Rochdale Association Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rochdale
Rochdale AFC.png
Nome Rochdale Association Football Club
Alcunhas The Dale
Fundação 1907
Estádio Spotland Stadium
Capacidade 10.249
Presidente Chris Dunphy
Treinador Keith Hill
Material (d)esportivo Errea
Competição League Two
Website Site oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Rochdale Association Football Club é um clube de futebol profissional baseado na cidade de Rochdale , Greater Manchester , Inglaterra. O clube atualmente compete na Liga 1 , o terceiro nível do sistema de ligas de futebol inglês . Apelidado de "the Dale", o clube foi fundado em 1907, mudou-se para o atual estádio, o Spotland Stadium , em 1920 e foi aceito na Football League em 1921. Desde então, o clube permanece na terceira e quarta fileiras do futebol inglês. .

Rochdale só alcançou a promoção três vezes - em 1969, 2010 e 2014. O clube atrai uma base de fãs pequena, mas leal, com uma sequência hardcore de cerca de 2.000 torcedores em média por partida.

História[editar | editar código-fonte]

Rochdale jogou 36 temporadas consecutivas na última divisão da Football League de 1974 a 2010, o mais longo tempo que qualquer time esteve na divisão inferior da Liga, com alguns até mesmo ironicamente chamando de "a Divisão Rochdale". O clube tem a posição média mais baixa de todos os clubes que existiram continuamente na Football League desde sua expansão para quatro divisões em 1921-22 (76) e desde sua expansão para 92 clubes em 1950-51 (79). Além disso, o clube tem a distinção de ter jogado a maior parte das temporadas na Liga Inglesa de Futebol sem chegar aos dois primeiros níveis (89 temporadas até 2016–17) ou ser relegado à Liga Nacional .

O clube chegou à final da Copa da Liga em 1962 . Esta foi a primeira vez que um clube da divisão inferior da liga chegou à final de uma grande competição - onde perdeu para o Norwich City .

Durante sua história, o clube teve três promoções e três rebaixamentos, com promoção em 1969 e 2010 e 2014 e rebaixamento em 1959, 1974 e 2012. O rebaixamento de 1959 seguiu a reestruturação de 1958 que viu a combinação das duas seções da Terceira Divisão em a Terceira Divisão e a Quarta Divisão . Na reestruturação, Rochdale conseguiu garantir um lugar na Terceira Divisão, mas foi rebaixado no final da temporada para a agora mais baixa Quarta Divisão.

1907-1999

Um gráfico mostrando o progresso de Rochdale através do sistema da liga inglesa de futebol de 1907-1908 até o presente

O Rochdale AFC foi formado em 1907. Após a Primeira Guerra Mundial, a Football League foi expandida e o clube aplicou-se sem sucesso para participar. Em 1921, Rochdale foi recomendado para ser incluído na nova Terceira Divisão do Norte , e jogou seu primeiro jogo da Liga em casa contra o Accrington Stanley em 27 de agosto de 1921, vencendo 6-3. No entanto, esta primeira temporada terminou com o clube na parte inferior da Liga, tendo que se candidatar para a adesão.

A primeira promoção do clube aconteceu em 1969, conquistada por uma equipe montada pelo técnico Bob Stokoe , embora fosse o assistente de Stoke, Len Richley, que levou Rochdale à promoção depois que Stoke e se transferiu para o Carlisle United . Nos estágios iniciais da temporada 1969-1970, Rochdale liderou a tabela da Terceira Divisão, despertando esperanças de uma segunda promoção consecutiva. A forma da equipe diminuiu significativamente em torno do Natal de 1969, no entanto, e a incapacidade de interromper o declínio da equipe levou à demissão de Richley. Ele foi sucedido por Dick Conner, que estabilizou a forma do clube e os levou ao 9º lugar. As três temporadas seguintes viram o clube terminar na parte inferior da tabela da Terceira Divisão, evitando por pouco a despromoção de cada vez. A diretoria viu apenas sobreviver na Terceira Divisão como inaceitável e substituiu Conner por Walter Joyce na temporada 1973-74. Este movimento não pagou, e Rochdale foi rebaixado após uma campanha em que venceu apenas 2 dos 46 jogos do campeonato.

O clube terminou o último lugar do campeonato em 1977-78, mas teve sucesso em sua tentativa de reeleição. Southport , que terminou um lugar acima de Rochdale, foi rebaixado e substituído pelo Wigan Athletic . Rochdale terminou em segundo lugar pela segunda vez em 1979-80, mas foi novamente reeleito - por um voto contra Altrincham . Em 1989-90, o clube chegou à quinta rodada da FA Cup pela primeira vez, mas perdeu por 1 a 0 para o Crystal Palace .

Steve Parkin foi apontado como manager em 1998, um período em que o sucesso do clube melhorou significativamente com o surgimento de jogadores talentosos como Gary Jones , Clive Platt , Grant Holt e Kevin Townson .

