Estado da União (União Europeia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen a discursar no Estado da União a 15 de setembro de 2021.

O Estado da União é um evento anual instaurado pelo Tratado de Lisboa[1] onde o Presidente da Comissão Europeia faz um balanço da ação do executivo europeu apresentando as grandes linhas das futuras proposições da Comissão europeia para o ano seguinte. O discurso é pronunciado no mês de setembro no Parlamento europeu reunido numa sessão planaria em Estrasburgo. Originalmente, o Presidente da Comissão discursava apenas de politica geral que no inicio do seu mandato, ou seja, a cada cinco anos. O discurso sobre o estado da União, permite assim de explicar e de discutir os objetivos dos projetos da Comissão dos quatros anos, a fim de aumentar o controlo do Parlamento sobre o executivo.

Assim, o primeiro discurso sobre o estado da União, foi pronunciado pelo Presidente da Comissão José Manuel Barroso em setembro de 2010, um ano depois da sua reeleição.

União Europeia
Bandeira da União Europeia

Este artigo é parte da série:
Política e governo da União Europeia

O discurso é transmitido em direto via Europe by Satellite e na Europarltv.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Discurso do Presidente Juncker, sobre o estado da União: o momento de honestidade, de unidade e de solidariedade.» (em francês). 6 de setembro de 2014. Consultado em 17 de fevereiro de 2018 .