelo, em 2010[10]. No dia 24 de setembro do mesmo ano, a banda abriu o Rock in Rio IV no Palco Mundo, marcando assim sua primeira aparição no festival.[11]

Em 14 de agosto de 2012, foi lançado o 5.º álbum de estúdio, Em Comum, apresentando músicas totalmente inéditas, com temas e estilos diferenciados do que a banda era acostumada a tocar. Este álbum conta com os singles Ligação e Maré, lançados em 24 de julho. Em uma entrevista ao site Cifra Club, realizada no dia 30 de agosto de 2012, a banda adotou um estilo mais suave introduzido nesse álbum, como arranjos mais leves e a maior utilização de efeitos harmônicos nas guitarras, além do tema das músicas, que mudou de canções de amor para canções que relatam temas mais cotidianos.[12]

2014 - 2017: Norte e hiato[editar | editar código-fonte]

NX Zero durante show em 2014.

Após o fim do contrato com a Universal Music, a banda se desvinculou do produtor Rick Bonadio, e alugou uma casa no Litoral Norte de São Paulo para novas inspirações musicais e a gravação de um novo disco independente. o Vocalista Di comentou: "Rolou aquele sentimento de ser uma máquina ou produto, aí onde ficava a arte em tudo isso? Pensei até em tirar uns seis meses de férias, mas me senti mal comigo mesmo."

Em 18 de novembro de 2014, a banda lança seu primeiro EP, Estamos no Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não.

Em 7 de agosto de 2015, a banda lança seu 6.º álbum de estúdio, Norte, que marca o retorno da banda após um período de crise, agora com a gravadora Deckdisc e produzido por Rafael Ramos. O show de lançamento do álbum ocorreu no dia 19 de setembro, em São Paulo, na casa Audio Club. O repertório contou com todas as faixas do álbum, além dos maiores sucessos da banda. Com o projeto mundial #NewMusicFriday, lançado em julho de 2015, que visa lançar novas músicas às sextas-feiras, a banda aderiu ao projeto e resolveu lançar uma nova música a cada sexta-feira até o lançamento oficial do álbum. O primeiro single foi Modo Avião, lançado no dia 10 de julho,[13] a segunda foi Pedra Murano, no dia 17 de julho,[14] a terceira faixa divulgada foi Mandela, no dia 24 de julho,[15] e a quarta, foi Breve Momento, no dia 31 de julho.[16]

Em março de 2017, a banda anunciou o lançamento do EP digital Norte Session, a gravação traz quatro músicas que foram registradas de bandas convidadas para a série de vídeos homônima, lançada no seu canal do YouTube. Durante a sessão, a banda gravou releituras das próprias músicas presentes no álbum Norte, e dos singles Piloto Automático e Gole de Sorte, do grupo Supercombo, Carranca e Breve Momento, do grupo Vivendo do Ócio.[17]

No dia 10 de junho de 2017, no programa Altas Horas, Di Ferrero anunciou que a partir de dezembro, os membros da banda iriam tirar um período de hiato sem previsão de volta, para se dedicarem aos seus projetos pessoais[18][19] Sobre a pausa, o vocalista Di comentou: "A gente vai cumprir todos os nossos compromissos, nossa agenda e a partir de Dezembro, pra frente, a gente vai tirar um período sabático por tempo indeterminado, por enquanto, para a gente se dedicar às nossas coisas pessoais. Tudo numa boa, a gente está super feliz, a gente tem uma amizade incrível. […] A gente precisa disso, acho que vai ser saudável esse período para a banda, para depois a gente voltar de uma forma renovada, enfim, com um projeto novo, um disco novo."

Antes do hiato, no dia 14 de junho, a banda gravou seu segundo DVD ao vivo no Audio Club, em São Paulo, Norte ao Vivo, que registra em CD duplo e DVD o fim da turnê.

