I Fought the Law

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

"I Fought the Law" (em português: Eu lutei contra a lei) é uma canção escrita por Sonny Curtis e gravada em 1959 por sua banda, The Crickets. É a música mais regravada de Sonny na história. A canção foi gravada por Bobby Fuller Four em 1965, com relevante sucesso, e pelo Clash, que gravou sua versão mais conhecida até hoje, em estilo punk rock lançada originalmente em 1979.

Assim que a canção atingiu a oitava posição na Billboard Hot 100, Bobby Fuller foi encontrado morto dentro de um automóvel estacionado perto de sua casa em Los Angeles. A polícia considerou a morte do cantor de 23 anos como um aparente suicídio, entretanto a maioria das pessoas que o conhecia não concordaram com esta versão, apontando que ele teria sido vítima de um assassinato.[1]

Em maio de 1979, a banda britânica de punk rock The Clash lançou sua versão da canção no EP The Cost of Living, que atingiu a vigésima segunda posição na parada UK Singles Chart. Mais tarde, "I Fought the Law" foi incluída na versão estadunidense do álbum de estreia da banda, tendo sido lançada como single em 26 de julho de 1979 para promover o disco no país. A canção, apesar de não ter entrado na Billboard, ajudou o Clash a ganhar suas primeiras difusões nas rádios estadunidenses, o que fez com que a versão deles se tornasse uma das mais conhecidas do público. Em 1988, quando a banda já havia acabado, a CBS Records relançou a canção como single no Reino Unido, tendo esta atingido a vigésima nona posição na UK Singles Chart. Em 2008 a versão do Clash integrou a trilha-sonora da primeira temporada do seriado Ashes to Ashes da BBC One.[2]

Em 1987, a banda de punk rock estadunidense Dead Kennedys gravou uma versão diferente da canção em resposta aos assassinatos do prefeito de San Francisco George Moscone e do conselheiro municipal Harvey Milk por Dan White em 1978 e a subsequente condenação de White a uma sentença menor de homicídio privilegiado ao invés de homicídio doloso graças ao uso de argumentos jurídicos improváveis por seu time de defesa. Nesta versão canção, cantada sob a perspectiva de White, o verso "I fought the law and the law won" (Lutei contra a lei e a lei venceu) foi substituído por "I fought the law and I won" (Lutei contra a lei e eu venci).

Em 2004, a canção foi lançada como single pela banda estadunidense Green Day. Esta versão foi utilizada num comercial de televisão para promover o iTunes Store da Apple Inc. quando este foi inaugurado.

Há também a versão do Social Distortion, outra banda de punk rock

Referências

  1. Richie Unterberger. "AllMusic Biography: Bobby Fuller Four". allmusic.com.
  2. Lizandra Pronin. "Resenha: Ashes to Ashes - Trilha Sonora", Território da Música, 20 de maio de 2008.