Usuário(a):GoEThe/Arquivo1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Chioglossa[editar | editar código-fonte]

Olá. Os títulos dos artigos não deverão começar por Wikipedia:, como fez em:

Wikipedia:Chioglossa lusitanica


Grato.  Lije*Also  ? 17:10, 28 Junho 2006 (UTC)

Basta terem o título: Chioglossa lusitanica.  Lije*Also  ? 17:10, 28 Junho 2006 (UTC)

Neste caso o artigo até já existe em:

Salamandra-lusitânica

 Lije*Also  ? 17:12, 28 Junho 2006 (UTC)

Como é que se retiram as páginas mal começadas?

Neste caso o caso é resolvido colocando a página para eliminação rápida. Veja a caixa que foi colocada nos artigos com Wikipedia: que começou (até é possível que já tenham nesta altura sido eliminados). Assim que um administrador vir a página com essa marcação, verifica se realmente é para apagar e assim o faz.

Se estiver interessado em participar em artigos de biologia junto lhe envio um convite (tem 2 páginas onde poderá fazer a sua inscrição).

Para que as suas respostas sejam vistas deverá colocá-las na página de discussão de quem lhe escreveu e não aqui (poderá passar despercebido)


Convite[editar código-fonte]

Olá, GoEThe/Arquivo1, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Biologia e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Projecto Biologia. Se desejares poderás inscrever-te aqui.

Paralelamente, existe o Projecto Árvore da Vida. Este projecto pretende orientar o trabalho de quem estiver interessado em criar e desenvolver artigos sobre seres vivos. Inscrições podem ser feitas aqui

Colocamo-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações,  Lije*Also  ? 17:24, 28 Junho 2006 (UTC)

Não apague dados de sua página de discussão...![editar | editar código-fonte]

Salvamento sucessivo em "Anexo:Lista de anfíbios de Portugal"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Anexo:Lista de anfíbios de Portugal. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

-14h27min de 17 de Novembro de 2007 (UTC)

Tritões[editar | editar código-fonte]

Oi,
A classificação dos tritões é uma dor de cabeça. Mas parece-me que o Mesotriton helveticus é o Lissotriton helveticus ou tritão-palmado e nunca o tritão-de-ventre-laranja = tritão-ibérico, não achas? MarioM 22h57min de 21 de Novembro de 2007 (UTC)

Concordo com a ideia de colocar os tritões num grupo com todos menos as 'verdadeiras salamandras'. Quanto à Salamandra-de-costelas-salientes talvez juntar uma nota ao artigo esclarecendo que, apesar do nome comum, é classificada normalmente como um tritão. Abraço MarioM 11h00min de 23 de Novembro de 2007 (UTC)

Litoria aurea[editar código-fonte]

Caro(a) utilizador(a), obrigado pela sua contribuição para a Wikipédia. Notei que está trabalhando no verbete Litoria aurea. Entretanto, repare que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Gravar página existe o botão Previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Se estiver usando o Editor Visual, o botão referido tem o nome de Rever suas mudanças, na parte inferior da janela que é aberta ao clicar em Publicar alterações. Utilize os botões Mostrar previsão ou Rever suas mudanças tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este meu pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Gravar página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Um número excessivo de edições, cada uma com um conteúdo mínimo, confunde e dificulta desnecessariamente a leitura do histórico de edições, dificultando o acompanhamento do artigo.

Tenho a certeza de que esta não é a sua intenção. Agradeço a colaboração. Boas contribuições! --Reynaldo Avaré Msg 04h08min de 2 de Dezembro de 2007 (UTC)

Relativamente à dúvida sobre as imagens, apenas poderás usar imagens que estejam no commons, não há como ligar para imagens das outras wikipedias. Já agora, parabéns pelo artigo! João Sousa DC 21h46min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Re: Evolução[editar | editar código-fonte]

Olá,

A respeito do texto sobre evolução que postou no livro de Biologia do Wikilivros, gotaria de lhe sugerir que crie uma conta lá e coloque em uma sub-página, estilo: Usuário:GoEThe/Evolução dentro do seu namespace e depois que as adaptações tenham sido implementadas mova-o para o local de destino. Veja, o que acontece com textos que vem da wikipédia para o wikilivros é que o formato do texto é diferente... O formato encilopédico é muito abragente e pouco explorado, enquanto que o formato para livros deve ser específico e muito bem detalhado dentro de cada especifidade. De fato é muito mais difícil escrever uma página de livro do que um texto enciclopédico, mas se tiver o interesse de saber mais, leia: Como escrever um bom wikilivro. Obrigado. --Marcos Antônio Nunes de Moura (discussão) 09h46min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)


RE:[editar | editar código-fonte]

Estarei mais atento quanto à isso. Valeu. --Auréola! deixar mensagem 22h52min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Evolução e Introdução à evolução[editar | editar código-fonte]

Gostaria primeiramente de lhe parabenizar pela iniciativa de traduzir a página Introdução à evolução. Não a li inteiramente ainda, mas pelo que li, acredito que é uma melhora muito grande no conteúdo de evolução da wikipédia. Inclusive, seu conteúdo está muito superior ao da página principal de evolução. Gostaria de saber se por acaso você tem a intenção de traduzir também essa página da wikipedia em inglês. Se você tiver, estou disposto a ajudá-lo. Se não, por hora acho que o artigo de introdução à evolução poderia ser utilizada como artigo principal Evolução. O que acha?Leonardo Ré-Jorge (discussão) 15h26min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Olá! Comecei a trabalhar em cima da tradução que você já vinha fazendo. Gostaria de propor que dividíssemos as sessões, para não ocorrer o problema de fazermos o mesmo trabalho duas vezes. Quando fui salvar uma parte sobre genética e variação percebi que você já havia editado a mesma parte e tive que mesclar nossas edições. Tem alguma parte que você prefira fazer e deixar outra para mim?Leonardo Ré-Jorge (discussão) 22h19min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ok, abri uma página usuário:Leonardorejorge/Evolução e vou trabalhar na parte de variação lá. Quando estiver pronta transfiro para usuário:GoEThe/EvoluçãoLeonardo Ré-Jorge (discussão) 22h57min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caramba, acho que nem se tivéssemos combinado teríamos terminado tão juntos... está aí a parte de especiação. Percebi que ficou faltando também extinção. Vou traduzir a partir de amanhã, e acho que poderiamos começar uma revisão, tentando corrigir as ligações e corrigindo erros de ortografia.Leonardo Ré-Jorge (discussão) 23h09min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Bom trabalho. Acho interessante substituir a página agora, mas há uma chance grande de que a página continue recebendo os vandalismos e guerras de edição. Seria o caso de contatar algum administrador pedindo proteção à página por algum tempo? Leonardo Ré-Jorge (discussão) 22h06min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ok então, vamos esperar para ver o que vai dar. Gostaria também de agradecer. Tanto pela ajuda como pela iniciativa, estava a querer fazer essa tradução a tempos, mas sem a coragem de começar.Leonardo Ré-Jorge (discussão) 22h28min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Alteração em "semelhantes"[editar | editar código-fonte]

Me desculpe ia alterar o meu comentário e alterei o seu por engano.—pédiBoi (discussão) 22h50min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Editando Biologia[editar | editar código-fonte]

Bom dia,

Alterei o link Micologia, na página Bioquímica, Para Micologia; criei esta página para desambiguar a página anteriormente existente, Micologia (estudo dos macacos), criei também uma página de desambiguação.

--Victor Lage (discussão) 11h27min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Micologia - vandalismo[editar | editar código-fonte]

Ok, até onde vai a nossa ignorância?! Achei mesmo meio esquizito o conteúdo da página, mas como não tenho especialidade em Biologia, achei verossímil... Sim, reverti o link na página Biologia (que tinha ficado para a minha página de Micologia médica), para a página original de Micologia. Decidi editar e melhorar Micologia médica, já que iniciei. Chequei também a página Micologia (desambiguação), bom trabalho. Em todo caso o episódio serviu como experiência para um usuário novato.

--Victor Lage (discussão) 16h36min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Parasitologia[editar | editar código-fonte]

Boa nooite!

Aproveitando nosso contacto: A Página Parasitologia está bem confusa, se puder arranje um tempo para melhorar.

--Victor Lage (discussão) 23h30min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Parasitologia (II)[editar | editar código-fonte]

Boa noite...

Pensei ter visto em tua página que és biólogo...! :-)))

(Ok, vou colocar na minha lista, embora eu não seja biólogo.)

--Victor Lage (discussão) 01h21min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Thank you![editar | editar código-fonte]

Thank you, we may be working togethr sometime again!

--Victor Lage (discussão) 10h17min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Video no topico de Evolução[editar | editar código-fonte]

O video que coloquei foi retirado da "TV Escola" ,canal de TV ligado ao governo pelo MEC,e este só trabalha com documentarios liberados para dominio publico .No canal da "TV Escola" pode até ser encontrado programas antigos produzidos por canais pagos, como "Discovery Channel", mas já liberados para dominio publico.Este é o site da "TV Escola";

Vou deixar a seu critério se deve voltar ou não o video para o topico . --Andrelz (discussão) 22h52min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Correção na política de verificabilidade[editar | editar código-fonte]

Preciso do seu apoio e/ou ajuda para retraduzir a política de verificabilidade. Os podem/devem estão mesmo dando nós no pessoal. Está interessado? Vou convidar o NH e a Nice também. Lipe λ FML 06h03min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Eu concordo com vc, minha idéia é ter uma predefinição separada, uma para conteúdo controverso e outra para conteúdo real e aceito, mas sem fontes.
Tb tinha posto a opção de refazer o texto da política caso os votantes achasse necessário mas já retiraram essa opção.
Mas independente do texto se tiver uma predef apenas para falar que conteúdo real não tem fontes ela seria usada do mesmo jeito.

ps.: Só peço que não confundam a votação de apagar com a votação de marcar os artigos. São duas coisas diferentes.

