Phantasy Star Online

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Phantasy Star Online
Desenvolvedora(s) Sonic Team
Publicadora(s) Sega
Designer(s) Yuji Naka (Producer)
Takao Miyoshi (Director)
Artista(s) Satoshi Sakai (Art Director)
Akikazu Mizuno (Chartacter Illustration)
Compositor(es) Fumitaka Shibata (Sound Director)
Hideaki Kobayashi
Fumie Kumatani
Kenichi Tokoi
Tomonori Sawada (Sound Designer)
Plataforma(s) Dreamcast, Microsoft Windows, Nintendo GameCube (PSO Ep I&II), Xbox (PSO Ep I&II)
Lançamento
  • JP November 21, 2000
  • AN January 29, 2001
  • EU February 23, 2001
Gênero(s) RPG
Modos de jogo Single player, multiplayer

Phantasy Star Online (ou simplesmente PSO) é um jogo eletrônico de RPG online desenvolvido pela Sonic Team e publicado pela Sega em 2000 originalmente para o Dreamcast, sendo o primeiro RPG online para consoles, é uma subsérie (ou spin-off) da série de RPG Phantasy Star.

Um jogo muito a frente de seu tempo, pois inaugurou a jogatina online nos consoles domésticos, Completamente diferente da série clássica, onde as batalhas eram por turnos. Agora é orientado para ação, Além de conhecer a história, o jogador mata monstros, evolui, pega novos equipamentos, etc (ex. Diablo II). Após sua primeira versão para Dreamcast, em 2000, foi lançada em 2001 uma segunda edição, chamada Phantasy Star Online ver.2 (PSO V2) jogo que surgiu no Dreamcast e apareceu no Computador (PC) mais tarde (PSOPC), Trazia novidades como itens novos, dificuldades novas e bugs corrigidos. Com o seu sucesso, outras versões foram lançadas.

Phantasy Star Online Episode I & II saiu para Gamecube (PSO Ep I&II ou PSOGC) e Xbox (PSO Ep I&II ou PSOXB) em 2002, apesar do nome passar a impressão de serem 2 jogos separados na verdade é apenas um jogo. O game leva esse nome porque traz todo o conteúdo dos Phantasy Star Online V1 e V2(conhecido como Episode I do título) e o novo tilulo (Conhecido como Episode II). São muitas as novidades, mapas, chefes, itens e muitas outras.

Phantasy Star Online Episode III C.A.R.D. Revolution saiu em 2003 apenas para Gamecube. com uma mecânica de jogo bastante diferente, baseado em cartas.

Em 2004 foi lançado somente para PC o Phantasy Star Online Blue Burst (PSOBB) com os episódios I e II, e o novo episódio IV, com novos monstros, cenários, etc. Jogável apenas On-line pois as informações do personagem ficam armazenas no servidor, evitando hackers, nas outras versões elas ficavam na memória do console mas eram muito suscetíveis a hackers.

História[editar | editar código-fonte]

Com seu planeta devastado, a Aliança das Nações resolve organizar um êxodo em massa da população para um outro planeta, ainda por ser descoberto. Para isso eles constroem uma grande nave-colônia chamada "Pioneer 1". Depois de algum tempo, Pioneer 1 encontra o planeta Ragol, e manda sinais positivos para a aliança, que segue com uma segunda nave-colônia, a Pioneer 2. Porém, quando a segunda nave atinge a órbita de Ragol e tenta entrar em contato com as pessoas (que já estavam na superfície do planeta a algum tempo), uma grande explosão acontece, fazendo com que todas as pessoas da Pioneer 1 desaparecessem.

- Episódio 01:

Quando as pessoas na Pioneer 2 presenciam a explosão em Ragol, o "Principal" (que é como um líder) manda para a superfície do planeta um time de "Hunters", ou caçadores (os jogadores), para descobrir o que aconteceu. A investigação começa pela área próxima ao centro de comando da Pioneer 1, na floresta, segue por uma caverna, um sistema de mineração automatizado e por fim, ruínas de de uma antiga nave espacial imensa. Durante o caminho, os Hunters encontram animais mutantes, robôs e muitos outros inimigos.

Enquanto tentam descobrir o que aconteceu, os hunters seguem as mensagens deixadas por "Red Ring Rico", uma Hunter de Pioneer 1 que já havia passado pelos mesmos lugares antes e deixou mensagens de aviso para aqueles que fossem pelo mesmo caminho. Red Ring Rico encontrou a fonte dos monstros que destruíram Ragol, apenas para ser engolida por ela, chamada Dark Falz, uma entidade que seria a personificação do mal (Dark Falz vem de "Dark Force"). Dark Falz é o último chefe do episódio 1, que é o jogo do Dreamcast.

Episódio 02:

O episódio 2 acontece depois que a antiga nave foi descoberta (A última fase do episódio 1, "ruins"). A líder do Laboratório do Governo de Pioneer 2 pede para alguns Hunters descerem para Ragol e investigar um laboratório secreto que foi descoberto na ilha Gal Da Val. Porém, antes de ir para a missão, os Hunters precisam passar por dois testes, que são simulações por computador de ambientes hostis. O primeiro é um complexo de Ruínas e o segundo é uma nave espacial. Estes cenários são as fases extras incluídas no Phantasy Star Online Ver. 2 do Dreamcast, e contam com inimigos utilizados no episódio 1.

