CSKA de Moscovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ПФК ЦСКА
PFC CSKA Moscovo
Nome ПФК ЦСКА (Профессиональный футбольный клуб ЦСКА)
Alcunhas Os Soldados
(Армейцы)
Os Cavalos
(Кони)
Azul-vermelhos
(Красно-синие)
Torcedor(a)/Adepto(a) Armeiets
(Армеец)
Krasno-siny
(Красно-синий)
Mascote Cavalo
Principal rival Spartak Moscou
Fundação 27 de agosto de 1911 (112 anos)
Estádio Arena Khimki
Capacidade 18 636 pessoas
Localização Moscou, Rússia
Presidente Rússia Evgeni Guiner
Treinador(a) Rússia Leonid Slutsky
Patrocinador(a) Rússia POCKET
Material (d)esportivo Alemanha Adidas
Competição Rússia Campeonato Russo
Rússia Copa da Rússia
União EuropeiaLiga dos Campeões da UEFA (Eliminado)
Ranking nacional 1º (Rússia)
22º (Europa)
Website pfc-cska.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O PFC CSKA Moscovo (em russo: ПФК ЦСКА Профессиональный футбольный клуб ЦСКА), mais conhecido como CSKA de Moscovo (português europeu) ou CSKA Moscou (português brasileiro), é um clube de futebol de Moscou, capital da Rússia, e um dos maiores e mais antigos clubes do país, fundado em 1911. O nome em português significa Clube Central de Esportes do Exército. O CSKA venceu 5 Campeonatos Russos, 7 Campeonatos Soviéticos, 7 Copas da Rússia e 5 Copas da União Soviética. Além disso, foi campeão da Copa da UEFA de 2004-05, sendo a primeira equipe russa a ganhar um torneio europeu. O CSKA, representando os militares, faz o maior clássico da Rússia com seu arquirrival, o Spartak, clube dos operários.

História

O clube foi fundado em 1911 na cidade de Moscou, quando a sociedade de esporte amador do Exército Russo criou a sessão de futebol. Em 1917, o clube, na época chamado OLLS disputou o seu primeiro campeonato em Moscou. Com a ascensão da Revolução Russa, as organizações esportivas foram modificadas para atender ao modelo socialista, e os antigos esportistas ingressaram em uma nova organização, chamada OPPV e comandada pelo Exército Vermelho. Em 1926, a equipe venceu o campeonato amador de Moscou, que na época era a principal liga da União Soviética, visto que toda a força futebolística da época era concentrada na capital. Seis equipes participaram, entre elas o Dínamo e o Pischeviki, que mais tarde viria a se tornar o Spartak. Em 1928, o exército cria uma nova organização, a Casa Central do Exército Vermelho, com a sigla CDKA, e a equipe finalmente toma a forma que levaria ao seu progresso e renome. Em 1935, o CDKA ganha o primeiro campeonato profissional de Moscou, apesar de tanto o Dínamo quanto o Spartak não terem jogado na mesma divisão, pois ainda estavam com o status de amadores.

Logotipo do CDKA Moscou (1928-1951)

O ano de 1936 é um marco para o futebol russo, já que neste ano ocorreu o primeiro campeonato nacional do país. Pela primeira vez, era disputado o Campeonato Soviético de Futebol, com a participação, além dos já conhecidos Dínamo e Spartak, de Lokomotiv, Dínamo de Kiev e do hoje extinto Aurora Vermelha. Neste mesmo campeonato, o CDKA, representando o exército e a ordem, formou a sua grande rivalidade, que perdura até hoje, com o Spartak, que representava os trabalhadores e as classes menos favorecidas.

No final da década de 1940 e início da década de 1950, o CDKA ganhou seus primeiros e principais títulos na URSS. Com o fim da guerra, em 1945, em respeito e memória dos mortos, o Exército Vermelho, mudou seu nome para Exército Soviético, e em o CDKA teve de se adaptar, substituindo o "Krasnoi" (vermelho) de seu nome, por "Sovietskoi" (soviético), em 1951, e mudando a sigla para CDSA. Para os Jogos Olímpicos de Verão de 1952, o CDSA foi a base da Seleção Soviética.

Boris Arkadev, ídolo do CSKA nos anos 1940 e 1950.

