Perlla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Perlla
Informação geral
Nome completo Perla Fernandes dos Santos Castilhol
Nascimento 28 de novembro de 1988 (26 anos)
Origem Nilópolis, Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) Pop, gospel, música cristã contemporânea
Cônjuge Cássio Castilhol (2011-presente)
Instrumento(s) Vocal, violão
Período em atividade 2006–presente
Gravadora(s) Deckdisc (2005–10)
Central Gospel (2011–2014)
Deckdisc (2014–atualmente)
Página oficial www.perlla.com.br

Perla Fernandes dos Santos Castilhol, mais conhecida como Perlla (Nilópolis, 28 de novembro de 1988) é uma cantora e compositora de música pop e pop gospel, que estreou em 2006 com a canção "Totalmente Demais".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Perlla Fernandes dos Santos Castilhol nasceu em Nilópolis, no estado do Rio de Janeiro, em 28 de novembro de 1988. Filha de um casal evangélico[1] , começou cantar aos quatro anos por influência de sua avó, fazendo parte do coral de sua igreja. Durante a infância, passada no bairro de Cordovil, Zona Norte do Rio de Janeiro, Perla ajudava o pai a coletar sucatas para vender para a reciclagem como forma de sobrevivência da família, sendo que também passou a vender bala e sorvetes "sacolé" na praia.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2004–07: Início e Eu Só Quero Ser Livre[editar | editar código-fonte]

Aos quatorze anos, distante dos paradigmas do funk carioca com palavrões e conotação sexual, a jovem começou a compor e cantar canções que mesclavam funk melody e música pop inspirada em artistas como Claudinho & Buchecha. Em 2004, aos quinze anos, conheceu os produtores DJ Mãozinha e Umberto Tavares, responsáveis pelo sucesso de artistas como Kelly Key e Wanessa, que passaram a investir nela como cantora.[2] Na mesma época decidiu mudar seu nome artístico para Perlla com duas letras 'L', para não ser confundida com a cantora paraguaia da década de 1980. Com o sonho de introduzir novamente o estilo do funk melody nas rádios cantando sobre amores e desencontros sem precisar levá-lo para o lado sexual, conseguiu o apoio de uma rádio comunitária em Queimados, onde começou a tocar suas primeiras canções. Em 2005 seu álbum demo chegou nas mãos do DJ Marlboro e da gravadora Deckdisc, que acabou a contratando.[1]

A artista acabou despertando a atenção da gravadora Deckdisc, que lançou seu primeiro álbum, "Eu Só Quero Ser Livre", no qual narra as aventuras e desventuras de uma jovem igual a qualquer uma, que só quer curtir a vida. O primeiro álbum de estúdio da cantora foi lançado em 2006 e já teve como carro-chefe a música "Totalmente Demais" na trilha sonora da novela Cobras & Lagartos, a música foi um sucesso e logo depois de Totalmente Demais, a gravadora lançou seu segundo single: "Tremendo Vacilão" e foi a única música de Perlla a ter um videoclipe. Depois do hit de Tremendo Vacilão, a gravadora lançou o terceiro single "Eu Vou". Assim, o álbum encerrou muito bem nas paradas e os singles também, tendo um ótimo desempenho e um ótimo recebimento do público, tornando-se o melhor álbum da artista. Entre abril e maio, Perlla fez sua 1ª turnê internacional. Primeiro passou pelo Japão e Estados Unidos. Uma versão de seu álbum "Eu Só Quero Ser Livre" foi lançado nas lojas do Japão. Junto de Felipe Dylon, Perlla cantou uma música, do grupo norte-americano High School Musical, no show Criança Esperança de 2007. A cantora esteve presente na 5ª edição do reality show Dança dos Famosos do Domingão do Faustão, mas logo na primeira apresentação ela acabou sendo eliminada.

2007–11: Mais Perto e participações[editar | editar código-fonte]

O segundo álbum de estúdio da cantora foi lançado em 2007, mas antes a música "Depois do Amor"(original do álbum Eu Só Quero Ser Livre) teve um relançamento com o cantor Belo. Mais Perto foi lançado e obteve como single a música Carrapato. A música entrou bem nas paradas: ficou entre as 15 mais pedidas. Depois, veio "Tanta Solidão" e "Menina Chapa Quente". Mesmo não fazendo tanto sucesso como no primeiro álbum, Mais Perto foi um álbum bem recebido pelo público. A música "Motivos" foi apenas um single promo, lançado apenas em algumas rádios.[3] A artista também resolveu lançar uma versão remix da canção Beijo de Cinema, do álbum Mais Perto como novo single. Para isso, ela regravou a canção e produziu um videoclipe.

Perlla escreveu a canção "Tudo É Perfeito" especialmente para a novela Promessas de Amor e foi lançada nas rádios em Janeiro e não obteve muito sucesso. A cantora, no entanto, fez questão de frisar que sua última música de trabalho - cujo nome é "Quem não quer sou eu" - foi gravada bem antes do fim do noivado com Léo Moura. O namoro terminou em Março, voltou em abril e por fim, terminou de vez em Maio. A canção teve como participação especial o cantor/rapper Marcelo D2 e não obteve êxito nas paradas. Perlla fez uma participação na música "No Rádio" do grupo Sociedade do Samba, a linda balada estorou nas rádios paulistanas e também nas paradas de sucesso do Brasil. Além disso, a música "Selinho na Boca" do cantor Latino, onde ela fez uma participação está sendo muito tocada nas rádios e foi lançada como o último single álbum Junto e Misturado. A canção teve relevo entre as 10 mais nas paradas de sucesso e Perlla também cantou com Latino na festa de Barretos. Perlla fez mais uma vez uma participação em uma música do Latino. A canção intitulada "Se Vira" foi regravada no estúdio na versão funk/dance (já que a versão orignal com Tânia Mara e a versão ao vivo com a própria Perlla foram descartadas para as rádios). A canção é o 4º single de 2009 que tem a participação de Perlla a ser lançado nas rádios.

Em junho de 2010, Perlla lançou uma nova canção "Rindo à Toa", com um estilo mais pop, tendo também um clipe dirigido pelo ator Rafael Almeida.[4] [5] Em 2010 passou a preparar a gravação de seu primeiro álbum ao vivo e DVD, confirmando participações dos cantores Belo e Alexandre Pires e do DJ Malboro, porém o projeto acabou sendo abandonado com a saída da cantora da Deckdisc.

2012–presente: Carreira gospel[editar | editar código-fonte]

Em 2012 anunciou que se tornaria cantora evangélica e fechou um contrato com a gravadora Central Gospel.[6] Em 2013 lançou seu terceiro disco, o primeiro do gênero, A Minha Vida Mudou, de onde retirou os singles "A Minha Vida Mudou (Pra Sempre" e "A Vitória Já É Minha".[7]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

A cantora pertence a Igreja Assembléia de Deus.[8] Na infância foi catadora de sucata para reciclagem e vendedora de balas e sorvete na praia para ajudar no sustento da família. Foi noiva do jogador Léo Moura, mas devido a um caso de infidelidade (no qual engravidou uma mulher com quem teve uma relação passada), terminou o noivado. Já namorou com o também jogador Álvaro do Flamengo e também com o cantor de pagode Gustavo Lins. Em março de 2011 casou-se com o baixista da sua banda Cássio Castilhol, sendo que em 17 de agosto do mesmo ano anunciou que estava grávida de uma menina. Em 25 de março de 2012 nasceu sua primeira filha, Pérola. E em 23 de maio de 2013 nasceu sua segunda filha, Pietra.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Referências

  1. a b c A FUNKEIRA DA VEZ: A EVANGÉLICA PERLLA CANTA O "TREMENDO VACILÃO" G1 (2 de outubro de 2009). Visitado em 14 de fevereiro de 2013.
  2. Perlla lança CD e já tem sucesso sobre "garoto grudento" Spazzio Spazzio.com.br (2 de outubro de 2009). Visitado em 14 de fevereiro de 2013.
  3. Ego Globo.com Ego.globo.com.
  4. Perlla exibe corpão em Novo Clipe Ego.com" Ego.globo.com. Visitado em 21 de julho de 2010.
  5. Faça o Download da nova música da Perlla aqui em seu site oficial Perlla.com.br. Visitado em Julho de 2010.
  6. Perlla - A Minha Vida Mudou Editora Central Gospel Site Central Gospel Music. Visitado em 7 de maio de 2013.
  7. Central Gospel Music contrata a cantora Perlla Super Gospel. Visitado em 27 de maio de 2012.
  8. Sandy funk – Edição 311 – Ago/06 – Quem Acontece Revista Quem. Visitado em 1 de maio de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]