=> Rjclaudio msg 13h27min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Perfeito, assim que tiver um tempo vou trabalhar nisso. Lipe λ FML 14h30min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Parasitologia[editar | editar código-fonte]

Ótimo trabalho! --Victor Lage (discussão) 10h33min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Video no topico de Evolução 2[editar | editar código-fonte]

Vc não vai encontrar este video a disposição no site da TV Escola. Eles não tem equipamento para dispor tudo que tem na Web ,eles só colocam umas pouca produções nacionais. Fui eu mesmo que gravei ,e disponibilizei pelo Googlevideo e YouTube ,porque sejo que estes videos tem que ser mais divulgados. A "TV Escola" só pode colocar no ar documentarios que estão em dominio publico. Porque a lei do direito autoral diz que quando um programa não esta em domino publico ,ele não pode ser gravado para ser exibido em eventos publicos ou privados . Mas é exatamente para isso que existe a "TV Escola" ,ela exibe programas para serem gravados e exibidos em ambiente publico(no caso as escolas). Portanto seus programas são obrigados a serem de domino publico. Ainda vou deixar a seu critério se o video vai para a pagino ou não. Até mais --Andrelz (discussão) 20h40min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Opinião[editar | editar código-fonte]

Caro Goethe, obrigada pelo seu interesse nesta página de discussão mas, como deixei lá escrito, desde 15 de Fevereiro que esse assunto está resolvido tendo sido aceite a 1ª opinião dada, aplicada pelo usuário João Carvalho, como poderá ver no historial do artigo. Deste modo, a foto inicial mantem-se e a minha fica a ilustrar o texto com a descrição da vila. Cumprimentos. Trebaruna msg 03h10min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Removida :). Pensei que o pedido de "opinião de terceiro" só fosse retirado da página após verificação da sua resolução por parte de algum administrador, por isso não me preocupei em tirar nem pôr nada. Aproveito então para apagar a sua (e a minha) entrada da página de discussão por ter sido feita com base num mal-entendido. Cumprimentos. Trebaruna msg 17h26min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Evolução[editar | editar código-fonte]

Ah! Perdão, foi o sono e a pressa.

De qualquer maneira, atente para o acréscimo na seção Ligações externas.

Abraços

Quiumen (discussão) 11h12min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Wikipedia:Projectos/Países/Portugal/Região do Oeste[editar | editar código-fonte]

Ola eu queria saber si você pudia-me dar ajuda para Wikipedia:Projectos/Países/Portugal/Região do Oeste, obrigado, Cancelos (discussão) 17h25min de 6 de Março de 2008 (UTC)


Sabia que:[editar | editar código-fonte]

Goethe, vi seu comentário na página de discussão do Wikipedia:Sabia que, e quero lhe fazer a observação de que a Wikipédia não é um departamento e seus editores não trabalham de forma fechada, a wiki é aberta e livre, ok? Espero que voce tenha entendido. Quando ao Sardinha, a única referencia que há ali fui eu quem pus especialmente para a curiosidade em questão. Artigos com {revisar} precisam, logicamente, serem revisados, e nada melhor do que mostrar isso nas curiosidades, que é o papel principal deste espaço... Concorda? --— Auréola disc. 15h26min de 9 de Março de 2008 (UTC)

Estamos de acordo então. Só que particulamente não me atraem nada fazer discussões, e eu falo por experiencia. Gosto é de editar de maneira correta, o resto é silêncio. --— Auréola disc. 15h58min de 9 de Março de 2008 (UTC)
Não acha que o comentário De artigos da Wikipédia que precisam de sua colaboração: estimula aos novos usuários e até os menos experientes a acessarem os artigos correspondentes de Wikipedia:Sabia que e melhoraram eles? Todos estão de acordo, peço que não retire sem mais nem menos. Abs, --— Auréola disc. 00h54min de 11 de Março de 2008 (UTC)
Pode parecer panelinha, mas se fui eu quem editei algo, por que não vir falar diretamente comigo para entrarmos em acordo? --— Auréola disc. 16h10min de 11 de Março de 2008 (UTC)
Eles poderão te responder, mas não será com muito entusiasmo, porque queremos editar, não queremos discutir no sentido de acordos, isso é a coisa mais chata aqui na Wikipédia e é algo que começou a transformar algo que seria livre para algo que mais se assemelha à burocracia. Só se perde tempo, falo por experiência. Se vc pelo menos fosse ativo na Wikipedia:Sabia que poderia fazer coisas mais abertamente.--— Auréola disc. 16h54min de 11 de Março de 2008 (UTC)
Nada aqui na Wiki é meu, pois está em dp. --— Auréola disc. 17h12min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Ignore todas as regras[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe.

Eu fiz certa restrição ao texto em Wikipedia Discussão:Ignore todas as regras, porém no intuito de não parecer mal educado, ao não adquadamente responder a sua proposta de política da wikipédia, eu preferí não mais me manifestar sobre este assunto. Abraços e boas edições.--OS2Warp msg 18h16min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Consenso ou votação[editar | editar código-fonte]

Olá!

Gostaria de convidá-lo a opinar sobre esta proposta de cuja discussão participou. Se não houver consenso (eu entendo que há), vamos para votação...

Cordialmente,

Al Lemos (discussão) 17h17min de 26 de Março de 2008 (UTC)

Classificação de artigos[editar | editar código-fonte]

Oi!Eu eu sou o Tosão e preparei uma proposta de classificação.Queria que você desse sua opinião por lá e sua ajuda para desenvolve-la.Obrigado!

Proposta -> Ensaio[editar | editar código-fonte]

Olá. Vi que já marcou como ensaio o Wikipedia:Ignore todas as regras. Gostaria apenas de esclarecer que, apesar de nossas diferenças de opinião, espero que continue contribuindo ativamente para a Wikipédia lusófona. São essas diferenças, acompanhadas de respeito mútuo, que enriquecem o projeto. Sinto muito pelos comentários menos amistosos na discussão, que não me disponho a criticar atualmente. Abraço, Marcelobbr C 15h35min de 29 de Março de 2008 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Olá, GoEThe/Arquivo1, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Mamíferos e gostaríamos de convidar-lo a participar do desenvolvimento do Projeto Mamíferos. Se desejar fazer parte desse esforço colaborativo dirija-se à página do Projeto e inscreva-se.

Colocamo-nos à disposição para contato. Alegre. Saudações,

Olá, obrigado pela sugestão e vc está certo, quem sabe colocar a história por último (quando houver). Fique a vontade no projeto para dar sugestões, ainda há muito o que fazer e melhorar. Saudações. Burmeister (discussão) 18h59min de 31 de Março de 2008 (UTC)

Discussão sobre o fair-use[editar | editar código-fonte]

Olá goethe como vc participou dessa discussão eu gostaria que desse uma olhada lá Wikipedia:Esplanada/propostas#Algumas_conclus.C3.B5es pois acrescentei um novo tópico. Desde já grato. Leandro Rocha (discussão) 19h41min de 21 de Abril de 2008 (UTC)

CONVITE[editar | editar código-fonte]

Olá, gostaria de sua opinião na página de discussão do Projeto Mamíferos sobre os assuntos: Tabela de qualidade, Tabela de importância e sobre uma proposta de eliminação de uma categoria. Obrigado. Burmeister (discussão) 00h45min de 26 de Abril de 2008 (UTC)

Introducão a evolucao[editar | editar código-fonte]

Não consigo encontrar uma motivo válido para a criação deste redir, talvez possa explicar-me o porquê da sua criação. João Sousa DC 16h22min de 8 de Maio de 2008 (UTC)

Não devem ser criadas redirects com erro ortográfico — senão, imagine a quantidade imensurável de redirects que haveria na Wikipedia prevendo toda sorte de erros.
Se um artigo válido for criado assim, então deve ser movido para o título correto, e o "errado" deve ir para o domínio pseudo-redirect. Os redirects só podem ter variações ortográficas que não sejam consideradas erradas, o que geralmente ocorre em nomes próprios ou devido a diferenças br/pt: Gabriela / Gabriella, Luís / Luiz, Antônio / António, etc.
Também não é preciso pedir desculpas, todos erramos.
Cumprimentos. Yanguas Seja sucinto. 12h19min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

Sistema taxonômico[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe! Respondi lá na esplanada. Abraços! Robertogilnei (discussão) 14h53min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

RE: WikiProjecto Evolução[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe. Agradeço muito o convite, mas não posso aceitar por falta de tempo. Acredito que participar de um projeto é muito mais que assinar sua "lista de participantes" e penso também que neles está a fórmula para a expansão do conteúdo e da qualidade dos artigos da Wikipédia. Como não posso assumir agora um compromisso com o projeto (penso que participar de um projeto é compromisso) não aceitarei, mas conte com minha ajuda se precisar de alguma coisa. Todo o meu apreço pelo bom trabalho e agradecimento, Vinicius Siqueira MSG 16h23min de 21 de Maio de 2008 (UTC).

Rino-de-java[editar | editar código-fonte]

Obrigado.Burmeister (discussão) 21h28min de 21 de Maio de 2008 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Oi, Goethe, respondi na minha página mesmo para que você o MC pudessem ler o mesmo texto. Passa lá... FláviaC 18h36min de 22 de Maio de 2008 (UTC)

Sim, Goethe, vou em frente com o pedido, mesmo que muitos votem contra. A impunidade é um dos males do Brasil. E se eu errar em minha conduta no futuro, deverei ser sancionada da mesma forma. A lei vale para todos. Como sou novata, infelizmente tenho que aprender muito cedo como se faz estas coisas por aqui. Se você puder responder, gostaria de saber se posso usar a mesma página que foi aberta anteriormente e editá-la Wikipedia:San%C3%A7%C3%A3o_de_insultos/Casos/Usu%C3%A1rio:Andr%C3%A9_Koehne. Agradeço-lhe pelos conselhos. FláviaC 23h08min de 22 de Maio de 2008 (UTC)

Mensagem em aberto em Wikipedia:Coordenação robótica#Projecto Evolução. Sds, --Leonardo Stabile msg 08h20min de 24 de Maio de 2008 (UTC)

Resposta[editar | editar código-fonte]

Respondendo a sua questão em Inferno de Dante: o artigo está repleto de observações históricas, suaves em sua maioria, mais as possui, por exemplo em A Geografia, A Floresta e a Montanha e etc. Danivel Chambella (discussão) 21h43min de 25 de Maio de 2008 (UTC)

Re:DNA[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe,

Sim é possível! É possível também referenciar as outras informações contidas na secção 'Histórico do estudo do ADN' do artigo? DutchDevil msg 21h27min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

Destacados[editar | editar código-fonte]

E então, conseguiu testar em outro pc pra ver onde era o problema com as estrelinhas dos destacados? Abraço, Mateus Hidalgo quê? 01h53min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Não será alguma coisa com os seus monobooks? Se o problema persiste...não sei o que pode ser rs. Tente falar com o Leonardo Stabile, talvez ele saiba o que pode estar acontecendo. Abraço, Mateus Hidalgo quê? 12h55min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Beleza, abraço! Mateus Hidalgo quê? 13h44min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Raças humanas[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe! Gostaria que tu emitisse a tua opinião sobre o assunto, na discussão que está na página Wikipedia:Esplanada/propostas, já que é bem nessa área do teu interesse. Abraço! Robertogilnei (discussão) 12h58min de 29 de Maio de 2008 (UTC)


Sandra Mara Albuquerque Bossio - Prorrogação da votação para a permanência do verbete[editar | editar código-fonte]

Meu respeito e sincero agradecimento por ter votado pela manutenção do artigo acima mencionado. Muita Luz para você.--Sabos 11h38min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

WikiProjecto Evolução[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe,
obrigado pelo convite e pela confiança. Acho que tenho interesse em participar desse projeto. Digo "acho" por falta de experiência em projetos. Preciso de algumas pequenas informações. Por exemplo, quais são os pré-requisitos para participar? Quais as obrigações do participante? Eu li a página do projeto mas quero ter certeza antes de me comprometer. Abraço. --Lucas Telesdê a voz 22h05min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

Obrigado pela atenção. Convite aceito.--Lucas Telesdê a voz 01h45min de 31 de Maio de 2008 (UTC)


Olá, GoEThe/Arquivo1, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Invertebrados e gostaríamos de convidar-lo a participar do desenvolvimento do Projeto Invertebrados. Se desejar fazer parte desse esforço colaborativo dirija-se à página do Projeto e inscreva-se.