2023: Retorno[editar | editar código-fonte]

Di Ferrero durante show do NX Zero em Amapá pela Tour Cedo ou tarde em 2023

Em janeiro de 2023, a banda publicou vídeo no Instagram em que integrantes aparecem manejando seus respectivos instrumentos antes de começarem a tocar trecho de Além de Mim.[20] Em 11 de março de 2023, os integrantes do NX Zero se reuniram para se apresentar no programa Caldeirão com Mion e anunciaram uma turnê intitulada "Tour Cedo ou Tarde" [21][22] A banda anunciou mais de 40 shows por todo o Brasil, finalizando com duas apresentações esgotadas no Allianz Parque, em São Paulo.[23]

Em 13 de Julho de 2023, a banda lançou sua primeira canção inédita em 8 anos, chamada "Você vai lembrar de mim" [24]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Philip Peep: vocal e baixo (2001 - 2003)
  • Yuri Nishida: guitarra (2001 - 2004) e vocal (2003 - 2004)

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de NX Zero

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • NX Zero Tour (2006–08)
  • Turnê Agora (2008–09)
  • Turnê Sete Chaves (2009–11)
  • Projeto Paralelo (2011–12)
  • Turnê Em Comum (2012–14)
  • Tour Norte (2015–17)
  • Saidera Tour (2017)
  • Tour Cedo ou Tarde (2023)

Referências

  1. https://music.apple.com/br/artist/nx-zero/440066122?l=en
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome rock
  3. Zero ABPD — Associação Brasileira de Produtores de Discos
  4. «CERTIFICADOS». Pro-Música Brasil. Consultado em 21 de novembro de 2023 
  5. Hahne, Stephanie (11 de junho de 2017). «NX Zero anuncia pausa por tempo indeterminado e afirma: "tudo numa boa"». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 21 de novembro de 2023 
  6. «NX Zero, a banda sucesso de 2007». Claudia. 30 de outubro de 2008. Consultado em 10 de outubro de 2023 
  7. VMB 2008: premiação da MTV consagra NX Zero Diário do Nordeste. Visitado em 2 de Fevereiro de 2009.
  8. Novo CD do Nx e nova musica lideram as paradas Arquivado em 6 de outubro de 2009, no Wayback Machine. Pop Line. Visitado em 23 de Novembro de 2009.
  9. [1] Globo. Visitado em 10 de agosto de 2009.
  10. — NX Zero lança sétimo álbum e celebra nova fase
  11. — NX Zero faz show curto e barulhento na abertura do Palco Mundo
  12. Guitarrista da banda NX Zero fala sobre o novo disco, carreira e mais .
  13. Daiv Eickhoff (10 de julho de 2015). «Confira "Modo Avião", novidade do NX Zero». ROCKLine. Consultado em 20 de julho de 2015 
  14. «NX Zero lança a inédita "Pedra Murano"». ROCKLine. 18 de julho de 2015. Consultado em 20 de julho de 2015 
  15. «Ouça "Mandela", mais uma faixa do novo disco do NX Zero». ROCKLine. 24 de julho de 2015. Consultado em 29 de julho de 2015 
  16. «NX Zero continua contagem regressiva para novo disco com faixa inédita; ouça "Breve Momento"». ROCKLine. 31 de julho de 2015. Consultado em 31 de julho de 2015 
  17. Rakky Curvelo (9 de março de 2017). «NX Zero lança EP digital "Norte Sessions" com participações de Supercombo e Vivendo do Ócio». Tenho Mais Discos que Amigos. Consultado em 25 de dezembro de 2017 
  18. Altas Horas | Nx Zero conta que vai dar uma pausa | Globo Play, consultado em 14 de junho de 2017 
  19. Hahne, Stephanie (11 de junho de 2017). «NX Zero anuncia pausa por tempo indeterminado e afirma: "tudo numa boa"». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 21 de novembro de 2023 
  20. Vlahos, Dimitrius (19 de janeiro de 2023). «NX Zero retorna com formação original e turnê em 2023». Rolling Stone. Consultado em 19 de janeiro de 2023 
  21. Lopes, Léo. «NX Zero anuncia turnê nacional de retorno após cinco anos de hiato». CNN Brasil. Consultado em 11 de março de 2023 
  22. Ernani, Felipe (2 de fevereiro de 2023). «"Cedo ou Tarde": NX Zero anuncia turnê de reunião com shows de Norte a Sul do Brasil». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 21 de novembro de 2023 
  23. Ernani, Felipe (16 de maio de 2023). «NX Zero anuncia show extra em SP após esgotar ingressos». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 21 de novembro de 2023 
  24. Ernani, Felipe (13 de julho de 2023). «"Você Vai Lembrar de Mim": NX Zero presenteia fãs com inédita que atiça nostalgia e celebra legado do Emo brasileiro». Tenho Mais Discos Que Amigos!. Consultado em 21 de novembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre NX Zero:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata