Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Wikipédia:CD)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

LuxorTemple03.jpg

A literatura do Antigo Egito refere-se ao conjunto de escritos em língua egípcia durante o período faraônico do Antigo Egito até o fim da dominação romana. Representa a mais antiga coletânea da literatura egípcia. Junto com a literatura suméria, é considerada a mais antiga literatura do mundo.

A escrita no Antigo Egitohieroglífica e hierática — apareceu pela primeira vez no final do quarto milênio a.C., durante a fase final do Egito pré-dinástico. Até o Império Antigo (século XXVI a.C. ao século XXII a.C.), obras literárias incluíam textos funerários, epístolas e cartas, hinos, poemas e textos autobiográficos comemorativos recontando as carreiras dos funcionários administrativos de destaque. Não foi até o início do Império Médio (século XXI a.C. ao século XVII a.C.) que uma literatura egípcia narrativa foi criada. Esta foi uma "revolução dos meios de comunicação", que, de acordo com Richard B. Parkinson, resultou-se da ascensão da classe intelectual dos escribas, novas sensibilidades culturais sobre individualidade, níveis sem precedentes de alfabetização e o acesso regular a materiais escritos. Entretanto, acredita-se que a taxa de alfabetização fosse menor do que um por cento de toda a população. A criação da literatura foi, assim, uma prática da elite, monopolizada por uma classe de escribas ligados a ofícios do governo e da corte real do faraó no poder. No entanto, não há consenso total entre os estudiosos modernos sobre a dependência da literatura egípcia antiga na ordem sociopolítica das cortes reais. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A seguir apresenta-se a lista dos álbuns que alcançaram a primeira posição da Billboard 200 no ano de 1984. A Billboard 200 é uma tabela musical dos Estados Unidos publicada semanalmente pela revista Billboard, que classifica o desempenho comercial de álbuns e extended play (EP). Antes da Nielsen SoundScan começar a controlar as vendas em 1991, a revista fazia uma estimativa de vendas físicas dos álbuns em lojas de discos, usando serviços telefónicos e fax. Os dados eram baseados em posições feitas pelas lojas dos discos mais bem vendidos, não em valores reais de vendas.

Em 1984, apenas cinco álbuns atingiram a primeira posição, marcando assim o menor número na história da tabela. Thriller, de Michael Jackson, iniciou a sua corrida no topo em 1983, onde permaneceu por vinte e duas semanas, e continuou no topo neste ano por mais quinze semanas consecutivas, tornando-se no álbum mais vendido de 1984. Thriller foi o primeiro álbum da história dos EUA a ser o mais vendido em dois anos (1983-1984).

Imagem destacada aleatória

Eilean Donan Castle Panorama.jpg Vista panorâmica do Castelo de Eilean Donan, a oeste das Terras Altas da Escócia.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais