Piauí Pop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Piauí Pop
Período de atividade 2004 - 2009
Local(is) Jockey Club, Teresina, Piauí, Brasil
Página oficial http://www.piauipop.com.br/

Piauí Pop é um festival de pop rock que acontece anualmente em Teresina, Piauí. Desde 2004, ano que foi realizado pela primeira vez, é sediado no Jockey Club da capital piauiense. No ano de 2009 e seguintes há previsão de outros espaços sediarem o Festival.

Produção[editar | editar código-fonte]

O festival surgiu de uma iniciativa da empresa MP&A, a TV Cidade Verde(afiliada local do SBT) e a empresa D&E Entretenimentos que realiza o Ceará Music. Com essa união surgiu em 2004 um dos principais festivais de música,arte e cultura do Meio-NOrte do Brasil, transformando Teresina na capital do Pop Rock. O Slogan do evento tem sido: "Piauí Pop, a gente se encontra lá!".

Edições do Evento[editar | editar código-fonte]

2004[editar | editar código-fonte]

Nos dias 2 e 3 de julho de 2004, o Piauí Pop teve como um dos objetivos o estímulo de novos talentos musicais e valorização da produção regional. Produziu-se um grande encontro cultural com diversas manifestações artísticas regionais e com a valorização de artístas consagrados regionais, que intitularam os três palcos do evento - três nomes da música do Piauí: Torquato Neto, Assis Davis e Maria da Inglaterra.

Nessa primeira edição do evento apresentaram-se, além das bandas locais no palco Assis Davis, atrações alternativas no palco Maria da Inglaterra e no palco Torquato Neto, sete bandas de Pop Rock do cenário nacional: Charlie Brown Jr., O Rappa e Los Hermanos no primeiro dia e CPM 22, Cidade Negra, Titãs e Biquini Cavadão no segundo dia do evento.

2005[editar | editar código-fonte]

Em sua segunda edição e com uma estrutura maior, o Piauí Pop se afirma como um dos principais eventos no cenário cultural do estado. A música pop conquista o público jovem e, se já era um dos estilos preferidos dos anos 80 e 90, passa a ser também a mais prestigiada da década, conquistando o público de todas as idades no Estado.Nessa edição apresentaram-se no palco Torquato Neto: Detonautas, Os Paralamas do Sucesso e Cidade Negra na primeira noite; Biquini Cavadão, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e Angra fizeram a alegria do público na segunda noite; Tribo de Jah, Skank, Pitty e CPM 22 fizeram a noite de encerramento do festival.

2006[editar | editar código-fonte]

Na sua terceira edição, o Piauí Pop inova oferecendo ao público novos espaços e novas atrações. Nesse ano, o evento mostra mais uma vez porque é sucesso entre as galeras de todas as idades e estilos. O encontro anual de alguns dos principais artistas da música pop nacional contou com algumas novidades. Nesse ano a primeira noite do evento (14/07) contou com as bandas CPM 22, Capital Inicial e Cidade Negra no palco Torquato Neto. No segundo dia de festival (15/07) foi a vez de Los Hermanos, Barão Vermelho, Lulu Santos e Detonautas se apresentarem no palco principal. No domingo (16/07), encerrando o festival apresentaram-se:Planta e Raiz, Kid Abelha, O Rappa e Biquini Cavadão.

2007[editar | editar código-fonte]

Nos dias 6, 7 e 8 de Julho, o Jockey Club foi sede da quarta edição do evento. Natiruts, O Rappa, Skank, Angra, Luxúria, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Charlie Brown Jr., Lulu Santos, Pitty e Biquini Cavadão foram as atrações nacionais que movimentaram o festival, juntamente com muitas atrações locais.

2008[editar | editar código-fonte]

Nos dias 4, 5 e 6 de Julho, o Jockey Club foi sede da quinta edição do evento. Foram as seguintes atrações nacionais que movimentaram o festival, junto com muitas atrações locais: -Sexta (04/6) NXZero, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial e Almah

-Sáado (05/6) Gabriel, O Pensador, Vanessa da Mata, Os Paralamas do Sucesso e Natiruts

-Domingo (06/6) Banduirá (Atração Convidada), Ana Carolina, O Rappa e Monobloco

Na tenda eletrônica:

Sexta - 04/7 - Pastel (electro),Donato (electro - punk),Vinicius Veras (electrohouse,Fábio (Techno),Life Style (Psy SP),Ayhuaska (Psy).

Sábado - 05/7 - LeuzZ e Mano Robson Mc (Hip Hop),DavidfX (electrohouse),Carlos Kleber (Techno),AUDIO-X (Psy SP, Phypho (Psy).

Domingo - 06/7 - Gringo Vs Dudu Carioca (Hip Hop), Thico (Minimal), Dorivan (Progressive House), Fabricio Vs.Byron (Drum n Bass), INGRID (Electro 3plus+ SP), Eduardo Marreiros Vs Samis S. (UpLifting Trance), Kronus (Time Control Live) (Psy).