Colocamo-nos à disposição para contato. Alegre. Saudações,

Burmeister (discussão) 21h23min de 1 de Junho de 2008 (UTC)

Projeto Mamíferos: Colaboração do Mês[editar | editar código-fonte]

A actual Colaboração do Mês é: Ariranha
de 03 de Junho a 03 de Julho

Discussão e organização da actual CdM Aqui

A última Colaboração do Mês foi: Rinoceronte-de-java
Assine seu nome e PARTICIPE!

predefinição[editar | editar código-fonte]

Respondi na minha página de discussão. SF007 (discussão) 22h05min de 9 de Junho de 2008 (UTC)

Guia de edição para anónimos[editar | editar código-fonte]

Viva, comecei a traduzir o guia de edição para anónimos a partir da sua página. Alexg pqntc? 17h00min de 16 de Junho de 2008 (UTC)

Proteus anguinus[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe. Eu criei a predef. {{sl}} para a língua eslovena. No artigo em questão há um link externo nesta língua, mas deixei o ajuste para você, afinal o artigo está em votação de destaque. Também fiz o ajuste na predef. {{Link}}, para o caso de você querer usá-la em substituição às mais simples, mas também deixo para você a substituição, se for o caso (pelo menos entendo ser essa a padronização). Abraços --Mwaldeck msg 21h07min de 16 de Junho de 2008 (UTC)

Que bom que foi útil. Abraços. --Mwaldeck msg 22h51min de 16 de Junho de 2008 (UTC)

Centenário da Imigração Japonesa no Brasil[editar | editar código-fonte]

Olá, GoEthe, vim aqui pedir que desse uma olhada no tópico Centenário da Imigração Japonesa na Esplanada. Estou convocando o pessoal para participar do debate, pois estamos meio encima da hora. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 21h57min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

Agradecimento[editar | editar código-fonte]

Agradeço sua correção no meu post no café dos Novatos... Pra esse tipo de coisa, nem precisaria me pedir desculpa, afinal erro de link tem de ser corrigido na hora mesmo. Alegre Garavello (discussão) 14h09min de 20 de Junho de 2008 (UTC)

Muito obrigado, GoEthe. valeu!!

muito obrigado, GoEthe
Valeu!

--Nevinho msg 20h35min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre Wikipedia:O que significa "Ignore todas as regras"[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe.

Fiz proteção contra edições de IPs em Wikipedia:O que significa "Ignore todas as regras". Eu e mais alguns temos protegidos páginas de documentação da wiki para proteger de vandalismo. Houve em algum local uma discussão sobre isso, mas não lembro onde.

Nem todas as páginas devem ser semi-protegidas. Mas algumas sempre sofriam vandalismo, em particular algumas que estão nos links das mensagens de boas-vindas e os novatos não sabem ainda usar a Wikipedia:Página de testes. Abraços.--OS2Warp msg 21h34min de 22 de Junho de 2008 (UTC)

Nova aluna se apresentando[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe!

Fico feliz que tenha me adotado. ^_^ Espero que eu não lhe dê muito trabalho... Pelo que vi no seu perfil, é muito habilidoso e visto que tem um ótimo nível em inglês, me ajudará bastante, já que pretendo contribuir com traduções.

Primeiramente gostaria de saber como seria uma artigo 'perfeito', ou completo. Um modelo a seguir...

Sua aluna,

Setsuna999 (discussão) 11h55min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Setsuna[editar | editar código-fonte]

É verdade, estamos sempre aprendendo.

Vi os links que me mandou, e os artigos "perfeitos", são realmente muito trabalhosos de se fazer. Mas acredito que a satisfação deve compensar. Estou curiosa quanto as imagens, já vi algo na wikipedia sobre política de fair use, e se não me engano na wikipedia Lusófona não é permitido o uso dessas imagens. Estou errada? Mas entao de onde vem as imagens daqueles artigos? Tenho certeza de que não são de autoria dos editores. Seria Wikimedia:Commons?

ps. eu sei o que são links ¬¬

Setsuna999 (discussão) 13h28min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Explicações[editar | editar código-fonte]

Espero que não tenha ficado triste por eu ter feito aquele comentário ao Vini... Na verdade o Vini era o único que conhecia que fazia tutoria, e eu já havia tido contato com ele, portanto tinha mais intimidade.

Mas depois vi que o Vini, apesar de ser bem experiente na Wikipedia, aparentemente é até mais novo que eu, pois ainda está no Ensino Médio, e não sei como seria essa tutoria. Acredito que se você for meu tutor será uma contribuição ainda maior para mim.

Ainda quero ser sua tutorada mestre GoEThe ^_^

Dúvida:

Para fazer um interwiki em minhas traduções seria assim? [[en:nome do artigo em inglês]]

Setsuna999 (discussão) 14h57min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Re:Correio da Wikipédia - Sugestão[editar | editar código-fonte]

Obrigado por sua sugestão no Correio da Wikipédia GoEThe, o Fernando responsável por entrevista irá gostar muito de sua sugestão, espero que sempre nos visite e nos ajude a melhorar o Correio da Wikipédia, mas uma vez muito obrigado por sua sugestão.

Marcio Benvenuto de Lima (discussão) 15h11min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Interwikis[editar | editar código-fonte]

Será que seria indiscreto perguntar sua idade?

Tentei colocar o código para interwikis no artigo 009-1 que tem o mesmo nome em inglês, e não apareceu nada. Alguma sugestão?

Outra dúvida, quando deixo mensagens em sua página de discussão posso apenas editar um tópico já existente ou é necessário que crie um novo para que você receba notificação de nova mensagem?

Quando você volta? Vou estar a sua espera.

Setsuna999 (discussão) 15h12min de 25 de Junho de 2008 (UTC)


Hohohoh, gostei dessa! Responder certamente é outra história!

Ah sim agora vi! Que distração ¬¬ pensei que ia ficar no artigo... Entao agora vou fazer os interwikis dos outros artigos, obrigada.

pergunta: qual o código para fazer identação?

Testando ^_^
pergunta: O que você mais gosta aqui na wikipedia?

Agradecimentos[editar | editar código-fonte]

Obrigado pelas boas-vindas, Goethe. Espero colaborar no Projeto Evolução sempre que possível. Infelizmente eu não estava sabendo da regra sobre edição que proíbe que sejam apagados termos lusófonos, então acabei "abrasileirando" alguns termos do artigo da Origem comum. Isso não se repetirá, peço desculpas. Eli

Guia de Edição[editar | editar código-fonte]

Foi uma bela iniciativa. Já não era sem tempo... - Al Lemos (discussão) 15h43min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Guia de edição para anónimos[editar | editar código-fonte]

Respondi Não me meti antes porque não estou por dentro dos trabalhos de "mise-en-place" da nova política. É só dizer o que fazer.. Aliás, tens conhecimento em bot? Precisamente, bot anti-vandalismo? (nos falamos depois si o tempo te falta) Kim Richard correio 16h52min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Algumas dicas[editar | editar código-fonte]

Oi, tudo bem? Penso que ainda não tinha tido oportunidade de falar contigo, por cá. Passei porque vi que te tornaste um tutor! Bem vindo!!! Alegre Cada vez mais a Wikipédia precisa de mais e melhores tutores. Queria que soubesses que podes contar comigo para o que quiseres, e espero que o contrário seja também possível. Posso dar apenas uma dica? Aqui vai: quando deixares a mensagem de início à tutoria, assina a tua mensagem (vê: aqui e aqui), muito embora já lá tenha o teu nome de usuário - isso, por um lado, é hábito na Wikipédia, que todas as mensagens sejam assinadas, e depois, ajuda e lembrar ao novato que ele tb deve assinar as suas mensagens.

Bem, no mais, apenas tenho a elogiar-te, pois tens demonstrado bastante conhecimento das regras da Wikipédia, e tens demonstrado isso com os teus tutorados, e tens sido muito atencioso e flexível com eles. Continua bem e qualquer coisa, não hesites em falar-me. Boas contribuições. BelanidiaMsg 17h32min de 25 de Junho de 2008 (UTC)

Guia de edição para anónimos, pronto[editar | editar código-fonte]

Viva, não sei bem qual o passo a dar depois de o guia estar pronto! Também gostava de o ver o mais rapidamente possível a funcionar! Alexg pqntc? 07h02min de 26 de Junho de 2008 (UTC)

Revisão de estilo[editar | editar código-fonte]

Não que discorde na íntegra, mas gostaria que desse uma analisada nesta revisão de estilo. Al Lemos (discussão) 11h52min de 26 de Junho de 2008 (UTC)

Recado de Setsuna[editar | editar código-fonte]

Sua wikihistória é muito interessante. Fiquei curiosa quanto a suas consultas na wiki anglófona. Lá vai outra pergunta não-respondível: Qual sua língua materna?

História bem diferente da minha - esta é minha primeira e única conta. Já havia usado várias vezes a wiki apenas como consulta. E várias vezes me deparei com os links vermelhos, e quando sabia ao menos um pouquinho do assunto me dava uma vontade de editar e criar. Então assim resolvi me tornar membro.

Seguindo seu exemplo, procurei um projeto para me associar. Por enquanto estou apenas no Projeto Animanga.

