Premier League Russa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Campeonato Russo de Futebol
Primeira Liga
ЧЕМПИОНАТ РОССИИ (РФПЛ)
Dados gerais
Organização União de Futebol da Rússia
Edições 22
Local de disputa  Rússia
Número de equipes 16
Sistema Temporada
Pontos corridos
Divisões
Primeira Liga Russa
Primeira Divisão Russa
Segunda Divisão Russa
Liga de Futebol Amador

www.rfpl.org
Edição atual
editar

A Primeira Liga Russa (em russo: Российская Премьер-Лига, lê-se Rossiskaya Premier Liga), é o nome da mais alta divisão do Campeonato Russo de Futebol, que reúne as melhores equipes de futebol da Rússia.

O vencedor qualifica-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, e o vice-colocado ingressa na fase classificatória (play-off) da mesma competição.
O terceiro, quarto e quinto colocado avançam para a Liga Europa.

A divisão inferior à Primeira Liga é a Primeira Divisão, seguida da Segunda Divisão, a divisão mais baixa, onde o campeonato é dividido por regiões.

Equipes de 2012-13

Clube Cidade
PFC CSKA Moscou
FC Dínamo Moscou
FC Lokomotiv Moscou
FC Spartak Moscou
FC Terek Grózni
FC Zenit São Petersburgo
FC Krasnodar Krasnodar
FC Kuban Krasnodar
FC Rubin Cazã
FC Volga Níjni Novgorod
FC Anzhi Makhachkala
FC Krylia Sovetov Samara
FC Alania Vladikavkaz
FC Mordóvia Saransk
FC Amkar Perm
FC Rostov Rostov do Don

Futebol Russo

O futebol é o esporte mais popular da Rússia, mesmo com o grande sucesso do hóquei, no qual a Rússia é uma potência.

O futebol russo nasceu no início do século XX, na cidade de Moscou, quando as instituições militares passaram a utilizar o esporte nos treinamentos de suas tropas, em um período em que apenas o atletismo era utilizado para este fim. Surgiam então o CSKA Moscou, uma representação esportiva do Exército Russo, e o Dínamo de Moscou, controlado pela polícia secreta do país.

Até esta época, o futebol era restrito aos militares, e os torneios eram realizados entre os representantes dos quartéis da cidade. Ao mesmo tempo, outras organizações esportivas surgiam fora do universo militar, como o Spartak Moscou, fundado por jovens em um bairro pobre da capital, e o Torpedo Moscou, fundado por operários da indústria automobilística. Estas equipes eram fortemente reprimidas pelas autoridades, e consideradas clandestinas, sendo proibidas de participar dos torneios oficiais da cidade.

Com o triunfo da Revolução de 1917, as organizações esportivas se adaptaram aos moldes socialistas, e o futebol foi popularizado, permitindo que sindicatos formassem seus próprios grupos esportivos, como foi o caso do Lokomotiv Moscou, e também legalizando e oficializando as equipes já formadas.

Essa popularização também aumentou a visibilidade do futebol, que foi levado a várias partes do país, o que motivou a fundação de grandes clubes fora de Moscou, como o Zenit, de Leningrado, o Rubin, de Cazã, e o Alânia, de Vladikavkaz.
Em 1936, ocorreu o primeiro campeonato de futebol a nível nacional, que apesar de tudo, ainda era dominado pelas equipes de Moscou e Kiev.

Em 1960, a Seleção Soviética de Futebol conquistou seu primeiro grande título, a Eurocopa, confirmando a popularidade do futebol no país. Nesta época, todos os países da União Soviética participavam do mesmo campeonato, que era dominado por Rússia e Ucrânia.

A partir dos anos 1970, surgiram os primeiros hooligans do país, representados por torcedores das duas maiores equipes, os ucranianos do Dínamo de Kiev, e os russos do Spartak Moscou, numa das maiores rivalidades do futebol europeu, que inaugurou as brigas de torcida na URSS. Com a desintegração da União Soviética e consequente separação dos países que a formavam, o futebol russo perdeu um pouco de sua grandeza, mas ainda leva consigo muitos elementos presentes no antigo campeonato soviético.

História do Campeonato

O Estádio Luzhniki, localizado no centro de Moscou, foi o palco de muitas partidas importantes do futebol russo.

A Rússia era uma república da União Soviética, portanto, todos os clubes de futebol do país disputavam o Campeonato Soviético de Futebol.

No final de 1991, portanto após o campeonato deste ano, a União Soviética desintegrou-se, e a Rússia tornou-se uma república independente, fundando o Campeonato Russo de Futebol no ano seguinte, 1992.

