Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:CD)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Netuno (topo) e Tritão (embaixo)

Netuno ou Neptuno tem catorze satélites naturais conhecidos. O maior é de longe Tritão, descoberto por William Lassell em 10 de outubro de 1846, 17 dias após a descoberta do planeta. Mais de um século passou até a descoberta da segunda lua, Nereida. Os satélites de Netuno são nomeados a partir de personagens da mitologia grega ou romana relacionados com o oceano ou Netuno (Poseidon).

Ao contrário de todas as grandes luas dos planetas do Sistema Solar, Tritão é um satélite irregular, pois sua órbita é retrógrada em relação à rotação de Netuno e inclinada com o equador do planeta, o que sugere que tenha sido gravitacionalmente capturada por ele. O segundo maior satélite irregular no Sistema Solar, a lua de Saturno Febe, tem apenas 0,03% da massa de Tritão. Tritão é massivo o suficiente para obter equilíbrio hidrostático e manter uma fina atmosfera capaz de formar nuvens e névoa. Tanto sua atmosfera quanto sua superfície são compostas principalmente por nitrogênio com pequenas quantidades de metano e monóxido de carbono. A superfície de Tritão é relativamente jovem, e foi provavelmente modificada por processos internos nos últimos milhões de anos. A temperatura em sua superfície é de cerca de 38 K (−235 °C).

Dentro da órbita de Tritão há sete satélites regulares, que têm órbitas prógradas e pouco inclinadas com o equador de Netuno. Alguns desses satélites orbitam perto dos anéis do planeta. O maior desse grupo é Proteu. Netuno também tem seis satélites irregulares externos, incluindo Nereida, cujas órbitas são inclinadas e estão muito mais afastadas do planeta. Os dois satélites mais externos, Psámata e Neso, têm as maiores órbitas entre os satélites naturais conhecidos no Sistema Solar. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A discografia da cantora e compositora inglesa Pixie Lott consiste de um álbum de estúdio, seis singles e seis vídeos musicais. Seu álbum de estreia, Turn It Up, foi lançado no dia 14 de setembro de 2009 e debutou na posição de número seis na parada musical britânica UK Albums Chart, além de ser certificado como disco de platina duplo pela British Phonographic Industry (BPI). Anteriormente, as suas duas canções do álbum lançadas como singles, "Mama Do (Uh Oh, Uh Oh)" e "Boys and Girls", tiveram grande sucesso ao atingirem o número um na UK Singles Charts. Os singles seguintes, "Cry Me Out", "Gravity" e "Turn It Up", alcançaram boas colocações no Reino Unido e em outros países europeus. Em 2010, Turn It Up foi relançado sob o título Turn It Up Louder, contando com faixas bônus — dentre elas o single "Broken Arrow" —, e em 2011 terá uma nova versão para os Estados Unidos.


Imagem destacada aleatória

Mauritia flexuosa MHNT.BOT.2005.0.974.jpg Frutos de um buriti (Mauritia flexuosa)

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais