Universidade Estácio de Sá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UNESA)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universidade Estácio de Sá
UNESA
Lema A nossa vida é transformar a sua.
Fundação 1970
Tipo de instituição Privada, com fins lucrativos
Mantenedora Estácio Participações
Localização Brasão da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, Brasão do estado do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro
Docentes 7.719
Reitor(a) Ronaldo Mota, DSc
Vice-reitor(a) Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, PhD
Total de Estudantes 108.468
Página oficial portal.estacio.br

Universidade Estácio de Sá é uma instituição de ensino superior privada brasileira fundada em 1970 no bairro de Rio Comprido, na Zona Central do Rio de Janeiro, como uma faculdade de Direito. A instituição possui 70 campi, com mais de 330 mil alunos e está presente em 20 estados e no Distrito Federal. É administrada pela Estácio Participações e pelo grupo GP Investments, sendo considerada uma das melhores faculdades particulares do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Com 40 anos de história e mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, nas modalidades presencial e a distância, a Universidade Estácio de Sá é uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina. Sua ampla estrutura conta com 36 campi, distribuídos por 13 cidades no estado do Rio de Janeiro, que atualmente atendem a mais de 100 mil alunos.

Fundada em 1970 por João Uchôa Cavalcanti Netto, com a implantação do curso superior de Direito, a instituição foi convertida em universidade no ano de 1988. Em suas atividades, a Universidade Estácio de Sá contribui para o desenvolvimento de capacidades e competências técnicas e promove valores éticos, de justiça e responsabilidade social.

A qualidade do corpo docente e a infra-estrutura da instituição proporcionam aos estudantes o acesso a práticas educativas atualizadas, que promovem o conhecimento e incentivam o empreendedorismo, a produção acadêmica e científica e a participação em projetos sociais, publicações, programas e outras formas de cooperação com a sociedade.

A Missão da Estácio[editar | editar código-fonte]

A missão da Estácio é Educar para Transformar e por isso o nosso programa de responsabilidade social corporativo não poderia ter outro nome senão este. Entendemos que desde a nossa fundação temos um compromisso com nossos alunos e com a sociedade em geral. Nesse sentido, tudo aquilo que fazemos deve servir de exemplo, pois na Estácio tudo educa.

Ao integrarmos academia e gestão, queremos integrar também a prática e a teoria, integrando sonhos com realização, empreendedorismo com inovação. Se o resultado mais visível do nosso trabalho é formar profissionais qualificados e reconhecidos pelo mercado, cujo sucesso seja reflexo de um compromisso de cada colaborador da Estácio e também um diferencial conquistado pelo mérito de cada um dos nossos alunos no Brasil, queremos que nossos estudantes sejam também melhores cidadãos. Cidadãos mais atuantes e mais conscientes de seus direitos e deveres, de suas obrigações para com o Brasil.

As ações de responsabilidade social compõem assim uma parte da inseparável do nosso trabalho. Se a nossa razão social é a Educação, nos parece natural ampliar de forma contínua a nossa contribuição para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade concreta. Esse é o objetivo.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Interior do campus Madureira da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

A Estácio tem ampla estrutura de ensino e oferece cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu em diversas áreas do conhecimento. Também é conhecida pela oferta de Cursos de Férias abertos à comunidade, nos meses de julho e janeiro.

A Universidade Estácio de Sá também oferece a formação internacional nas áreas de hospitalidade sem a necessidade de sair do país, através de parcerias com escolas europeias. É parceira da Lausanne Ecóle Hôtelière (Hotelaria), Lausanne Hospitality Consulting (Turismologia), Alain Ducasse Formation (Gastronomia), Universidade de Coimbra (Direito), Greensboro's Northen Caroline University (Gestão de Seguros) e The Walt Disney World Company (Gestão de Negócios Hoteleiros e Turísticos).[1]

Além do investimento em ensino, também administrou um time de futebol profissional, o Estácio de Sá Futebol Clube, entre 2004 e 2011.

Graduações[editar | editar código-fonte]

Ciências Humanas e Sociais[editar | editar código-fonte]

Ciências Exatas[editar | editar código-fonte]

Ciências Biomédicas[editar | editar código-fonte]

Ex-Alunos da Universidade Estácio de Sá[editar | editar código-fonte]

Lista de Ex-Alunos:

Referências

  1. História Portal Estácio
  2. Martinho da Vila fala ao SRZD sobre desafio de fazer faculdade aos 76 anos (em pt-BR) SRZD | Sidney Rezende. Visitado em 2015-11-25.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]