Gostei muito do Wikipedia:Projetos/Árvore_da_Vida, muito bem organizado, categorizado e colorido. O Projeto Evolução não me chamou muito a atenção, acho que por carecer de imagens. Particularmente dou muito valor a linguagem visual. No entanto, espero que seja bem sucedido no seu projeto.

Sua aluna, Setsuna999 (discussão) 16h34min de 26 de Junho de 2008 (UTC)

Outra coisa. Estou com dúvidas em como fundir arquivos. Eu estou traduzindo 12 Kokuki, mas depois vi que havia um esboço correspondente: The Twelve Kingdoms. Procurei algo sobre fusão e falava somente para acrescentar {{fusão}} ou {{fusão com}} no artigo, mas ficou estranho com um texto mais ou menos assim {{{{[[1]]}}}}. Como faz?
No entanto, pelo que entendi essa predefinição é somente para marcar para fundir, no caso não poderia eu mesma fundir? Seria recortar de uma das páginas, colar na outra e fazer um redirect na que ficar em branco? Setsuna999 (discussão) 16h45min de 26 de Junho de 2008 (UTC)
Já voltou? Pensei que ia demorar mais... Mas que bom que voltou . Entendi a fusão. Mas estou com dúvida se mantenho o nome em japonês ou em inglês. Acho que vou fazer como me disse... depois vejo o resultado da discussão desse assunto no projeto. E mudo se for necessário, não?
Setsuna999 (discussão) 12h13min de 1 de Julho de 2008 (UTC)

Oh entao não me abandonaste!!! Que bom!

Como pensava que estava fora e não poderia me ajudar, passei a procurar interagir com outros. Esses dias estou sem tempo pois estou trabalhando fora do escritório (geralmente edito do trabalho) e por isso estou sem tocar nos artigos. Acho que são tantas coisas para se fazer aqui na Wiki que estou me perdendo. Até estou tentando bolar um novo layout para o Wikipedia:Projetos/Animangá!

A propósito um colega no café dos tradutores, está com problemas com uma predefinição. O nosso estatuto precisa ser traduzido lá na wiki anglófona e a predefinição não está operando corretamente. Os links são esses: Estatuto, inglês.

Abraço, Setsuna999 (discussão) 10h56min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Mestre, como faço para centralizar? Uma userbox por exemplo...
Setsuna999 (discussão) 12h38min de 8 de Julho de 2008 (UTC)
O problema é o seguinte: na versão anterior do artigo o 'summary' estava no início e a 'proposta completa depois, e quando clicava-se no link para traduzir ele não levava para a 'proposta completa' (que é o trecho a ser traduzido). Verifiquei que a seção da 'proposta completa' estava marcada como (== ==) e nem era vista para ser editada. Pois o link da predefinição traz só a primeira seção. O que eu fiz? Marquei a seção da 'proposta completa' como subtópico (=== ===) e assim foi possível ve-la para editar. No entanto, nao era isso que o colega queria. Segundo ele o 'summary' não é para ser traduzido e portanto não deveria aparecer qd se clica para ajudar a traduzir. Finalmente, eu simplesmente inverti a ordem das seções e pus o 'summary' para o final e assim a 'proposta completa' ficou editável sem mostrar o 'summary'. Mas ainda me parece uma solução amadora. O que deveria ser feito? E entendeu essa explicação?
Setsuna999 (discussão) 16h49min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Valeu GoEThe! Avisarei ao colega sobre a Babel. Agora quanto a assinatura, conheço o comando nowiki mas foi um descuido mesmo.... O comando align eu deveria colocar onde? já tentei usar <p align="center"> mas não funcionou.

Setsuna999 (discussão) 10h42min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Voltei. Quanto ao align, vi que poderia usar apenas <center>, mas o problema ta é na userbox. Essa aqui Predefinição:Userbox/ProjetoAnimangá, o float dela ta como 'right'. Tentei mudar (para 'center' ou 'none') mas ela descofigura, pois fica comprida. O que eu faço?
Setsuna999 (discussão) 11h16min de 9 de Julho de 2008 (UTC)
Agora que vi sua mensagem. A página que estou editando é essa: Usuário:Setsuna999/proposta layout, é um novo layout que estou tentando elaborar para o projeto animangá.
Setsuna999 (discussão) 11h20min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Nao é bem isso. Quero centralizar a userbox na coluna.

Setsuna999 (discussão) 11h36min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Boa tarde mestre!

Hoje já li o livro de estilo (a mando do Vini), e não tem nada sobre centralizar a userbox... Fico até envergonhada de ter lido hoje e ainda assim cometer erros. Acho que aconteceu pq tenho a mania de ler o título e continuar o raciocínio, mesmo asssim obrigada por avisar estou indo lá concertar.

Estou com uma dúvida relacionada a sub-artigos. Por exemplo eu crio um artigo sobre uma série e para evitar ficar um artigo muito longo devo criar um sub-artigo para a lista de episódios. Como este sub-artigo deveria ser criado? simplesmente edito um artigo com o nome "Lista de episódios de XXX"(como já vi em algum artigo), vi tb que existe a opção anexo (algo como "Anexo:Lista de ep. de XXX"), que instrução há sobre isso?

Outra coisa, fique avontade a espreitar e bisbilhotar meus artigos. É um favor que me faz. Quanto a questão de iniciar artigos foi somente aquele que viu que estava errado?

Setsuna999 (discussão) 15h57min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Certo, só que agora deu preguiça... Puxa nem lembrava mais do Garage kits! Esse foi um dos primeiros que criei, numa tradução bem mal feita pq o artigo em ingles tb nao estava lá essas coisas. Hoje estou me concentrando em criar, outro dia vou revisar pode ser assim?
Setsuna999 (discussão) 16h25min de 11 de Julho de 2008 (UTC)
Mestre o que significa "babel"? Tentei pesquisar mas nao encontrei nada util, mas pelo que me parece tem a ver com idioma. E o que significam aqueles numeros ( -2, -3) que ficam ao lado da bandeirinha em Membros?
Setsuna999 (discussão) 15h41min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

Ah sim, agora entendi (apesar de que ja conhecia a historia da torre de babel). Como nao entendia os niveis de conhecimento do idioma, apenas copiei o do Mr.Yah!. Estou insegura qt ao meu nivel, entao lhe pergunto, pelo que ja viu dos meus textos (excluindo o garage kits ) qual o meu nivel de ingles?
Setsuna999 (discussão) 15h58min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

Como sempre, vc foi cauteloso, mas acertou minha duvida. Agora, instalei o programa mas nao rodou.
Setsuna999 (discussão) 16h35min de 17 de Julho de 2008 (UTC)
The program worked, the problem was really Java. I understood everything u wrote except for one word: "assess". I'm confident about my writting but I can not say the same about my speaking, since I rarely have oportunity to talk in english. So I decided to keep level 2 and when I finish the quizes I will review it to increase or decrease. Is it ok? Setsuna999 (discussão) 21h45min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

Obrigada mestre! (pela ajuda na tradução).

Estou com uma outra dúvida... É possível mover apenas uma seção e não o artigo inteiro? Por exemplo, lá no nosso projeto tradução a seção que criei (normas) na discussão do projeto poderia estar na página de discussão das normas mesmo. Há como mover isso sem perder o histórico?

Setsuna999 (discussão) 11h01min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Como sugere que usemos aquele processo?
Setsuna999 (discussão) 13h58min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Entendo... é uma boa idéia. Se nessa página qualquer pessoa pode dar opinião, significaria que fica fora do projeto? Senão poderíamos divulgar essa seção no Correio. Só espero que esse processo não fique complicado.
Setsuna999 (discussão) 15h15min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Como vai mestre? Eh eu estou com uma dúvida... eh... bem... Comecei a traduzir um dos artigos da lista de animes (en:Ai no Kusabi) de início parecia um desenho normal, mas depois vi que o conteúdo é meio... . E tem frases um tanto... "diretas". Qual deve ser minha posição como tradutora? Devo traduzir tudinho do jeito que está lá? Há alguma pólítica na wikipédia com respeito a esse tipo de conteúdo? Fico envergonhada de traduzir esse tipo de artigo, mas visto que temos que ser imparciais resolvi continuar (embora esteja omitindo algumas partes ¬¬). Instruções?
Setsuna999 (discussão) 14h14min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Eu esperava mais detalhes... Ainda estou me acostumando com suas respostas. ^_^

Já escolheu algum artigo a ser traduzido no projeto essa semana?

Setsuna999 (discussão) 10h32min de 28 de Julho de 2008 (UTC)

Não estou reclamando mestre. Take your time. Setsuna999 (discussão) 11h08min de 28 de Julho de 2008 (UTC)

Pedido de opinião[editar | editar código-fonte]

Olá, Goethe. Gostaria de sua opinião [1]. Obrigado. Burmeister (discussão) 01h10min de 1 de Julho de 2008 (UTC)

Final do Guia de Edição para Anónimos[editar | editar código-fonte]

Viva, o último passo do guia faz redireccionar para uma página (Wikipedia:Articles for creation/Today) que não é a que queremos... dá para mudar? Alexg pqntc? 00h13min de 3 de Julho de 2008 (UTC)

Goethe, estou traduzindo wikipedia:conflito de interesse e vou mudar os links no guia beleza? --Jack Bauer00 msg 13h21min de 3 de Julho de 2008 (UTC)

No texto do guia eu posso substituir a palavra neutral por neutro? --Jack Bauer00 msg 13h51min de 3 de Julho de 2008 (UTC)
Pensei que fosse português de outro país. --Jack Bauer00 msg 13h55min de 3 de Julho de 2008 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Obrigado pelo aviso Goethe. Burmeister (discussão) 17h08min de 5 de Julho de 2008 (UTC)

Tudo bem, Goethe. Então, eu não tenho 1 ano de registro, logo pelas regras ainda não sou canditatável. Completo um ano só dia 7 de agosto. Abraço. Burmeister (discussão) 19h59min de 16 de Julho de 2008 (UTC)
Hehehehe. Burmeister (discussão) 23h17min de 16 de Julho de 2008 (UTC)

A esplanada/propostas foi pro ar[editar | editar código-fonte]

Não fui eu! hehehe. Vou ver o que acontece lá depois que postei aquilo. Abraços --Mago® (discussão) 15h17min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Guia[editar | editar código-fonte]

Para aparecer uma categoria no artigo que contenha a predefinição basta fazer isto.

Para que a nova página carregue a predefinição em questão é preciso usar este código. Siga este link para criar o artigo nome_do_artigo. Mas não sei como interagir com a inputbox que usam em Wikipedia:Artigos novos/Guia-Pronto para submeter para gerar este código. Sugiro o Waldir para tirar as dúvidas que sobrem.