Com o treino completo os jogadores descem para a ilha para procurar os terminais que dão acesso ao laboratório secreto. Essa busca é divida em três fases: uma região nas montanhas, uma região no litoral, e uma na selva, sem uma ordem específica. Durante a viagem eles encontram diversos terminais onde há informações sobre os novos inimigos e várias mensagens deixadas por Heathcliff Flowen.

Heathcliff é um comandante militar de Pioneer 1, que foi ferido enquanto lutava juntamente com Red Ring Rico e aparentemente foi infectado pela forma de vida que transformou os animais selvagens da região em monstros. Acreditando estar a caminho da morte, ele doou seu corpo para o Dr. Osto, para fins de pesquisa.

Com os Terminais de segurança desligados, os Hunters finalmente entram no laboratório secreto e começam a investigá-lo. O laboratório possui um sistema de segurança automatizado, juntamente com mais um grupo de monstros. A investigação revela mais mensagens de HeathCliff, mostrando mais detalhes dos eventos que destruíram a colônia Pioneer 1. Mesmo avisado dos perigos, Dr. Osto criou muitas armas biológicas, e chegou a juntar o corpo de HeathCliff com uma inteligência artificial, deixando-o ser consumido pela ferida. O resultado dessa junção é Olga Flow, o último inimigo do jogo.

Episódio 04:

Tudo está bem em Ragol, Pionner 2 se prepara para pousar na superfície quando der repente um misterioso meteoro cai no planeta, o que provoca uma série de mutações. O governo de Pionner 2 convoca todos os seus hunters para descobrir onde caiu o meteoro e o que está provocando essas mutações, logo se descobre que um grande monstro está por trás disso tudo e que sua fonte de vida é o meteoro.

Personagens[editar | editar código-fonte]

O jogador pode escolher entre três classes de personagens diferentes: Hunters (Caçadores), Rangers (Atiradores) e Forces(Magos). Hunter são os adeptos ao combate com armas brancas, os rangers com armas de longa distância, e os forces habilidosos com magias.

Além da classe, tem também a raça do personagem. São 3: Humano, Newman e CAST. Humanos são as pessoas normais, como as que temos aqui no planeta terra, médios em todas as habilidades como força e inteligência. Os Newmans são seres criados a partir da mutação do genoma humano, e possuem grande habilidade com magias e CASTs são androides que são fortes fisicamente, porém não conseguem utilizar nenhum poder mágico.

São 12 personagens.

Hunter[editar | editar código-fonte]

  • HUmar: Caçador humano, pode usar algumas técnicas, com status equilibrado e nenhuma força global ou fraquezas.
  • HUnewearl: Caçadora newman, poderoso com técnicas nem tanto quanto os Forces, HP (pontos de saúde) relativamente pobre para um caçador mas compensa isto com evasão muito alta.
  • HUcast: Caçador androide, com poder de ataque mais alto no jogo, defesa e HP muito alta, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.
  • HUcaseal: Caçadora androide, tem evasão muito alta e boa precisão, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.

Ranger[editar | editar código-fonte]

  • RAmar: Atirador humano, tem a precisão mais alta no jogo e pode usar algumas técnicas.
  • RAmarl: Atiradora humana, tem a evasão mais alta no jogo e tem as técnicas mais poderosas da classe.
  • RAcast: Atirador androide, tem o poder de ataque mais alto da classe e HP mais alto no jogo, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.
  • RAcaseal: Atiradora androide, tem a defesa mais alta no jogo, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.

Forces[editar | editar código-fonte]

  • FOmar: Mago humano, ataque e evasão mais altos da classe, precisão e HP baixo e bom de luta.
  • FOmarl: Maga humana, defesa e ataque mais altos da classe, TP (pontos de técnica) inferior mas HP alto, excelentes em técnicas de apoio e bom de luta.
  • FOnewm: Mago newman, fortes em técnicas de ataque de longo alcance, TP alto e defesa e HP baixo.
  • FOnewearl: Maga newman, potencial de dano mais alto e bom apoio, MST(força da mente) e TP forte, ataque físico e defesa baixa, mas evasão muito alta, bom de ataque e apoio.

O jogador também pode ao criar seu personagem decidir sua altura, cor dos cabelos, e outros detalhes para caracterizar melhor seu personagem.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

Modo off-line

Este é a modo onde o jogador segue a história principal por quatro áreas distintas em quatro níveis. Cada área tem um chefe no final. As quatro áreas são (nesta ordem) forest (floresta), caves (cavernas), mines (minas), e ruins (ruínas). Ao derrotar o chefe final (Dark Falz), passam os créditos e é liberado o próximo modo de dificuldade que são (nesta ordem) Normal, Hard (difícil), Very Hard (muito difícil) e Ultimate (definitivo), O interessante dessa última dificuldade é que todos os monstros recebem novas "Skins" e nomes, e as fases ficam graficamente alteradas, dando um aspecto de "novo jogo".

