O Elo Mais Fraco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Elo Mais Fraco
Informação geral
Formato Game show
Duração 45 minutos (daytime), 50 minutos (primetime)
Criador(es) Fintan Coyle & Cathy Dunning
País de origem  Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Narrador(es) Jon Briggs (Reino Unido)
Elenco vários
Transmissão original 14 de agosto de 2000– 31 de março de 2012

O Elo Mais Fraco (conhecido em muitos países como Weakest Link ) é um game show de televisão, transmitido pela primeira vez no Reino Unido pela BBC Two em 14 de agosto de 2000. Foi criado pelo médico e escritor Fintan Coyle e pelo comediante Cathy Dunning, e desenvolvido para televisão pelo departamento de programas de entretenimento da BBC. Desde então o programa ganhou várias versões internacionais ao redor do mundo. Também pode ser considerado um "reality-game show", pelo formato de disputa dos atuais reality shows mantendo a base de conhecimentos gerais. A versão do Reino Unido, apresentada por Anne Robinson, com a narração de Jon Briggs teve seu milésimo programa exibido em 18 de dezembro de 2006.

Formato[editar | editar código-fonte]

Apresentação do programa na versão feita por Anne Robinson: "Qualquer um dos nove concorrentes no estúdio hoje pode ganhar até dez mil libras. Eles não se conhecem entre si, entretanto, se querem o prêmio, devem fazer um trabalho de equipe. Mas oito deles sairão sem ganhar nada, pois rodada após rodada nós perdemos o jogador votado como sendo 'O Elo Mais Fraco'. Vamos conhecer a equipe…"

O formato original apresenta uma equipe de nove concorrentes que completam rodadas respondendo perguntas sobre conhecimentos gerais. O objetivo de cada rodada é formar uma corrente de nove respostas corretas consecutivas para conseguir um certo montante em dinheiro dentro de um tempo limite pré-determinado. Entretanto, apenas uma resposta incorreta quebra a corrente e todo o dinheiro nela acumulado é perdido. Mas antes de uma pergunta ser formulada, o concorrente pode dizer a palavra "BANCO" e todo o dinheiro acumulado é salvo, entretanto uma nova corrente é iniciada do zero.

Bancar dinheiro é a opção mais segura, entretanto, não bancar, no caso de a pessoa a quem a pergunta será formulada acertar, a quantia ganha cresce successivamente de acordo com o número de respostas corretas. Quanto maior o número de respostas corretas for, maior a quantia a ser bancada.

Quando o tempo determinado para uma rodada acaba, nenhuma quantia bancada é perdida, caso o apresetnador esteja formulando uma pergunta, ou a formulou e o concorrente ainda não a respondeu, a pergunta é abandonada. A rodada termina automaticamente quanto a equipe alcança com sucesso o montante máximo para a rodada antes que o tempo acabe.

Este concurso é também, criticado negativamente por uns e positivamente por outros, por a apresentadora mostrar sempre um feitio muito arrogante. Faz parte das regras do concurso, numa medida de oferecer mais espetáculo e chamar mais a atenção do espectador.

Votação e eliminação[editar | editar código-fonte]

Após cada rodada, os concorrentes votam para eliminar um dos demais, normalmente aquele considerado como sendo o "elo mais fraco": aquele que os demais acreditam que desperdiçou o maior tempo, errou ao não bancar em determinados momentos da rodada ou teve um grande número de respostas incorretas. Até o final da votação, apenas os telespectadores sabem (através e uma narração) exatamente quem foi o "elo mais forte" e quem foi o "elo mais fraco", de acordo com as estatísticas. Caso o trabalho de equipe tenha funcionado, os concorrentes são instruídos a serem bastante severos neste momento. A votação apresenta uma tática para os concorrentes maximizarem suas chances de vitória. Eliminando os concorrentes com desempenho ruim é fácil para aumentar as chances de vitória, mas jogadores com desempenho bom durante o jogo dificilmente sejam eliminados. Após a revelação dos votos, o (a) apresentador (a) questiona os participantes acerca de sua escolha, os motivos para essa escolha, e a melhor parte do programa, faz insultos aos participantes acerca de suas respostas durante o jogo. Após as interrogações, o concorrente mais votado é eliminado com a frase "Você é o elo mais fraco. Adeus!" e sai de cena, no momento conhecido como a Caminhada da Vergonha. Em caso de empate, o "elo mais forte" dá seu voto de minerva para desempatar. Caso tenha votado em um dos concorrentes empatados, ele pode escolher entre manter seu voto, ou mudá-lo. Caso o "elo mais forte" esteja em um empate, mesmo assim ele é perguntado sobre a decisão (manter a votação ou sair do jogo).

