Fortaleza de São Fernando do Namibe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Forte de São Fernando do Namibe

O Forte de São Fernando do Namibe, também conhecido como Fortaleza do Namibe, localiza-se no alto do morro da Ponta Negra, dominando a zona portuária da cidade de Moçâmedes, na província do Namibe, em Angola.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Remonta à primeira metade do século XIX, no contexto da colonização Portuguesa da baía do Namibe, com a função de defesa do presídio (estabelecimento militar de colonização) ali fundado.

Após os estudos da costa e dos sertões da região, iniciados em 1839, o então Governador-geral da Província de Angola, Manuel Eleutério Malheiro, determinou em Fevereiro de 1840 que se erguesse um forte na baía de Moçâmedes, época em que se iniciava a sua ocupação militar. Essa fortificação foi concluída em 1844, recebendo oficialmente a designação de Forte de São Fernando pelo Ofício nº 249, de 12 de Junho de 1849, do Governador-geral ao Ministério do Ultramar em Lisboa. Era feita, dessa forma, uma homenagem a Fernando II de Portugal, esposo da rainha D. Maria II (1826-1828; 1834-1853). Foi seu primeiro comandante o Tenente de Artilharia João Francisco Garcia (1840-1845).

Os primeiros colonos civis de Moçâmedes foram dois grupos de Portugueses que se retiraram da Província de Pernambuco, no Brasil, quando da Revolta Praieira (1848-1850), em 1849.

No século XX, as suas dependências foram ocupadas pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública, até à independência do país.

Com a independência, em 11 de Novembro de 1975, o antigo Distrito de Moçâmedes passou a constituir a Província do Namibe.

O forte encontra-se actualmente ocupado pelo comando da Base Naval do Namibe, da Marinha de Angola.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências