Double Dragon (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Double Dragon
Desenvolvedora(s) Technōs Japan Corp. (atualmente Million)
Editora(s) Technōs Japan Corp. (atualmente Million)
Plataformas Arcade, Nintendo Entertainment System, Master System, Atari 2600, Atari 7800, Game Boy, Mega Drive, Lynx, Game Gear, Super Nintendo Entertainment System, Jaguar, Neo-Geo, Neo-Geo CD, PlayStation, Game Boy Advance, Xbox 360 (Xbox Live Arcade), Zeebo, iOS
Gênero(s) Beat 'em up
Primeiro título Double Dragon
1987
Último título Double Dragon Neon
2012
Portal Portal de jogos eletrônicos

Double Dragon (ダブルドラゴン, Daburu Doragon?) é uma série de jogos eletrônicos beat 'em up inicialmente desenvolvida pela Technōs Japan Corporation, que também desenvolveu a série Kunio-kun (conhecida no ocidente por alguns jogos como: Renegade, Super Dodge Ball e River City Ransom).

A série é protagonizada pelos irmãos gêmeos Billy e Jimmy Lee, que são praticantes de uma arte marcial chamada Sōsetsuken (双截拳?), enquanto lutam contra vários adversários e rivais. Devido a popularidade da série de jogos, um desenho animado e um filme também foram produzidos.[1]

Títulos[editar | editar código-fonte]

O Double Dragon original da Technōs foi lançado primeiramente como um jogo de arcade em 1987. A versão para Nintendo Entertainment System, também produzida pela Technōs, foi lançada no ano seguinte, seguida por uma versão para o Game Boy em 1990. Várias versões licenciadas dos jogos foram também produzidas por outros desenvolvedores para várias plataformas de jogos, como o Master System, Atari 2600, Atari 7800, Mega Drive e o Atari Lynx. Versões de Double Dragon para computadores pessoais também foram lançadas. Um jogo de Game Gear intitulado Double Dragon também existe, mas ele não é uma versão reprogramada do jogo original. Ao invés disso, ele é baseado em Streets of Rage, especialmente o personagem principal, Billy Lee, que lembra bastante Axel Stone, o protagonista da série citada.[carece de fontes?]

Duas sequências de Double Dragon foram lançadas para arcade: Double Dragon II: The Revenge em 1988 e Double Dragon 3: The Rosetta Stone em 1990. Assim como com o original, a Technōs produziu versões para o NES em 1989 e 1991, respectivamente. Um quarto jogo foi lançado exclusivamente para o Super NES em 1992, chamado Super Double Dragon. Ele foi o último jogo produzido pelo time original da Technōs, e o último a manter a jogabilidade beat 'em up do original.

Em 1994, a Tradewest lançou Double Dragon V: The Shadow Falls para o Super NES e o Genesis na América do Norte e na Europa, um jogo de luta competitivo desenvolvido pela Leland Interactive baseado na série Double Dragon de desenho animado da televisão, da Bohbot Entertainment. Uma versão para o Jaguar também foi lançada pela Telegames.

Outro jogo de luta foi produzido pela Technōs, simplesmente intitulado Double Dragon, foi lançado para o arcade e console Neo-Geo em 1995. Uma versão de Neo-Geo CD também foi lançada, assim como uma versão para PlayStation pela Urban Plant. Foi o último jogo de Double Dragon produzido pela Technōs antes da companhia encerrar suas atividades.

Em 2003, um remake do Double Dragon original, chamado Double Dragon Advance, foi produzido pela Atlus e Million (a atual detentora dos direitos autorais da série Double Dragon) para o Game Boy Advance.

Em 2009, mais um remake do jogo original foi lançado para o Zeebo, desenvolvido pela Brizo Interactive e publicado pela Tectoy.

Em 2011, outro remake foi lançado para o iPhone, desenvolvido pela Brizo Interactive e publicado pela Aksys Games.

