Mi Delirio World Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mi Delirio World Tour
Mi Delirio World Tour
Pôster de divulgação do show em Bucareste, Romênia.
Turnê de Anahí
Locais América
Europa
Álbum associado Mi Delirio
Data de início 3 de novembro de 2009 (2009-11-03)
Data de fim 24 de abril de 2011 (2011-04-24)
Partes 3
N.º de apresentações 29
Cronologia de turnês de Anahí
Anahí Pocket Show
(2009–11)

Mi Delirio World Tour foi a segunda turnê realizada pela cantora e atriz mexicana Anahí. A turnê foi usada para promover o seu quinto álbum de estúdio, Mi Delirio (2009), e teve início em 3 de novembro de 2009 em São Paulo e foi finalizada em 24 de abril de 2011 em Querétaro.[1]

A turnê obteve três fases: "Mi Delirio World Tour", "Mi Delirio World Tour Reloaded" e "Go Any Go".

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2009, Anahí anunciou que para mais divulgação deu seu próximo álbum, iria realizar uma turnê. Em outubro, Anahí postou em seu canal pessoal no YouTube um vídeo que mostra os ensaios da turnê, que começara em novembro. Durante uma entrevista para a revista mexicana Ok!, Anahí explicou que o figurino que utiliza em seus shows foram desenhados por ela mesma e confeccionado pelo design Gustavo Mata.

Em 01 de novembro, durante uma entrevista para a revista Adelante, Anahí falou sobre a turnê, que começou no Brasil: "me deixam louca, os-amo (os fãs), em 24 de de novembro sai o disco, mas dia 3 (de novembro) já começa a turnê, eles estão pedindo, então dizendo que querem o show, que não importa que não conheçam as músicas, estou muito feliz porque vamos fazer uma turnê sem pausa desde novembro até maio do ano que vem."

Em 10 de novembro, Anahí subiu em seu canal no YouTube um vídeo interpretando a canção "Claveles Importados". Em 12 de novembro, subiu um vídeo minutos antes de subir no palco durante o seu primeiro show no Brasil.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Anahí em Belgrado, Sérvia, em 10 de março de 2010.

De acordo com a Billboard, a turnê foi a sétima mais lucrativa do primeiro semestre de 2010, que em somente 10 shows, foi assistida por mais de 83 mil pessoas, arrecadando mais de 851 mil dólares.

Os shows em 09 de outubro no Rio de Janeiro e em 10 de outubro de 2010, em São Paulo, foram completamente esgotados, sendo vendidos todos os ingressos em ambas cidades. Em novembro de 2010, começou a venda dos ingresos para o show em Zagreb, na Croácia, sendo esgotados ainda na pré-venda, sendo assim, foram disponibilizados mais ingressos.

A revista Quem anunciou que o primeiro lote dos ingressos para o show em São Paulo, realizado em março de 2011 já estavam esgotados, assim como também o lote do terceiro setor. Em 06 de abril de 2011, começou a venda dos ingressos para o show acústico em Monterrey, no México, dois dias antes do show os ingressos já estavam esgotados ambos para 15 mil pessoas.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Anahí em São Paulo, em 10 de outubro de 2010.

Anna Carolina Cardoso do jornal Folha de S. Paulo , falou que dias antes do show, cerca de duas mil pessoas acampavam na frente do Vivo Rio para conseguir os melhores lugares. Sobre o primeiro show na Romênia, Oanna, do site iConcert falou: "Anahi teve um desempenho excepcional" complementando ainda "o show é completo de jogo de luzes e uma boa organização, vale a pena como artista musical, e sua etapa de interpretação." Ritmoson Latino argumentou sobre o show da cantora na Romênia: "Anahi ofereceu um show em Bucareste, capital da Romênia, onde os fãs se renderam aos seus pés e emocionados seguiram toda a apresentação", e ainda falou "apesar da diferença do idioma com esse país, surpreendeu em ver a muitos fanáticos cantar em partes as canções do seu ídolo". O diário Publimetro, sobre o show concebido pela cantora na Cidade do México, disse: Grande sucesso teve a cantora Anahi no show que ofereceu na Cidade do México, intitulado "Mi Delirio World Tour", na qual seus fãs lhe mostraram seu apoio incondicional ao cantar e dançar cada uma de suas canções". A revista brasileira Teens 180 comentou que Anahí arrasou em seu show no Brasil, dizendo que ela estava super sensual com um vestido curto, preto e de renda.

Anahí durante a terceira fase da turnê em São Paulo, 2011.