Quanto à alteração das permissões para que o IP seja bombardeado com o guia é melhor perguntar também ao Waldir.

Boas contribuições, Eduardo 08h33min de 10 de Julho de 2008 (UTC)

O preload na inputbox é muito simples (aliás, acho que foi a inputbox que introduziu o parâmetro nas urls mas não tenho a certeza). Já tratei disso no guia, para mais informações consulta mw:Extension:Inputbox e mw:Manual:Creating pages with preloaded text. Abraço, Waldir msg 11h02min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Quanto à segunda questão (como implementar de facto o guia) não percebi bem o que quiseste dizer... --Waldir msg 11h04min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Claro. Basta editar a mensagem em MediaWiki:Noarticletext. Se calhar até há uma mensagem específica para IPs e outra para usuários registrados, ou uma variável de sistema que permita fazer isso... mas de momento não tenho tempo para investigar isso, vou sair agora. Tenta procurar outras mensagens semelhantes através do Special:Allmessages ou dos MediaWiki:Noarticletext de outras wikis (vê as discussões porque podem também ter informações relevantes). Abraço, Waldir msg 11h14min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Sim, se calhar é melhor, embora tecnicamente não faça diferença :) --Waldir msg 12h33min de 10 de Julho de 2008 (UTC)
Não sei se existe mesmo uma versão dessa mensagem para IPs. Se calhar estou a confundir com o MediaWiki:Sitenotice/MediaWiki:Anonnotice... se descobrires algo a respeito avisa-me :)

Não consegui encontrar forma de distinguir se se trata de IP ou usuário logado. É melhor perguntar a quem sabe ou no mediawiki. Eduardo 11h01min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Não sei, nada indica que seja só para IPs. Como sugeriu o Epinheiro, o melhor mesmo é pedires ajuda no canal irc #mediawiki. --Waldir msg 03h26min de 19 de Julho de 2008 (UTC)

AWB[editar | editar código-fonte]

Tarda mas não falha, seu pedido foi deferido. Sds, --Leonardo Stabile msg 04h16min de 13 de Julho de 2008 (UTC)

É tecnicamente possível, mas acho essa avaliação somente pelo tamanho muito vaga. Por definição já seria estranho um robô "avaliar" artigos. Para efeitos de informação, estão categorizados cerca de 2800 anfíbios. --Leonardo Stabile msg 23h33min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Projeto Tradutores[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe, preciso da tua opinião no Projeto Tradutores. Por favor vá à Wikipedia_Discussão:Projetos/Tradutores para ver o inicio do projeto. Leonardo Mio (discussão) 11h01min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Guia de edição[editar | editar código-fonte]

Muito boa a iniciativa e tb concordo com a revisão dos avisos, que IMHO, mais criminaliza que educa. Pode contar com minha ajuda no que for possível. Em relação ao MediaWiki, desconheço na wiki-pt quem pode promover as alterações nem qual status necessário. Saudações, Fulcanelli msg 02h04min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

Encontrei um usuário bastante experiente no MediaWiki que talvez possa explicar como implementar a alteração: Usuário:Redux. Fulcanelli msg 03h08min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

Re: Documentação[editar | editar código-fonte]

Claro que concordo, só estou muito atarefado na vida para tratar dos problemas da wiki. Penso que Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona e Predefinição:Políticas da Wikipedia precisam de uma arrumação. A predefinição está imensa, precisando ser quebrada. Talvez seja necessário criar o conceito de guia (guideline) para algumas recomendações (talvez todas). Acho o nome mais apropriado em certos casos.

Há uma página que eu e Lijealso criamos no ano passado, mas que ficou meio abandonada (acho que só umas cinco pessoas utilizavam). Talvez valha a pena desenferrujá-la, pois ajuda a nos situarmos em relação à documentação de outras wikis. Me refiro ao Wikipedia:Comparativo de páginas das Wikipédias. Acho todos os links ali interessantes para traduzir.

O trabalho de criação de páginas para a documentação tem duas etapas:

  • Criação da página, mas ainda como um ensaio ou proposta.
  • Aprovação da comunidade, tornando a página um informativo, política ou recomendação (ou guia, hehe).

Completar a primeira etapa já é mais que meio caminho andado, pois ensaios já valem como referências para determinados problemas na wiki, sejam de interação ou edição. A segunda etapa apenas fornece maior credibilidade ao texto e para mostrar a novatos que a página teve aval da comunidade da wiki. Geralmente eu só tenho paciência para completar a primeira etapa, dado a menor complexidade... gosto mais de traduzir do que de tentar convencer outras pessoas quanto à importância de uma página.

Uma boa tarefa é tornar Wikipedia:Conflito de interesse uma política oficial (ou guia, mas esse “termo” não existe por aqui). Posso ajudar a melhorar o texto, mas como já disse mais acima, ando sem tempo e tenho ainda que melhorar a página de pedidos de opinião, criada por mim. Se quiser ajudar, é só olhar os links vermelhos.

Caramba, não consegui ser conciso. Abraço, Marcelobbr 14h04min de 17 de Julho de 2008 (UTC)

RE: Cobra[editar | editar código-fonte]

Enzima que quebra o DNA[editar | editar código-fonte]

Obrigado por tentar responder meu questionamento na discurssão do texto DNA. É verdade meus links estavam em vermelho, mas estudei sobre o assunto e já tenho até um link aqui dentro do Wikipédia. Enzima de restrição. Um abraço e boas contribuições para você também. JOz eias 3d ???????

MediaWiki:Noarticletext[editar | editar código-fonte]

Si ainda nao descobriu como implementar o guia, tente com o Sir Lestaty que tem bastante conhecimento na WikiMedia. Pode encontrá-lo no Wikipedia:Chat a noite. by Kim Richard correio 14h18min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Convocação: WikiVida[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe. Estamos aqui para lhe convidar para o arremate da preparação do Concurso do Projeto Árvore da Vida. No momento estamos escolhendo os coordenadores e precisávamos de seu apoio. Caso tenha a intenção de se candidatar ainda é tempo. Precisamos de sua ajuda logo, pois marcamos a data de início para o dia 20 de Julho e ainda faltam alguns retoques. Abraços, Vinicius Siqueira MSG 14h21min de 18 de Julho de 2008 (UTC).

Re:Burmeister para administrador[editar | editar código-fonte]

Será que não dá para fazer uma nomeação conjunta? Alegre rs Béria Lima Msg 19h55min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Guia[editar | editar código-fonte]

Olá Goethe,

Vou fazer uma pesquisa para tentar ajudar a implementar o guia, será que a Charlote sabe? vou tentar descobrir, será que é isso aqui MediaWiki:Createarticle/pt-br? vamos continuar até conseguir. --Jack Bauer00 msg 21h17min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Achei esse aqui também! MediaWiki:Noexactmatch, a mensagem é idêntica a que aparece quando se por um nome de artigo que ainda não existe, dá uma olhada. --Jack Bauer00 msg 21h22min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
Pode ser este aqui também MediaWiki:Newarticletext/pt-br --Jack Bauer00 msg 21h38min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
Estou pesquisando no domínio mediawiki acho que vou descobrir. --Jack Bauer00 msg 21h43min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
Descobri mais duas coisas: a mensagem exata para o ip é nessa página MediaWiki:Newarticletext (a de cima é para cadastrados); uma outra coisa é que talvez somente quem tenha acesso a este domínio [2] possa realmente nos ajudar. --Jack Bauer00 msg 22h54min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
  • Entrei com outra pergunta aqui [3], eles devem nos ajudar. --Jack Bauer00 msg 01h01min de 22 de Julho de 2008 (UTC)

Já que ninguém lá sabe ajudar, estou fazendo umas pesquisas e vou tentar resolver sozinho, ou com a ajuda de alguém que saiba informática. --Jack Bauer00 msg 02h09min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Achei uma pessoa que pode nos ajudar, o Sir Lestaty. --Jack Bauer00 msg 12h48min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Dá uma olhada nesta discussão [4], provavelmente tenhamos que pedir uma mudança no software pelo bugzilla. --Jack Bauer00 msg 17h12min de 30 de Julho de 2008 (UTC)

Artigo sobre raça[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe! Ache interessante o artigo que você sugeriu. Ele só corrobora com o que eu havia exposto: a classificação de humanos em raças ou grupos deve ser cuidadosa... mas não sonegada! O texto confirma que as diferenças existem, mas que os cientistas devem ser cautelosos.

Sobre as acusações absurdas e infundadas de racismo, é só tu dar uma olhada quem é o principal editor do artigo Raça para tu entender o motivo dos ataques (e do porquê do artigo estar tão parcial). Depois daquela discussão infrutífera, eu nem quero mais discutir o assunto. Abraço! Robertogilnei (discussão) 22h26min de 18 de Julho de 2008 (UTC)

Convite: WikiVida[editar | editar código-fonte]

Olá Convite WikiVida! Como participa do Projeto Árvore da Vida e/ou de um de seus inúmeros subprojetos, além de demonstrar interesse no tema, convidamos-lhe a participar do I WikiVida - um concurso organizado pelos membros do projeto, com o fim de ampliar a qualidade dos artigos do gênero na Wikipédia lusófona. Participe!

Respostas[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe! Desculpe pela discussão ter desvirtuado do foco do concurso, mas eu não poderia ficar calado quando meu nome era citado justo por aquele que não tem moral alguma para falar de mau comportamento. Ainda mais que hoje mesmo se meteu em guerra de edições e bate-boca pela disputa do conteúdo da página principal. Viu que ia sobrar até pra ti que não tinha nada a ver com o meu entrevero com ele?

Prometo não entrar mais em discussão com o cidadão até o fim do concurso. E se ele quiser desistir, ainda há tempo, pois eu não vou deixar de participar do concurso só por causa dele. Ele é um "nada" para decidir quem deve e quem não deve ser jurado. Abraço! Robertogilnei (discussão) 21h29min de 21 de Julho de 2008 (UTC)

Sim. Eu e o Burmeister conversamos sobre isso agora mesmo e já postaremos uma conclusão. Obrigado pelo aviso. Vinicius Siqueira MSG 22h15min de 21 de Julho de 2008 (UTC)
  • Humm... 'Xa ver... Acho que o de que trata a GFDL são casos em que há uma creditação para quem efetuou alguma tradução (a exemplo, creio, de como coloquei ao escrever o verbete Salammbô, onde informei que a tradução de que me servi era de João Barreira... Embora Flaubert seja domínio público, pode ser que o direito do tradutor não...) Quanto a "obras derivadas", não creio seja algo "aceito": vários desenhos que fiz baseados em fotografias foram apagados do Commons sob justamente a alegação de serem "obras derivadas" (como se nos fosse possível inventar o rosto de alguém...)

