Venturosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Venturosa
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico venturosense
Localização
Localização de Venturosa em Pernambuco
Localização de Venturosa em Pernambuco
Localização de Venturosa em Pernambuco
Venturosa está localizado em: Brasil
Venturosa
Localização de Venturosa no Brasil
Mapa
Mapa de Venturosa
Coordenadas 8° 34' 29" S 36° 52' 27" O
País Brasil
Unidade federativa Pernambuco
Municípios limítrofes Oeste: Pedra;

Leste: Alagoinha e Pesqueira; Sul: Caetés.

Distância até a capital 249 km
História
Fundação 1962
Administração
Prefeito(a) Eudes Tenório Cavalcanti (PL)
Características geográficas
Área total 338 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 16,706 hab.
Densidade 0 hab./km²
Clima Semi-árido
Altitude 530 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,633 médio
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 46.692 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 3 257,00

Venturosa é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Grotão e pelos povoados de Ingazeira e Tara Velho.

História

Antes de tornar-se município, Venturosa era apenas uma pequena fazenda de nome Boa Sorte. Mesmo em tempos de grande seca, o gado do proprietário da fazenda conseguiu sobreviver às condições climáticas desfavoráveis. Da fazenda, criou-se uma pequena vila chamada Venturosa. O nome veio devido à ventura do fazendeiro que não perdeu os seus animais na seca que afetava a região. A pequena vila crescia, mas pertencia ao município da Pedra, a 12 km de distância. Com o passar do tempo, o município conseguiu ascender economicamente e desprender-se da Pedra, garantindo a sua independência.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º34'29" sul e a uma longitude 36º52'27" oeste, estando a uma altitude de 530 metros. Sua população estimada em 2007 era de 15.576 habitantes.

Solo: Argiloso/arenoso/pedregoso/rochoso

Ocorrência mineral: Granito

Dia de feira: Terça-feira

Padroeiro: São José

Relevo

O município está inserido no Planalto da Borborema - rochas de embasamento cristalino que englobam o sub-domínio de rochas metamórficas -, com domínio hidrogeológico totalmente do tipo Fissural, ideal para a confecção de poços tubulares para captação de água subterrânea.

Vegetação e Clima

A vegetação é composta pela caatinga hipoxerófila.

O clima é do tipo Tropical Chuvoso com verão seco. A estação chuvosa se inicia em novembro com término em agosto, com quadra mais chuvosa de fevereiro a maio (59,6% do total precipitado).

A média pluviométrica anual é de 509,8mm, com 89,4% (455,8mm) da chuva caindo no período mais úmido.

Hidrografia

O município situa-se nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Seus principais tributários são os rios Ipanema, dos Bois e Cordeiro, e os riachos do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Chã de Souza, da Pedra Fixa e Simão. Todos os cursos d'água são intermintentes.

O município conta ainda com o açude Ingazeira, com capacidade de acumulação de 4.800.000m³, regularizando 2.030.400m³ com 80% de garantia (atendimento a piscicultura e empreendimentos agropecuários) e 1.838.400m³ com 95% de garantia (abastecimento humano).

Turismo

Localizada no município de Venturosa a Pedra Furada, é uma das mais belas paisagens da região. A região faz parte do pólo Buíque/Pesqueira/Venturosa que é um dos sete pólos de ecoturismo de Pernambuco apresentado pela Embratur. Em 1985, a Prefeitura de Venturosa construiu o Parque Pedra Furada que dispõe de infra-estrutura básica. Situada em um parque municipal, seu acesso é feito por uma trilha com escadaria (360 degraus). O mirante oferece paisagens de grande beleza.

É constituida por um enorme bloco de formação granítica (com aproximadamente 50 metros de altura), com diversas inscrições rupestres e é utilizada para prática de rapel.

A cidade possui também outros sítios arqueológicos de grande valor historico-cientifíco, como a pedra do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de indíos pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.

A aventura tem como foco principal a subida na pedra para a prática do rapel que parte é apoiado e na grande abertura um rapel livre (negativo).

Na trilha é necessário levar bastante líquido devido a elevada temperatura local em quase toda época do ano e protetor solar.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.