Sobre seu show em Madri, o site espanhol EnLatino publicou: "um público 'entregado' vibrou com o show da artista mexicana, que mostrou que a sombra de "RBD" não pesa sobre ela". O site ainda falou que a cantora não foi a Espanha para passar despercebida, pelo contrario, "em seu show que celebrou -faz poucas horas- a mexicana demonstrou que não quer ser uma cantora de banda e muito menos uma sombra do RBD" e finalmente o site argumentou: "a cantora demonstrou que tem potencial para chegar longe nesse mundo difícil onde poucos sobrevivem". Sobre o show que a cantora ofereceu na Romênia, Cristiana Soare, do iConcert disse que: "Anahi brilhava através da exuberância e sobre tudo, do talento. A cantora subiu no palco sorrindo diante de um público muito entusiasmado".

A revista Para Todos falou sobre seus shows oferecidos no Brasil em 2011: "Ambas noites estiveram cheias de magia e talento". Sobre a interpretação da cantora com Christian Chávez, comentou: "O clima que ocasionou a presença desses supertalentos no palco foi único, pois estrearam a nível mundial o vídeo da canção "Libertad", no primeiro show, para os internautas pudessem ver-ló na internet horas depois [...] encerrando a noite de maneira espetacular que comprovou de novo a amizade e a união que existe entre esses ídolos jovens". Em novembro de 2011, Univision a incluiu na lista The Best of: Figurinos usados nas turnês, por seu vestido negro de viuvá negra utilizado durante a segunda fase da turnê.

Informação[editar | editar código-fonte]

Primeira fase: Mi Delirio World Tour[editar | editar código-fonte]

O casulo em que a cantora sai durante a abertura do show.

A turnê estreou em 3 de novembro de 2009, em São Paulo, no Brasil, com mais de 5 mil pessoas e teve seu fim em 25 de março de 2010 no Teatro Metropolitan, na Cidade do México.[2][3]

Além de São Paulo, outras cidades brasileiras receberam a turnê, foram Rio de Janeiro em 5 e 6 de novembro e Fortaleza em 7 de novembro.[4] Em 5 de dezembro, Anahí se apresentou em Buenos Aires, na Argentina e em 6 de dezembro, no Chile. Em 31 de janeiro de 2010, se apresentou pela primeira vez para mais de 20 mil pessoas em Caracas, na Venezuela.

Anahí cantando "Hasta Que Me Conociste" na Servia, em 2010.

Em 6 de fevereiro, Anahi cantou pela primeira vez em El Salvador após o fim do grupo RBD, se apesentando no Teleton.[5] Em 23 de fevereiro de 2010, esteve presente no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, onde apresentou canções do RBD e outras do seu álbum Mi Delirio.[6] Em março, Anahí ofereceu em três shows na Europa, começando pela Servia em 10 de março, Eslovênia em 12 de março e Romênia em 13 de março.[7] Nesse mesmo mês, cantou pela primeira vez no México após o fim do RBD. Foram três shows, um em Monterrey em 20 de março, outro em Guadalajara em 21 de março e terminando em 25 de março na Cidade do México, no Teatro Metropolitan, com a presença de vários convidados, entre eles, Amanda Miguel, com quem interpretou "Él Me Mintió", ambas vestidas de noiva.[8] Mario Sandoval com quem cantou "Hasta Que Me Conociste" e com sua sobrinha Ana Paula a canção "Asi Soy Yo". Interpretou em cima de um carro alegórico cheio de flores gigantes, a canção "Te Puedo Escuchar", na qual compôs para seu amigo que morreu em um acidente de carro em 2007, no final da apresentação, Anahí não segurou as lagrimas.[9] O dinheiro arrecadado nos três shows foi doado por Anahí as vitimas do Terremoto do Chile de 2010. Anahí publicou em seu canal no YouTube duas previews do show no Teatro Metropolitan e dois videos das canções "Probadita de Mi" e "Asi Soy Yo".[10][11]

A abertura da turnê esteve por conta do grupo mexicana Matute. No show, Anahí interpreta uma nova versão das canções "Superenamorándome" e "Desesperadamente Sola", ambas do álbum Baby Blue, lançado em 2000.

Segunda fase: Mi Delirio World Tour Reloaded[editar | editar código-fonte]

Anahí se apresentando em Buenos Aires, Argentina.