Período «Pepsi» (1992-2001)

O Spartak Moscou era o clube russo mais vitorioso do antigo campeonato soviético, e só perdia para o ucraniano Dínamo de Kiev em número de títulos. Venceu nove das dez primeiras edições do Campeonato Russo, em 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e pela última vez em 2001. Com a venda de parte do clube, que era a única equipe russa que permanecia independente e sem patrocínio fixo, o Spartak nunca mais conquistou outro título.

O outro único clube a ter ganho o campeonato russo durante o domínio do Spartak foi o FC Alania, da Ossétia, em 1995.

Entre 1998 e 2000, o campeonato foi patrocinado pela Pepsi.

Período «Rosgosstrakh» (2001-2010)

A partir daí, outro clube da capital, o CSKA Moscou, ganhou três campeonatos, em 2003, 2005 е 2006. Em 2002 e 2004, os títulos foram para o emergente Lokomotiv Moscou, patrocinado pelas ferrovias russas, e que nos tempos de URSS era um clube bem mais modesto, a ponto de nunca ter ganho o campeonato soviético.

Clubes como Torpedo Moscou, hoje na divisão inferior, e Dínamo Moscou, muito mais respeitados nos tempos soviéticos, ainda não venceram nenhuma edição.

Um clube que teve curta, mas relevante passagem foi o FC Moscou, criado em 1997, desmembrado do Torpedo, mas que devido a uma péssima administração e seguidas crises financeiras teve de fechar as portas em 2010.

A edição de 2008 teve um campeão surpreendente, o Rubin Kazan, da Tartária. O clube liderou a liga do início ao fim e, no ano de seu 50º aniversário, conquistou o primeiro título de sua história com três rodadas de antecedência. No ano seguinte, o clube faturou o bicampeonato. O veterano Sergey Semak foi o comandante do time nas duas edições.
Em 2007, a equipe do Zenit, de São Petersburgo, com o enorme apoio da estatal Gazprom, conquistou seu primeiro título, e desde então se apresenta como uma equipe muito forte, quase sempre favorita nas competições nacionais. Em 2010, o clube conquistou o bicampeonato, e na edição de 2011-12 tornou-se tricampeão com três rodadas de antecedência.

A partir de 2006, o campeonato passou a ser patrocinado pela companhia de seguros Rosgosstrakh.

Período «Sogaz» (desde 2011)

O campeonato de 2010 foi o último com o sistema primavera-outono, que se inicia em março e acaba em novembro. O campeonato seguinte, de 2011, foi transitório, começou em março, como habitual, mas se estendeu até maio de 2012, sendo referido como Campeonato Russo 2011-12. Tal mudança se deve ao desejo da União de Futebol da Rússia de se adaptar ao formato europeu, onde os campeonatos acontecem de agosto a maio, com uma pausa no inverno.

Outro fator que pesou na mudança foram a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa, que iniciam normalmente entre junho e agosto. No calendário antigo do campeonato russo, os times que ingressavam nessas competições conquistavam as suas vagas no ano anterior. No atual, os clubes ingressarão no mesmo ano em que conquistaram as vagas.

A edição 2012-13 do Campeonato Russo deve começar em agosto e terminar em maio.

Para estender a edição 2011-2012 até maio, os organizadores adotaram a regra de que após 30 rodadas, os dezesseis times que participam do campeonato devem ser agrupados em dois grupos de oito, sendo o primeiro grupo o do campeonato, formados pelos oito melhores até então, e o segundo grupo o do rebaixamento, com os oito últimos times. Os oito times de cada grupo então se enfrentam em catorze rodadas de jogos de ida e volta, e somam os pontos ganhos aos acumulados até a trigésima rodada. Os dois primeiros times do grupo do campeonato ganham uma vaga à Liga dos Campeões da UEFA. Os dois últimos times do grupo do rebaixamento são rebaixados à divisão inferior.

Há uma discussão se este sistema deve ser mantido para as edições seguintes, já que ele permite deixar a competição mais justa, visto que se duas equipes fracas correm o risco de serem rebaixadas, elas devem competir ambas com equipes do mesmo nível, caso contrário, uma delas pode ganhar de uma equipe que está na lanterna, enquanto outra pode perder para a equipe que lidera o campeonato.

O mesmo acontece com os clubes do grupo principal, se há uma disputa entre duas equipes pelo título, evidentemente aquela que enfrenta uma equipe prestes a ser rebaixada tem muito mais chances do que aquela que enfrenta uma equipe forte que está no terceiro lugar, por exemplo.

O Zenit foi o primeiro campeão do sistema de temporada bienal. A partir de 2011, o campeonato passou a ser patrocinado pela companhia de seguros Sogaz.

Principais Clubes

Segundo pesquisa encomendada pelo Zenit à Nielsen Company [1] , os seis clubes mais populares da Rússia são o próprio Zenit, o Spartak, o CSKA, o Rubin, o Lokomotiv e o Dínamo, sendo o Spartak o mais popular na cidade de Moscou, o Rubin o mais popular na cidade de Cazã, o Amkar o mais popular na cidade de Perm, o Krylia Sovetov na cidade de Samara, o Rotor o mais popular na cidade de Volgogrado, o Sibir o mais popular na cidade de Novosibirsk e o Zenit o mais popular nas demais regiões da Rússia, com notável apoio em sua cidade, São Petersburgo.

CSKA

O CSKA é o mais antigo grande clube da Rússia. Fundado em 1911 pelos militares, que utilizavam o futebol como maneira de treinar suas tropas, o CSKA foi a vanguarda dos torneios russos de futebol, na época restritos aos soldados e membros das forças armadas. Sua história se confunde com a do Exército Vermelho. É uma das mais tradicionais equipes de Moscou, primeiro clube russo a vencer uma competição europeia. Sua torcida é considerada a mais violenta do país. Faz a maior rivalidade do país, junto com o Spartak.

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Primário
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Secundário

Dínamo

O Dínamo é uma das equipes mais clássicas da Rússia. Fundado pela polícia secreta em 1923, o clube era extremamente respeitado nas competições nacionais da União Soviética, conquistando 11 campeonatos e 6 copas, e revelando lendas do esporte, como o memorável goleiro Lev Yashin, o aranha negra, e o artilheiro Igor Chislenko, dois ídolos que mantiveram a lealdade e passaram toda a carreira no clube.

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Primário
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Secundário

Lokomotiv

O Lokomotiv também é muito celebrado. Fundado pelos trabalhadores ferroviários da cidade de Moscou, e oficializado em 1923, o clube tem uma trajetória de luta pela popularização do futebol, na época restrito à classe dos militares. Mundialmente conhecido no início dos anos 2000, o clube tem uma torcida leal e dois títulos nacionais.

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Primário
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Secundário

Rubin

Fundado em 1958, o Rubin é o maior representante do sul da Rússia no campeonato nacional. Após décadas e décadas nas divisões mais baixas do campeonato, o Rubin subiu para a elite em 2002. Em 2008, tornou-se campeão russo, repetindo o feito em 2009. Atualmente, o Rubin é uma das equipes mais fortes do país.

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Primário
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Secundário

Spartak

O Spartak é o clube mais vitorioso da Rússia. Fundado por jovens trabalhadores de um distrito pobre de Moscou e perseguido pela polícia durante um longo período de clandestinidade, numa época em que o futebol era restrito a classes privilegiadas, o clube tornou-se um gigante no futebol soviético e europeu. Oficializado em 1922, foi o clube russo mais bem sucedido no campeonato soviético, e passou por diversas crises em meados dos anos 2000 que quase o derrubaram. Conta com uma grande e leal torcida, mesmo com um jejum tão grande de títulos.

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Primário
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Secundário

Zenit

O Zenit tem uma longa história de sofrimento e superação. Fundado por trabalhadores siderúrgicos da antiga Leningrado, em 1935, o time foi capaz de peitar os fortes rivais de Moscou. Passou um bom tempo de sua história nas divisões mais inferiores do campeonato soviético, conquistando, após muita luta, o campeonato de 1984. Com o início do novo século, o Zenit se reformulou e tornou-se o mais bem sucedido time russo em competições europeias. Conta com a maior torcida da Rússia, que contudo formou-se após o recente sucesso.

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Primário
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme Secundário

Principais Rivalidades

Grande Clássico Moscovita

A maior rivalidade do futebol russo é o Grande Clássico Moscovita, que envolve o CSKA Moscou e o Spartak Moscou. A rivalidade tem origem na história dos dois clubes e uma "luta de classes" na sociedade soviética — os militares e os trabalhadores. O primeiro representava a classe dos militares e a ordem, enquanto o segundo representava as classes mais baixas e a agitação. Um dos estereótipos entre os torcedores dos dois times é a personalidade, enquanto os torcedores do CSKA são vistos como militares ordeiros, refinados e disciplinados, os torcedores do Spartak têm reputação de operários relaxados, arruaceiros e socialmente desagradáveis, daí o apelido "porcos". O primeiro confronto ocorreu em 1922, quando o Spartak, depois de ser oficializado, passou a disputar o campeonato de Moscou na mesma divisão do CSKA. O jogo terminou com a vitória do CSKA, por 4 a 2.

Dínamo versus Spartak

Uma outra grande rivalidade do futebol russo envolve o Dínamo de Moscou e o Spartak Moscou, fruto de diferenças ideológicas e profundos ressentimentos históricos. O Dínamo restringia suas atividades aos membros da polícia secreta, e tinha como patrono Lavrenti Beria, braço-direito do líder soviético Stálin. O Spartak havia sido fundado por jovens de um bairro pobre de Moscou, que criaram uma organização esportiva independente, que aceitava os jovens atletas das classes sociais menos favorecidas, e confontrava as equipes mais poderosas. Por esse motivo, as autoridades soviéticas consideravam o clube "subversivo". Em 1942, durante a Grande Guerra Patriótica, os irmãos Starostin, fundadores do Spartak, foram presos por provas alteradas e passaram quase uma década na prisão. O Spartak atribuiu a prisão à rivalidade entre os clubes. Desde então, os clubes vivem uma grande rivalidade.