2000–2010

Parkin saiu para assumir o Barnsley em novembro de 2001, com Rochdale em segundo na terceira divisão. [4] Isso lhe rendeu pouca popularidade com os fãs, especialmente quando ele levou Gary Jones com ele. John Hollins foi nomeado como seu sucessor e o clube terminou a temporada em 5º lugar, entrando no play-off de promoção, onde perdeu para Rushden & Diamonds na semifinal.

O clube chegou à quinta rodada da FA Cup novamente na temporada seguinte, mas perdeu de 3 a 1 no Wolves . Hollins foi substituído por Paul Simpson em 2002, e Alan Buckley , nomeado e demitido como gerente em 2003. Parkin então retornou ao clube como gerente, até ser demitido em dezembro de 2006.

O substituto de Parkin, Keith Hill , que foi inicialmente indicado como gerente interino , tornou-se, sem dúvida, o gerente de maior sucesso do clube até hoje. Hill e seu assistente técnico, David Flitcroft, levaram Rochdale ao quinto lugar em 2007-08, garantindo o play-off. Depois de bater Darlington 5–4 nos pênaltis na semifinal, Rochdale chegou a Wembley pela primeira vez em sua história. Apesar de liderar a partida, eles perderam a final por 3 a 2 para o Stockport County .

Na temporada de 2008-09 , Rochdale alcançou o play-off da Liga Dois pela segunda temporada consecutiva, terminando em sexto na tabela com 70 pontos. A temporada 2009-10 terminou uma espera de 41 anos pela promoção com uma vitória sobre o Northampton Town, com Rochdale garantindo o terceiro lugar na promoção automática. Rochdale continuou sua progressão sob o comando de Keith Hill, agora com o clube por 3 anos, com um lugar garantido na Liga 1 em 2010-11. Em 2010-11, Rochdale terminou em 9º na primeira divisão, com 68 pontos, igualando o maior resultado da liga desde 1969-70.

2010 – presente

Os jogadores de Rochdale Joe Bunney , Peter Vincenti , Matty Lund e Donal McDermott alinham-se em uma parede contra o Blackburn Rovers em julho de 2015

Em 1 de junho de 2011 gerente Keith Hill juntou Campeonato clube Barnsley . O ex- aprendiz do Manchester City e Steve Eyre foi confirmado como substituto de Hill em 12 de junho de 2011. O período de Eyre no Spotland não durou muito, pois foi demitido depois de 27 jogos competitivos no comando. . O último jogo de Eyre foi um empate de 0-0 contra Yeovil , no qual o goleiro do Yeovil, Rene Gilmartin, fez o segundo tempo com um dedo deslocado. Diretor da juventude Chris Beech foi então nomeado como gerente interino. Sob o primeiro jogo da Beech no comando, a equipe empatou em 1 a 1 com Preston North End com um empate de Daniel Bogdanović, que marcou em sua estréia. Os cinco jogos da Beech terminaram com uma derrota por 5 a 1 para o Stevenage e uma derrota por 3-0 para o final da liga Wycombe Wanderers .

Em 24 de janeiro de 2012, John Coleman , de Accrington Stanley, foi confirmado como o sucessor de Steve Eyre e deixou o clube onde esteve por mais de uma década. A primeira partida de John Coleman no comando foi uma vitória por 3-0 em casa sobre Bury no derby local. No entanto, em 21 de abril, Rochdale perdeu por 2 a 1 para o Chesterfield, resultando em rebaixamento da Liga 1 após dois anos no campeonato. Os contratos de John Coleman e Jimmy Bell foram rescindidos por Rochdale em 21 de janeiro de 2013, após uma má execução na forma. Em janeiro de 2013, Keith Hill, anteriormente responsável pela Rochdale de 2007 a 2011, foi nomeado como o novo gerente.

Rochdale foi promovido a League One em 26 de abril de 2014, depois de vencer o Cheltenham Town por 2-0. Jogando no mais alto nível do clube, a temporada de 2014-15 foi a mais bem sucedida do clube até agora. Além de alguns jogos, eles permaneceram na primeira metade do campeonato durante toda a temporada, acabando terminando em 8º lugar, a colocação mais alta da liga. Os resultados notáveis ​​foram um 2-1 fora de casa para Bradford City e vitórias em casa contra o Preston North End e Chesterfield . O clube chegou à quarta rodada da FA Cup, e apesar de ter sido eliminado pela Premier League, permaneceu na disputa pela promoção ao Campeonato.

Play-offs

Rochdale participou do play-off da Football League em três ocasiões. Em 2002, eles perderam de 4 a 3 no total para Rushden & Diamonds . Em 2008, eles passaram pelo Wembley Stadium , derrotando o Darlington na semifinal por 5 a 4 nos pênaltis, depois de um empate por 3 a 3 depois de prolongamento em duas partidas. Ben Muirhead marcou o pênalti crucial para Rochdale. No entanto, apesar de marcar o primeiro gol na final de Wembley, Rochdale sofreu uma derrota por 3 a 2 para o condado de Stockport . Em 2009, Rochdale perdeu 2-1 no agregado de Gillingham nas meias-finais dos playoffs.

