Território de Princesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Território Livre de Princesa. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo em Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Território Livre de Princesa; Território de Princesa; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1,2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde maio de 2012)
Território de Princesa
Bandeira princesa isabel.PNG Brasao princesa isabel.PNG
Bandeira Brasão
Paraiba Micro SerradoTeixeira.svg
Região Nordeste
Capital Princeza
Área: 2 130 km²
População: Aprox.: 20 000
Início: 28 de Fevereiro de 1930
Término: 11 de Agosto de 1930
Principal Líder: Cel. José Pereira

O Território de Princesa ou Território Livre de Princesa1 foi um território estadual brasileiro, de facto situado onde hoje se encontra a maior parte da Microrregião da Serra do Teixeira na Paraíba, entre esta e o estado de Pernambuco, que teve o estatuto de "território livre" entre 28 de fevereiro de 1930 e 11 de agosto do mesmo ano.2

Tinha aproximadamente 2.130 km² de área e uma população de 20.000 habitantes.

Índice

História [editar]

A proclamação de território livre, acorreu após a chamada Guerra de Princesa, que foi um acontecimento que marcou e transformou a vida nacional, considerado por muito historiadores, o ponto inicial da Revolução de 1930, em que os coronéis de Princesa, revoltosos com a administração de então presidente da Paraíba, João Pessoa, resolveram proclamar independência do Território em relação ao Estado da Paraíba, sendo a partir desta data, subordinado diretamente ao Governo Federal.2

Reconhecimento [editar]

O Território Livre de Princesa ganhou projeção nacional e internacional. Tinha suas leis próprias, hino, bandeira, jornal próprio, ministros e até exército. Inclusive Lampião, recebeu convite do delegado de polícia de Piancó, para lutar contra os revoltosos de Princesa e o órgão da imprensa norte-americana, TIME, dedicou uma longa matéria a respeito do Território Livre de Princesa.2

Lampião fora convidado a lutar contra José Pereira.

Fim [editar]

Quando o presidente João Pessoa foi assassinado pelo advogado João Duarte Dantas, de Teixeira, por motivos pessoais/políticos, o movimento armado de Princesa tomou novo rumo, pois enquanto os homens de Coronel José Pereira comemoravam a vitória, ele parava para pensar e percebia que já não havia mais nada para lutar.

O Presidente da República, Washington Luiz, decidiu terminar com a Revolta de Princesa e o José Pereira não ofereceu resistência.

Conforme acordo prévio, seiscentos soldados do 19º e 21º Batalhão de Caçadores do Exército, comandados pelo Capitão João Facó, ocuparam a cidade em 11 de agosto de 1930, pondo fim oficialmente ao Território Livre de Princesa.

José Pereira deixa a cidade à 5 de outubro do ano corrido. Depois de anistiado, em 1934, foi residir na fazenda Abóboras em Serra Talhada, Pernambuco.2

Referências

  1. [1]
  2. a b c d MEDEIROS, Mardson. A Revolta de Princesa - 1930. Princesa Isabel - PB. Disponível em: <http://princesapb.sites.uol.com.br/revoluc.htm> Acesso em 27 de Dez de 2010.

Ver também [editar]