Relógio de parede

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Relógio. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Relógio|{{subst:DATA}}}}.
Relógio de parede

Relógio de parede é um mecanismo afixado na parede geralmente dotado de ponteiros (para a medição de horas, minutos e segundos) e marcações numéricas (usualmente em algarismos arábicos ou romanos, alguns não possuem nenhuma espécie de números) num ciclo repetitivo de 1 a 12 para a contagem das horas de um dia em dois turnos (meio-dia e meia-noite). Existe em variadas formas e tamanhos onde alguns, conforme os modelos mais antigos, são constituídos de um pêndulo que se movimenta continuamente de um lado para o outro e emitindo um som de percurso completado, onde reinicia o movimento para o lado oposto e assim sucessivamente. Com o avanço da era digital, tornou-se comum a substituição de relógios de parede com ponteiros por relógios digitais mais versáteis, havendo uma maior facilidade na visualização das horas.