A segunda fase da turnê iniciou em 9 de outubro de 2010 no Rio de Janeiro, no Brasil e foi finalizada em 2 de março de 2011 em Veracruz, no México.[13][14][15][16][17]

Em dezembro, a turnê passou pela Europa; o primeiro show foi em Madri em 11 de dezembro, o escritor brasileiro Paulo Coelho iria assistir o show, porém, por problemas com seu voo, não conseguiu chegar a tempo. O cantor Jaime Terrón, do grupo espanhol Melocos, participou da canção "No Te Quiero Olvidar".[18] Outros países europeus que receberam a turnê foram Romênia, Croácia e Servia, em 17, 19 e 20 de dezembro, respectivamente.[19] Todas essas apresentações contaram com a presença do cantor Penya, na canção "Te Puedo Escuchar".[20][21]

Anahí durante "Mi Delirio" em São Paulo, 2011.

O DVD da turnê foi gravado em São Paulo em 10 de outubro de 2010, para mais de 6 mil pessoas com data prevista para ser lançado em dezembro do mesmo ano, depois foi divulgado que seu lançamento seria em dezembro de 2011. O lançamento do DVD foi cancelado por motivos desconhecidos.[22] Apesar do cancelamento, alguns vídeos do DVD se encontram no canal pessoal da cantora no YouTube, como "Pra Qué", "Mi Delirio", "Él Me Mintió" e "Alérgico".

Em 22 de janeiro de 2011, Anahí voltou a Venezuela, desta vez em San Cristóbal, cantando para mais de 22 mil pessoas. O último show foi realizado durante o "Carnaval de Veracruz", em Veracruz, no México, para mais de 15 mil pessoas.

Terceira fase: Go Any Go[editar | editar código-fonte]

A terceira e última fase da turnê iniciou em 26 de março de 2011 em São Paulo e ainda passou pelo Rio de Janeiro no dia seguinte.[23] Ambas apresentações contaram com a participação dos cantores Christian Chávez na canção "Libertad" e "Feliz Cumpleaños"; Noel Schajris em "Alérgico", "Entra En Mi Vida" e "Te Vi Venir" e Penya em "Te Puedo Escuchar".[24] O último show da turnê aconteceu em 24 de abril em Querétaro, no México, sem a prensença de Chávez, Schajris e Penya.

A turnê não prosseguiu devido ao convite feito pelo produtor mexicano Emilio Larrosa para Anahí protagonizar a novela Dos Hogares.[25]

Repertório[editar | editar código-fonte]

Mi Delirio World Tour
  1. "Mi Delirio"
  2. "Desesperadamente Sola"
  3. "Algún Día"
  4. "Para Qué"
  5. "Tal Vez Después"
  6. "Te Puedo Escuchar"
  7. "Como Cada Día" / "No Digas Nada"
  8. "El Me Mintió"
  9. "Just Breathe"
  10. "Mala Suerte"
  11. "Superenamorándome"
  12. "Sálvame"
  13. "Hasta Que Llegues Tú"
  14. "Claveles Impotados"
  15. "Me Hipnotizas"
  16. "Así Soy Yo" / "Extraña Sensación" / "Desapareció"
  17. "Hasta Que Me Conociste"
  18. "Probadita de Mi"
Notas
  • A canção "Just Breathe" foi interpretada somente no Brasil e na Argentina.
  • A canção "Mala Suerte" foi interpretada somente no Brasil.
  • A canção "Hasta Que Llegues Tú" foi interpretada somente no Chile.
  • A canção "Me Hipnotizas" entrou no repertório a partir de 10 de março de 2010 na Sérvia.
  • A cantora argentina Amanda Miguel interpretou a canção "El Me Mintió" junto com Anahí em 25 de março de 2010 na Cidade do México.
  • O cantor mexicano Mario Sandoval interpretou a canção "Hasta Que Me Conociste" junto com Anahí em 25 de março de 2010 na Cidade do México.
Mi Delirio World Tour Reloaded
  1. "Para Qué"
  2. "El Me Mintió"
  3. "Tal Vez Después"
  4. "Desesperadamente Sola"
  5. "Quiero"
  6. "Ni Una Palabra"
  7. "No Te Quiero Olvidar" / "Aleph" / "Sálvame" / "Hasta Que Llegues Tú"
  8. "Te Puedo Escuchar"
  9. "Superenamorándome"
  10. "Claveles Importados"
  11. "Alérgico"
  12. "Hasta Que Me Conociste"
  13. "Probadita De Mí"
  14. "Pobre Tu Alma"
  15. "Mi Delirio"
  16. "Me Hipnotizas"
Notas
  • A canção "Desesperadamente Sola" foi interpretada somente no Brasil e em 6 de novembro de 2010 em Tabasco.
  • A canção "Ni Una Palabra" foi interpretada somente em 9 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro.
  • A canção "Hasta Que Me Conociste" foi interpretada somente em 10 de outubro de 2010 em São Paulo.
  • A canção "Pobre Tu Alma" entrou na turnê a partir de 11 de dezembro de 2010 em Madrid.
  • O cantor espanhol Jaime Terrón participou da canção "No Te Quiero Olvidar" em 11 de dezembro de 2010 em Madrid.
  • O cantor mexicano Penya participou da canção "Te Puedo Escuchar" em 17, 19 e 20 de dezembro de 2010, 26 e 27 de março de 2011.
Go Any Go
  1. "Pobre Tu Alma"
  2. "Superenamorándome"
  3. "Quiero"
  4. "Feliz Cumpleaños"
  5. "No Te Quiero Olvidar" / "Aleph" / "Hasta Que Llegues Tú"
  6. "Te Puedo Escuchar"
  7. "Gira La Vida"
  8. "Él Me Mintió"
  9. "Alérgico"
  10. "Entra En Mi Vida"
  11. "Te Vi Venir"
  12. "Ni Una Palabra"
  13. "Mi Delirio"
  14. "Para Qué"
  15. "Sálvame"
  16. "Libertad"
  17. "Me Hipnotizas"
  18. "Chorando Se Foi"
Notas
  • As canções "Feliz Cumpleaños", "Gira La Vida" e "Libertad" foram interpretadas somente no Brasil.
  • A canção "Entra En Mi Vida" foi interpretada junto com o cantor argentino Noel Schajris somente em 26 de março de 2011, em São Paulo.
  • A canção "Te Vi Venir" foi interpretada junto com o cantor argentino Noel Schajris somente em 27 de março de 2011, no Rio de Janeiro.
  • O cantor mexicano Christian Chávez participou das canções "Feliz Cumpleaños" e "Libertad" em 26 e 27 de março de 2011.
  • O cantor mexicano Penya participou da canção "Te Puedo Escuchar" em 26 e 27 de março de 2011.

