Gunnar Vingren

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gunnar Vingren
Fundador e Pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil
Nascimento 8 de Agosto de 1879
Östra Husby, Suécia
Morte 29 de junho de 1933 (53 anos)
Suécia
Nacionalidade  Suécia
Cônjuge Frida Vingren
Ocupação Missionário evangelista pentecostal

Gunnar Vingren (Östra Harg, Östergötland, 8 de agosto de 1879Suécia, 29 de junho de 1933) foi um missionário evangelista pentecostal sueco. Atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Assembleia de Deus no Brasil.[1]

Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudo pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Foi para o Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém.[2]

Estudou português e propagou a doutrina pentecostal de maneira proselitista inicialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul a fim de ampliar sua atividade missionária.

Trabalhou na organização da nascente Assembleia de Deus através da criação de publicações, convocação à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e da compilação de um hinário.

Em uma viagem à Suécia, conheceu e casou com Frida Vingren. Gunnar possuía uma saúde frágil e retornou a seu país natal, onde faleceu em 1933.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Redação Revista Ultimato. Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus Ultimato. Página visitada em 12 de junho de 2014.
  2. Renato Cavallera. Gunnar Vingren e Daniel Berg – A história dos fundadores da Assembléia de Deus no Brasil Gospel Mais. Página visitada em 12 de junho de 2014.
  • Vingren, Ivar. Pionjärens dagbok: brasilienmissionären Gunnar Vingrens dagboksanteckningar. Estocolmo: L. Pethrus förl., 1968.
  • Vingren, Ivar, Nyberg Gunilla, Alvarsson Jan-Åke, Johannesson Jan-Endy. Det började i Pará: svensk pingstmission i Brasilien. Estocolmo: Missionsinstitutet-PMU, 1994.