Congregação do Santíssimo Sacramento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Congregação do Santíssimo Sacramento é uma ordem religiosa católica romana destinada a homens e mulheres dedicada à adoração do Santíssimo Sacramento.

História[editar | editar código-fonte]

A Congregação foi fundada em Paris pelo marista francês São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia, em 1856, somente para homens. Em 1859 fundou a Liga Eucarística Popular. O ramo feminino da congregação foi fundado em 1864.

Missão[editar | editar código-fonte]

Os sacramentinos definem sua missão em colaboração com os leigos como um empenho em formar na Igreja comunidades cristãs que tenham a Eucaristia como o centro da vida. Partindo da Eucaristia enquanto centro da missão, assumem diversos apostolados, atentos às implicações sociais de suas ações. Trabalham sobretudo em capelas e paróquias dentro das cidades.

Vida Comunitária[editar | editar código-fonte]

Os religiosos sacramentinos vivem em comunidades, que buscam ser lugares de oração, reconciliação e celebração. Assumem a tradição de orar diariamente por uma hora antes da eucaristia.

Governo geral[editar | editar código-fonte]

A congregação tem sua sede em Roma e é conduzida por um Superior Geral que tem um mandato de seis anos. Em maio de 2011 foi eleito para o cargo o brasileiro Eugênio Barbosa Martins.[1]

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.