Datas[editar | editar código-fonte]

Data Cidade País Local Público[26] Receita[26]
Mi Delirio World Tour
3 de novembro de 2009 (2009-11-03) São Paulo  Brasil HSBC Brasil
4 de novembro de 2009 (2009-11-04) Carioca Club
5 de novembro de 2009 (2009-11-05) Rio de Janeiro Vivo Rio
6 de novembro de 2009 (2009-11-06) Scala Rio
7 de novembro de 2009 (2009-11-07) Fortaleza Siará Hall
5 de dezembro de 2009 (2009-12-05) Buenos Aires  Argentina Luna Park
6 de dezembro de 2009 (2009-12-06) Santiago  Chile Teatro Oriente
31 de janeiro de 2010 (2010-01-31) Caracas  Venezuela Hipódromo La Rinconada 15,000 / 15,000 (100%) $210,162
10 de março de 2010 (2010-03-10) Belgrado  Sérvia Dom Sindikata 1,265 / 1,600 (79%) $63,240
12 de março de 2010 (2010-03-12) Liubliana  Eslovênia Tivoli Hall 1,003 / 1,300 (77%) $57,362
13 de março de 2010 (2010-03-13) Bucareste Roménia Sala Palatului 1,437 / 1,500 (96%) $74,890
20 de março de 2010 (2010-03-20) Monterrei  México Auditorio Luis Elizondo 2,500 / 2,500 (100%) $133,174
21 de março de 2010 (2010-03-21) Guadalajara Teatro Galerías 2,000 / 2,000 (100%) $114,776
25 de março de 2010 (2010-03-25) Cidade do México Teatro Metropolitan 3,200 / 3,200 (100%) $147,656
15 de setembro de 2010 (2010-09-15) Los Angeles  Estados Unidos Huntington Park
Mi Delirio World Tour Reloaded
9 de outubro de 2010 (2010-10-09) Rio de Janeiro Brasil Brasil Vivo Rio
10 de outubro de 2010 (2010-10-10) São Paulo HSBC Brasil
6 de novembro de 2010 (2010-11-06) Tabasco México México Antro La Condesa
1 de dezembro de 2010 (2010-12-01) Buenos Aires Argentina Argentina Luna Park
11 de dezembro de 2010 (2010-12-11) Madri Espanha Palacio Municipal de Congresos
17 de dezembro de 2010 (2010-12-17) Bucareste Romênia Romênia Arenele Romane
19 de dezembro de 2010 (2010-12-19) Zagreb  Croácia Aquarius Club
20 de dezembro de 2010 (2010-12-20) Belgrado Sérvia Sérvia Beogradska Arena
22 de janeiro de 2011 (2011-01-22) San Cristóbal Venezuela Venezuela Plaza de Toros
2 de março de 2011 (2011-03-02) Veracruz México México Auditorio Benito Juarez
7 de março de 2011 (2011-03-07) Ambato Equador N-Vidia Club
Go Any Go
26 de março de 2011 (2011-03-26) São Paulo Brasil Brasil Via Funchal
27 de março de 2011 (2011-03-27) Rio de Janeiro Vivo Rio
24 de abril de 2011 (2011-04-24) Querétaro México México Teatro del Pueblo
Total 26,405 / 27,100 (97%) $801,260