Na década de 1950, o CDSA teve grandes jogadores, mas ganhou pouquíssimos títulos e não apresentava um futebol exemplar. Seu único título importante foi uma Copa da URSS, em 1955. Além disso, foi terceiro colocado no campeonato soviético por três ocasiões (1955, 1956 e 1958). Entre os principais jogadores desta época, estão Albert Shesternov, Grigory, pai e Vladimir Fedotov, filho, Vsevolod Borbov e Vladimir Kaplitchni. Em 1957, por conta de mudanças internas dentro do exército, o CDSA mudou de nome novamente, desta vez para CSK MO. Três anos mais tarde, em 1960, o clube mudou de nome pela última vez, passando a se chamar CSKA. Em 1970, o CSKA ganharia outro campeonato soviético, após 19 anos sem conquistá-lo.

Entre 1971 e 1991, o CSKA passou por diversas crises e um período de 20 anos sem títulos nacionais. No início dos anos 1990, ficou claro que a União Soviética dificilmente se recuperaria das crises que consumiam sua estrutura, e estava prestes a cair. Na última edição do campeonato soviético, disputada em 1991, o CSKA conquistou seu sétimo título, encerrando o jejum. Em 1992, com a queda da União Soviética e a consolidação da Rússia, o campeonato nacional começava praticamente do zero, e o CSKA, como esperado, ingressou na divisão principal, com um elenco que contava com Igor Korneyev, Dmitriy Galyamin e Dmitriy Kuznetsov. O CSKA demorou mais de uma década a adaptar-se aos novos tempos e voltar a festejar a conquista da principal competição interna. Em 2003, o clube conquista seu primeiro título russo, e repete o feito em 2005, mesmo ano em que conquista seu mais importante título europeu, a Copa da UEFA de 2004-05, sobre o clube português Sporting. O tricampeonato nacional veio no ano seguinte, em 2006, com um tenso empate contra seu maior rival, o Spartak Moscou. O domínio do CSKA durante estes três anos foi o resultado do alargamento do trabalho comercial do CSKA, cujos dirigentes puderam alargar os horizontes com o valioso patrocínio da companhia petrolífera Sibneft, hoje filiada à Gazprom, que teria Roman Abramovich como um dos acionistas. A UEFA investigou a situação quando o CSKA ficou, por capricho do sorteio, no mesmo grupo do Chelsea, mas a federação teve de reconhecer que o milionário russo não tinha qualquer envolvimento no ocorrido. Em três anos, a Sibneft permitiu a entrada de 45 milhões de euros nos cofres do clube, atraindo brasileiros como Vágner Love, Daniel Carvalho, Dudu Cearense e . O clube também teve Zico como seu técnico, substituindo o lendário treinador Valeri Gazaev, em 2009. O CSKA conquistou seu quarto título russo na temporada de 2012-13.

Valeri Gazaev, um dos mais importantes treinadores do CSKA.

Os Torcedores

Os torcedores do CSKA são conhecidos como os "soldados", pelo fato de o time ser uma organização dentro do Exército Russo. São conhecidos pelo apelido "cavalos", dado pelos rivais, e originário da época em que os militares treinavam em campos próximos a estábulos.

Rivalidades

O maior rival do CSKA é o Spartak Moscou, com quem forma a maior rivalidade da Rússia e disputa o Grande Clássico Moscovita. Por ser o clube do exército, cujo acesso era restrito aos soldados, o CSKA criou desavenças com o Spartak, que originalmente foi fundado por humildes trabalhadores de um bairro pobre da região central de Moscou. Os estereótipos dos torcedores também é interessante, enquanto os torcedores do CSKA são vistos como disciplinados, ordeiros e bem-comportados, os torcedores do Spartak são vistos como arruaceiros e relaxados. O mascote do CSKA é um cavalo.

