Tony Hawk's Pro Skater 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tony Hawk's Pro Skater 2
Capa da versão norte-americana para Nintendo 64.
Desenvolvedora Neversoft
Edge of Reality (N64)
Vicarious Visions (GBA)
Treyarch (DC/XBX)
Natsume (GBC)
Gray Matter Interactive (PC)
Publicadora(s) Activision
Distribuidora Activision
Produtor Nicole Willick
Projetista Neversoft e Tony Hawk
Compositor(es) Keith Arem
Artista Nicole Willick
Motor Apocalypse Engine
Plataforma(s) PlayStation
Série Tony Hawk's
Antecessor Tony Hawk's Pro Skater
Sucessor Tony Hawk's Pro Skater 3
Conversões/relançamentos PC, Game Boy Color, Dreamcast, MAC, Game Boy Advance, Nintendo 64, Xbox, iPhone
Data(s) de lançamento PlayStation
  • JP 8 de Março de 2001
  • EU 29 de Setembro 2000
PC
  • EU 17 de Novembro de 2000
Game Boy Color
  • EU 17 de Novembro de 2000
Dreamcast
  • EU 15 de Dezembro 2000
MAC
    Game Boy Advance
    • JP 24 de Dezembro de 2001
    • EU 22 de Junho de 2001
    Nintendo 64
    • EU 12 de Outubro de 2001
    Xbox
      iPhone
        Gênero(s) Esporte Radical
        Modos de jogo Single Player, Multiplayer
        Número de jogadores 2
        Classificação Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
        Mídia CD-ROM, DVD,GD-ROM, Cartucho
        Requisitos mínimos Windows 95/98 com DirectX 7a, Pentium 200Mhz, 40MB Livres no HD, 32MB de Memoria Ram
        Controles Gamepad, mouse, teclado
        Idioma Inglês
        Traduções Japonês
        Portal Portal  • Página do projeto WikiProjeto Entretenimento

        Tony Hawk's Pro Skater 2 é o segundo jogo da série Tony Hawk. Foi desenvolvido pela Neversoft e públicado pela Activision em 2000. O jogo foi primeiramente lançado para o Playstation, logo depois lançado para o Nintendo 64, Dreamcast e Game Boy Color. A versão do jogo para o Game Boy Advance foi muito elogiada por dar uma impressão de jogo em 3D, e foi eleito como o primeiro jogo de aparelho portátil em 3D. O jogo foi também o primeiro a possuir a opção de criação de skatistas.

        Índice

        Jogabilidade [editar]

        A segunda edição da série de jogos Tony Hawk's conta com os mesmos skatistas do primeiro jogo, contando com a adição de Steve Caballero, Eric Koston e Rodney Mullen.1 Além dos skatistas profissionais também há personagens criados pela Neversoft, e funcionam como personagens desbloqueáveis, sendo eles Officer Dick, Private Carrera, McSqueeb e Mindy. E como um personagem secreto, o jogo conta com o herói dos quadrinhos da Marvel Comics, Homem-Aranha.2

        Como na primeira edição da série, o jogo conta com estágios em vários lugares ao redor do mundo, passando por ciades como Montana, Califórnia do Sul, Marselha, Nova York, Califórnia, Ventura, dentre outras cidades. Como exclusividade da versão para PC e Xbox, o jogo contém todas as fases do primeiro jogo da série.

        Conversões [editar]

        Devido ao grande sucesso do jogo, ele foi convertido para mais cinco plataformas diferentes. São elas:

        Nintendo 64 [editar]

        Esta versão seria originalmente seria lançado juntamente a versão para PlayStation, mas foi adiado devido as baixas vendas da versão do THPS para o console. Um ano depois, o jogo foi lançado pela mesma companhia que fez a conversão do primeiro Tony Hawk do Nintendo 64, Edge of Reality. Esta versão contém as mesmas características do jogo para PlayStation, incluindo os modos Create-a-Skater and Park Editor. Além disso há melhoras visuais em relação ao jogo original, e foi adicionada um novo estagio chamada Bike Headquarters (do jogo Mat Hoffman's Pro BMX). Também foram adicionadas novas trapaças, algumas músicas foram retiradas e outras tiveram partes cortadas.