Rodadas seguintes[editar | editar código-fonte]

Quando um concorrente é eliminado, 10 (ou 15, como o caso da versão sindicada dos EUA) segundos são descontados do tempo total das rodadas seguintes. A rodada sempre começa a partir do "elo mais forte", caso o "elo mais forte" tenha sido eliminado na rodada anterior, o segundo jogador mais forte da rodada anterior começa jogando. O jogo continua normalmente.

Final do jogo[editar | editar código-fonte]

Última rodada[editar | editar código-fonte]

Quando sobram dois concorrentes, eles devem fazer um trabalho de equipe na última rodada, trabalho esse bastante semelhante ao das rodadas anteriores mas com dois detalhes extras: primeiro, todo o dinheiro bancado nessa rodada é triplicado (ou dobrado, como em algumas versões) antes de ser somado com o que foi ganho nas rodadas anteriores para formar o prêmio final do jogo. Segundo, não há eliminação; os dois remanescentes passam para o "cabeça-a-cabeça".

Cabeça-a-cabeça[editar | editar código-fonte]

Para a rodada conhecida como "cabeça-a-cabeça", os dois concorrentes remanescentes devem responder cinco perguntas, de forma alternada. O "elo mais forte" da rodada anterior decide quem começa jogando. Ao final, quem possuir o maior número de acertos dentre 5 possíveis vence.

O vencedor leva todo o premio acumulado no jogo. O perdedor volta para casa sem ganhar nada, assim como os demais concorrentes eliminados.

Em caso de empate, o jogo prossegue para a Morte Súbita. As perguntas continuam sendo feitas aos concursantes, até que um dos dois erre. Essa rodada costuma se prolongar bastante, entretanto em alguns países a Morte Súbita é editada para apenas uma rodada devido ao tempo de duração do programa.

Em grande parte dos episódios da Inglaterra a quantia máxima do jogo é de £10,000; em edições com artistas e para a caridade o máximo é de £50,000.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

Grande parte do sucesso do programa se deve à apresentadora, Anne Robinson. Também conhecida pelo tom sarcástico enquanto apresentava o programa de defesa do consumidor da BBC Watchdog, ela encontrou inspiração para suas tiradas com os concorrentes. Suas palavras para com a "equipe", normalmente tiradas em relação às respostas dos concorrente ao não atingirem seu objetivo, tornaram-se marca registrada do programa, e o seu famoso bordão "Você é o elo mais fraco. Adeus!" também. A narração da versão inglesa é de Jon Briggs.

Com inspiração vinda dos programas Big Brother e Who Wants to Be a Millionaire?, o programa difere de praticamente todos os demais game shows ao incentivar o conflito aberto entre participantes, e usando um apresentador (a) que é bastante hostil com os concorrentes tanto quanto uma figura positiva. Altamente criticado em vários países, o programa tem sido sucesso de audiência em vários países.

Variantes[editar | editar código-fonte]

Com o sucesso da versão apresentada diariamente na BBC Two, logo foi feita uma versão destinada ao horário nobre da BBC One, eventualmente apresentada às quartas-feiras à noite.

Primeiramente, um Torneio de Campeões, apresentando oito vencedores da versão da BBC Two, buscando um prêmio de £20,000. Desta vez pódiuns eletrônicos foram instalados, assim como a presença de uma plateia. O formato inicialmente foi um fracasso, pois apenas concorrentes normais disputavam o prêmio. Cerca de um ano depois, o número de concorrentes diminuiu para sete, assim como o tempo de duração diminuiu de 45 para 30 minutos, entretanto o prêmio máximo foi mantido.