Hino (Ouvir)

В игру — как в бой под флагом красно-синим.
Другой такой команды просто нет.
Чтоб стать футбольной гвардией России,
Прошли армейцы славный путь побед!
Бобров, Федотов — блеску их талантов
Футбольный мир рукоплескал не раз.
Болельщики команды лейтенантов
Сегодня ждут больших побед от нас.
Вперед армейцы — нам страх неведом!
Вперед армейцы — вперед к победам!
Вперед армейцы — мы вместе сила!
Вперед армейцы, вперед Россия!
Мы имя клуба гордо произносим.
Наш ЦСКА сегодня на ходу.
Мы возле сердца на футболках носим
Как символ славы — красную звезду!
Еще не все сказали мы в футболе -
В игре, что стала нам давно судьбой.
За честь России на зеленом поле
Готовы дать любой команде бой
Вперед армейцы — нам страх неведом!
Вперед армейцы — вперед к победам!
Вперед армейцы — мы вместе сила!
Вперед армейцы, вперед Россия!
A partida é como uma guerra sob a bandeira azul-vermelha.
Simplesmente não existe um time igual.
Para se tornar a guarda do futebol da Rússia,
O CSKA traçou um glorioso caminho de vitórias!
O mundo do futebol aplaudiu muitas vezes
O brilho do talento de Borbov e Fedotov.
Os torcedores da equipe dos tenentes
Hoje esperam mais vitórias de nós.
Vamos, Soldados, não conhecemos o medo!
Vamos, Soldados, para as vitórias!
Vamos, Soldados, juntos temos a força!
Vamos, Soldados, Vamos, Rússia!
Com orgulho falamos o nome do clube,
Nosso CSKA está em ação.
Nós vestimos a camisa com o coração,
E a estrela vermelha é um símbolo de glória!
Ainda não mostramos tudo no futebol,
No jogo que há anos é o nosso destino.
Pela honra da Rússia no campo verdejante,
Estamos preparados para enfrentar qualquer rival!
Vamos, Soldados, não conhecemos o medo!
Vamos, Soldados, para as vitórias!
Vamos, Soldados, juntos temos a força!
Vamos, Soldados, Vamos, Rússia!

Títulos

Títulos Continentais
País Competição Títulos Temporadas
Copa da UEFA 1 2004-05
Títulos Nacionais da Rússia (a partir de 1992)
País Competição Títulos Temporadas
Rússia Campeonato Russo 5 2003, 2005, 2006, 2012/13, 2013/14
Rússia Copa da Rússia 7 2001/02, 2004/05, 2005/06, 2007/08, 2008/09, 2010/11, 2012/2013
Rússia Supercopa da Rússia 5 2004, 2006, 2007, 2009, 2013
Títulos Nacionais da União Soviética (1936-1991)
País Competição Títulos Temporadas
Campeonato Soviético 7 1946, 1947, 1948, 1950, 1951, 1970, 1991
Copa da União Soviética 5 1945, 1948, 1951, 1955, 1991
Total(Nacionais + Internacionais) 30

Elenco atual

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador lesionado


Goleiros
N.º Jogador
1 Rússia Sergey Chepchugov
35 Rússia Igor Akinfeev Capitão
Defensores
N.º Jogador Pos.
4 Rússia Sergey Ignashevich Z
5 Rússia Viktor Vasin Z
6 Rússia Aleksey Berezutskiy Z
24 Rússia Vasiliy Berezutskiy Z
2 Brasil Mário Fernandes LD
14 Rússia Kirill Nababkin LD
42 Rússia Georgiy Schennikov LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
3 Suécia Pontus Wernbloom V
15 Rússia Roman Chirokov V
19 Letónia Aleksandrs Cauņa V
60 Rússia Aleksandr Golovin V
66 Israel Bibras Natkho V
7 Sérvia Zoran Tošić M
10 Rússia Alan Dzagoev M
17 Rússia Sergei Tkachyov M
20 Rússia Amir Natkho M
25 Finlândia Roman Eremenko M
Atacantes
N.º Jogador
8 Rússia Kirill Panchenko
11 Suécia Carlos Strandberg
18 Nigéria Ahmed Musa
99 Nigéria Aaron Olanare
Comissão técnica
Nome Pos.
Rússia Leonid Slutsky T
Rússia Sergey Ovchinnikov AS
Bielorrússia Viktor Goncharenko AS
Rússia Viktor Onopko AS
Espanha Paulino Granero PF

Notáveis Jogadores

Referências

  1. «Игроки» (em russo). CSKA Moskva. Consultado em 21 de agosto de 2015 

Ligações externas

Predefinição:Liga Europa da UEFA - Cronologia