Portal:Eletrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Electrônica)
Bem-vindo(a) ao Portal Eletrônica,
que faz parte da Wikipédia, a enciclopédia livre que todos podem editar.
Ajuda - Perguntas frequentes - Políticas da Wikipédia - Portais
Hoje é sábado, 27 de abril de 2024 - 09h30min (UTC)
Eletrônica

A Eletrônica (português brasileiro) ou Eletrónica (português europeu) é o ramo da Física em que se estudam os fenômenos que ocorrem com cargas elétricas elementares, as propriedades e comportamento dos elétrons (português brasileiro) ou eletrões (português europeu), dos fótons (português brasileiro) ou fotões (português europeu), das partículas elementares e das ondas eletromagnéticas

Este portal pretende reunir informações relacionadas à Eletrônica e suas ramificações.
Eletrônica Mídia
Mostrar novas seleções(Atualiza o cache)
Artigo selecionado Biografia selecionada

Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que geralmente trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XIX quando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica.

Nos Estados Unidos, a engenharia elétrica é considerada para lidar com os problemas associados com sistemas de energia elétrica e sistemas eletrônicos, sendo que as principais instituições, como o Massachusetts Institute of Technology, California Institute of Technology, Stanford University, e University of Michigan, abordam sistemas elétricos, eletrônica, microeletrônica ou de comunicações de forma integrada à engenharia elétrica. Nos restantes países da América não é diferente. No Brasil, por exemplo, à eletrônica em alguns cursos corresponde a maior parte dos conteúdos abordados durante a graduação em engenharia elétrica. Sendo assim, a distinção entre engenharia elétrica e engenharia eletrônica não ocorre, são considerados um curso comum.

Na Europa, geralmente são ofertados cursos de engenharia eletrotécnica e eletrônica separadamente, onde o primeiro é voltado à sistemas de energia elétrica, e o segundo apresenta maior ênfase nos sistemas eletrônicos. Entretanto, entre as melhores universidades, como a Oxford na Inglaterra, em alguns casos é mantido o título de engenheiro eletricista abrangendo ambos os conteúdos. Outros cursos superiores relacionados com eletrônica são: Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Comunicações, Engenharia Informática, Engenharia Informática e de Computadores, entre outras.

No Brasil, a engenharia elétrica é geralmente cursada em cinco anos, e assim como nos EUA, incorpora a engenharia eletrônica e telecomunicações, tal como é reconhecido pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Frequentemente estão presentes disciplinas que podem sobrepor o processamento de energia e o processamento de informações, como por exemplo, eletrônica industrial.

Walter Bruch (Neustadt an der Weinstrasse, 2 de março de 1908Hanôver, 5 de maio de 1990) foi um engenheiro alemão.

Inventou o sistema de televisão em cores PAL na Telefunken no início da década de 1960. Adicionalmente ao seu trabalho de pesquisador, Bruch deu aulas na Universidade Técnica de Hanôver. Em 1975 recebeu o Anel Werner von Siemens.

Biografia
Nasceu em Neustadt an der Weinstraße, região do Palatinado, Alemanha. O começo de sua carreira profissional, na década de 1930, foi passado em colaboração com Manfred von Ardenne e o inventor húngaro Dénes von Mihaly.

Em 1935 Bruch começou a trabalhar no departamento de Televisão e Física da Telefunken, sob a responsabilidade do professor Fritz Schröter. No verão de 1936 os Jogos Olímpicos foram realizados em Berlim e se tornaram um marco para a tecnologia audiovisual. Bruch foi capaz de realizar o teste de campo com a primeira câmera iconoscópica, desenvolvimento para o qual ele contribuíra. Um ano depois, na Exposição Internacional de Paris, ele apresentou uma televisão iconoscópica por ele projetada. Durante a Segunda Guerra Mundial ele operou um sistema fechado de televisão na base de lançamento de Peenemünde de modo que os lançamentos de foguetes V-2 pudessem ser vistos a uma distância segura em um bunker.

Imagem selecionada Você sabia que...
Créditos: Commons Usuário: Natrij

Um Oscilador de cristal age como um marcador de tempo em relógios de quartzo.

→ O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética? Quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, nele aparece uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético e do tempo das variações.

→ O temporizador 555 é um dos mais populares e versáteis circuitos integrados já produzidos, sendo composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resístores?

Temas

Subtemas
Categorias Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Eletrônica na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Deixe sua crítica ou sugestão na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados aos transportes dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Eletrônica}} em artigos relacionados.
Veja também

 

Onde posso ajudar

Com problemas

Predefinições

Portais relacionados e projetos

Engenharia

Robótica

Tecnologia

WikiProjetos
Projeto CiênciaProjeto Ciência da Computação