Mas o fato é que entendi de modo diverso a dúvida do novato autor do verbete: ele fizera uma traduçao mínima - uma linha - e acreditei que estivesse falando justamente de um "pedido" para que alguém terminasse o trabalho... Não teria sido isso? Será que ele dera por "completa" a "tradução"?

Enfim, para mim o GFDL ainda é um terreno nebuloso - do outro lado... he, he...

Abraços, Conhecer ¿Digaê 01h37min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Dupla no WikiVida[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe! Estava pensando em fazer parte de uma dupla, aí vi você na lista dos já inscritos no concurso. O que acha de fazer uma dupla comigo? Abraços, Łυαη fala! 00h30min de 27 de Julho de 2008 (UTC)

Anham. Andei procurando uns bichinhos até (especialmente primatas) bem conhecidos, mas muito mal informados. Exemplos é o gorila, foca, porco, sardinha, zebu, caranguejo, macaco, macaco-rhesus, veado e alce. Há outros, não tão conhecidos assim, mas que tem uma importância, como os primatas: cuxiú-preto, macaco-barrigudo, cebus (fundir com macaco-prego), soim-de-coleira, uacari-branco, uacari-preto, catarrinos, platirrinos, aie-aie, loriformes, tarsiiformes, plesiadapiformes, titi e uacaris. Você que sabe, fique à vontade para escolher! =D Łυαη fala! 00h38min de 29 de Julho de 2008 (UTC)
Certo. Domingo já poderemos editar, mas antes seria melhor que usemos um editor de texto, antes e salvar. Seria interessante que deixássemos as outras quatro edições para errinhos e/ou pequenos consertos e revisões. Vou ver se começo a preparar já algo e te mandar. Łυαη fala! 01h20min de 31 de Julho de 2008 (UTC)
Tá certo. Łυαη fala! 22h20min de 31 de Julho de 2008 (UTC)
Esqueci de te avisar: Usuário:Luan/Gorila. Łυαη fala! 00h36min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

Certo. Tudo bem. Boa! Łυαη fala! 19h48min de 10 de Agosto de 2008 (UTC)

Que nada! Você fez qusae tudo, desculpas peço eu, mas é que tenho andado muito atolado, as coisas tão acontecndo tudo agora, aí o bicho pegou =| Vou viajar nesta quinta, porém vou ver se faço algo no artigo e vou copiar logo para o artigo. E se ja o que Deus quiser! (tomara q Ele queira q a gente ganhe =] ) Abraços, Łυαη fala! 00h25min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Participar no projeto tradução[editar | editar código-fonte]

GoEThe, o convido a escolher um artigo a ser traduzido essa semana pelo grupo de tradutores do projeto tradução (e incluir no produção).

Abraço,

Setsuna999 (discussão) 14h32min de 29 de Julho de 2008 (UTC)

WikiVida Plantae[editar | editar código-fonte]

É, de fato não havia percebido isso. Obrigado.--Lks (discussão) 19h52min de 30 de Julho de 2008 (UTC)

Eu apóio vc rs MachoCarioca oi 07h25min de 31 de Julho de 2008 (UTC)

Tabela de classificação[editar | editar código-fonte]

GoEThe, tô com um probleminha. A tabela da wiki en tem sete níveis de classificação. De FA-Class a Stub. Mas aqui só temos 5, de Classe * a Classe 1. Dae pensei em fazer assim:

FA-Class -> Nivel *

A-Class -> Nivel 4

GA-Class+B-Class -> Nivel 3

C-Class+Start -> Nivel 2

Stub -> Nivel 1

Ou criamos logo mais um nível pro A-Class virar nivel 5 e por o GA-Class pra Nivel 4 e o B-Class pra 3. Não sei como que tá aquela página dos Melhores Artigos. Quando eu tinha visto ele tinha sido fundido com o Artigos Destacados. Oq vc acha? Leonardo Mio (discussão) 12h51min de 31 de Julho de 2008 (UTC)

Circular: WikiVida[editar | editar código-fonte]

Olá Arquivo1!

Foi dada a largada para a produção dos artigos no I WikiVida! Todos têm até o dia 21 de agosto para concluírem a expansão dos verbetes inscritos.

Basear os artigos nas recomendações do livro de estilo é uma boa forma de se obter um bom resultado.

Lembrando que cada concorrente tem direito a 10 edições, no máximo, em cada artigo.

Boa sorte!

Projeto tradução[editar | editar código-fonte]

Para facilitar as coisas eu proponho mudanças nessa página havendo uma votação em que as pessoas apenas assinem embaixo do artigo que desejam que seja traduzido, que tal? --Jack Bauer00 msg 23h39min de 1 de Agosto de 2008 (UTC)

Predefinição:Tradução/ref[editar | editar código-fonte]

Boa ideia em criar esta predefinição. Há muito tempo que tinha a dúvida de que forma se devia referir a origem de uma tradução para estar de acordo com a licença GFDL. Eu costumava colocar no sumário da edição de onde tinha traduzido mas achava isso insuficiente e "invisível" para a maioria das pessoas. Esta predefinição vem colmatar esse problema. Mas não seria melhor recomendar usá-la na secção "Fontes" ou "Referências" dos artigos e não em "Ligações externas" conforme está descrito na página da predefinição? Na Wiki em inglês recomendam "ligações externas" mas na Wiki em espanhol recomendam "Referências", o que me parece mais adequado, pois a secção referências pode conter ligações externas. Mosca (discussão) 18h52min de 2 de Agosto de 2008 (UTC)


matriz[editar | editar código-fonte]

feito--Rei-artur 20h28min de 2 de Agosto de 2008 (UTC)

Esplanada[editar | editar código-fonte]

Gostaria que avaliasse meu comentário Aqui, vc também não acha que isso um dia irá acontecer e/ou acha que tudo isso foi desnecessário? Grande abraço. Gustavo Siqueira Diga 07h49min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)

Votação[editar | editar código-fonte]

GoEthe, acho que aquele aviso que colocou na votação não tem utilidade, acho que seria melhor você colocar estar tarja [5], com as razões do cancelamento temporário. Abs MachoCarioca oi 07h45min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

Concordo contigo, não tem nada a ver, só fui lá pela razão qu expliquei, essa revotação inedita é idéia deles. Abs MachoCarioca oi 07h59min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

No caso, o principal foi mesmo eles serem os 'autores' da revotação, so isso. Se eu fosse lá e interrompesse eu mesmo, iam criar o maior caso hehe MachoCarioca oi 08h02min de 11 de Agosto de 2008 (UTC)

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Citação: GoEThe escreveu: «Já basta de patrulhadores das mudanças recentes, precisamos de conteúdo.»
Gostaria de saber de onde tirou esse absurdo, ou se alguma vez patrulhou as mudanças recentes. E o conteúdo que já existe, e que está sendo destruído por vândalos? Não costumo fazer esse tipo de verificação (mais por falta de tempo do que qualquer outra coisa), mas quando o faço, percebo que passam-se horas, às vezes dias, sem que um vandalismo seja detectado e revertido (isso quando é detectado; muitos nem o são). Desculpe trazer este assunto à sua página, mas é que sei o trabalho que tal tipo de verificação dá, e quão poucos estão dispostos a ele. --Whooligan talk 12h19min de 13 de Agosto de 2008 (UTC)

Não me ofendeu, e de certa forma concordo com seu ensaio: reverter vandalismos óbvios -- e na maioria dos casos os vandalismos são óbvios -- seria um trabalho para bots (eu mesmo gasto meu tempo, que poderia ser aplicado na melhoria de verbetes, revertendo vandalismos). Concordo também que o auxílio a usuários recém-registrados é importante, mas de nada adianta contra os que aparecem aqui com o único propósito de destruir. Este é, afinal, um problema alheio à Wikipédia -- é questão de educação e bom senso. Um abraço, --Whooligan talk 13h13min de 13 de Agosto de 2008 (UTC)

Circular II: WikiVida[editar | editar código-fonte]

Olá Arquivo1!

Faltam somente -6 dias para o encerramento das edições dos artigos inscritos no I WikiVida! Todos têm até o dia 21 de agosto para concluírem a expansão dos verbetes.

Lembre-se sempre de utilizar as recomendações do livro de estilo para obter um bom artigo!

Lembrando que cada concorrente tem direito a 10 edições, no máximo, em cada artigo.

Boa sorte!
Vinicius Siqueira MSG 18h13min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)

Retificação dos critérios mínimos para candidaturas à administração[editar | editar código-fonte]

Olá GoEThe

Você, que participou da votação para a definição de critérios para a eleição de administradores na Wikipédia, talvez queira dar o seu voto na votação que está retificando alguns itens da proposta.

Boas contribuições, Béria Lima Msg 13h51min de 15 de Agosto de 2008 (UTC)

Tentativa de consenso: uso do Acordo Ortográfico na WP-pt[editar | editar código-fonte]

Começa hoje o debate sobre a adesão faseada da Wikipédia lusófona às normas do Acordo Ortográfico de 1990, na sequência da proposta apresentada. P.f. dê a sua opinião na página criada para o efeito e na qual se faz uma tentativa de consenso. Por isso, não se limite a usar Concordo ou Discordo, mas dê a sua opinião honesta sobre a proposta e faça sugestões construtivas.

É útil lembrar que esta proposta não pretende discutir as virtudes ou os defeitos do Acordo Ortográfico (assunto já amplamente discutido noutros fóruns), mas apenas a sua aplicação entre nós, numa altura em que já se cumpriram todos os trâmites legais para a sua efetivação e em que há uma indiscutível vontade política para o aplicar nos países onde residem cerca de 90% de todos os lusófonos. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 00h17min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)

Re:Namespace discussão[editar | editar código-fonte]

Olá. Sempre que posso ou encontro uma predefinição que nunca vi antes, tento incluir na lista de predefinições respectiva senão a predefinição fica perdida no limbo. Muitas delas até deviam ser fundidas. Acho que o mais importante seria para já padronizar as predefinições que fossem de avisos. Sejam elas apenas para as páginas de discussão ou não. Já tentei uma vez padronizar algumas recorrendo a estilos definidos no CSS - ver o final da página Ajuda:Guia de edição/Como criar predefinições. Mas isso foi insuficiente. Isso precisa de alguns melhoramentos que tenho em mente mas que ainda não pus em prática. Por mera coincidência estava mesmo agora a fazer um teste (ainda não gravei) da predefinição en:Template:Ambox, adaptada e simplificada de modo a usar as nossas CSS definidas em MediaWiki:Common.css. Com isto não quero dizer que quero alterar o aspecto/estilo/cor das predefinições. Apenas quero padronizar para aqueles estilos mais usados, e no mínimo número possível já definidos no nosso CSS (4 neste momento) para não acontecer o que acontece agora como se pode ver em Wikipedia:Namespace_predefinição/Avisos_e_alertas e similares em que temos uma variedade enorme de formatação das caixas.