2009[editar | editar código-fonte]

A sexta edição do evento aconteceu no Centro de Convenções Atlantic City, no dia 4 de julho.

Uma super estrutura inédita nesta casa de shows foi montada, em uma área de 14 mil metros com 2 Palcos no Espaço Show, um novo espaço, o EletroReggae e também uma nova área VIP, o Espaço Pega Leve.

As atrações que comandaram a festa foram Detonautas, Jota Quest, Rita Lee, O Rappa e Biquini Cavadão encerrando a festa, além de André Pulse e Perplex Live no Espaço EletroReggae.

Está foi a primeira vez que Jota Quest e Rita Lee participaram do evento.

Espaços[editar | editar código-fonte]

  • Dois Palcos
  • Tenda Eletrônica)
  • Mercado Mix
  • Camarotes
  • Espaço Jazz Blues
  • Espaço Alimentação
  • Espaço Saude
  • Hot Space Burn(área Vip a frente do palco principal)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde março de 2010).
  • No primeiro semestre de 2004, embalados pelo grande sucesso de seu Acústico MTV os Santistas do Charlie Brown Jr foram a primeira banda a confirmar presença no Piauí Pop em entrevista do publicitário Marcus Peixoto no Jornal do Piauí na TV Cidade Verde. Tao fato se tornou um marca do evento e todos os anos o público aguarda a presença de Marcus Peixoto no Jornal apresentado por Amadeu Campos para saber informações do evento.
  • Vindo para se apresentar na primeira noite do evento em 2004, Chorão (vocalista do Charlie Brown Jr.) e Marcelo Camelo (vocalista do Los Hermanos) se desentenderam no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, no dia 2 de julho de 2004. O vocalista do Charlie Brown teria ido tirar a limpo as críticas que Camelo fez ao grupo dele. O episódio terminou em agressão e Marcelo Camelo está processando Chorão pela cabeçada que levou no nariz, o que teria obrigado o músico a fazer cirurgias de correção no local.
  • A banda Kid Abelha estava previamente confirmada para a primeira edição do evento em 2004 mas cerca de um mês antes eles cancelaram sua participação e foram substituídos por Los Hermanos
  • A banda O Rappa foi uma das atrações a se apresentar na primeira edicão no festival. Na segunda edição em 2005 os fãs fizeram até protesto porque a banda não tocaria no festival naquele ano.
  • O festival Piauí Pop revelou uma empatia escondida entre o público piauiense e a banda Biquini Cavadão, banda presente 5 das 6 edições do festival.
  • Consequência das duas curiosidades citadas acima, O Rappa e Biquini Cavadão são as atrações que mais vezes participaram do evento, com cinco apresentações cada.
  • Um dia antes do lançamento oficial do Piauí Pop 2009, a maior comunidade relacionada ao evento no Orkut foi excluida pelo dono. Alegou que, nos 5 anos de existência, a produção nunca agradeceu pelo apoio que dava ao evento.[1]
  • Em 2009 Jota Quest fez sua primeira apresentação no evento, mas em 2007 a banda havia sido confirmada previamente pelos organizadores, mas por divergência de datas foi substituída pelos Paralamas do Sucesso.
  • Antes da edição de 2008, o show da Turnê 20 anos rock de Paralamas do Sucesso e Titãs juntos era um dos shows mais aguardados, mas o Titãs fez um show em Teresina um mês antes do festival e cancelou a participação que faria no evento. O Público teve que se contentar apenas com a apresentação dos Paralamas do Sucesso.
  • Em 2009, junto com o anúncio oficial da edição deste ano do festival, foi confirmada o grupo Exalta Samba, que por não ser de um dos estilos musicais que o evento abrange causou extremo desagrado no público do evento. Com isso o show da banda foi cancelado logo em seguida.
  • Bandas como Skank, Cidade Negra, Pitty, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Forfun, Engenheiros do Hawaii, Mato Seco e Biquini Cavadão já fizeram prévias do evento, shows para acalmar o público que sempre aguarda por cada edição anual do evento. Destas bandas citadas apenas Forfun e Mato Seco nunca chegaram a participar do evento principal que ocorre sempre no início das férias de julho.
  • Participações especiais no Piauí Pop: Bruno Gouveia do Biquini Cavadão participou do show da banda local Dândi, na primeira edição do evento; em 2008 o ex-baterista Carlos Maltz do Engenheiros do Hawaii participou do show de seu antigo grupo e nesse mesmo ano o ator André Ramiro, que atuou no filme Tropa de Elite participou de todo do show do Gabriel o Pensadore foi bem recebido pelo público. Em 2009 o Biquini Cavadão fez um show mais do que especial, contando com a participação especial de Tico Santa Cruz do Detonautas e Rogério Flausino do Jota Quest
  • O apresentador César Filho é considerado o apresentador oficial do evento, pois esteve presente em todas as edições do evento anunciando os shows das atrações nacionais.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]