Filhas de Maria Auxiliadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Filhas de Maria Auxiliadora
 
Filiae Mariae Auxiliatricis
Brasão Filhas de Maria Auxiliadora
DA MIHI ANIMAS CŒTERA TOLLE
Dai-me almas e ficai com o resto
sigla
FMA
Imagem: Filhas de Maria Auxiliadora
Dom Bosco e Madre Maria Mazzarello com os jovens
Tipo: Congregação de Direito Pontifício
Fundador (a): Dom Bosco e Madre Maria Mazzarello
Local e data da fundação: ItáliaMornese
Aprovação: 1 de março de 1869
Superior geral: Madre Geral Yvonne Reungoat
Presença: 94 países
Membros: 13.382[1]
Atividades:
Site oficial: http://www.cgfmanet.org
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

As Filhas de Maria Auxiliadora (em latim Filiae Mariae Auxiliatricis; FMA) formam uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por São João Bosco e co-fundada por Santa Maria Mazzarello, sendo um ramo feminino da família salesiana, cujo ramo masculino é a Congregação dos Salesianos, fundada por São João Bosco, em homenagem a São Francisco de Sales. Estas freiras são, popularmente, conhecidas por irmãs salesianas (do nome latino de São Francisco de Sales: Franciscus Salesius).

Estrutura[editar | editar código-fonte]

É composta por comunidades religiosa que formam a Inspetoria, que tem uma casa provincial e está estrutura faz parte de um conjunto maior que é o Instituto das (FMA) Filhas de Maria Auxiliadora

Presença no mundo[editar | editar código-fonte]

A congregação está presente nos cinco continentes e conta com cerca de 16 mil irmãs, espalhadas pelas Américas (dez nações e 48 centros de educação e evangelização), na Ásia (onze nações e 98 centros de educação e evangelização), na África (dezesseis nações e 34 centros de educação e evangelização), na Oceania (uma nação e um centro de educação e evangelização) e no Oriente Médio (três nações e onze centros de educação e evangelização).

No Nordeste brasileiro, atualmente, são irmãs presentes em casas, nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. No sul do Brasil, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e Campos Novos em Santa Catarina.

Referências

  1. Dados estatísticos: as salesianas no Mundo. Filhas de Maria Auxiliadora (Dado anual de 2011). Página visitada em 13 de agosto de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.