        Tony Hawk's Pro Skater 2X [editar]

        Tony Hawk's Pro Skater 2X foi lançado em 14 de novembro de 2001 (somente nos Estados Unidos) como um título de lançamento do console Xbox. O jogo possui 19 estágios dos dois primeiros jogos da série Tony Hawk's Pro Skater, com mais cinco novos estágios e opção de modo multiplayer pela internet.

        Windows Mobile [editar]

        O jogo foi convertido para o Windows Mobile Professional em 2006 pela Aspyr, oferecendo aceleração de harware para alguns dispositivos Dell Axim

        iOS [editar]

        Através de sua conta no Twitter, Tony Hawk anunciou a conversão do Tony Hawk's Pro Skater 2 para o iOS. Ele foi desenvolvido pela Activision e lançado no fim de Março de 2010, chegando primeiro na App Store dos Estados Unidos, e só mais tarde nas outras regiões. 3

        Diferente das outras conversões, os únicos modos jogáveis são o Modo Carreira, Partida Solo e Free Skate. Os modos de criação de personagens e pistas de skate foram removidos dessa versão, assim como a trilha sonora que foi substituída. Algumas mudanças também foram feitas na aparência de alguns skatistas, para coincidir com as novas patrocinadoras de cada um. O jogo está disponível para iPhone, iPod Touch e iPad.

        Gameboy Color/Advance [editar]

        A versão para Game Boy Color (desenvolvida por Natsume) foi melhor recebida que o primeiro jogo da série para um portátil. Apesar disso, o jogo possui pouca semelhança com as outras versões do jogo. A versão para Game Boy Advance (por Vicarious Visions) recebeu elogios por ser uma conversão precisa da série, transformando a jogabilidade 3D para o formato isométrico (2.5D)

        Trilha sonora [editar]

        A lista de músicas a seguir correspondem a versão original do jogo, para Playstation.4 A trilha sonora das outras versões do jogo podem variar.

        # Título Artista Duração
        1. "Blood Brothers"   Papa Roach  
        2. "Bring the Noise"   Anthrax/Public Enemy  
        3. "Guerrilla Radio"   Rage Against the Machine  
        4. "Pin the Tail on the Donkey"   Naughty by Nature  
        5. "You"   Bad Religion  
        6. "When Worlds Collide"   Powerman 5000  
        7. "No Cigar"   Millencolin  
        8. "B-Boy Document '99"   The High and Mighty  
        9. "Cyclone"   Dub Pistols  
        10. "May 16th"   Lagwagon  
        11. "Subculture"   Styles of Beyond  
        12. "Heavy Metal Winner"   Consumed  
        13. "Evil Eye"   Fu Manchu  
        14. "Out with the Old"   Alley Life  
        15. "Five Lessons Learned"   Swingin' Utters  

        Recepção [editar]

        Tony Hawk's Pro Skater 2 foi muito bem recebido pelos críticos e teve um sucesso comercial. De acordo com o GameRankings, é o vigésimo jogo com melhor recepção da crítica de todos os tempos.

        A versão para PlayStation de Tony Hawk's Pro Skater 2 recebeu o prêmio Platinum da revista de jogos Electronic Gaming Monthly. Por causa disso, é o único jogo da história da revista a receber o prêmio Platinum duas vezes.[carece de fontes?] A versão para PlayStation recebeu 10/10 da revista Game Informer, enquanto que as versões para outros consoles receberam notas menores. Na última edição da revista Official UK PlayStation Magazine, o jogo foi escolhido como o sétimo melhor jogo de todos os tempos.5

        Referências

        1. Jeff Gerstmann (2 de Maio de 2000). New Tony Hawk 2 Skaters Revealed (em inglês). Gamespot. Página visitada em 23 de maio de 2011.
        2. Russ Frushtick e Chris Plante (24 de Abril de 2009). The Best Video Game Secrets (em inglês). Página visitada em 23 de Maio de 2011.
        3. Anúncio do jogo disponível na App Store (1 de Abril de 2010). Página visitada em 23 de Maio de 2011.
        4. Shahed Ahmed (1 de Agosto de 2000). Tony Hawk 2 Soundtrack Lineup (em inglês). Gamespot. Página visitada em 13 de Maio de 2011.
        5. Edição 108 da revista Official UK PlayStation Magazine, página 28, Future Publishing, Março de 2004

        Ligações externas [editar]