Rublo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Novo Símbolo do rublo. Usado desde 11 de Dezembro de 2013
Moeda de um rublo da Rússia (1998). Cara (direita) e coroa (esquerda)
Nota de um rublo do Império Russo (1898)
Nota de um rublo do Império Russo (1898) – inverso

O rublo (em russo рубль), é a moeda da Federação Russa e Bielorrússia (e antigamente da União Soviética e do Império Russo). Um rublo é dividido em 100 kopeks (копе́йка) ou copeques[1]. O código da moeda em ISO 4217 é RUB; até 1997 o código era RUR.

O rublo tem sido a moeda russa por muitos séculos. A palavra "rublo" é derivada do verbo russo рубить, rubit, para picar. Historicamente, "rublo" era um pedaço de certo peso cortado de um aço não acabado prateado (grívnia ou grivna), sendo então daí retirado o nome da moeda. Era o equivalente russo do marco inglês, uma medida de peso para prata e ouro usados na Europa ocidental medieval.

O símbolo do Rublo, é um "Р" com um traço horizontal, sendo o símbolo oficial da moeda, utilizados desde 11 de Dezembro de 2013.[2][3]

Em russo, um nome folclórico para "rublo", tselkovyi (целковый, inteiro) é conhecido, que é uma abreviação de целковый рубль ("rublo tselkovyi"), que significa um rublo inteiro, não cortado. O costume de cortar moedas preciosas de metal era historicamente espalhado por todo o mundo. Um pequeno pedaço era cortado de uma moeda pelo seu dono atual antes da moeda ser passada com todo o valor. Depois de um certo tempo as moedas ficaram obviamente menores, mas legalmente ainda carregavam o mesmo valor. E ainda o adjetivo inteiro teve de ser adicionado para diferenciar as moedas que não tinham sido cortadas.

A palavra kopek ou kopeck (kopeyka), em português copeque, é derivada do russo kop'yo (копьё) – uma lança. As primeiras moedas kopek, tinham o brasão de Moscou com São Jorge matando um dragão com uma lança. Os kopecks russos modernos também carregam essa imagem.

Com o tempo a quantidade de metal precioso em um rublo variava. Numa reforma da moeda em 1704 Pedro I padronizou a moeda de rublo para 28 gramas de prata. A maioria das moedas de rublo eram de prata, mas algumas vezes elas eram mintadas com ouro e algumas moedas do século XIX eram de platina. O rublo dourado introduzido em 1897 era equivalente a 0,774235 gramas de ouro. O rublo soviético de 1961 equivalia a 0,987412 gramas de ouro, mas a troca por ouro nunca esteve disponível para o público geral. O rublo não é mais ligado a um padrão de ouro. A moeda sofreu uma forte desvalorização durante a crise russa de 1998, logo após a crise financeira da Ásia; sendo que um rublo pós-1.º de Janeiro de 1998 é igual a 1 000 dos rublos pré-1.º de janeiro de 1998.

As moedas de dez rublos são informalmente chamadas de chervonets (черво́нец). Antigamente era uma moeda dourada de três rublos e mais tarde uma nota de dez rublos.

Todo o dinheiro em papel russo é impresso na fábrica estatal "Goznak" em Moscou, que foi organizada em 6 de junho de 1919 e continua a operar desde então. As moedas são cunhadas no "Monetny Dvor" em São Petersburgo que opera desde 1724 e em Moscou.

Em novembro de 2004, as autoridades da cidade russa de Dimitrovgrad ergueram um monumento de cinco metros ao rublo.

Rublo nas subdivisões russas/soviéticas[editar | editar código-fonte]

Nota de um rublo da União Soviética (1961)
Nota de um rublo da União Soviética (1961) – inverso

No período soviético, o rublo tinha seu nome próprio nas línguas oficiais da União Soviética. O valor de todas as notas bancárias era impresso em todos as línguas faladas nas Repúblicas Soviéticas. Esta nomenclatura é preservada na Rússia moderna. Os nomes atuais de várias moedas da Ásia Central são simplesmente os nomes locais para o rublo.

O nome da moeda nas quinze repúblicas:

Armênia ռուբլի roublu
Azerbaijão манат manat
Bielorrússia рубель rubyel’
Casaquistão сом som
Estônia rubla
Geórgia მანეთი manati
Letônia rublis
Lituânia rublis
Moldávia лей/leu lei/leu
Quirguistão сом som
Rússia рубль rubl’
Tajiquistão сўм sum
Turcomenistão манат manat
Ucrânia гривня grivnya
Uzbequistão сўм sum

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 1 de maio de 2012 
  2. http://rt.com/business/ruble-has-its-own-sign-038/
  3. http://lenta.ru/news/2013/12/11/symbol/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Rublo
Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.