Omri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Omri
Omri
Nascimento 940 a.C.
Morte 874 a.C. (65–66 anos)
Samaria
Cidadania Reino de Israel
Filho(a)(s) Acabe, Nimshi
Ocupação monarca
Religião Mitologia cananeia

Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri.Foi o primeiro Rei da dinastia V de Israel. Era o comandante-chefe do exército quando Zimri assassinou o Rei Elá e se tornando rei (segundo algumas cronologias, em 885 a.C.). Isso aconteceu no 27.º ano de Asa, Rei de Judá.

Nada consta sobre os ancestrais de Onri, nem mesmo o nome de seu pai ou de sua tribo. Onri fundou a terceira dinastia de Israel (precedida pelas de Jeroboão e de Baasa), seu filho Acabe e seus netos, Acazias e Jeorão, sucederam-no, os quatro juntos totalizando uns 46 anos (c. 951-905 AEC) no trono. Atalia, neta de Onri, governou seis anos sobre o trono de Judá. (2Rs 8:26; 11:1-3; 2Cr 22:2) Jeú, que exterminara a casa de Acabe e estabelecera a dinastia seguinte de Israel, é chamado de “filho [isto é, sucessor] de Onri” no Obelisco Negro de Salmaneser III. (Ancient Near Eastern Texts [Textos Antigos do Oriente Próximo], editado por J. Pritchard, 1974, p. 281) De fato, os assírios continuaram a chamar Israel de “a terra de Onri” e os reis de Israel de “a casa de Onri” por muito tempo depois de os descendentes dele terem deixado de governar — um tributo ao poder dele.

Onri chegou ao trono, não por sucessão, mas pela espada. Ele tinha sido chefe do exército de Israel sob o Rei Elá (e, talvez, sob o seu predecessor, Baasa) quando Zinri, chefe da metade dos carros, derrubou Elá, assumiu o reinado e exterminou a casa e os amigos de Baasa. Assim que isto foi comunicado ao exército israelita, naquela ocasião acampado contra os filisteus em Gibetom, “todo o Israel” — evidentemente os cabeças tribais “no acampamento” — fez de Onri o seu rei. Retiraram-se imediatamente de Gibetom e tomaram de assalto a Tirza, capital de Zinri. Vendo perdida a sua causa, Zinri incendiou a casa do rei com ele mesmo dentro dela, pondo assim um fim trágico ao seu governo de sete dias. — 1Rs 16:8-20.

Mas, surgiu um novo rival de Onri — Tibni, filho de Ginate. O povo permaneceu dividido por uns quatro anos, tempo durante o qual presumivelmente grassou a guerra civil até que os apoiadores de Onri derrotaram os de Tibni, garantindo para Onri o governo indisputado. Zinri falecera no 27.° ano do Rei Asa, de Judá (c. 951 AEC). (1Rs 16:15-18) Por fim, no 31.° ano de Asa (c. 947 AEC), Tibni morreu de um modo não declarado, deixando para Onri cerca de oito anos de governo exclusivo. — 1Rs 16:21-23, 29; veja CRONOLOGIA.

Atribui-se “potência” ao Rei Onri. (1Rs 16:27) Segundo as linhas 4 a 8 da Pedra Moabita , Onri impôs sujeição a Moabe, domínio este a que Acabe deu prosseguimento. (2Rs 3:4) Em meados de seu reinado, Onri mudou sabiamente sua capital de Tirza, que com tanta facilidade capturara. Comprou o monte que pertencia a Semer, bem apropriado para ser fortificado, e construiu ali uma nova cidade, Samaria, capaz de suportar longos sítios. (1Rs 16:23, 24) As inscrições em cuneiforme também o chamam de fundador dela, e foi também o local de seu sepultamento. (1Rs 16:28) Durante o seu reinado, Onri sofreu vários reveses, tais como o de ter de entregar algumas cidades ao rei da Síria (1Rs 20:34) e de ser obrigado a pagar tributo à Assíria, sendo ele o primeiro rei israelita a fazer isso.

No campo religioso, Omri deu continuidade à tendência decadente do reino setentrional; prosseguiu com a idolatria de Jeroboão; de fato, ele “fazia o que era mau aos olhos de Jeová e veio a fazer pior do que todos os que o precederam”. (1Rs 16:25, 26) Uns 200 anos depois, por meio de Miqueias, Jeová condenou Israel por seguir “os estatutos de Onri”. — Miq 6:16.

Árvore genealógica baseada na Bíblia:[editar | editar código-fonte]

Onri
Etbaal
Acabe
Jezabel
Acazias de Israel
Jorão de Israel
Atalia
Jeorão de Judá
Acazias de Judá
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Barker, Burdick, Stek, Wessel, Youngblood (Eds.). (1995). The New International Version Study Bible. (10th Ann ed). Grand Rapids, MI: Zondervan.
  • Bright, John. (2000). A History of Israel. (4th ed.). Louisville, KY: Westminster John Knox Press.
  • DeVaux, Roland. (1997). Ancient Israel. (John McHugh, Trans.) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Freedman, David Noel (Ed.). (2000). Eerdmans Dictionary of the Bible. (pp. 597) Grand Rapids, MI: Eerdmans.
  • Wood, Millard, Packer, Wiseman, Marshall (Eds.). (1996). New Bible Dictionary (3rd ed.) (pp. 477). Downers Grove, IL: Intervarsity Press.

Precedido por
Zimri
Rei de Israel
Albright: 876 a.C. – 869 a.C.
Thiele:   885 a.C. – 873 a.C.
Galil:      884 a.C. – 873 a.C.
Sucedido por
Acabe