Quanto à página Usuário:GoEThe/Wikipedia:Predefinições de mensagens/Namespace Usuário Discussão acho que posso ajudar (apesar de estar nos últimos tempos a testar o Wikipedia:Huggle, muitas vezes tenho de deixar o programa a "rodar" para averiguar se aparecem bugs). No entanto tenho algumas perguntas/sugestões a fazer:

  • Talvez fosse melhor não usarmos tanta variedade de predefinições como na Wiki inglesa. Por exemplo, a nossa {{aviso}} já serve para vários tipos de vandalismo. Não quer dizer que não se possam criar mais algumas, mas a wiki inglesa tem muitas o que se torna um pouco confuso.
  • Não deve ser necessário haver 4 níveis de alertas para cada aviso. 3 devem bastar, não?
  • Também não deve ser necessário os avisos de nível "Level 4im", para isso deve bastar usar um de nível 1 e depois de nível 3 ou então apenas um de nível 3 (último aviso). Segundo me parece, esse nível é para ser utilizado nos casos mais graves em que apenas um aviso basta.
  • Um dos objectivos é substituir os nomes das predefinições dessa página pelos nomes utilizados aqui?
    • Talvez seja bom considerar (não sei se é boa ideia ou não) utilizar um sistema de nomes como eles fazem. Tipo: mudarmos o nome de {{aviso}} para {{au-aviso}} ou mais específico {{au-vandalismo}}. A sigla "au" significa AvisoUsuário conforme na anglófona "uw" de UserWarning. Isto tem a desvantagem de complicar a utilização das predefinições.
  • Seria bom usarmos uma predefinição para cada um dos tipos de aviso nos vários níveis. Isto é, bastava por exemplo uma predefinição {{aviso}} para se poder usar através dela os 3 níveis de aviso através de opções como:
    • {{aviso|1}} ou apenas {{aviso}}
    • {{aviso|2}}
    • {{aviso|3}}
Um exemplo de uma predefinição deste tipo é a {{Er1}} que usa os "switches". Só vejo uma desvantagem nesta abordagem, como temos/devemos usar o "subst:", isso inclui o código todo incluindo os "switches". No entanto julgo que deve haver uma forma de contornar isso mas ainda não testei.

Mosca (discussão) 10h13min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)

Não é muito difícil usar/fundir 3 níveis de aviso numa só predefinição. Com Usuário:Mosca/Testes consegue-se Usuário:Mosca/Testes1. Só é preciso arranjar uma forma de não colocar o código todo ao usar o subst. Deve-se conseguir isso combinando "if" e "noinclude" ou "includeonly". Preciso de testar. Mosca (discussão) 10h58min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)
Esqueci-me de acrescentar que também acho boa ideia não tratar os novatos como vândalos. Ou até nem referir essa palavra. Bastava dizer que são comportamentos não aceitáveis ou não adequados à Wikipédia de forma a manter um ambiente saudável por aqui. Os exemplos que coloquei na minha página de testes são apenas exemplos, o texto teria de ser alterado conforme essa ideia de não lhes chamar vândalos. Mosca (discussão) 11h00min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)
Vou desistir de tentar fazer os avisos com "switches". É melhor fazer 3 predefinições de cada tipo separadas. O "subst" complica tudo. Julgo que vai ser preciso criar as predefinições todas de raiz. Por exemplo, a Predefinição:aviso é utilizada com o mesmo objectivo da en:Template:Uw-vandalism1. Podíamos adoptar a mesma mensagem da inglesa e implementar na Predefinição:aviso, mas seria necessário a aprovação da comunidade uma vez que a alteração é muito radical. Como são muitas predefinições a adaptar isso seria uma discussão interminável. Por isso deve ser melhor criá-las de raiz como fiz em Predefinição:Vandalismo1. Adoptei a mesma formatação porque também acho que os avisos sem tabelas são possivelmente mais "pessoais" e menos agressivos, para além de simplificarem o código que fica na página dos usuários. Desta forma, cada um pode utilizar o aviso que preferir, Predefinição:aviso ou Predefinição:Vandalismo1. O que achas? Mosca (discussão) 17h56min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)

Melhorias[editar | editar código-fonte]

Isto é um aparte da discussão anterior mas também é um exemplo do que pode ser melhorado aqui na Wikipédia. Tinha guardado à bastante tempo uma proposta para melhorar e evitar "vandalismos" nas páginas propostas para eliminação por votação e respectivas páginas onde decorre a votação (que não têm informação sobre o que é aquilo e como as pessoas devem proceder).


Predefinição para páginas actual:

Esta página foi proposta para eliminação por votação.

Dê a sua opinião e vote (se tiver direito ao voto) na página da votação.
Caso a eliminação seja aprovada, ela ocorrerá a partir de 19 de Agosto.


Predefinição para páginas proposta:

Este artigo foi proposto para eliminação conforme a política da Wikipédia sobre eliminação.
Pode partilhar a sua opinião sobre o assunto na página de proposta de eliminação deste artigo até {{{1}}}. Por favor, melhore o artigo se possível, mas o conteúdo deste não deve ser eliminado, e este aviso não deve ser retirado até terminar a discussão sobre a eliminação ou a permanência. Por favor não infrinja estas directivas, isso não afectará a votação e poderá ser-lhe impedida a edição de páginas na Wikipédia.


Procedimento para nomear para eliminação: Coloque-a para votação em páginas para eliminar, na subpágina com a data de 7 dias a partir da data actual.


Predefinição para páginas de votação actual: (não existe, segundo sei)

Predefinição para páginas de votação proposta:

Esta página destina-se a votar e a discutir sobre a eliminação do artigo Página de testes.
  • Poderá votar a favor ou contra esta proposta de eliminação da página apenas se tiver direito ao voto.
  • Mesmo que não tenha direito de voto pode expôr os seus argumentos. Lembre-se que isso poderá influenciar o voto de outros usuários.
  • Nesta página debate-se a adequação da página proposta segundo os critérios de inclusão na Wikipédia como enciclopédia e não o mérito de pessoas, produtos ou organizações em si.
  • Por favor mantenha uma discussão saudável e apenas sobre o conteúdo do artigo proposto para eliminação. O conteúdo desta página não deve ser eliminado e este aviso não deve ser retirado até terminar a discussão e a votação. Não altere ou retire o texto de outros usuários. Por favor, não infrinja estas directivas, isso não afectará a votação e poderá ser-lhe impedida a edição de páginas na Wikipédia.
  • No final do seu texto acrescente 4 tis: ~~~~ para deixar a sua assinatura e data de forma automática.

Esta última é a mais importante de todas. Nota: não existe nenhuma coerência nestas caixas. Não tratei isso, o importante é a ideia presente no texto que informa melhor as pessoas. Mesmo assim o texto pode ser melhorado pois acho que não está a 100%. Por não existir um aviso como este último não me admira que alguém que não conheça a Wikipédia (mas já editou uma página ou outra), ao ver a página da votação não vê avisos nem nada informativo, mas vê um botão "editar". Então faz "montes" de coisas como apagar votos, votar quando não pode, insultar, enfim. Eu diria: "sem querer estamos mesmo a pedir que façam isso". Mosca (discussão) 18h57min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)

Goethe... Posso tentar te ajudar com a tua página de avisos a usuários. E gostei da idéia do Mosca.. uma predefinição única... com variações para os graus. Posso tentar fazer algumas (se tiver ajuda). Podes ajudar-me? Béria Lima Msg 16h51min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre anfíbios[editar | editar código-fonte]

Olá, Goethe, estava editando a Neobatrachia, e fiquei em dúvida sobre a classificação dos anfíbios (apesar que eu não entendo muito sobre), eu copiei a seção de classificação da wiki alemã, mas notei que vários táxons já mudaram em revisões recentes, principalmente quando comparei com a wiki anglófona. Daí eu pensei não seria oportuno padronizar um esquema classificatório para os anfíbios, para servir como base, além de possibilitar possíveis atualizações, visto que a taxonomia está em constante fluxo. Att Burmeister (discussão) 18h20min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)

\o/. Acho que estou mais para maldito tirano do que excelência, rsrsrs. Vou tentar montar uma lista comparando as duas clasificações e buscando novos artigos para complementar. Eu tenho o artigo das 300 páginas, acho que chegou a tão indesejada hora de lê-lo. Mas eu ainda tenho certas dúvidas quando os táxons são muito dissoantes, eram famílias hoje não são, gêneros que foram englobados, ou outra mudança drástica mas hj consensual. Certeza que ela deve ser comentada e explicada, mas quanto ao nome do artigo muda-se ou não? (talvez essa seja minha grande dúvida). Eu não entendo muito da classificação dos anfíbios, meu conhecimento é mais limitado nas aves e mamíferos, que eu acompanho já faz alguns anos as mudanças e o fluxo, daí eu compreendo um pouco mais o porque das mudanças. Desculpa a amolação. Obrigado. Att. Burmeister (discussão) 21h47min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)
Valeu Goethe, eu acho que uma tabelinha com as explicações das mudanças, o que era o que é hj, ajuda as pessoas mais leigas (como eu) a se situarem e não fazer cacas no que já existe. Eu tava vendo um artigo alemão que descreve duas sistemáticas, mas ele não as compara e nem as atualiza, e pelo que eu vi no site, já há famílias novas descritas este ano. O Wikispecies tb não ajuda muito, pelo que andei vendo. Mais uma vez Obrigado pelas explicações. Abraço. Burmeister (discussão) 22h06min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)

Agradecimento e pedido de atenção[editar | editar código-fonte]

Agradeço o favor de tomar conhecimento do meu agradecimento público e todo e qualquer cuidado que possa dar ao assunto.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

vapmachado msgs.cw 20h13min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)


O comentário que lhe dirigi foi «Os meus maiores agradecimentos ao GoEThe (discussão) pelo cuidado que teve em fazer aqui esta proposta.» Não tem nada de que se desculpar, nem fez nada de precipitado. Por mim, fez tudo muito bem e muito correctamente. Por tudo isso lhe estou muito agradecido.