Cancelamentos[editar | editar código-fonte]

Data Cidade Local Motivo
4 de dezembro de 2009 (2009-12-04) Assunção, Paraguai Club Sol de Aerica[27]
18 de junho de 2010 (2010-06-18) Caracas, Venezuela Centro Sambil[28] Problemas com o contratante
14 de dezembro de 2010 (2010-12-14) Varsóvia, Polônia Problemas no passaporte da banda

Créditos[editar | editar código-fonte]

A banda musical foi realizada pelo grupo mexicano Matute, além do mais, é a banda que acompanha a cantora durante a turnê.[29][30][31]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ex-RBD Anahí comove com homenagem a Jô Soares após morte: 'Eternizado'». UOL. 5 de agosto de 2022. Consultado em 22 de maio de 2023 
  2. Anahí começa turnê no Brasil nesta terça-feira
  3. Anahí lloró durante el concierto que dio en el Metropólitan.
  4. G1 (3 de novembro de 2009). «Ex-RBD Anahí começa turnê no Brasil nesta terça-feira». g1.globo.com 
  5. «Aleks Syntek, Anahí y Fanny Lu alegraron cierre del Teletón en El Salvador». noticias.terra.com (em espanhol) 
  6. «Anahí, ex RBD, presenta en el festival de Viña del Mar su disco en solitario». hola.com (em espanhol) 
  7. «Anahi a dus în delir fanii din Bucuresti (poze si video)». www.iconcert.ro (em Rumano). Consultado em 10 de março de 2013 
  8. «Anahí comparte escenario con Amanda Miguel». informador.com.mx (em espanhol) 
  9. «ANAHÍ LLORÓ DURANTE EL CONCIERTO QUE DIO EN EL METROPÓLITAN». quien.com (em espanhol) 
  10. Anahí começa turnê no Brasil nesta terça-feira.
  11. Anahí hipnotiza al público de Monterrey.
  12. «Anahí confirma turnê pelo México». Consultado em 9 de abril de 2012. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  13. UOL Entretenimento (10 de outubro de 2010). «Anahí mostra a turnê "Mi Delírio Reloaded" em São Paulo». musica.uol.com.br 
  14. Anahí mostra a turnê "Mi Delírio Reloaded" em São Paulo.
  15. Veja fotos do show da mexicana Anahí em São Paulo.
  16. Anahí faz show em São Paulo neste domingo (10) - Jovem - R7
  17. Anahí usa figurino à la 'viúva negra' em show em São Paulo.
  18. noticias24.com. «Anahí se emociona por cantar en Madrid y tener a Paulo Coelho como invitado» (em espanhol). Consultado em 13 de maio de 2013. Arquivado do original em 2 de dezembro de 2013 
  19. «Anai 20. decembra u Beogradskoj areni». www.bravo.rs 
  20. «RECENZIE: Anahi si-a hipnotizat fanii la Arenele Romane din Bucuresti». www.iconcert.ro (em Rumano). Consultado em 10 de março de 2013 
  21. Único concierto de Anahí en España, Madrid.[ligação inativa]
  22. «Anahí no Brasil: Cantora mexicana vai gravar DVD no país em outubro». PopLine 
  23. Veja fotos do show de Anahí e Christian Chávez em SP - G1 - Globo
  24. Anahí e Christian Chávez 'cumprem promessa' e relembram RBD em SP.
  25. Anahí inicia grabaciones de Dos Hogares.
  26. a b «Billboard Boxscore 01/05/10? | Pulse Music Board». pulsemusic.proboards.com. Consultado em 25 de fevereiro de 2018 
  27. «ANAHI - Paraguay». Anahi Music Facebook. Consultado em 10 de março de 2013 
  28. «Cancela Anahí concierto de tour "Delirio" en Venezuela. Con Shanik Berman» (em espanhol). Radio Fórmula. Consultado em 10 de março de 2013 
  29. «"Revive" Matute los 80». Noroeste. 10 de outubro de 2010. Consultado em 10 de outubro de 2010 
  30. «::.Biografía.:: Matute». 10 de outubro de 2010. Consultado em 10 de outubro de 2010 
  31. «Matute Web Oficial». Consultado em 10 de outubro de 2010