Gunnar Vingren

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gunnar Vingren

Gunnar Vingren (Östra Harg, Östergötland, 8 de agosto de 1879Suécia, 29 de junho de 1933) foi um missionário evangelista pentecostal sueco. Atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Assembleia de Deus no Brasil.

Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudo pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Foi para o Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém.

Estudou português e propagou a doutrina pentecostal de maneira proselitista inicialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul a fim de ampliar sua atividade missionária.

Trabalhou na organização da nascente Assembleias de Deus através de criar publicações, convocar a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, compilar um hinário.

Em uma viagem à Suécia conheceu e casou com Frida Vingren. Gunnar possuía uma saúde frágil e retornou a seu país natal para morrer em 1933.

Referências

  • Vingren, Ivar. Pionjärens dagbok: brasilienmissionären Gunnar Vingrens dagboksanteckningar. Estocolmo: L. Pethrus förl., 1968.
  • Vingren, Ivar, Nyberg Gunilla, Alvarsson Jan-Åke, Johannesson Jan-Endy. Det började i Pará: svensk pingstmission i Brasilien. Estocolmo: Missionsinstitutet-PMU, 1994.