Após a versão com sete concorrentes, o estúdio foi aumentado (para comportar nove concorrentes), assim como o prêmio máximo foi aumentado para £50,000. Inicialmente concorrentes inscritos participavam, depois o programa passou a apresentar eventualmente versões com artistas buscando por um prêmio em dinheiro a ser doado para a caridade. Normalmente nas versões com artistas os concorrentes eliminados saem sem ganhar "nada", apesar de a produção dar a eles uma pequena quantia para as instituições de caridade que representam, assim como o seu cachê pela participação. Nessa versão, normalmente Robinson diz aos concorrentes perdedores da última rodada "Você sairá sem ganhar nada". Em várias edições, duplas ocupavam os pódiuns, e normalmente confabulavam entre si antes de responder as perguntas. Houve várias versões com artistas divididos em duplas. Há alguns anos a edição especial de natal, com personagens de fábulas natalinas faz parte da programação de natal da BBC One. Vários concorrentes, como Christopher Biggins e Basil Brush, apareceram mais de uma vez.

A versão com concorrentes inscritos da BBC One tem sido pouco realizada ultimamente, mas eventualmente são realizadas edições com artistas. Em várias oportunidades as edições são especiais designados, como a edição exibida em março de 2007 com o elenco da série Doctor Who, cuja nova temporada estrearia no dia seguinte.

Versões internacionais[editar | editar código-fonte]

A versão original do programa é exibida em todo o mundo pela BBC Prime e pela BBC America. O formato foi licenciado a vários países, que produziram suas versões locais de The Weakest Link. Exceto alguns países, todos os títulos eram traduções locais de (The) Weakest Link.

País Nome Apresentador (a) Canal em que foi exibido Prêmio máximo em moeda local Número de concorrentes
Azerbaijão Azerbaijão Zəif Bənd Kamila Babayeva Líder TV Azeri manat symbol.svg100,000,000 9
Austrália Austrália Weakest Link Cornelia Frances Seven $100,000 9
Bélgica Bélgica De Zwakste Schakel Goedele Liekens VTM 2,000,000F 8 Estónia Estônia Nõrgim Lüli Tuuli Roosmaa Kanal 2 KR500,000
Chile Chile El Rival Más Débil Catalina Pulido Canal 13 $40,000,000 8
República Popular da China China 汰弱留强·智者为王 Chen Lu Yu (1ª temporada) Nanjing TV ¥200,000 8
智者为王 Shen Bing (2ª temporada)
Xia Qing (3ª temporada)
Croácia Croácia Najslabija karika Nina Violić (1ª temporada) HRT1 kn90,000 8
Daniela Trbović (2ª temporada)
República Checa República Tcheca Nejslabší! Máte padáka! Zuzana Slavíková Nova TV Kc.1,000,000 9
Dinamarca Dinamarca Det Svageste Led Trine Gregorius DR1 KR200,000 8
Finlândia Finlândia Heikoin Lenkki Kirsi Salo MTV3 15,000 (1ª temporada) 9 18,000 (2ª temporada) 8
França França Le Maillon Faible Laurence Boccolini TF1 150,000F (2001) 9
20,000 (2002/2003)
50,000 (2003-2007)
Alemanha Alemanha Der Schwächste fliegt! Sonja Zietlow RTL Television DM50,000 (2001) 9
50,000 (2002)
Grécia Grécia Ο Πιο Αδύναμος Κρίκος Elena Akrita MEGA 15,000 9
Hong Kong Hong Kong 一筆OUT消 Carol Cheng TVB Jade $3,000,000 8
Hungria Hungria A Leggyengébb Láncszem Krisztina Máté TV2 ft3,000,000 9
Nincs Kegyelem ft6,000,000 5
Índia Índia Kamzor Kadii Kaun Neena Gupta Star Plus Rs.25,00,000 8
República da Irlanda Irlanda Weakest Link Eamon Dunphy TV3 10,000 9
Israel Israel החוליה החלשה Pnina Dvorin (1ª temporada) Channel 10 100,000 9
Hana Laszlo (2ª temporada)
90,000 8
Itália Itália Anello Debole Enrico Papi Italia 1 15,000 9
Japão Japão ウィーケストリンク☆一人勝ちの法則 Shiro Ito Fuji TV ¥16,000,000 8
Líbano Líbano الحلقة الأضعف Rita Khoury Future Television US$16,000 8
República da Macedónia Macedónia Најслаба алка Zivkica Gjurcinovska Alfa TV MKD 420,000 8
México México El Rival Más Debil Montserrat Ontiveros Azteca Trece, Azteca Siete $200,000 8
Moldávia Moldova Veriga Slabă Andrei Gheorghe Kanal 1
Países Baixos Holanda De Zwakste Schakel Chazia Mourali RTL 4 10,000 9
Nova Zelândia Nova Zelândia Weakest Link Louise Wallace TV ONE $20,000 9
Noruega Noruega Det Svakeste Ledd Anne Grosvold NRK KR200,000 8
Filipinas Filipinas Weakest Link Edu Manzano (1ª temporada) IBC 1,000,000 8
Allan K. (2ª temporada)
Polónia Polônia Najsłabsze Ogniwo Kazimiera Szczuka TVN 27,000 złoty 8
Portugal Portugal O Elo Mais Fraco Julia Pinheiro