Distintivo e cores do clube:

Cores de casa de Rochdale, usadas até a temporada 2006-2007

O escudo do clube usado por Rochdale se concentra em uma variante dos braços do antigo condado de Rochdale . O brasão de armas, baseado nos da família Rochdale local e de renome com certas adições, foi concedido ao Borough pelo Herald's College em 1857. No centro, um escudo mostra um saco de lã e uma planta de algodão, representando a lã local. e indústrias de algodão. Ao redor da borda do escudo estão oito martelos(pássaros). Estes são retirados do brasão da família Rochdale (mencionado acima) e são amplamente utilizados em dispositivos heráldicos. Acima do escudo e leme (na posição tecnicamente conhecida como a "crista" na heráldica) mais representações da indústria local são feitas pela inclusão de lã de lã (suspensa por uma banda) e o centro de ferro de uma antiga pedra de moinho ( conhecida como casca de moinho).

Um lema abaixo do escudo diz "Crede Signo". Aproximadamente traduzido, isso significa "Acredite no signo". O brasão (descrição heráldica oficial) para as armas diz o seguinte: "Argent um embrulho de lã rodeado por dois ramos do algodoeiro florido e conjunto apropriado; um sable bordure carregado com oito martlet do campo; e para uma crista em uma grinalda de as cores um sable de casca de milho e acima de um fleece argent banded ou ".

Quando o Conselho do Distrito Metropolitano de Rochdale foi formado em 1974 (substituindo o Conselho do Condado de Rochdale e cinco outros conselhos do distrito urbano), um novo brasão foi criado e concedido para uso do conselho. Rochdale AFC, no entanto, continuou (e continua até hoje) a adotar os antigos braços do Condado de Rochdale.

As cores atuais de Rochdale são camisas pretas e azuis, calções brancos e meias azuis e pretas. Anteriormente, as cores habituais de Rochdale eram azuis e brancas, introduzidas em 1949. Antes disso, Rochdale usava listras pretas e brancas, que foram influenciadas pelo forte lado do Newcastle United de 1907 (o ano Rochdale foi formado), a faixa que eles adotaram para sua temporada centenária em 2007.

Kit centenário de Rochdale, usado na temporada 2007-2008.

Este kit preto e branco foi reintroduzido na temporada 2007-2008 como o kit centenário único; o novo design influenciado pela Internazionale que o sucedeu foi uma fusão do kit listrado e do kit azul para anunciar o segundo século da existência de Rochdale. Entre 2010 e 2012, as camisas de Rochdale eram predominantemente azuis, com listras pretas no corpo e mangas pretas.

O kit de saída de Rochdale inclui camisas brancas com uma faixa roxa, shorts roxos e meias brancas e roxas. Outros kits históricos de distância incluíram amarelo, verde-azulado, verde e vermelho. Outros kits incluíram camisas brancas com calções pretos, camisas brancas com calções azuis e uma camisa azul com mangas brancas.

Fabricantes de kits e patrocinadores de camisas:

Rochdale tem patrocinado camisas desde 1983. Ex-patrocinadores incluem Carcraft , MMC Estates, All-in-One Garden Center, Smith Metals, KeyTech, Freebetscouk, Cabrini e Cooperativa . Em 28 de maio de 2013, a Crown Oil Ltd foi revelada como novo patrocinador principal do clube.

Foi anunciado em junho de 2009 que o fornecedor de kits para as próximas três temporadas seria a Carbrini .

De 2012 a 2015, o kit de Rochdale foi fornecido pela Fila .

Em 25 de abril de 2015, Rochdale revelou Erreà como seu novo fornecedor.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Rochdale tem várias rivalidades com clubes locais e não locais. Os principais rivais do clube são Bury e Oldham Athletic. Bury, depois de Oldham , é o clube mais próximo da Liga de Futebol de Rochdale, e o desafio também é conhecido como M66 Derby. Apesar de uma rivalidade revivida mais recentemente depois de vários anos em diferentes divisões, os jogos com a Oldham Athletic são indiscutivelmente tão intensos quanto os de Bury.

Esquadrão da primeira equipe:

Em 31 de agosto de 2018.

Não. Posição Jogador
1 GK Josh Lillis
2 DF Joe Rafferty
3 DF Kgosi Ntlhe
4 DF Jimmy McNulty
5 DF Ryan Delaney
6 DF Harrison McGahey
7 MF Stephen Dooley
8 MF Jordan Williams
9 FW Calvin Andrew
10 MF Campos de Callum
11 MF Jordan Williams
12 DF Connor Randall (emprestado pelo Liverpool )
14 MF Oliver Rathbone
15 MF Joe Thompson
16 MF Matt Feito
Não. Posição Jogador
17 MF David Perkins
18 FW Aaron Wilbraham
19 MF Brad Inman
21 DF Sam Hart (emprestado do Blackburn Rovers )
22 GK Brendan Moore
23 DF James Finnerty
24 GK Magnus Norman (emprestado do Fulham )
25 MF Daniel Adshead
26 FW Zach Clough (emprestado pela Nottingham Forest )
27 MF Andy Cannon
28 MF Aaron Morley
31 GK Brad Wade
36 FW Matty Gillam
40 FW Ian Henderson
41 DF Luke Matheson

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de InglaterraSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol ingleses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.