Sabor de Mel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sabor de Mel
Sabor de Mel
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 45 minutos
Criador(es) Jorge Andrade
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Episódios 95
Produção
Diretor(es) Roberto Talma
Tema de abertura "Tantas Palavras", Chico Buarque
Exibição
Emissora original Band
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 4 de abril – 22 de julho de 1983

Sabor de Mel é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Band entre 4 de abril de e 22 de julho de 1983, em 95 capítulos, substituindo Renúncia e encerrando a teledramaturgia da emissora naquele momento.[1] Escrita por Jorge Andrade, com colaboração de Jaime Camargo e Lafayette Galvão, sob direção de Roberto Talma.

Conta com Sandra Bréa, Flávio Galvão, Raul Cortez, Gianfrancesco Guarnieri, Célia Helena, Eva Todor, Mila Moreira e Françoise Forton nos papéis principais.

Produção[editar | editar código-fonte]

Paulo Autran em Guerra dos Sexos.[editar | editar código-fonte]

Originalmente Paulo Autran interpretaria o antagonista Pedro, chegando a ter o nome veiculado nas chamadas da novela, porém o ator desistiu do papel dias antes do início das gravações e aceitou o convite da TV Globo para protagonizarGuerra dos Sexos, sendo substituído por Gianfrancesco Guarnieri.

Reprise de "O Casarão" e boa audiência no início.[editar | editar código-fonte]

Aproveitando o fato da Globo não ter uma "novela das oito" no ar – a emissora exibia uma reprise de O Casarão (1976), uma vez que Sol de Verão teve que ser encerrada meses antes após a morte do protagonista Jardel Filho – a Band colocou anúncios nos jornais e revistas dizendo "A novela das oito mudou de canal. Quem não sabe que a Carolina não vai casar com João Maciel? Dia 4, mude de atitude. A Bandeirantes não reprisa emoção, cria”.

O enigma de Laura se tornou uma febre no Brasil na época e um concurso foi realizado pela emissora, no qual Sandra Bréa diariamente sorteava cartas enviadas pelos telespectadores ao vivo após a novela e lia as respostas. Apenas na última semana alguém a acertou a resposta: o pecado. A novela teve que terminar no sábado, já que a emissora exibiu na sexta-feira uma matéria jornalística sobre a greve nacional dos trabalhadores, algo que era proibido pelo regime ditatorial no Brasil na época, sendo punida com 15 horas for do ar.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Entediada com o mundo dos negócios, a poderosa empresária Laura Lorek publica um enigma no jornal, no qual quem decifrasse ganharia R$ 20 milhões, despertando o interesse de pessoas com objetivos diferentes. É nesta aventura que ela se apaixona pelo charmoso Guilherme, um honesto metalúrgico disputado por Luba e Rebeca, e que desperta a fúria de Alberto, diretor das empresas de Laura que nunca teve uma chance com a viúva mesmo sendo obcecado por ela. Guilherme é filho de Pedro, que está na disputa do enigma e deseja o dinheiro para se aposentar e se livrar da esposa, a submissa e sofrida Isolina.

Entre os outros na disputa está Albertina, que deseja ir a Portugal reencontrar a filha caçula, sequestrada pelo ex-marido após a separação, tendo passado a vida ignorando a outra filha Beatriz. Marta deseja realizar o sonho de vida de sua mãe Jojô de conhecer o mundo. Humberto é um técnico em computação sem interesse no dinheiro, querendo apenas provar que a tecnologia pode resolver o enigma, sendo irmão da solteirona Valquíria, que vê no aposentado Pacheco a última chance de se casar. Já os universitários William, Paulo e Sérgio querem fazer mestrado no exterior. Ainda há Teresa, filha reprimida e recatada de Marta que, ao explodir de líbido, passa a caçar encontros sexuais nos pontos de ônibus.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Sandra Bréa Laura Lorek
Flávio Galvão Guilherme Pereira
Raul Cortez Dr. Alberto Brandão
Gianfrancesco Guarnieri Pedro Pereira
Célia Helena Isolina Pereira
Mila Moreira Luba Assunção
Françoise Forton Rebeca Brandão
Eva Todor Marta Medeiros
Carmem Silva Jojô Medeiros
Claudia Alencar Tereza Medeiros
Júlia Lemmertz Beatriz Ribeiro
Karin Rodrigues Albertina Ribeiro
Elias Gleizer Pacheco
Mayara Magri Terezinha Pereira
Carlo Briani Sérgio
Giuseppe Oristanio Paulo
Taumaturgo Ferreira William
Cristina Prochaska Ângela Medeiros
Zaira Bueno Flávia Medeiros
Maria Helena Imbassahy Valquiria Guerra
Luiz Serra Humberto Guerra
Ileana Kwasinski Fedora
Roberto Orozco Oliveira
Ivan Lima Afonso
Sônia Samaia Sônia
Neide Giacon Irene
Kiko Guerra Devair

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Odilon Wagner Samuel Lorek
Clodovil Hernandes Ele mesmo

Exibição[editar | editar código-fonte]

A telenovela estreou em 4 de abril de 1983, após um hiato de 1 ano sem uma novela das oito desde o repentina retirada de Renúncia da programação da emissora. Em seus primeiros capítulos demonstrou uma audiência bastante favorável para a Rede Bandeirantes, que alcançava os 18 pontos contra o Jornal Nacional e a reprise compacta de O Casarão na Rede Globo.

A novela foi reprisada entre 17 de julho e 31 de outubro de 1989, às 16h30 com 77 capítulos substituindo Cavalo Amarelo e sendo substituída pela série Casa de Irene.

Referências

  1. «Sabor de Mel». Teledramaturgia. Consultado em 5 de maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]