(1ª temporada)

RTP 10,000 9
Luísa Castel-Branco

(2ª temporada)

Pedro Granger

(3ª temporada)

Roménia Romênia Lanţul Slăbiciunilor Andrei Gheorghe ProTV lei50,000 9
Rússia Rússia Слабое Звено Maria Kiselyova ORT руб400,000, руб350,000 7,8
Nikolay Fomenko Petesburg-5 руб350,000 (estimado) 7
Singapura Cingapura 智者生存 Cui Lixin MediaCorp TV Channel 8 S$100,000 8
Weakest Link Asha Gill MediaCorp TV Channel 5 S$1,000,000
Eslovénia Eslovênia Najšibkejši Člen Violeta Tomič RTV Slovenija 2,400,000SIT 9
Sérvia Sérvia Najslabija karika Sandra Lalatović BKTV RSD3,000,000 9
Espanha Espanha El Rival Más Débil Nuria González (1ª-2ª temporada) TVE1 (1ª-3ª temporada) 7,200 9
Karmele Aranburu (3ª-4ª temporada) TVE2 (4ª temporada)
África do Sul África do Sul Weakest Link Fiona Coyne SABC3 R50,000 9
R100,000
República da China Taiwan Weakest Link 智者生存 Belle Yu (1ª temporada) STAR Chinese Channel NT$2,200,000 8
Tseng Yang Qing (2ª temporada)
Tailândia Tailândia กำจัดจุดอ่อน Weakest Link Krittika Kongsompong TV3 ฿1,000,000 8
Turquia Turquia En Zayif Halka Hülya Uğur Tanriöver Show TV TL100,000,000,000 (lira velha) 9
TL100,000 (lira nova)
Ucrânia Ucrânia Слабое Звено Desconhecido Inter TV UAH300,000
Reino Unido Reino Unido The Weakest Link Anne Robinson BBC Two (versão daytime) £10,000 9
BBC One (versão primetime) £50,000
Estados Unidos Estados Unidos Weakest Link Anne Robinson (versão primetime) NBC (versão primetime) US$1,000,000 (versão primetime) 8
George Gray (versão daytime) Sindicada (versão daytime) US$100,000 (versão daytime) 6

Ásia[editar | editar código-fonte]

Filipinas[editar | editar código-fonte]

A versão filipina do programa é produzida pela VIVA Entertainment em conjunto com a ECM Productions. O programa estreou em utubroo de 2001 na emissora Intercontinental Broadcasting Corporation, seguindo o sucesso do programa Who Wants To Be A Millionaire? no país, tendo sido inicialmente apresentado pelo ator Edu Manzano. Conhecido por seus trabalhos políticos e um estilo sério de atuação, Manzano desempenhou um excelente papel como apresentador, ajudando na popularidade do programa. Após uma temporada Manzano foi substutuído pelo comediante/cantor/apresentador gay Allan K. Seu estilo bem-humorado de apresentação (juntamente com o incêndio que destruiu o estúdio onde o programa era gravado) fizeram com que o programa fosse cancelado em outubro de 2002.

O programa seguia o formato Primetime, com oito concorrentes. Se o montante máximo fosse alcançado com sucesso em todas as sete rodadas, o prêmio total era de 1,000,000 pesos, aproximadamente igual ao prêmio de £10,000 da versão daytime inglesa.

