Período Clássico (música)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Haydin e Mozart, Duas das principais figuras do classicismo
 Nota: Este artigo é sobre período da história da música erudita do século XVIII conhecido como "Era clássica". Para "música clássica" tomada em sentido amplo, veja Música clássica.

Período clássico é o período da música erudita ocidental entre a segunda metade do século XVIII e o início do século XIX, caracterizada pela claridade, simetria e equilíbrio. Os compositores mais conhecidos do período são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), embora este último, mostrava características do Romantismo desde sua Terceira Sinfonia.

Na cultura ocidental, a segunda metade do século XVIII coincidiu com a última parte do Período do Iluminismo. Este movimento, humanitário e secular por natureza, enfatizava a razão, a lógica e o conhecimento. Aqueles que se baseavam na religião, na superstição e no sobrenatural para manterem as posições de poder, viram a sua autoridade questionada e eventualmente reduzida. A crença nos direitos humanos e na irmandade sobrepôs-se ao direito divino dos reis, até então considerado inegável. Ambas as revoluções americana e francesa foram combatidas durante esta metade do século. Considerando este período como um grande ponto de reviravolta, os filósofos e escritores promoveram a razão em detrimento do costume ou da tradição como o melhor guia da conduta humana. Uma mudança paralela ocorreu na música ocidental durante a segunda metade do século XVIII. Denominado normalmente "Período Clássico", este período musical era caracterizado pela objectividade (controlo, brilho e requinte), claridade, periodicidade (fraseologia regular) e equilíbrio.

Na história da música ocidental, o estilo que se desenvolveu durante os anos precedentes (1720/30 - 1770) é conhecido por "pré-clássico" ou menos pejorativo, o estilo de "meados do século". O gosto musical alterou-se profundamente como aconteceu com as artes visuais. Tal como estas últimas que revelaram uma preferência pelo equilíbrio e pela claridade da estrutura, também estas características tornaram-se pontos fulcrais para os compositores. No início, a composição musical passou de um estilo ornado do período Barroco para um estilo popular de extrema simplicidade. Os compositores deste período criaram obras que transpareciam claridade e acessibilidade acima de tudo; na verdade, reagiam contra o denso estilo polifónico do último período Barroco. Estas características encontram-se nas sinfonias de compositores como Giovanni Battista Sammartini (1700/01-1775) e Johann Stamitz (1717-1757). Estes traços de claridade e simplicidade, juntamente com uma elaboração sistemática de ideias, uma aproximação universal à expressão musical e uma preocupação com o equilíbrio entre estrutura e expressão, formam a base do estilo clássico.

Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o Período Clássico, as três maiores figuras são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827). Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia, a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja. Todos utilizaram a Forma-sonata, que constitui o cerne do Período Clássico. A estrutura da sonata clássica, dependendo primeiro e principalmente do movimento harmónico, foi a forma predominante numa vasta série de primeiros movimentos de sinfonias, sonatas e obras de câmara. Foi também utilizada de outras formas, assim como em movimentos lentos e conclusivos dos géneros mencionados, em movimentos de grande magnitude, aberturas e em algumas partes de óperas. Neste último campo, Haydn e Mozart escreveram obras que foram bem recebidas pela audiência de então; contudo, só Mozart foi incluído no actual repertório lírico.

Os historiadores teriam inserido facilmente Haydn e Mozart no Período Clássico. A vida de ambos encaixa-se nitidamente no período em questão; além disso, neles encontra-se uma exploração preliminar do estilo dos meados do século, que depois é convertido num estilo mais pessoal e totalmente desenvolvido, trazendo consigo os traços esperados de um compositor clássico. Beethoven é mais problemático porque a sua música abrange os períodos clássico e romântico. As suas primeiras obras (até cerca de 1802) inserem-se no estilo do período em questão. As últimas obras, cheias de drama, tensão, exploração harmónica e estrutural são melhor discutidas dentro do contexto do século XIX.

Linha do tempo

Esta é uma linha do tempo com os principais e mais influentes compositores Clássicos, separados por período e estética musical.

Franz SchubertJohn Field (composer)Fernando SorJohann Nepomuk HummelLudwig van BeethovenFranz DanziLuigi CherubiniJoseph Martin KrausWolfgang Amadeus MozartAntonio SalieriDomenico CimarosaWilliam BillingsLuigi BoccheriniGiovanni PaisielloAndrea LuchesiCarl Ditters von DittersdorfMichael HaydnJosef MyslivecekJohann Christian BachJohann SchobertJoseph HaydnAntonio SolerTommaso TraettaFrançois-André Danican PhilidorKarl Friedrich AbelPieter HellendaalCarlo Antonio CampioniLeopold MozartGeorg Christoph WagenseilCarl Philipp Emanuel BachChristoph Willibald GluckGiuseppe BonnoWilhelm Friedemann BachGiovanni Battista Sammartini

Nota: Algumas datas possuem apenas valor aproximado.

Grandes compositores do Período Clássico

Predefinição:Portal-Música Clássica

Bibliografia

  • Blume, Friedrich. Classic and Romantic Music: A Comprehensive Survey. Translated by M. D. Herter Norton. New York: W. W. Norton and Co., 1970.
  • Heartz, Daniel. Haydn, Mozart, and the Viennese School, 1740-1780. New York: W. W. Norton and Co., 1995.
  • Rosen, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York:W. W. Norton and Co., 1971.