Além da história principal, os jogadores podem ir para o Hunters' Guild (Grêmio de Caçadores): Lugar onde os cidadãos da Pionner 2 recrutam caçadores para interesses próprios. Nessas missões o jogador se aprofunda mais na história principal e pode obter mais mesetas (dinheiro), pontos de experiência e armas especiais.

Modo on-line (modo normal no PSOBB)

Neste modo, em vez de derrotar o chefe final para selecionar uma dificuldade mais alta. o jogador tem que ter um nível mínimo de experiência (Level= Lv) para unir ou criar um jogo. Lv 20 para hard, Lv 40 para very hard e Lv 80 para ultimate.

No PSOBB a história principal do jogo está separada em missões que podem ser pegadas no Hunters' Guild, Principals Office (Escritório de Diretores) ou no Lab (Laboratório)

Modo Challenge (desafio)

Um simulador onde todos os participantes começam com nível e itens fixos e precisam se ajudar para terminar as fases. Terminando o modo com um bom tempo os jogadores recebem itens, e podem dar nomes a eles. Se alguém do time morrer a missão acaba.

Modo Battle (batalha)

Neste modo, são permitidos que os jogadores ataquem um ao outro. Um time pode jogar contra o outro com regras próprias enquanto ataca outros monstros, ou podem jogar no Hunters' Guild um dos vários jogos predefinidos de regras de batalha.

Modo One Person (um jogador)

Exclusivo para PSOBB, este modo permite que os jogadores possam jogar as missões do modo off-line.

Sistema de comunicação[editar | editar código-fonte]

A comunicação entre os jogadores pode ser feita por:

Symbol Chat (bate-papo de símbolo) - o jogador pode definir uma coleção de símbolos para mostrar uma emoção ou instrução simples, estes símbolos podem ser invocados por um atalho definido pelo jogador.

Word Select (escolha de vocábulo) - permite enviar frases completas predefinidas que são traduzidas automaticamente para o idioma selecionado do outro jogador.

Text Speak - Fala através de texto comum. Todos os que estão no mesmo ambiente ou sala poderão ver o que é dito.

Guild Card - O jogo possui um sistema único de mensagens privadas, semelhante a um e-mail. Cada jogador possui um "cartão de visita" chamado Guild Card. Você pode trocar esses cartões com os seus amigos, o que irá permitir que você saiba quando eles estão online ou offline e permite que você envie mensagens privadas, não importando em qual sala ou ambiente ele esteja, nem se a sala está protegida ou não por senha.

Clan Chat - Disponível no PSOBB, permite que jogadores do mesmo clã enviem e recebam mensagens entre si.

Diferenças entre as versões[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo do Dreamcast contava apenas com o primeiro episódio. Posteriormente foi lançado uma segunda versão, onde algumas mudanças foram feitas, entre elas:

  • Dois novos mapas.
  • O nível máximo dos personagens foi alterado de 100 para 200.
  • Um modo de batalha on-line, chamado (Battle Mode) foi adicionado.
  • Um modo de desafio, chamado "Challenge mode" foi adicionado.
  • Um novo nível de dificuldade "ultimate" foi adicionado.
  • Novas armas mais fortes foram adicionadas.

Depois, foi lançado para Windows, Game Cube e Xbox. Phantasy Star Online Episode I & II, onde além de todas as fases e melhorias contidas na Ver. 2, foram adicionadas:

  • Mais fases novas, unidas com as duas já existentes na Ver. 2 para criar o segundo episódio.
  • Três novos personagens: HUcaseal, RAmarl e FOmar.
  • As armas foram rebalanceadas.
  • A quantidade de Experiência para atingir os níveis foi reduzida.
  • Agora apenas os forces podem usar as técnicas mais poderosas como Reverser e Megid.
  • O Drop Rate dos itens foi aumentado.

Fechamento do servidor[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2004, o servidor oficial da Sega foi encerrado, sendo apenas possível jogar por servidores privados (sem interesses financeiros mas dependem de doações para continuar ativos).

Recepção[editar | editar código-fonte]

O site IGN incluiu o jogo na posição de número 63 no ranking dos "100 melhores RPGs de todos os tempos" (Top 100 RPGs of All Time).[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Aparentemente as ruínas encontradas na última fase do episódio 1 é nada mais que a nave que chega em Ragol em um dos finais de Phantasy Star 3 Generetions of doom.
  • É possível encontrar pelo jogo as armas de Red Ring Rico. Ela é a personagem desconhecida que aparece quando Dark Falz é destruído.
  • Existe uma "Quest" no Episódio 1 chamada "Missing Maracas", em que os jogadores precisam buscar maracas perdidas em Ragol. Nessa missão é necessário que o time colecione alguns discos musicais para abrir certas passagens. As músicas contidas nesses discos são as músicas-tema dos jogos Sonic Adventure e Samba de Amigo do Sega Dreamcast, Burning Rangers e NiGHTS do Sega Saturn.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IGN. «Top 100 RPGs of All Time». Consultado em 16 de maio de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]