Europa[editar | editar código-fonte]

Bélgica[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2001, a emissora belga VTM lançou sua versão local do programa, chamada De Zwakste Schakel, assim como a versão holandesa do programa. Goedele Liekens foi chamada para trabalhar no programa, desempenhando a função de "Anne Robinson" belga, mas não se convenceu de que fez um bom papel durante o programa. Após o fracasso de alguns episódios exibidos, a VTM cancelou o programa em meados de 2002. Goedele continuou seu trabalho em outros programas e admitiu publicamente em vários outros programas que não era a pessoa indicada para o programa.

A versão belga possuía oito concorrentes, buscando por um prêmio máximo de 2,000,000 francos belgas. O formato é o mesmo da versão primetime americana. A corrente era a mesma, no entanto dobrada, com isso a equipe poderia alcançar um objetivo de 250,000 francos em cada rodada.

Noruega[editar | editar código-fonte]

A emissora norueguesa NRK iniciou sua versão local do programa, chamada Det Svakeste Ledd, em 2004. Ao contrário das demais versões, o estúdio era bastante simples. Foi apresentado pela famosa apresetnadora de programas de entrevista Anne Grosvold. Foi apresentado no decorrer de 2004.

Finlândia[editar | editar código-fonte]

A emissora MTV3 lançou a versão finlandesa, chamada Heikoin Lenkki, em 6 de setembro de 2002. A apresentadora Kirsi Salo eliminava semanalmente oito concorrentes e recompensava um com o prêmio máximo de até 15,000 euros. Um mês após a estréia, o formatofoi alterado. Após a alteração, 8 concorrentes iniciavam o jogo (ao invés de 9) e o prêmio máximo possível passou a 18,000 euros, com um prêmio máximo de 2,000 euros por rodada. O formato foi mantido e apresentado por três temporadas e foi cancelado em fevereiro de 2005, principalmente porque a apresentadora, Kirsi Salo, estava grávida.

França[editar | editar código-fonte]

A maior emissora de TV da França, a TF1, lançou o programa "Le Maillon Faible" em 9 de julho de 2001. Foi um sucesso instantâneo. A apresentadora Laurence Boccolini, que anteriormente havia apresentado o quiz-show "Que Le Meilleur Gagne!", era bastante conhecida pelo seu humor sarcástico, foi escolhida para ser a "Anne Robinson francesa" e desempenhou bastante bem seu papel. Inicialmente os concorrentes poderiam ganhar até 150,000 francos até a introdução do euro em 2002, quando o prêmio passou a ser de €20,000. No final de 2003, o estúdio foi ampliado e o prêmio passou a ser de €50,000. A versão francesa foi a versão não-original que ficou mais tempo no ar, sem intervalos entre as temporadas, e sem reprises: cada programa só foi exibido apenas uma vez

Em 2002, Laurence Boccolini escreveu um livro sobre sua experiência como apresentadora do programa. O livro tem o título "Méchante", que significa "Má". Em 2005 "Méchante 2" foi publicado, mas desta vez foram publicadas algumas das respostas incorretas dadas pelos concorrentes durante o jogo.

Após uma fracassada série de programa especiais com artistas, a TF1 decidiu cancelar o programa na primavera européia de 2007: a audiência vinha caindo desde 2006. Em julho, Laurence decidiu sair da TF1, pois eles simplesmente não lhe deram um novo programa para a nova temporada da emissora. O último episódio foi ao ar em 12 de agosto de 2007.

Grécia[editar | editar código-fonte]

A Grécia também produziu sua própria versão, chamada Ο ΠΙΟ ΑΔΥΝΑΜΟΣ ΚΡΙΚΟΣ (lê-se O Pio Adinamos Krikos), apresentada pela jornalista Elena Akrita. De acordo com os telespectadores, Akrita foi uma apresentadora mais dócil em relação às suas colegas estrangeiros — ao invés de "adeus", ela se despedia dos concorrentes eliminados com a frase "sinto muito". O programa foi cancelado em 2005, e tinha um prêmio máximo de 15,000 euros. Foi apresentado pela maior emissora da Grécia, Mega Channel.