Em 4 de abril de 2012, a WayForward Technologies anunciou que Double Dragon Neon, um reinício da série, seria lançado para a Xbox Live Arcade e PlayStation Network em julho,[2] porém no dia 18 do mês citado, ela confirmou as datas de lançamento do jogo para os dias 11 de setembro de 2012 na PSN e no dia 12 de setembro na XBLA.[3] [4]

Outras aparições e jogos relacionados[editar | editar código-fonte]

  • Super Spike V'Ball (NES) - A versão de NES conta com Billy e Jimmy como personagens jogáveis.
  • WWF Superstars (arcade) - Conta com uma participação especial de Billy como um dos espectadores do jogo.
  • River City Ransom (NES) - O tema musical de Double Dragon toca durante a batalha contra Randy e Andy, dois personagens baseados em Billy e Jimmy. A dupla correspondente a Randy e Andy na versão japonesa, Ryūichi e Ryūji, são personagens recorrentes nos jogos posteriores da série Kunio-kun.
  • Battletoads & Double Dragon (NES, Game Boy, Mega Drive, Super NES) - Um jogo crossover entre Double Dragon e Battletoads.
  • Voltage Fighter Gowcaizer (Neo-Geo) - Burnov, do jogo de Neo-Geo Double Dragon, faz uma ponta como o oponente do Captain Atlantis' em seu final.
  • Rage of the Dragons (Neo-Geo) - Uma homenagem não oficial a Double Dragon, produzido pela Evoga e Noise Factory. Os personagens principais são chamados Billy e Jimmy Lewis.
  • Abobo's Big Adventure (jogo em Flash) - Uma homenagem aos jogos da época do NES, produzido pela Newgrounds.com. O jogo é protagonizado por Abobo, chefe da 1ª fase do Double Dragon original, que nesse jogo passa por diversos mundos e jogos famosos do console 8-bit da Nintendo.

Mídia relacionada[editar | editar código-fonte]

Uma edição limitada de história em quadrinhos de Double Dragon, vagamente baseada nos jogos, foi publicada pela Marvel Comics em 1991, de julho a dezembro, com um total de seis edições. A história em quadrinhos foi escrita por Dwayne McDuffie para as quatro primeiras edições e por Tom Brevoort e Mike Kanterovich para as últimas duas.

Uma série de desenho animado de Double Dragon foi produzida pela DiC Entertainment e Bohbot Productions, que originalmente foi ao ar em re-difusão por duas temporadas, de 1993 a 1995, com 26 episódios.

Um filme de Double Dragon foi lançado nos cinemas em 1994, dirigido por James Yukich e estrelava Scott Wolf e Mark Dacascos como os irmãos Lee.

Elementos recorrentes[editar | editar código-fonte]

Na maioria dos jogos de Double Dragon, o jogador controla um lutador de artes marciais chamado Billy Lee (que geralmente veste azul), ou seu irmão gêmeo Jimmy Lee (que geralmente veste vermelho), enquanto lutam contra vários membros de gangues pelas ruas da cidade e vários outros locais. A jogabilidade na maioria dos jogos acontece em uma perspectiva de um pseudo 3D, como em Renegade e beat 'em ups posteriores, na qual o personagem do jogador pode se mover em quatro direções, mas sempre olhando para a esquerda ou direita. Há várias técnicas; o jogador pode utilizar uma variedade de técnicas de artes marciais contra seus inimigos, assim como usar armas brancas, como bastões de beisebol e facas de arremesso normalmente obtidas com os inimigos. Em alguns dos jogos, há técnicas que podem ser feitas em combinação com outro jogador.

De acordo com alguns materiais suplementares para alguns dos jogos,[quais?] o estilo de arte marcial fictício de Billy e Jimmy é chamado Sōsetsuken (双截拳? "Punhos Interceptadores Gêmeos"), uma alusão ao método de luta do Jeet Kune Do (截拳道 Jié​quán​dào) de Bruce Lee, também conhecido como "Caminho do Punho Interceptador". Adicionalmente, alguns dos personagens inimigos tiveram seus nomes tirados de Enter the Dragon, como Williams e Rowper do primeiro jogo, assim como Bolo e Ohara em algumas versões de Double Dragon II: The Revenge.

Referências

  1. Hattfield, Daemon (10 de abril de 2012). Double Dragon: Neon - Quick History (em inglês) IGN. Página visitada em 18 de julho de 2012.
  2. Hopper, Steven (4 de abril de 2012). Double Dragon is Getting a Flashy Neon Reboot (em inglês) IGN. Página visitada em 18 de julho de 2012.
  3. Galvão, Bruno (18 de julho de 2012). Double Dragon Neon ganha data de lançamento Eurogamer.pt. Página visitada em 19 de julho de 2012.
  4. Reilly, Jim (18 de julho de 2012). Double Dragon: Neon Release Date (em inglês) IGN. Página visitada em 19 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]