A Rivalidade Moscou - São Petersburgo

O Zenit não tem rivais em sua cidade, São Petersburgo, por isso adotou o Spartak, da capital Moscou, como seu principal rival, devido ao grande número de vitórias (7 vitórias em 8 jogos, 1 derrota) que o Spartak conquistou contra a equipe turquesa nos primeiros anos do Campeonato Soviético de Futebol. Para o Spartak, a rivalidade com um clube de outra cidade é uma volta, ainda que em menores proporções, do antigo regionalismo presente na rivalidade com o Dínamo de Kiev. Ao mesmo tempo, a rivalidade não é tão forte do lado alvirrubro, que considera as rivalidades de Moscou mais importantes, mas do lado do Zenit, a antipatia pelo rival é tão grande que até mesmo no hino da equipe há o verso "Se surgir o rival Spartak, não se esqueça de seu ataque!".

Ranking

UEFA

  • 7. Rússia Primeira Liga Russa

Campeões

Ano Campeão Cidade Artilheiro(s)
2014–15 Zenit São Petersburgo Brasil Givanildo Vieira de Souza(Hulk) (Zenit São Petersburgo) , 15
2013–14 CSKA Moscou Costa do Marfim Doumbia (CSKA Moscou), 18
2012–13 CSKA Moscou Arménia Yura Movsisyan (Spartak Moscou), 13
2011–12 Zenit São Petersburgo Costa do Marfim Doumbia (CSKA Moscou), 28
2010 Zenit São Petersburgo Brasil Welliton (Spartak Moscou), 15
2009 Rubin Kazan Brasil Welliton (Spartak Moscou), 16
2008 Rubin Kazan Brasil Vágner Love (CSKA Moscou), 20
2007 Zenit São Petersburgo Rússia Roman Pavlyuchenko (Spartak Moscou)
Rússia Roman Adamov (Moscou), 14
2006 CSKA Moscou Rússia Roman Pavlyuchenko (Spartak Moscou), 18
2005 CSKA Moscou Rússia Dmitriy Kirichenko (FC Moscou), 14
2004 Lokomotiv Moscou Rússia Alexander Kerjakov (Zenit São Petersburgo), 18
2003 CSKA Moscou Rússia Dmitriy Loskov (Lokomotiv Moscou), 14
2002 Lokomotiv Moscou Rússia Rolan Gusev (CSKA Moscou)
Rússia Dmitriy Kirichenko (CSKA Moscou), 15
2001 Spartak Moscou Rússia Dmitriy Vyazmikin (Torpedo Moscou), 18
2000 Spartak Moscou Rússia Dmitriy Loskov (Lokomotiv Moscou), 15
1999 Spartak Moscou Giorgi Demetradze (Alania Vladikavkaz), 21
1998 Spartak Moscou Rússia Oleg Veretennikov (Rotor Volgogrado), 22
1997 Spartak Moscou Rússia Oleg Veretennikov (Rotor Volgogrado), 22
1996 Spartak Moscou Rússia Aleksandr Maslov (Rostselmash Rostov), 23
1995 Alania Vladikavkaz Rússia Oleg Veretennikov (Rotor Volgogrado), 25
1994 Spartak Moscou Rússia Igor Simutenkov (Dínamo Moscou), 21
1993 Spartak Moscou Rússia Viktor Panchenko (KAMAZ Naberezhnye Chelny), 21
1992 Spartak Moscou Azerbaijão Veli Kasumov (Dínamo Moscou), 16

Títulos por clube

Clube Titulos Anos
Spartak Moscou
9 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001
CSKA Moscou
5 2003, 2005, 2006, 2012–13, 2013–14
Zenit São Petersburgo
4 2007, 2010, 2011–12,2014–2015
Rubin Kazan
2 2008, 2009
Lokomotiv Moscou
2 2002, 2004
Alania Vladikavkaz
1 1995

Títulos por cidade

Cidade Clubes Títulos Anos
Moscou
Spartak
Lokomotiv
CSKA
16 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2012–13, 2013–14
São Petersburgo
Zenit 4 2007, 2010, 2011-12,2014–2015
Kazan
Rubin 2 2008, 2009
Vladikavkaz
Alania 1 1995

Ligações externas

Site oficial (em russo)

Referências

  1. http://www.sports.ru/tribuna/blogs/navosha/230753.html Исследование Nielsen: самый популярный клуб России – «Зенит», в топ-10 – 4 зарубежных клуба.