Hungria[editar | editar código-fonte]

Na Hungria o programa estreou em 21 de agosto de 2001 às 7 da noite na emissora TV2, com o nome de Nincs Kegyelem - A Leggyengébb Láncszem, com um prêmio máximo de 3,000,000 florins (aprox. $12,000 na época). Foi apresentado por Krisztina Máté, âncora de um famoso telejornal na TV húngara. Ela provavelmente foi escolhida pelas semelhanças físicas entre ela e Anne Robinson. O programa tornou-se o mais controverso da TV húngara na época, mas inicialmente não obteve a audiência esperada, pelo estilo rude de apresentação, e teve como conseqüências a reação negativa do público, além da queda da reputação da apresentadora, tachada de arrogante e irritada. Outra decisão errônea da TV2 foi modificar o tempo de exibiçao do programa para competir de igual para igual com o game-show exibido pela concorrente RTL Klub (versão local de Who Wants to Be a Millionaire?, apresentada por István Vágó [conhecido como o "Quiz Professor" pelos húngaros]). A popularidade começou a desaparecer, e a produção gradativamente foi diminuindo gradativamente o número de concorrentes, de 8 para 5, mas não adiantou, e finalmente o programa foi cancelado em maio de 2002.

Itália[editar | editar código-fonte]

Na Itália, o programa (chamado "Annelo Debole") foi exibido como teste pela emissora Italia 1 durante 3 semanas no outono de 2001. Devido a sua baixa audiência, foi cancelado.

Holanda[editar | editar código-fonte]

Na Holanda o programa recebeu o nome de De Zwakste Schakel, e foi apresentado por Chazia Mourali na emissora RTL 4. Possuía um prêmio de 10,000 euros, exceto em 2001, quando o euro ainda não era utilizado, e possuía nove concorrentes. Até o verão de 2004, era a versão internacional mais antiga ainda no ar. A RTL retirou o programa da grade em 2004, tornando a versão francesa a versão internacional a mais tempo no ar ininterruptamente. Em 2006, a emissora anunciou o retorno do programa, aparentemente alterando os horários de exibição na grade, assim como novos episódios foram produzidos. Atualmente não há novos planos confirmados para o programa. Rumores dizem que há uma leva de episódios não exibidos, com outro apresentador (a), gravados em 2006, de acordo com a RTL os episódios teriam sido gravados durante o verão daquele ano. Nada foi confirmado desde a época.

Portugal[editar | editar código-fonte]

O Elo Mais Fraco iniciou muito bem em 2002 com Júlia Pinheiro, logo depois substituída por Luisa Castel-Branco, em uma nova temporada. O programa tinha nove concorrentes, dos quais qualquer um deles poderia ganhar até 10,000 euros, como nas versões irlandesa e holandesa. Ambas as apresentadoras afirmaram posteriormente não serem capazes de assumir uma personalidade tão austera na condução do programa, obrigatoriadade dos apresentadores deste concurso. O programa regressa para uma 3ª Temporada, a 19 de Setembro de 2011, agora com apresentação de Pedro Granger.

Espanha[editar | editar código-fonte]

El Rival Mas Debil estreou na TVE1 em 15 de maio de 2002. Nove concorrentes buscavam um prêmio de até 7,200 euros.

A versão espanhola, assim como as versões de Israel, Taiwan, EUA e Portugal, possuiu duas apresentadoras diferentes. A primeira apresentadora era a atriz Nuria González, que conseguiu manter o estilo de condução do programa criado por Anne Robinson por duas temporadas. Em 2003, foi substutuída por Karmele Aranburu, físicamente parecida com Anne Robinson, pois Nuria estava em outros projetos. O programa foi mantido por mais algumas temporadas, e depois foi cancelado.

A versão espanhola foi a primeira de várias versões hispânicas, todas com o mesmo título, logo e gráficos, incluindo as versões mexicana e chilena.

Rússia[editar | editar código-fonte]

A Rússia possui uma versão do programa, chamada Слабое Звено. Inicialmente apresentada por Maria Kiselyova, exibida na ORT. O prêmio máximo era de руб400,000. O programa foi cancelado em 2005. O programa re-estreiará na emissora Petersburg-5 em 2007, apresentado por Nikolay Fomenko.

Sérvia[editar | editar código-fonte]

O programa foi exibido pela emissora BKTV com a denominação Najslabija karika de 2002 até abril de 2006, quando a concessão de funcionamento da emissora foi cassada pelas autoridades sérvias. Foi apresentado por Sandra Lalatović. O prêmio máximo era de RSD3 milhões, de acordo com as variações cambiais no período equivalia entre 37,500 e €50,000.

