Les Chouans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les Chouans
Os insurrectos da Bretanha : cenas da vida militar (PT)
Autor(es) Honoré de Balzac
Idioma Francês
País  França
Série Scènes de la vie militaire
Ilustrador Édouard Toudouze
Editora Urbain Canel
Lançamento 1829
Edição portuguesa
Tradução Jaime Brasil
Editora Portugália
Lançamento 1965
Páginas 513
Cronologia
Z. Marcas
Une passion dans le désert

Les Chouans (em português, Os Chuans, ou, na tradução brasileira, A Bretanha em 1799) é um romance histórico de 1829 escrito pelo autor francês Honoré de Balzac e incluída na seção das Scènes de la vie militaire de sua La Comédie humaine. Fortemente influenciado pela obra de Sir Walter Scott, foi o primeiro sucesso real de Balzac como escritor e a primeira obra que assinou com o próprio nome. O romance combina a história militar com uma história de amor entre uma aristocrata e um rebelde antirrevolucionário.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 1799, sob o Consulado, os camponeses bretões se armaram para o retorno do rei e contra as tropas republicanas do comandante Hulot. Uma aristocrata, Marie de Verneuil, é enviada por Joseph Fouché para seduzir e capturar seu líder, o Marquês de Montauran, conhecido como “le Gars”. Ela deve ser ajudada por um policial habilidoso, ambicioso e inescrupuloso, Corentin.

No entanto, ela se apaixona por seu alvo. Contra Corentin e contra os Chouans que a odeiam, ela fará o possível para se casar com o marquês. Enganada por Corentin, que a faz acreditar que o Marquês ama sua rival mortal, Madame du Gua, ela ordena ao Comandante Hulot que destrua os rebeldes. Descobrindo o engano tarde demais, ela se sacrifica para tentar, sem sucesso, salvar Montauran com quem se casou algumas horas antes. Ela morre ao lado dele, na manhã seguinte à noite de núpcias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.