Na sua opinião, o Wikipedia:Projectos/Escolares e universitários, apesar de ser de natureza diversa, deveria, também, ser proposto no Wikipedia:Conselho de WikiProjectos/Propostas? Se sim, quer fazer-me o favor de criar lá a proposta?

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

vapmachado msgs.cw 15h21min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Predefinição:Citação[editar | editar código-fonte]

Já depois de ter visto a citação que fez no Conselho de WikiProjectos deparei-me com uma dificuldade no uso da Predefinição:Citação. A citação que tentava fazer aparecia com escreveu: «{{{2}}}» no final.

Como a página da Predefinição:Citação é relativamente pobre, sem desmerecimento para quem nela trabalhou, por tentativa e erro cheguei a uma solução que tomei a liberdade de aplicar na página de Wikipedia:Conselho de WikiProjectos/Propostas: Em vez de {{subst:citação|texto texto.}}, introduzi {{subst:citação| |texto texto.}}. Tal como depois vi, na história, a inclusão do nome da pessoa citada é opcional.

O texto tinha este aspecto e depois da minha «intervenção» ficou com esta apresentação.

No meio destas «andanças», pareceu-me que tinha havido um desvio na organização da página de Wikipedia:Conselho de WikiProjectos/Propostas. Vai daí, em vez de ficar assim, ficou «assado».

Se achar tudo bem, não precisa nada de agradecer. É tudo por uma boa causa. Se não achar, «temos o caldo entornado». :-)

Boas férias.

Atenciosamente,

Virgílio A. P. Machado

vapmachado msgs.cw 17h49min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)

Re: Administrador[editar | editar código-fonte]

Olá. Já me fizeram essa proposta várias vezes e mais uma vez não vou poder aceitar. A única ferramenta que estaria disposto a utilizar seria precisamente a alteração das páginas do domínio MediaWiki que precisa de muitos melhoramentos. Mas isso não pode, ou pelo menos não deve ser a única justificação para se ser administrador. Se quiser algo alterado no MediaWiki basta fazer o pedido. Sei que dou um pouco mais trabalho aos administradores, mas os pedidos não são muito frequentes. De qualquer forma obrigado pelo voto de confiança.

Quanto à fusão de 3 predefinições numa só que falamos à pouco tempo: vou questionar na wiki anglófona se alguém sabe uma forma de fazer isso. Simplificaria bastante o número de predefinições. Mosca (discussão) 10h02min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Já me responderam. A solução é bastante simples. O resultado está em Predefinição:Vandalismo Alegre Mosca (discussão) 17h29min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Hey![editar | editar código-fonte]

Oi mestre, como vão as coisas?

Estou um tanto desanimada para editar na wiki... Os projetos parecem que não andam. E como estou bem ocupada com assuntos pessoais, cada dia está mais difícil entrar e editar. O que o Sr. anda fazendo de bom?

Abraços. Setsuna999 (discussão) 11h12min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Ahahahah! Vc que não quis me dizer sua idade! Agora eu sei hihihih... Bem mais novo do que imaginei!!!
Acho que devido sua exeperiencia e a pessoa culta que é (além de esconder sua idade) acabei imaginando que fosse um Sr. com seus 50 anos! A internet ainda apronta suas peripécias...
Mestre, me ajudaste muito. Agradeço por ter sido meu tutor! ^_^ mas é claro que ainda posso recorrer a ti, não é? Vou me esforçar para ser mais audaciosa.
Grande abraço! E se cuida.
Setsuna999 (discussão) 12h59min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)

Circular III: WikiVida[editar | editar código-fonte]

Olá Arquivo1!

Acabou o período de edições. Treze artigos foram produzidos no período entre 01 e 21 de agosto. Agora, chegou a hora de escolher o melhor deles. Lembrando que, cada usuário concorrente tem direito a cinco votos que consiste em ordenar os artigos de 1 a 5 (sem repetir), sendo 1 o melhor deles. Logo depois, envie sua avaliação ao e-mail de um dos coordenadores. Os participantes têm até o dia 28 de agosto para enviarem seus votos. Qualquer dúvida, consulte as regras ou um dos coordenadores do I WikiVida.

Obs.: Não se pode votar no próprio artigo.

Boa sorte!


Predefinições[editar | editar código-fonte]

E se usássemos uma "super-hiper-mega" predefinição? Tal como a {{er1}}, os avisos todos (mesmo todos) podiam estar numa só. Só não sei se seria fácil de a usar, pois as pessoas tinham de se lembrar quais os parâmetros. Tal como na {{tl|er1}} se pode usar {{er1|20}}, {{er1|lixo}} ou {{er1|impróprio}} para a mesma regra. A "mega" predefinição podia-se usar da seguinte forma:

  • {{subst:aviso|vandalismo|2}} ou {{subst:aviso|v|2}} e {{subst:a|v|2}}
  • {{subst:aviso|vandalismo|2|Água}} ou {{subst:aviso|v|2|água}} e {{subst:a|v|2|Água}}

Ou então de outra forma mais simples:

  • {{subst:aviso|vandalismo2}} ou {{subst:aviso|v2}}
  • {{subst:aviso|vandalismo2|Água}} ou {{subst:a|v2|Água}}
Este método evita ter de se escrever {{subst:aviso|vandalismo|1|Água}} ou {{subst:aviso|vandalismo||Água}} nas mensagens de nível 1

Poderia assim servir para outros avisos:

  • {{subst:aviso|spam}} ou {{subst:aviso|publicidade}}, {{subst:a|p}} e {{subst:a|s}}
  • {{subst:aviso|remoção2}} ou {{subst:aviso|removeu2}}, {{subst:a|remov2}} e {{subst:a|r2}}
  • {{subst:aviso|ortografia3}} ou {{subst:aviso|orto3}}, {{subst:a|o3}} (para mudança de ortografias pt-br e pt-pt)
  • etc.

Só é pena ter de se usar o "subst", sem isso ficava mais simples como {{a|v}} mas convém usá-lo. Para facilitar poderia haver uma previsão (em texto sumário) da lista dos avisos todos tal como existe na er1 ao usar {{er1|lista}}. Vou fazer um esboço dessa predefinição. Mosca (discussão) 16h55min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)

Não é como essas. É bastante similar à Predefinição:Vandalismo. Quando terminar umas tarefas que tenho pendentes faço um esboço para mostrar como funciona. Boa ideia em criar essa predefinição para a evolução dos artigos. Também precisamos de uma como a en:Template:Oldafd para informar que os artigos já foram nomeados para eliminação. Aliás, mais importante que esta predefinição, seria criar um domínio próprio para as nomeações de páginas para eliminar. Não sei se todos estariam de acordo mas com a localização actual das nomeações, torna-se muito difícil procurar algo no domínio Wikipedia. Aparecem milhares de páginas de propostas de eliminação pois elas são em maior número que qualquer outra página do domínio Wikipedia. Por um lado tem lógica que estejam no domínio Wikipedia, por ser páginas sobre manutenção, mas devia ter um domínio próprio como "Propostas:" ou "Eliminação:" (este não seria muito correcto pois as páginas não são necessariamente para eliminar). Todos os dias são criadas mais e mais páginas sobre nomeações "entupindo" as buscas neste domínio. O que achas de propor à comunidade? Mosca (discussão) 17h54min de 28 de Agosto de 2008 (UTC)

Olá GoEThe. Esteja à vontade se quiser editar Usuário:Whooligan/Box anti-vandalismo e incluir a ligação para sua página de avisos. Cumprimentos, --Whooligan talk 13h31min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)


Fiz algumas correcções nas Predefinição:AntigaPE, Predefinição:AntigaPE/doc e Predefinição:Oldafdfull. Para simplificar talvez se devesse mudar o campo "página_de_votação" para "página", apesar do primeiro ser mais explicativo.

Só agora reparei que o procedimento descrito em Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de nomeação#Como fazer a renomeação de uma página que já foi nomeada anteriormente não é lá muito correcto por várias razões:

  • Uma página de nomeação já criada não deve ser movida para ser substituída por outra nova, pois poderá induzir em erro quando se indicam ligações para a página anterior (entretanto movida), quer em páginas de discussão de usuários, quer no histórico das páginas em que foi proposta para eliminar ou outras.
  • Pode haver conflitos com páginas de nomes similares. Por exemplo, suponhamos que existem a páginas "U2" e "U2 2". Ao nomear a "U2" pela segunda vez para eliminação, irá ser criada a página "Wikipedia:Páginas para eliminar/U2 2" que se refere ao artigo "U2" e não "U2 2". Induz em erro e será difícil nomear a página "U2 2" porque já existe uma página de votação sobre a "U2". Isto deve ser raro acontecer mas é possível. De forma a evitar isto deviam ser criadas as páginas
    • primeira nomeação -- Wikipedia:Páginas para eliminar/U2
    • segunda nomeação -- Wikipedia:Páginas para eliminar/U2/2
    • terceira nomeação -- Wikipedia:Páginas para eliminar/U2/3
    • etc.
Isto sem mover páginas. Ao fazerem-se a 2ª e 3ª propostas de eliminação, bastava incluir o link para essas propostas na primeira proposta. Além disso, o facto das 2ª e 3º propostas serem subpáginas da primeira, pode-se aceder facilmente a esta. Só não sei como se devia fazer para páginas com o nome "U2/2" Tristeza. Aliás, neste momento deve ser um problema nomear páginas do domínio principal que tenham a barra no nome.

Quanto à mega predefinição ver Predefinição:A. Só coloquei as mensagens existentes em Usuário:GoEThe/Wikipedia:Predefinições de mensagens/Namespace Usuário Discussão. Pode-se utilizar {{subst:a|v}}, {{subst:a|t2|água}}, {{subst:a|r3|água}}, {{subst:a|bpv1|água}}, etc. Para simplificar (uma vez que não conheço nada para forçar automaticamente o subst), depois pode-se criar um botão como a Predefinição:Er1#Acrescentar um botão desta predefinição, mas através dos gadgets e não manualmente. Para prever as opções de utilização da predefinição basta escrever {{subst:a}} ou {{a}} e ver a previsão, tal como a Predefinição:Er1. Mosca (discussão) 18h09min de 1 de Setembro de 2008 (UTC)

Verificar[editar | editar código-fonte]

Goethe, favor encerrar a tutoria:

Cumprimentos Sir Lestaty discuţie 00h51min de 2 de Setembro de 2008 (UTC)

Bluwiki[editar | editar código-fonte]

No estilo Wiki eu só conheço este. peerypedista (discussão) 19h56min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)