Oriente Médio[editar | editar código-fonte]

Azerbaijão[editar | editar código-fonte]

No Azervaijão há uma versão chamada Zəif Bənd, exibida pela Líder TV e apresentada por Kamila Babayeva. A estréia ocorreu em setembro de 2004. O prêmio máximo é de 100,000,000 velhos Manats (20,000 Novos Manats).

Irão[editar | editar código-fonte]

Está no ar com o nome de "Bank". O prêmio máximo é de 1,000,000 tomãs. Concorrentes são todos homens ou todas mulheres.

Israel[editar | editar código-fonte]

A versão israelense estreou em 2002 no Channel 10. Foi apresentada por Pnina Dvorin e Hana Laszlo. Originalmente havia 9 concorrentes disputando um prêmio máximo de ₪100,000. Logo depois o formato foi alterado, para 8 concorrentes com um prêmio máximo de ₪90,000.

Turquia[editar | editar código-fonte]

Na Turquia, En Zayif Halka foi exibido apenas durante uma temporada pela Show TV. Hülya Uğur Tanriöver aceitou o trabalho e 9 concorrentes buscavam um prêmio de 100,000,000,000 de velhas liras, aproximadamente 100,000 novas liras.

Américas[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

A versão americana foi exibida pela NBC entre 16 de abril de 2001 e 14 de julho de 2002 (com alguns episódios não apresetados até então exibidos pela PAX em 2002, com os episódios remanescentes sendo exibidos também pela GSN). O programa também foi apresentado em versão sindicada entre janeiro de 2002 e setembro de 2003.

A versão exibida pela NBC foi apresentada por Anne Robinson (a mesma apresentadora da versão original da BBC) e possuía narração de John Cramer. A versão sindicada foi apresentada por George Gray e narrada por Lisa Friedman.

Brasil[editar | editar código-fonte]

A principal emissora de TV do país, a TV Globo comprou o formato Weakest Link da BBC em outubro de 2001. Foi decidido que Fausto Silva apresentaria os dois pilotos gravados, com a denominação de Ponto Fraco. Entretanto, os dois pilotos foram rejeitados pela BBC, e o programa foi substituído pelo popular Big Brother. O mais cotado para apresentar o programa era Pedro Bial,ja foi procurado até um apresentador brasileiro em 2012 mas as negociações não avançaram o nome do possível apresentador é Anderson Alexandre modelo e professor,mas ainda estamos a espera de uma versão brasileira.

Chile[editar | editar código-fonte]

A versão local de El Rival Mas Debil foi apresentada pela atriz Catalina Pulido em 2004 durante 6 meses no Canal 13. O prêmio máximo era de 10,000,000 pesos. O programa saiu do ar pois a direção do Canal 13 (de propriedade da Igreja Católica) alegava conteúdo ofensivo apresentado.

México[editar | editar código-fonte]

O México criou sua versão em 2003, apresentando-a aos sábados a noite no canal 13 da TV Azteca. Após o término da versão normal, foi feita uma temporada apenas com versões especiais, exibidas aos domingos a noite, em que o prêmio acumulado foi doado a instituições de caridade. A última edição foi ao ar em 2 de setembro de 2007.

Países que exibiram outras versões internacionais além da sua[editar | editar código-fonte]

  •  Austrália (exibiu a versão inglesa na UK.TV)
  •  Bulgária (exibiu a versão russa na NTV)
  •  Canadá (exibiu a versão americana produzida pela NBC na CTV)
  •  Malásia (exibiu a versão inglesa pela BBC Entertainment)
  •  Nova Zelândia (exibiu a versão inglesa na UK.TV)
  •  Portugal (exibiu a versão inglesa pela BBC Prime, posteriormente BBC Entertainment)
  •  Porto Rico (exibiu a versão americana produzida pela NBC)
  •  Brasil (exibiu a versão portuguesa na RTP Internacional)
  •  Reino Unido (exibiu a versão americana produzida pela NBC primeiramente na BBC, depois na Challenge)
  •  Estados Unidos (exibiu a versão inglesa pela BBC America)
  • Filipinas (exibiu a versão filipina pela Viva Prime Channel)