Porto de Navegantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portonave
Detalhes
Área 400 mil m²
Extensão do cais 900
MSC Bremen (ship, 2007) 001.jpg

A Portonave S/A - Terminais Portuários de Navegantes ou Porto de Navegantes é um porto privado brasileiro localizado na foz do rio Itajaí, no município de Navegantes, no estado de Santa Catarina.

Tem as certificações ISPS Code, OEA, ISO 9001 e ISO 14001[1]

Localizada na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, a Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007, como o primeiro terminal portuário privado do país. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo.

Reconhecida internacionalmente pela qualidade na prestação de serviços e pela alta produtividade, a Companhia emprega diretamente mais de 1,1 mil colaboradores e tem como premissa o compromisso com a excelência e promoção do desenvolvimento sustentável.

Como um importante diferencial competitivo, a Portonave possui uma câmara frigorífica – a Iceport – totalmente automatizada, com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Além de uma antecâmara com 13 docas para o recebimento das cargas. Ao todo são 50 mil m² de área para armazenagem.

Atualmente, a Portonave possui área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900m, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés).

A posição de destaque é assegurada pela infraestrutura do Terminal: seis portêineres, 18 transtêineres, 40 terminal tractors, cinco empilhadeiras Reach Staker e quatro empilhadeiras para vazios, um scanner e 2,1 mil tomadas reffers estão entre os diferenciais oferecidos pela Portonave.

A Portonave possui a Iceport, que atua como um centro logístico especializado em cargas frigorificadas. Oferece soluções que integram gestão e logística nas operações de armazenagem, transporte rodoviário e Depot de Contêineres Reefer, provendo toda estrutura para a operação de exportação e importação das cargas frigorificadas de seus clientes.A Iceport ocupa uma área de 50 mil m² e tem capacidade estática de armazenagem de 16 mil posições pallets e uma antecâmara com 13 docas para recebimento e expedição de mercadorias. A câmara é totalmente automatizada e possui seis transelevadores, oferecendo maior capacidade operacional com melhor acuracidade na gestão do estoque. Além da câmara, também oferece os serviços de armazenagem para contêineres em Depot e transporte, totalmente gerenciado por uma equipe de colaboradores capacitados e motivados. Fonte: site www.portonave.com.br

Infraestrutura e equipamentos[editar | editar código-fonte]

Cais 900m
Áárea 400 mil m²
Calado 11,3 m
Braços de Atracação 3
Área administrativa 8650 m²
Capacidade do pátio 30 MIL TEUs)
Tomadas reefers 2130
Empilhadeiras 4 Cheio / 3 Vazio
Portêineres 6
Transtêineres 18

Acessos[editar | editar código-fonte]

  • Ferroviário – não há. Existem estudos pela implantação da Ferrovia Leste-Oeste, que ligaria o porto à Argentina, cruzando o Vale do Itajaí e o Oeste Catarinense, e também da Ferrovia Litorânea, saindo de Araquari (provavelmente de Curitiba) até encontrar a malha da Ferrovia Tereza Cristina, no Sul do Estado.
  • Marítimo – a barra, na embocadura do rio Itajaí-Açu, é fixada por dois molhes, norte e sul, e contém a largura mínima de 100m e profundidade de 9 metros. O canal de acesso é constituído de um trecho externo e outro interno, com profundidades de 8m e 8,5m, respectivamente. A parte externa (canal da barra) tem cerca de 1,5 km de comprimento e largura de 100m a 150m, e a interna, 3,2 km, com largura variando entre 100m e 230m.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.