Total Request Live

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TRL
TRL (PT)
Estúdios TRL em Times Square
Informação geral
Formato Programa de auditório
Duração 1 hora
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Damien Fahey, Vanessa Minnillo e Susie Castillo
Transmissão original 14 de Setembro de 1998– Novembro 16 de 2008.

Total Request Live, também conhecido por TRL, é um programa transmitido pela MTV onde se faz uma contagem diária do Top 10 dos videoclipes mais votados pelo público e onde aparecem vulgarmente figuras internacionalmente conhecidas, desde Black Eyed Peas a Madonna,. É apresentado por três VJs, Damien Fahey, Vanessa Minnillo e Susie Castillo, nos programas transmitidos na MTV Portugal, embora nos Estados Unidos da América possua uma equipa mais vasta de apresentadores visto que lá os programas são mais recentes. É também conhecido por lançar novos talentos no mundo musical, tendo colocado na ribalta artistas consagrados, como é o caso de Britney Spears e Christina Aguilera, que desde então viram a sua popularidade subir a pique.

Sempre irreverente, é visto majoritariamente por adolescentes, daí que tenham sido feitos diversos conjuntos de programas subjacentes a temas adequados a essa faixa etária, como a High School Week e a Sucker Free Week. Por muitos rumores de TRL ser cancelado, foi confirmado que TRL vai parar de rodar na MTV no dia Novembro 16 de 2008.

Atualmente,apenas uma versão local do programa é transmitido apenas na MTV Itália.

História[editar | editar código-fonte]

As origens do TRL remetem para o ano de 1997, quando a MTV começou a produzir um programa denominado MTV Live a partir dos estúdios de Times Square em Manhattan, Nova Iorque. Na altura, os videoclipes não eram o foco do programa, predominando entrevistas a celebridades, actuações musicais e a divulgação de notícias. Durante o mesmo período, a MTV lançou uma pequena contagem dos vídeos musicais chamada simplesmente Total Request. Essa contagem começou a ganhar popularidade, de tal forma que era um dos programas mais vistos durante o Verão.

Apercebendo-se deste sucesso, em 1998 a MTV decidiu unir o MTV Live com o Total Request, nascendo o Total Request Live, que fez a sua primeira aparição nos estúdios de Times Square a 14 de Setembro de 1998.

Em Fevereiro de 1999, o acrónimo TRL foi adoptado como o título oficial do programa, dado que os VJs Carson Daly e Dave Holmes se referiam ao programa dessa forma enquanto o apresentavam.

Desde então o programa tem sido um dos ícones da MTV, com uma grande taxa de audiências e com uma enorme participação do público na votação do Top 10 dos vídeos musicais. No ano de 2000 chegou inclusive a haver uma edição de fim de semana do TRL, conhecida como TRL Weekend, que contava com os dez melhores vídeos de toda a semana.

Conteúdos[editar | editar código-fonte]

Para além de apresentar o Top 10 dos videoclipes mais pedidos e de falar com famosos, o TRL é também o programa onde muitos videoclipes são emitidos pela primeira vez, e onde muitas vezes são reveladas pequenas partes de vídeos musicais, momento conhecido por Sneak Peak.

Ao longo dos anos em que tem vindo a ser transmitido, o TRL tem sido alvo de algumas melhorias, possuindo já um bloco noticioso mais completo, onde um jornalista transmite algumas notícias relativas a celebridades, a acções dignas de destaque, e/ou ao meio ambiente, numa tentativa de incentivar a população jovem a começar desde cedo a pensar no seu planeta e nos problemas ambientais que este ultrapassa ou que pode vir a ultrapassar.

Também transmite por vezes novas actividades, principalmente quando é gravado no período em que decorre alguma semana temática, desde pedir a Rihanna que ensine novos passos de dança a alunos,pedir a pessoas internacionalmente conhecidas para executarem actuações, até entrevistas com artistas falando sobre estreias de seus filmes, videoclipes e álbuns como aconteceu recentemente com Beyoncé. Britney Spears chegou até a cantar em plena Times Square, com um público que enchia todas as variantes do famoso cruzamento de Manhattan. Drake Bell também ja fez uma participação no TRL, em 2009.

Limites[editar | editar código-fonte]

De forma a assegurar que a contagem dos videoclipes conta com músicas recentes, estabeleceu-se uma regra na votação dos melhores vídeos, que consiste na eliminação do videoclipe do programa após este ter estado cinquenta vezes no Top 10. Dos vídeos retirados podem-se destacar "Baby One More Time" e "Toxic" de Britney Spears, "Irreplaceable" e "Crazy in Love" de Beyoncé, "Ain't No Other Man" e "Beautiful" de Christina Aguilera, "Hung Up" de Madonna, "Because of You" (um grande sucesso que estreou já em primeiro lugar, e ficou no topo por mais ou menos 1 mês) e "Walk Away" ambos de Kelly Clarkson.

TRL no Mundo[editar | editar código-fonte]

Desde que foi criado, o TRL tem inspirado muitos outros programas, também eles da MTV. No entanto, aquando da sua criação, já existiam outros de formato idêntico em alguns países.

  • AlemanhaTRL Germany, com estúdios em Berlim, apresentado por Joko and Mirjam e transmitido no seu país das 16:00 às 17:00
  • América LatinaLos 10+ Pedidos’, apresentado de forma diferenciada conforme o país onde é gravado e transmitido das 15:00 às 16:30. Originou a criação de outros programas: Los 10+ Rock, Los 10+ Pop e Los 10+ Metal
  • Austrália – apresentado por Maz Compton, Lyndsey Rodrigues, Nathan Sapsford e Jason Robert Dundas e transmitido no seu país apenas às sextas-feiras
  • BrasilTop 10 MTV, substituto do Disk MTV, exibe os 10 clipes mais votados pelo público, o programa Acesso MTV junto ao Top 10 MTV formam a combinação que é conhecida nos Estados Unidos como TRL, pois enquanto um exibe notícias e entrevistas, o outro exibe os 10 clipes mais votados.
  • CanadáMTV Live, programa muitas vezes comparado ao TRL, mas com conteúdo musical limitado devido à licença para transmissão de conteúdos da MTV Canadá ser um pouco diferente
  • ItáliaTRL Italy, iniciado a 2 de Novembro de 1999, apresentado por Marco Maccarini, Giorgia Surina, Federico Russo, Alessandro Cattelan e Carolina Di Domenico e transmitido no seu país das 15:00 às 16:00
  • PolóniaTRL Poland, iniciado a 11 de Julho de 2005, apresentado por Kasia, Paulina e Adam e transmitido no seu país das 17:00 às 18:00
  • Reino UnidoTRL UK, com estúdios em Londres e apresentado por Dave Berry, Alex Zane, Jo Good, e Maxine Akhtar (terminado em fins de 2005, embora os estúdios ainda sejam utilizados para outros programas)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]