Missionárias da Caridade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Missionárias da Caridade
 
Missionariarum a Caritate


sigla
M.C.
Imagem: Missionárias da Caridade
Santa Teresa de Calcutá, fundadora e patrona das Missionárias da Caridade.
Tipo: Congregação
Local e data da fundação: Calcutá, 7 de outubro de 1950
Aprovação: 1950
Superior geral: Irmã Mary Prema
Presença: Global:
133 países
Membros: 4 500
Atividades: Catequização, Ações sociais
Sede: Calcutá,  Índia
Site oficial: www.motherteresa.org
Portal Catolicismo · uso desta caixa

Missionárias da Caridade (M.C.) é uma congregação religiosa católica concebida e fundada por Santa Teresa de Calcutá[1] com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e mais pobres. A congregação tem cerca de 4500 membros em 133 países do globo.

História[editar | editar código-fonte]

Em meados de 1950, Madre Teresa foi autorizada pelo Papa Pio XII a iniciar uma congregação religiosa, que deveria, segundo o Vaticano, se chamar Congregação Diocesana de Calcutá. A sua principal missão seria de cuidar dos "pobres, necessitados, doentes e excluídos do meio social". A congregação foi finalmente fundada em Calcutá, cidade que acolheu Madre Teresa em sua vida religiosa, com apenas 12 membros. Com o apoio do governo indiano, Madre Teresa reformou um templo hindu e o transformou num abrigo para desabrigados e doentes. Madre Teresa também abriu um centro de tratamento de leprosos em Titagarh.

Em 1965, o Papa Paulo VI autorizou Madre Teresa a expandir o projeto em outros países. A congregação experimentou, então, rápido crescimento e Madre Teresa pôde abrir várias comunidades em todo o mundo. O primeiro país a receber as Missionárias foi a Venezuela, sendo seguida pela Itália e Tanzânia. A primeira filial na América do Norte foi aberta no Bronx, na cidade de Nova Iorque.

Em 1990, Madre Teresa e um grupo de missionárias visitaram a cidade de Leganés para avaliar as possibilidades de criar uma nova filial na Espanha. A fundadora da congregação se sensibilizou com a história de uma uma mulher caridosa que alimentava os pobres nas ruas da cidade. Madre Teresa tomou a história desta mulher como exemplo de amor e caridade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Missionaries of Charity». motherteresa.org. Consultado em 12 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.